Volta para página inicial
English

Bem vindo ao Litoral Norte de São Paulo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba




Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Receitas da Culinária Caiçara - Massas e Salgados

    


Panquecas

½ kg de farinha de trigo; 4 a 5 ovos; (1 litro de leite ou ½ litro de leite e ½ de água ou ainda ½ de leite e ½ de cerveja); 1 boa pitada de sal; 3 colheres de sopa de óleo. Bata os ovos e misture com um garfo na farinha. Adicione o sal. Pouco a pouco junte o leite e por fim o óleo. Deixe descansar por 2 horas. Pode também fazer na batedeira. Se for somente feito de leite, adicione ½ copo de água na hora em que for fritar os crepes, podendo fazer o mesmo com as outras massas. Recheie com camarão, palmito, carne moída cobrindo com molho de tomate, etc...

Talharim com Frutos do Mar

1 kg de camarões sete barbas limpo; ½ kg de camarões grandes limpos; 1 kg de lulas em anéis, limpas; 500 g de mariscos (alguns com a casca para decorar); 2 pacotes de 500 g de talharim ou mesmo espaguete; 2 pacotes de molho de tomate pronto e temperado em caixinha tipo grande ou 4 das de tamanho normal; 6 dentes de alho espremidos; 1 xícara de chá de coentro muito bem batidinho ou salsa; sal e pimenta do reino a gosto; 1 limão pequeno; ½ xícara de chá de azeite. Os mariscos devem estar limpos, fervidos em água e sal e retirados das cascas, exceto os que ficarem nas cascas para decoração (serão juntados depois). Tempere os camarões e as lulas com sal, pimenta do reino, gotas de limão, alho espremido coentro batidinho. Leve o azeite numa panela funda ao fogo, junte as lulas e depois os camarões. Deixe refogar. Junte depois os mariscos com casca e o molho das caixinhas. Junte ½ copo americano de água fervendo. Deixe as cascas abrirem. Por último, adicione os mariscos pré-cozidos e sem casca. Deixe apurar um pouco. Se quiser junte 1 ou 2 pimentas malaguetas esmagadas. Enquanto isso, encha um caldeirão grande com uns 5 litros de água. Depois de levantar fervura, junte um bocado de sal e um bom fio de óleo. Adicione o espaguete ou talharim mexendo para que um não grude. Deixe ferver e siga as instruções do tempo de cozimento da embalagem até ficar “al dente”. Escorra, adicione o molho na hora de servir e sirva imediatamente (sem queijo ralado).

Coxinha Caiçara

2 kg de peito de frango (ou uma galinha bem grande); 100 g de gordura vegetal hidrogenada; 3 dentes de alho médios espremidos; 2 cebolas médias raladas; 3 tomates médios maduros sem pele nem sementes picadinhos; 1 colher de sopa de pimenta do reino em pó; 1 pitada de colorau ou páprica doce (pimentão em pó); 2 colheres de sopa de sal; 1 xícara de chá de salsa picadinha; ½ xícara de chá de vinagre; farinha de rosca; leite. Massa: 1 litro de água; 1 litro de caldo de frango (cozido com salsão, tomate, cebola, cenoura); 2 tabletes de caldo de galinha; 2 colheres de sopa de margarina; 2 colheres de sopa cheias de sal; 1 colher de café de colorau; 1 kg de farinha de trigo especial. Preparo dos peitos de frango (ou da galinha): escalde os peitos de frango em água quente e vinagre e coloque para cozinhar em 1 ½ de água na panela de pressão (com os seguintes temperos; 4 talos de salsão, 2 tomates, 2 cebolas, 1 cenoura) por 40 minutos (se for utilizar a galinha, faça o mesmo). Escorrer, deixar esfriar, desfiar e reservar 1 litro do caldo coado. Recheio: numa panela colocar a gordura vegetal hidrogenada e deixar esbranquiçar o alho, depois colocando a cebola e depois o tomate, o colorau, a pimenta do reino, o sal, e quando começar a ferver junte o frango ou galinha desfiada sem a pele misturando tudo muito bem. Deixar o recheio esfriar e somente então salpique a salsinha picadinha. Recheie com esta mistura as coxinhas, modelando-as e depois empanando-as. Preparo da massa: numa panela leve ao fogo o caldo de frango coado, água, sal, colorau, 1 colher de sopa de manteiga e os cubinhos de caldo de galinha. Quando ferver, abaixar o fogo e juntar a farinha de trigo mexendo até que incorpore totalmente. Mexa bem e acrescente o restante da manteiga mexendo novamente até a massa soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e coloque a massa em mármore untado com margarina para sovar a massa. Modelar as coxinhas, umedecê-las com o leite, recheá-las e por fim empaná-las na farinha de rosca. Fritar em óleo quente.

Coxinhas 2 (super fácil)

4 copos de leite; 4 copos de farinha de trigo; 1 tablete de caldo de galinha; 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga. Coloque o leite, o caldo de galinha e a manteiga numa panela. Leve ao fogo. Depois, coloque o trigo e mexa sem parar, até desgrudar da panela. Faça um recheio de peito de frango com os temperos a gosto. Desfie o frango, recheie, empane e frite.

Croquetes de carne

2 Kg de coxão mole; 1 cebola ralada; 4 dentes de alho espremidos; sal a gosto; 4 tomates picados sem pele nem sementes; pimenta do reino ou vermelha; leite, farinha de trigo, 3 gemas e uma colher de sopa cheia de manteiga. Faz-se a carne como se fosse de panela. Tempera-se de véspera e no dia seguinte, depois de cozida, retire do molho, reservando o mesmo. Moa a carne e faça um refogado com 1 cebola ralada, tomates sem pele e sem sementes, a carne moída e aos poucos, coloque o leite, a farinha peneirada, até desgrudar da panela. Coloque os ovos, a manteiga e enrole os croquetes. Caso fique muito seco, coloque um pouco do molho em que a carne foi cozida. Pode ser feito com sobras de lagarto também.

Croquete de Batata

½ kg. de batata, 3 colheres de queijo ralado, 1 colher de manteiga, 2 gemas, farinha de trigo, óleo para fritar, 2 a 3 ovos inteiros, farinha de rosca. Passe as batatas cozidas pelo espremedor. Junte as gemas, o queijo ralado, a manteiga, tempere com sal e pimenta e vai colocando a farinha de trigo até obter uma massa consistente. Passe os croquetes nos ovos batidos e na farinha de rosca, fritando em seguida.

Croquetes de Peixe

1 pescada de tamanho médio, fervida e esmiuçada; 3 batatas cozidas; ½ cebola; ¼ de pimentão; ½ tomate; salsa; orégano; sal; pimenta do reino; ½ colher de farinha de trigo; 3 gemas; óleo. Esmigalhe com um garfo o peixe junto com as batatas. Frite num pouco de óleo a cebola, o pimentão e o tomate. Tempere com salsa, orégano, sal e pimenta. Acrescente a preparação anterior, misture bem e junte a farinha e as gemas. Com este composto prepare rolinhos em forma de croquete, passe-os por farinha de rosca e frite em óleo.

Receitas enviadas por Marco Antonio Rossetto





Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi