Volta para página inicial
Últimas Notícias

Anuncie Aqui
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Sábado, 01 de julho de 2000 - Nº 70 Arquivo

PM é chamada e impede greve de motoristas em Caraguá
São Sebastião decide cortar palmeiras
Litoral Norte avalia plano costeiro
Carcereiro ferido por fugitivos perde visão
Vento pára travessia de balsa em São Sebastião
Previdência Social quer imóvel em Caraguá
CFP promove cursos gratuitos para a comunidade
Prefeito assina convênio para construção de casas
Prefeitura entrega kit pintura
XV de Caraguá joga pela Série B
Campeonato de Futsal reúne 700 atletas
Agenda Cultural

 

PM é chamada e impede greve de motoristas em Caraguá
Sindicato tenta impedir saída de ônibus da garagem, mas desiste diante da ação da polícia

A greve dos motoristas e cobradores de ônibus das empresas do Litoral Norte não vingou, após interferência da Polícia Militar. Em Caraguatatuba, a empresa Praiamar chegou a transferir 15 veículos de lugar para sair durante a madrugada.
O comando de greve chegou à garagem da Praiamar por volta das 4h para tentar convencer os funcionários a aderirem à greve. Uma viatura da Polícia Militar, requisitada pela direção da empresa, chegou pouco depois.
Segundo a PM a determinação era para inibir qualquer tipo de piquete e permitir o fluxo dos funcionários que quisessem trabalhar. Por volta das 5h30, com ajuda dos policiais, cinco carros saíram da garagem em direção ao terminal.
Os sindicalistas do Sttruca (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Urbanos, Cargas e Anexos) no Litoral Norte, foram para a área onde estavam recolhidos os outros veículos, tentando impedir que eles saíssem.
Funcionários da Praiamar ameaçaram os sindicalistas, caso não liberassem a passagem. Ao mesmo tempo, o diretor de tráfego da empresa, identificado como Claudemir, ameaçou de demissão os empregados que não fossem para seus carros.
O vice-presidente do Sttruca, Sérgio José Araújo da Silva, ainda tentou conseguir a adesão dos funcionários, mas acabou desistindo quando, por volta das 7h, novamente a PM agiu para liberar o local e garantir a saída dos veículos.
Nos pontos mais distantes da cidade, passageiros não entendiam a demora dos ônibus e os pontos foram lotando. A manicure Rita de Cássia de Sousa, disse que só não perdeu a hora porque combinou com o namorado de buscá-la caso não aparecesse nenhum ônibus.
TRT - Os sindicalistas não conseguiram chegar a tempo na audiência prévia de conciliação, que aconteceria ontem à tarde no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e, por essa razão, não houve acordo com a classe patronal.
O vice-presidente da entidade, Sérgio Silva, disse que espera uma posição até a próxima semana para evitar que o dissídio seja encaminhado para Campinas e demore mais para ser julgado. Nenhum representante sindicato patronal foi localizado para falar sobre o movimento grevista.  (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião decide cortar palmeiras
Árvores imperiais com mais de 200 anos de idade correm risco de cair; ambientalista condena decisão

As quatro palmeiras imperiais plantadas ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião, em São Sebastião, serão cortadas. A decisão foi tomada anteontem à noite após reunião extraordinária dos membros do Comdurb (Conselho Municipal do Desenvolvimento Urbano). A data do corte ainda não foi definida. As árvores possuem mais de 200 anos de idade e medem cerca de 28 metros de altura. Elas são consideradas como uma espécie de cartão postal de São Sebastião.
Os participantes concordaram com o laudo dos técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), de São Paulo, que apontam que as palmeiras estão infestadas de cupins e que o corte é a melhor alternativa.
O representante do Mopress (Movimento de Preservação de São Sebastião), Eduardo Melchert, disse não ver necessidade no corte das palmeiras. "Elas foram vítimas do serviço mal feito de recuperação no chão da praça e o que precisa agora é de um engenheiro agrônomo para tratar as árvores."
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, disse que a proposta é substituir as palmeiras existentes por mudas mais jovens e menores. Rego afirmou que a infestação dos cupins e o grau de inclinação das quatro palmeiras foram os fatores principais que resultaram na decisão dos conselheiros. O secretário afirmou que não é possível a prefeitura arcar com o risco de uma dessas palmeiras cair e provocar alguma tragédia.
Outra alternativa apontada no laudo do IPT seria a construção de uma estrutura para manter as palmeiras. "Mas, mesmo assim fica o risco e o problema dos cupins, que estão deixando os troncos ocos."
QUEDA - Em setembro de 98, as palmeiras foram amarradas ao solo com cordas após uma primeira avaliação dos técnicos do IPT para tentar evitar uma possível queda. No mesmo ano, uma outra palmeira havia caído sobre o telhado da Câmara depois de um vendaval ocorrido em julho. Foi constatado que as raízes laterais da árvore haviam sido cortadas, provavelmente após uma reforma que havia sido feita na praça da Matriz. O mesmo problema foi identificado nas outras palmeiras.
CONVÊNIO - Ontem, a Prefeitura de São Sebastião, Petrobras e Volkswagen assinaram um contrato de patrocínio com a Mitra Diocesana de Caraguatatuba para o início das obras de restauração da Igreja Matriz de São Sebastião. As obras estão orçadas em R$ 800 mil e devem começar em um prazo de dez dias.  (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte avalia plano costeiro

Representantes das quatro cidades do Litoral Norte - Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela - e ambientalistas participaram ontem da audiência pública de apresentação do projeto de gerenciamento costeiro para a região.
O coordenador de Planejamento Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, José Antonio Nunes, afirmou que esse projeto é uma síntese do trabalho que os grupos de cada município identificaram como prioritários para definir o zoneamento das cidades.
O zoneamento marinho é um dos pontos ressaltados pelos grupos. Eles ressaltaram a necessidade de ordenar a pesca costeira artesanal e comercial, o turismo e o lazer náutico, a maricultura e a pesca industrial, com base nas características dos ecossistemas marinhos, profundidade e distância da costa. Segundo Nunes, as propostas feitas ontem serão analisadas e o projeto final será remetido para os grupos que terão prazo de 15 dias para se manifestar, por escrito, antes da audiência final, que vai definir o plano de gerenciamento costeiro para o litoral paulista ainda este ano. (Fonte: ValeParaibano)

Carcereiro ferido por fugitivos perde visão

O carcereiro da cadeia de São Sebastião Saulo Antonio Maciel, baleado durante a fuga de 51 presos na última terça-feira, perdeu a visão do olho direito, segundo informações do Hospital do Servidor, em São Paulo. Ele foi ferido por um dos integrantes da quadrilha que invadiu a cadeia para resgatar os assaltantes Moacir Pinto da Silva e Luiz Antonio da Silva. Um detento foi ferido na cabeça e está internado no hospital da cidade. Até ontem, 25 presos haviam sido recapturados. A polícia não tem pistas dos presos resgatados. Eles são acusados de participarem do sequestro de um gerente de banco em Cruzeiro e de integrarem o grupo da família Oliveira, de Campinas, responsável pelo sequestro da Wellington Camargo, em Goiás, em 98.  (Fonte: ValeParaibano)

Vento pára travessia de balsa em São Sebastião

A travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela foi interrompida ontem por meia hora em consequência do vento de 55 quilômetros por hora que atingiu o canal. A ventania foi registrada durante a madrugada e e manhã, mas não provocou estragos no Litoral Norte, segundo a Defesa Civil dos municípios. Em Caraguatatuba, barracas instaladas na avenida da praia e em um bar foram arrancadas. A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para hoje é de tempo parcialmente nublado com chuvas em áreas isoladas. A temperatura mínima deve ficar em torno de 14ºC.  (Fonte: ValeParaibano)

Previdência Social quer imóvel em Caraguá

O Governo Federal, através da Previdência Social, está procurando um imóvel para alugar em Caraguatatuba. A Gerência Executiva de São José dos Campos do Instituto Nacional do Seguro Social necessita de um prédio com cerca de 500 metros quadrados, situado na região central da de Caraguatatuba para instalar a Agência da Previdência Social na cidade. O contrato poderá ter um prazo que varie de um a cinco anos, de acordo com as necessidades do INSS. As propostas deverão conter descrição do imóvel, localização, área física, instalações existentes, valor mensal, bem como, a planta baixa do imóvel, entre outros documentos. As propostas deverão ser entregues na Av. Dr. João Guilhermino, 84, centro, São José dos Campos, até às 14 horas do próximo dia 10 de julho. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (012) 423-1391, com a chefe da Agência da Previdência Social em Caraguatatuba, Ana Cristina Santos. (Fonte: PMC)

CFP promove cursos gratuitos para a comunidade

O CFP-Centro de Formação Profissional, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, realizará dois cursos em julho. Nos dias 10, 11 e 12 deste mês terá início o curso para pintor de paredes. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 8, no CFP, que fica na Travessa Ferraz de Vasconcelos, 661, no bairro do Indaiá. O segundo curso promovido pelo CFP é o de arte em papelão que terá início no dia 13 de julho. O curso será dado em três períodos: manhã, tarde e noite, em dois dias, com carga de duas horas diárias. Para se inscrever no curso é preciso fazer a doação de um quilo de alimento não perecível ao CFP. Os alimentos serão doados às famílias carentes. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 420-8181, no horário das 8 às 17 horas. (Fonte: PMC)

Prefeito assina convênio para construção de casas

O prefeito João Siqueira assinou na tarde de ontem, dia 29, convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) para construção de casas na aldeia do Rio Silveira, em Boracéia, costa sul da cidade. “A obra irá permitir melhores condições de moradia da comunidade guarani”, conta o prefeito.
O convênio foi assinado em São Paulo com a presença do representante da Funai, Márcio Alvim, e do cacique Adolfo. O convênio permite a construção de 50 casas na aldeia. O projeto foi elaborado pela Prefeitura e aprovado pelo Conselho de Caciques. Faltava apenas a assinatura do convênio para a liberação dos recursos. A obra está orçada em R$ 600 mil.
A comunidade guarani desenvolve com apoio da Prefeitura de São Sebastião e da Casa da Agricultura o plantio e cultivo de palmitos e de helicônia ( espécie nativa da Mata Atlântica). Atualmente, há quatro plantações de palmito juçara e uma de palmito pupunha. Em 99, foram comercializadas helicônias para 70 pousadas. A Prefeitura de São Sebastião mantém ainda um posto médico e odontológico na aldeia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura entrega kit pintura

O prefeito João Siqueira entrega hoje a tarde, dia 30, o kit pintura aos moradores das casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) no Jaraguá, costa norte. A cerimônia está marcada para as 18h no Centro Comunitário do Jaraguá.
O kit pintura faz parte do programa Vida Melhor - projeto Pintura da secretaria estadual de Habitação. O kit pintura conta com dois galões de tinta ( branca e grafite), duas bisnagas de tinta, lixas, pincel e rolo. “O projeto permite melhorar o visual e a manutenção das casas, aumentando a auto-estima dos moradores”, conta a secretária de Desenvolvimento Econômico Social, Viviane Paes Leme. Serão entregues cerca de 225 kits. Os beneficiados são moradores dos conjuntos Jaraguá 1 e 2. (Fonte: PMSS)

XV de Caraguá joga pela Série B

O XV de Caraguatatuba visita hoje o Mauaense, às 15h, em Mauá e volta a jogar para fugir das últimas posições na classificação da Série B-1. 12º entre os 16 participantes, o time poderá vir a ser o nono se conquistar a vitória, ou cair para 14º em caso de derrota. Alternando boas e más apresentações, o XV não correspondeu na última, porque perdeu em casa para o Palestra de São Bernardo, por 3 a 1.
Hoje, o técnico Eduardo Gonçalves modificar o ataque, trocando William por Lê. A provável formação do XV, no esquema tático 1-3-2-3-2, tem: Paulinho; Vinícius, Marcelo e Osni; Donga e Osvaldinho; Edinho, Flávio e Danilo; Lê e Leonardo.  (Fonte: ValeParaibano)

Campeonato de Futsal reúne 700 atletas

O campeonato municipal de futsal tem jogos previstos paraSexta-feira, Sábado e Domingo. O campeonato está sendo disputado por cerca 54 equipes, reunindo 700 atletas, com idade entre 8 a 16 anos. Os jogos tem apresentado excelente nível e boa presença de público, segundo o secretario de esportes Agostinho Chaves. Hoje, no Cemug-Centro Esportivo Municipal, serão realizados os seguintes jogos: ás 18 horas, Ponte Seca x Canto do Mar (Pré-Mirim A); às 18h15, Praia Soccer x Contábil Zezinho (Mirim B); e, às 18h30, Objetivo x Força Jovem (Infantil B). Duas rodas estão marcadas para amanhã(Sábado) e Domingo no ginásio do CIEFI do Massaguaçu. No Sábado, a partir das 8h30 jogam Estrela x Getuba( fraldinha); às 8h45, SER x Estrela (pré-mirim); às 9 horas, Estrela x Getuba (mirim B); e, às 9h15, Pedra Grande x Sertão ( feminino). No Domingo, a partir das 8h30 estão previstos os seguintes jogos: Massaguaçu x Getuba ( infantil A), Marelo x Tabatinga(infantil B), Tricolor x Nega Maluca(feminino) e Holliness x Pedra Grande (feminino). (Fonte: PMC)

Agenda Cultural

Arraiá da Praia - A Festa Arraiá da Praia prossegue neste fim de semana com muitas atrações. Hoje, Sexta-feira, a partir das 19 horas, haverá show com os alunos da Fundacc e Grupo Folclórico Raízes, de Ilhabela. Na festa pode-se deliciar doces, comidas e bebidas típicas, conhecer o artesanato local e regional e jogar bingo. Amanhã, sábado, o Grupo Caraguatá será a atração da festa. No Sábado, também será sorteado um carro zero quilômetro no bingo promovido pela Paróquia de Santo Antonio. No Domingo, dia 2, será realizada as homenagens a São Pedro, o padroeiro dos pescadores. Haverá às 18 horas uma missa na Igreja do Ipiranga e em seguida, uma procissão luminosa pela praia central em direção à Praça de Eventos onde será rezada uma missa pelo bispo Dom Fernando. (Fonte: PMC)

Festa de São Pedro - A Festa da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, no bairro de São Francisco, acontece de até domingo, dia 02.07. Todos os dias haverá, as 19h, celebração de missa e trídio. No sábado, dia 1º, as 10h, haverá competição de canoagem. No Domingo, dia 2, as 9h, acontecerá procissão e missa. Em seguida, está marcada apresentação de congada. A Festa terá barracas para comercialização de doces, salgados. Estão marcados shows de samba e pagode. (Fonte: PMSS)

Festa de São Pedro em Boiçucanga - A Capela da Imaculada Conceição promove no fim de semana os Festejos a São Pedro. A partir das 20:30 haverá apresentação de quadrilha e quermese seguida de shows. No sábado, dia 1º, as 17:30, haverá levantamento do mastro, missa e apresentação da Banda Municipal. A noite conta ainda com apresentação da dupla Romeu e Rogério. No domingo, dia 02, as 10h, está marcada missa. Se as condições do mar permitir, haverá procissão marítima. A noite quem faz a festa é o grupo Aloê. (Fonte: PMSS)

Noite do Forró - A Creche Municipal do Canto do Mar realiza nesse sábado, dia 1º, a Noite do Forró. A partir das 18h, haverá comercialização de comidas típicas, apresentação das crianças e show com a dupla Clayton e Denis. (Fonte: PMSS)

Exposição - A abertura da exposição “Olhar...olho no olho na Arte” acontece neste sábado, dia 1º, as 20 horas, no Hotel Brig A. Barlavento, em Maresias. A exposição reunirá trabalhos de pintura em telas e esculturas dos artistas plásticos Idréia e Cidnei Meirellles. Idréia é pintora e desenhista e já participou de vários salões de Belas Artes. Fez várias doações para entidades sem fins lucrativos, inclusive museus. Idréia também atua como crítica de arte. Cidnei é escultor e transformista contemporâneo e participou de exposições coletivas e individuais. Trabalha como mecânico e nas horas vagas cria esculturas de metal, ferro, cobre e outros tipos de sucata. Cidenie jamais se preocupa em copiar, está sempre cirando novas técnicas de forma.
(Fonte: PMSS)



Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi