Volta para página inicial
English

Bem vindo ao Litoral Norte de São Paulo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba




Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Receitas da Culinária Caiçara - Carnes e Frango

    

Sopa de Cadela

600 g de músculo limpo e cortado em cubos; água para cobrir a carne; 1 lata de extrato de tomate pequeno; 4 dentes de alho esmagados; 1 pimenta dedo de moça esmagada; 1 cebola ralada; 4 colheres de sopa de óleo; 3 colheres de sopa de salsa picada; 1 pitada de cominho em pó; 1 folha de louro; sal e pimenta do reino a gosto. Tempere a carne com sal, pimenta do reino e óleo (para amaciar). Numa panela de pressão, refogue no óleo a cebola e o alho, sem deixar ficar escuro. Junte a carne e frite levemente. Cubra a carne com água (só para cobrir). Junte a lata de extrato de tomate, a pimenta dedo de moça e 1 folha de louro. Tampe e deixe levantar pressão, deixando depois de ferver, por 20 minutos no fogo. Retire e sirva em pratos fundos, salpicando salsa no molho e farinha de mandioca em volta do prato. Coma com colher.

Pinjão

Faça um feijão carioquinha como de costume, porém, bem temperado. Escolha 2 xícaras de chá de feijão, lave e coloque na panela de pressão com 1 folha de louro. Deixe ferver por 20 minutos ou até que fique mole. Enquanto isso, rale 1 cebola pequena, esprema 1 dente de alho e esmague de 2 a 3 pimentas malaguetas curtidas. Numa frigideira, deite 2 colheres de sopa de óleo e refogue a cebola e o alho, adicionando a pimenta, o sal e 2 conchas de feijão, esmagando com uma escumadeira. Volte a mistura para a panela e deixe apurar. Na hora de servir, sirva num prato de sopa ou copo grande, colocando em cada qual uma pequena dose de aguardente.

Afogado

2 kg de carne de bovino (acém bonito e sem gordura ou peito, cortado em cubos); 2 cebolas; 8 tomates bem vermelhos; 200 g de toicinho defumado cortado em cubinhos pequenos; 3 dentes de alho esmagados; sal e pimenta do reino a gosto; 1 folha de louro, 1 colher de sobremesa de colorau ou páprica doce; salsa e cebolinha bem picadas. Corte a carne em pedaços grandes e deixe-a de molho na água com um pouco de sal, por 2 horas. Depois disso, lave a carne. Numa panela, coloque um pouco de óleo e o toucinho picado. Deixe fritar bem e junte a carne picada, fritando até ficar bem dourada. Junte um pouco de sal, alho e cebola picada. Espere até que os temperos fiquem fritos e acrescente água suficiente para cobrir bem a carne. Deixe cozinhar em fogo brando, por duas horas. À parte, ponha os tomates sem pele e sem sementes para cozinhar com todos os temperos: cebola, cheiro verde, louro. Quando ficar pronto, junte o molho de tomate à carne já macia. Deixe a carne nesse molho por uma noite. Então, leve-a para ferver novamente, acrescentando o colorau ou páprica e a pimenta do reino. A carne deve ficar bem macia, quase desfiando. Sirva acompanhado de arroz branco com batatas doces ou comuns cozidas; farinha de mandioca e pimenta malagueta.

Bife de Caiçara

500 g de contra-filé ou miolo de alcatra; 1 cebola cortada em rodelas finas; 1 ou 2 dentes de alho espremidos; pimenta calabresa ou malagueta curtida. Picar a carne em tiras. Se quiser, coloque a carne por 10 minutos numa vasilha com suco de abacaxi para amaciar. Retire e escorra. Tempere com sal, pimenta-do-reino e o alho espremido. Leve para fritar a cebola no azeite ou manteiga, coloque a carne pingando um pouco de molho inglês e a pimenta bem picada. Frite bem até dourar. Acrescente arroz branco já pronto na frigideira. Mexa bem para misturar com o molho acebolado e sirva a seguir.

Frango Ensopado

Para o frango: 1 frango de bom tamanho ou então 5 coxas e 5 sobre-coxas; óleo; sal; 6 dentes de alho espremidos; 1 cebola ralada; pimenta do reino; pimenta calabresa curtida; vinagre ou limão para temperar; salsinha em ramos; manjericão pequeno (manjerona) em ramos; 4 a 5 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas grossas; 1 tomate sem pele nem semente esmagado (opcional). Limpe o frango, destrinche-o, deixando a pele. Tempere com sal, pimenta do reino, alho espremido, gotas de vinagre ou limão e pimenta calabresa picada. Pode colocar uma pitada bem leve de orégano (opcional). Deixe pegar gosto. Depois, frite os pedaços somente para dourar (sem o alho da vinha d’alhos que se reserva, porém jogando gotas de água fervendo para não queimar). Reserve. Numa outra panela, deite o azeite ou óleo, a cebola ralada e os alhos espremidos e reservados da vinha. Junte o tomate esmagado. Deixe refogar um pouco e junte o frango. Deve cozinhar em fogo bem baixo para amolecer e pegar bem o gosto. Experimente o sal e junte mais se necessário. Vá pingando água quente. Acrescente as batatas e cubra com água. Depois de um tempo, coloque os ramos de salsa ou coentro, cebolinha e muitos ramos de manjerona. Deixe cozinhar bem até que as batatas quase se desfaçam, formando um creme. Deve ficar com bastante líquido/creme. Servir com arroz branco.

Carne Moída com Banana ao Forno

6 bananas; 2 xícaras de chá de carne moída refogada; cheiro verde picado; azeitonas verdes picadas; 2 tomates cortados em rodelas; pimentão (qualquer cor) cortado em rodelas; 1 cebola cortada em rodelas; 1 ovo batido com sal; pimenta do reino e óleo para fritar. Descasque as bananas e corte em fatias. Frite numa frigideira com pouco óleo. Arrume as fatias de banana num refratário. Se a carne já estiver refogada, acrescente o cheiro verde e as azeitonas, espalhe por cima das bananas. Arrume sobre a carne as rodelas de tomate, o pimentão e a cebola. Bata o ovo e regue. Asse até que o ovo esteja cozido e sirva depois.

Galinha Caipira com Feijão Tropeiro

1 galinha caipira inteira; 2 colheres de sopa de alho; óleo para refogar; curcuma; sal a gosto; ½ kg de feijão roxinho; 200 g de toucinho defumado; 2 colheres de sopa de alho picado; 1 cebola picada; 1 xícara de chá de farinha de mandioca crua; 2 xícaras de chá de couve em tiras finas; sal a gosto. Corte a galinha pelas juntas. Tempere com alho e sal misturados (1 malagueta ou 2 esmagadas, se quiser) e refogue. Descarte o excesso de gordura. Cubra com água e adicione açafrão (curcuma) a gosto. Cozinhe em panela de pressão por 15 a 20 minutos e depois reserve. Cozinhe o feijão com sal, cuidando para que fique firme. Escorra e reserve. Frite o toucinho, junte o alho e a cebola e doure. Junte 2 malaguetas vermelhas esmagadas. Adicione o feijão. Assim que ferver, adicione a farinha de mandioca e a couve. Verifique o sal, mexa e desligue o fogo.Sirva com a galinha, sobre a qual deve-se polvilhar salsa e cebolinha batidinhas na hora de servir.

Quiabo com Carne Moída

1 pacote de quiabo, limpo e cortado em pedaços (passe limão para escorrer a baba e depois lave em água fria); sal e pimenta a gosto; alho, cebola ralada; 1 tomate sem pele nem semente; carne moída; salsa e cebolinha picadinha. Tempere a carne com alho espremido, sal e pimenta. Reserve. Leve ao fogo uma panela com óleo, refogando a cebola ralada, o alho e o tomate. Coloque o quiabo. Deixe refogar um pouco e coloque em seguida a carne. Deixe refogar. No final salpique com salsa e cebolinha batidinha. Servir com batatas e/ou arroz branco e feijão.

Sopa Caiçara

Cozinhe na panela de pressão um bom pedaço de músculo (acerca de 400 g) com 1 cebola inteira, alguns dentes de alho socados; 1 tomate inteiro (pode colocar também alguns talos de salsão). Depois de cozida a carne, retire-a e passe o caldo na peneira. Acrescente cenoura picada em rodelas, deixe ferver até amolecerem. Acrescente o sal e depois o arroz, já cozido à sopa. Se quiser salpique com salsa picada.

Receitas enviadas por Marco Antonio Rossetto





Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi