Volta para página inicial
English

Bem vindo ao Litoral Norte de São Paulo
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba




Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Receitas da Culinária Caiçara - Ostras e Mariscos

    

Legítimo Arroz com Mariscos Lambe-Lambe à Moda Caiçara

1 kg de mariscos grandes com as cascas limpas o suficiente; 2 pimentões, 1 verde outro vermelho, bem picadinhos; 4 tomates bem picados com ou sem as sementes; 2 cebolas picadinhas; 3 dentes de alho espremidos; 3 pimentas malaguetas (2 ou 3 espremidas e picadas); pimenta do reino; sal a gosto; ½ xícara de chá de azeite; 2 latas de cerveja (700 ml); 1 xícara de chá de coentro bem picadinho (opcional). Limpe bem os mariscos tirando toda a barba e o lodo da casca. Lave em água e depois os coloque em recipiente com água e limão espremido ali jogando inclusive as cascas dos limões. O limão ajuda a fazer o bichinho expelir a areia e desinfetá-los, ainda vivos. Depois, faça um refogado com óleo ou azeite, deitando a cebola e depois o alho sem deixar dourar, juntando depois o tomate, as pimentas malaguetas, a pimenta do reino e os pimentões verdes bem picadinhos. Adicionar o coentro. Jogar logo em seguida somente os mariscos sem a água com limão. Deixar refogar um pouco. Junte a cerveja (mais ou menos o equivalente a 2 latas ou 1 garrafa). Deixar cozinhar em fogo médio. Calcule certa quantidade de arroz para o marisco (por exemplo 3 xícaras de arroz para cada quilo de marisco) e depois de limpo e lavado o arroz, junte ao cozido, mexendo 1 vez só. Refogar abaixando o fogo e deixando a panela tampada para cozinhar. Depois de cozido o arroz (as cascas se abrem e ficam repletas do mesmo), desligar o fogo e servir acompanhado de cerveja ou vinho branco bem gelado. Come-se com garfo e as conchas com as mãos, abrindo-as e sorvendo o conteúdo. Se quiser não acrescente o arroz só servindo o cozido, esperando esfriar um pouco para comer o conteúdo das cascas, tomando o caldo em cuias.

Ostras

Simplesmente o quanto baste de ostras grandes (ainda há locais em Ubatuba onde se acham ostras grandes do tamanho da palma da mão; o importante é que sejam provenientes de local limpo e sem poluição); gotas de limão cravo ou Taiti; sal a gosto. Limpe bem as cascas das ostras retirando o lodo por fora com escova e água corrente. Abra-as com uma faca, uma a uma. Depois de abertas as cascas, passe a faca por debaixo dos moluscos para soltar-lhes das conchas. Imediatamente, salpique uma pitada de sal e gotas de limão. Sorva o conteúdo.

Saguaritá

Saguaritá é o famoso caramujo que existe na costeira de todo litoral paulista. Sua concha é facilmente identificada pelas cores marrom escuro do lado externo, amarelo alaranjado do lado interno e pelo seu formato cônico. Contudo, para saber que se é mesmo o saguaritá, para não correr riscos, procure no mercado de peixe com os pescadores. Há 2 modos de preparo.
1) Para uma boa quantidade de saguaritá, mais ou menos 1kg, junte 1 litro de água e salgue. Limpe as conchas da mesma forma que o marisco, enquanto limpa; pode-se deixar o bichinho em água e limão. Escorra (despreze a água do cozimento e as conchas), coloque as conchas do saguaritá bem limpas por fora na água com sal e deixe ferver bem. Desligue o fogo, vai ficar um cheiro forte. Depois é só retirar os caramujos das cascas e colocá-los num molho a vinagrete. Deve-se consumir logo.
2) O outro modo de preparo: prepare da mesma forma que o marisco lambe-lambe, porém sem o arroz. Nesse caso serve-se com casca e tudo e come-se retirando o molusco da casca.

Receitas enviadas por Marco Antonio Rossetto





Bem Vindo | Culinária | História | Lendas | Náutica | Peixes | Piratas | Rio-Santos | Vias de Acessos

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi