Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 01 de dezembro de 2000 - Nº 180 Arquivo
Gefran Brinquedos
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Juiz limita cobrança de inadimplente
Acidente na Tamoios fere sete em Caraguá
Chuva destrói parte de rua em bairro de Caraguá
S. Sebastião normaliza hoje a coleta de lixo
Presidente do XV confirma diretoria
Mudas de palmeiras imperiais são plantadas
Torneio de Judô será Domingo
IV Mostra da Educação acontece nas escolas municipais
Artesãos de Ubatuba se reúnem para discutir problemas da categoria
Alunos da FUNDART mostram os trabalhos de 2000
Agenda da FUNDART - Ubatuba


Juiz limita cobrança de inadimplente

Ilhabela - O juiz Josué Vilela Pimentel proibiu a Prefeitura de Ilhabela de protestar títulos de contribuintes inadimplentes com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O Banco do Brasil enviou carnês aos devedores estipulando ontem como data-limite para a quitação do débito. A Associação dos Advogados da cidade entrou com ação na Justiça alegando a inscontitucionalidade da cobrança. O advogado Pedro Ernesto Prudêncio disse que a medida fere a Lei de Execução Fiscal.
O secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Dilson de Almeida Moraes Júnior não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Acidente na Tamoios fere sete em Caraguá

Caraguatatuba - Sete pessoas ficaram feridas, duas em estado grave, em um acidente ocorrido na tarde de ontem no trecho de serra da rodovia dos Tamoios, em Caraguatatuba. Segundo a Polícia Rodoviária, o motorista do Volkswagen Pólo Júlio Neves, 46 anos, descia a serra quando perdeu o controle do veículo na curva do km 76, atravessou a pista e bateu no caminhão dirigido por Luiz Carlos Ribeiro, 24 anos. Ele e seu pai José Aparecido Ribeiro tiveram ferimentos leves. No carro, a mulher de Neves, Maria do Socorro Macedo Calado, 38 anos e sua filha, Maíde Evelyn Neves, 16 anos, foram levadas em estado grave para a Santa Casa. Segundo o hospital, elas não correm risco de vida. (Fonte: ValeParaibano)

Chuva destrói parte de rua em bairro de Caraguá

Caraguatatuba - Uma rua do bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba, foi interditada ontem devido ao desmoronamento de parte da via, em razão das chuvas que atingiram o Litoral Norte há dois dias. A força das águas estourou a tubulação da boca-de-lobo e levou parte da rua. Ontem à tarde houve registro de alagamento de ruas em São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. As Defesas Civis dos quatro municípios iniciam hoje o PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) com o objetivo de monitorar todas as áreas de riscos da região. Serão verificados diariamente as condições do tempo, índice pluviométrico. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião normaliza hoje a coleta de lixo

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião pretende normalizar hoje a coleta de lixo na cidade. O serviço ficou precário no início da semana com a quebra de quatro caminhões de coleta. Ontem, o departamento de Educação Ambiental intensificou o trabalho durante todo o dia para retirar o lixo das áreas mais afetadas na região norte e centro. A justificativa do chefe da Divisão de Transportes, Sérgio Luiz Senerchio, é que algumas peças dos caminhões foram trazidas de fora para consertá-los. A previsão é que situação esteja resolvida hoje. Cada caminhão tem capacidade média de recolher 20 toneladas de lixo. (Fonte: ValeParaibano)

Presidente do XV confirma diretoria

Caraguatatuba - Reeleito presidente do XV de Caraguatatuba na semana passada, Eduardo Gonçalves confirmou a sua diretoria para o biênio 2000/2001, parcialmente renovada, mas com pessoas que já vinham colaborando com o clube.
Formam o grupo: Francisco Mastromônico, vice-presidente executivo; Dênis Antônio Mendes de Souza, 1º secretário; Gilberto Henrique Bechara, 2º secretário; Sílvio Delgado Barbosa, 1º tesoureiro; Benedito João do Nascimento Filho, 2º tesoureiro; Aílton Luiz Barreto, diretor de Esportes; José Mário Peron, diretor de Patrimônio; Pedro Norberto dos Santos, diretor Social e Ricardo Antônio Mazzei, diretor de Propaganda.
Os jogadores profissionais do XV estão em férias até o dia 18 de janeiro, quando começarão os treinos para a Série B-1 do ano que vem. O time feminino irá se despedir do Paulistana 2000 no próximo domingo, recebendo o Taubaté. (Fonte: ValeParaibano)

Mudas de palmeiras imperiais são plantadas

São Sebastião - O replantio das novas mudas das quatro palmeiras imperiais da Praça da Matriz, deve ser concluido hoje, dia 1º. A substituição das árvores foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Comdurb) e recomendada por dois laudos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
No último dia 29 a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo concluiu a retirada das quatro palmeiras, com o auxílio da Defesa Civil, Detraf e da Petrobras que cedeu os guindastes para a operação.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rêgo, explicou que os técnicos da Secretaria estiveram no local retirando os tocos, raízes e preparando a terra para iniciar o replantio das novas mudas. A previsão é que os trabalhos terminem hoje, Sexta-feira.
Das quatro mudas, três são filhas das antigas palmeiras imperiais, pois foram adquiridas de um produtor de São Sebastião que colheu as sementes das anteriores. (Fonte: PMSS)

Torneio de Judô será Domingo

São Sebastião - Neste Domingo, dia 3, será realizado o II Torneio Estímulo de Judô do Litoral Norte, no ginásio municipal de esportes José de Souza "Gringo". O evento deverá reunir várias academias do Litoral Norte e Vale do Paraíba com a participação de cerca de 400 atletas. O Torneio é uma parceria entre Prefeitura de São Sebastião e Delegacia de Judô do Vale do Paraíba. (Fonte: PMSS)

IV Mostra da Educação acontece nas escolas municipais

São Sebastião - A IV Mostra da Educação acontece nos dias 30 e 1º, nas escolas municipais e creches de São Sebastião. A Mostra tem como tema principal "O Mar" e o objetivo de mostrar à comunidade a produção dos trabalhos dos alunos relativos ao tema.
Ontem a escola municipal Verena de Oliveira Dória abriu a exposição "Brasil 500 anos de história", com a apresentação do grupo de dança. A exposição prossegue hoje e amanhã, das 9 as 12h e das 14 as 17h.
A secretária municipal da Educação, Maria Bernadete Taveira de Freitas, afirma que toda a comunidade pode através da Mostra, avaliar e perceber o desenvolvimento integral de cada criança no processo educativo.
Conforme a diretora do departamento pedagógico da Secretaria, professora Marilda Braga, "Caleidoscópio representa um novo olhar, colorido pela diversidade, repleto de significações, onde cada unidade escolar, com sua identidade própria, demonstra na exposição dos trabalhos de seus alunos, o seu potencial e sua criatividade no processo ensino aprendizagem. Eles compõem um todo repleto de qualidade educativa crescente na rede municipal de ensino de São Sebastião", concluiu a diretora.
Participam da Mostra da Educação 25 escolas municipais e creches localizadas no centro, costa sul e costa norte de São Sebastião. As exposições dos trabalhos podem ser visitadas no horário das 9 as 17 horas nas escolas. (Fonte: PMSS)

Artesãos de Ubatuba se reúnem para discutir problemas da categoria

Ubatuba - Uma reunião, realizada no último dia 22 de novembro, na FUNDART, juntou representantes de diversos grupos de artesãos da Cidade para discutir os principais problemas enfrentados pela categoria: obtenção de matéria-prima e comercialização do produto.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas em relação ao cadastro dos artesãos, um perfil do artesanato de Ubatuba, realizado pelo Grupo Setorial de Artesanato, que continua a ser ampliado. A proposta é que através do cadastro se realize um guia de artesãos a ser distribuído no Município. A idéia também é reproduzir para todo o Município a experiência da Rota do Artesanato na Casanga, que com a identificação dos artesãos, a melhoria da estrada e a divulgação da Rota, atualmente os artesãos do bairro aumentaram a comercialização de seus produtos e adquiriram mais independência dos chamados intermediários e da Feira de Artesanato da Avenida Iperoig, ou melhor, ex-feira de artesanato e atual miscelânea. Esta feira é um grande atrativo turístico, porém o número de artesãos é muito pequeno e as barganhas políticas em relação à obtenção de licenças leva à discriminação principalmente do artesão tradicional local. (Fonte: FUNDART)

Alunos da FUNDART mostram os trabalhos de 2000

Ubatuba - Mais um ano a FUNDART promove o Arte na FUNDART, um evento que junta trabalhos produzidos nos cursos da Fundação de Arte e Cultura. Este ano, o evento começa hoje, dia 1º de dezembro, com a abertura de exposição.
Estão expondo alunos de Desenho, do professor Anderson Carvalho Kócis, Cestaria, de Maria Aparecida Coelho, Pintura, de Pauli Gil, Modelagem, de Vitória Nunes, Cerâmica, de Akao, Entalhe em Madeira dos professores Bigode e Giovanni, Crochê, de Laércia e Alongamento e Relaxamento, da professora Maria das Graças Machado de Pádua. O projeto Cultura na Praça também está presente na exposição. Um painel de fotos mostra o trabalho das monitoras nos bairros da Cidade.
O Arte na FUNDART também terá apresentação de dança, música e teatro, com datas a serem confirmadas. A exposição pode ser visitada até o dia 17 de dezembro, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. (Fonte: FUNDART)

Agenda da FUNDART - Ubatuba

Ubatuba - Cine Clube da FUNDART apresenta neste sábado, dia 2 de dezembro, o filme A Reconquista, às 20 horas, no Auditório da FUNDART. No domingo, dia 3, é a vez de O Príncipe do Egito, às 17 horas. A entrada é franca.

A FUNDART está com inscrições abertas para o Laboratório de Estímulo à Criatividade, de Judith Ribeiro de Carvalho, que acontece no dia 9 de dezembro. Mais informações na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063

Cultura na Praça está neste domingo, dia 3 de dezembro, escola Honor Figueira, em Itamambuca, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

A partir do dia 7 de dezembro, o público da Biblioteca pode ver a I Exposição de Trabalhos do Projeto Ubás “Inventando Arte”. Desenhos, cestaria, bordados, tecelagem e bijouterias são feitos por crianças de 7 a 14 anos. A Exposição fica na Biblioteca até o dia 16 de dezembro.

As Ruínas da Lagoinha têm apresentações de música e teatro nos dias 8, 9 e 10. Na Sexta acontece o “Mar e Vale- Encontro Regional de Música”; no Sábado os alunos da Oficina de Teatro Amador da FUNDART apresentam poesias de Luiz Roberto Lopreto e no Domingo a Lira Padre Anchieta e o Coral Maremcanto encerram o evento. As apresentações acontecem a partir das 20 horas. As Ruínas ficam próximas ao Km 72 da Rodovia Rio-Santos.

As inscrições para o Curso de Qualidade para Artesãos do SEBRAE estão abertas. O curso acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, na FUNDART. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na FUNDART ou Biblioteca.

As inscrições para a Exposição de Presépios da FUNDART estão abertas. Mais informações podem ser obtidas na FUNDART.

O II Salão Nacional de Artes Fotográficas de Guaratinguetá está com as inscrições abertas até o dia 4 de dezembro. O tema deste ano é “Trabalhador”. Outras informações e o regulamento podem ser obtidas na FUNDART.

As inscrições para o 29º Salão de Arte Contemporânea de Santo André estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2001. Outras informações e o regulamento podem ser obtidas na FUNDART.

A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos está promovendo o Curso Intensivo de Viola Caipira. Outras informações podem ser obtidas na FUNDART. (Fonte: FUNDART)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor