Apresentação da Obra

Objetivos

Palavras que me
fortaleceram nas horas
de angústia durante
a realização deste trabalho

Publicação

Os Sete Capítulos

Capa da Obra

Releases

Objetivo

O objetivo principal da reportagem é escrever um livro ilustrado com fotografias jornalísticas sobre a pesca e a vida dos pescadores artesanais de Caraguatatuba que explique o porquê da atual escassez de pescado na cidade e apresente os malefícios da pesca de arrasto, que vem prejudicando a cada ano a produção pesqueira local, e conseqüentemente, a economia das famílias que sobrevivem da pesca, e o equilíbrio da natureza. As leis ambientais e a fiscalização marítima serão também apresentadas.

O livro-reportagem mostra as adaptações pelas quais os pescadores tiveram que passar ao longo de cerca de 50 anos em se tratando de maior dificuldade natural e menor dificuldade técnica de captação do pescado, barcos mais modernos, melhores instalações para a venda do peixe, maior credibilidade recebida por parte da administração pública da cidade, melhoria das condições de higiene, moradia, etc.

    

Acredito na grande importância histórica em fazer o registro de como anda a vida e o trabalho desse segmento da comunidade, que é o pescador, porque é uma categoria que está esquecida e quem sabe, esse livro possa ser um estímulo ou uma referência para que seja aberta uma discussão em torno da pesca artesanal, não só de Caraguá, mas de todo o Litoral Norte. Já nos aos 50, o jornalista e escritor Cláudio Abramo escreveu uma série de 29 artigos sobre os pequenos pescadores de Ubatuba e, com uma discussão sendo aberta, quem sabe o projeto de instalação dos arrecifes artificiais saia do papel e, assim, uma boa produção pesqueira na região poderá ser realizada novamente.

Meu maior objetivo com esse livro, é um tanto utópico, mas é despertar nas autoridades e na sociedade, a necessidade de tomar providências para preservar a natureza e a categoria dos pescadores artesanais.


Patrocínio:
Prefeitura de Caraguatatuba        FUNDACC

Apoio Cultural:

 Litoral Virtual Lourival Blocos e Lages

Histórico
Gisele Leite, a autora
gisele.reporter@bol.com.br