Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 02 de outubro de 2000 - Nº 142 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Previsão do Tempo:
p/ nublado
Máxima: 25ºC Mínima: 19ºC
Fonte: CNN Brasil Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Principais Manchetes:

Confira os Resultados das Eleições no Litoral Norte
Mulher assume dianteira nas pescarias do Litoral Norte
Segredo é conhecer antes o local da pesca
Serramar leiloa gado leiteiro em Caraguá
Gari esfaqueada morre em Caraguá


Mulher assume dianteira nas pescarias do Litoral Norte
Especialistas garantem que a sensibilidade feminina é maior na hora de fisgar o peixe

Caraguatatuba - Passatempo e profissão tipicamente masculinas, a pescaria está conquistando cada vez mais as mulheres graças ao hábito de acompanhar os companheiros para a beira do mar ou rio. Hoje, elas disputam espaços em competições esportivas e, em muitos casos, saem vitoriosas.É o caso da dona de casa Vilma de Souza Domiciano, 52 anos, de Caraguatatuba. Tricampeã mundial e sulamericana, ela passa parte do ano disputando campeonatos e colecionando troféus.
"A mulher tem um sensibilidade a mais para perceber se o peixe foi fisgado", traduz dona de casa Ivete do Nascimento, 30 anos, de Jacareí.
No último final de semana ela ganhou o campeonato de pesca disputado na praia do Massaguaçu, em Caraguá, considerada uma das melhores do litoral paulista para a pesca de arremesso - onde o pescador não entra na água. "Ela tem pescado melhor que os homens do meu grupo porque esse tipo de pesca exige mais paciência", disse o marido Sidnei Donizete Gonçalves.
Marta Maria dos Santos, 31 anos, de São José dos Campos, também está descobrindo os prazeres da pesca e sempre que pode participa de competições. "Meu marido é meu maior incentivador. Afinal, foi por acompanhá-lo que aprendi que pesca não é só diversão".
Esse é o princípio que o professor de pesca e apresentador do programa 'A Hora do Pescador', Jair Rigotti, apresenta nos cursos que ministra pelo Brasil afora. Ele estima que desde o surgimento dos pesque-pagues, a presença da mulher e da família se tornou mais forte. "Hoje, para um grupo de 100 alunos, 30% são de mulheres e crianças." Foi assim que a estudante Luba Duarte dos Santos, 12 anos, iniciou neste ano sua participação nas pescaria esportiva.

Segredo é conhecer antes o local da pesca

Caraguatatuba - A pescaria esportiva é caracterizada pela competição entre equipes e ganha aquela que pescar uma quantidade maior de peixes. Para as 'experts' o segredo é conhecer o local onde vai haver a competição no dia anterior.
"É mais fácil para saber qual o tipo de peixe que está dando, onde ele se esconde e até mesmo quais as condições do mar, se o evento for no litoral", ensina Vilma Domiciano. Na dúvida, ela disse que leva todas as suas tralhas para a beira d'água.
A estudante Luba dos também está se mostrando conhecedora da arte de pescar e fisgar o peixe. "Eu vou mais para o rio, por isso as pessoas têm que saber que o tipo de linha e anzol são diferentes."
Esses e novos apetrechos serão apresentados na Feipesca, evento que será realizado entre 25 e 29 de outubro, no Center Norte, em São Paulo. Segundo o professor Jair Rigotti, no local haverá um estande onde as pessoas poderão tirar suas dúvidas sobre pesca e equipamentos. Ele também irá ministrar cursos durante o evento.
Ainda durante o evento será realizada a 1º Copa Feipesca que deve reunir 360 pescadores nas categorias masculina, feminina e infantil.
A organização da Feipesca estima que há cerca de 25 milhões de pescadores no Brasil, mas o número ainda é considerado pequeno se comparado a outros mercados como os japoneses e norte-americanos.

Serramar leiloa gado leiteiro em Caraguá

Caraguatatuba - A Serramar, em Caraguatatuba, decidiu há duas semanas leiloar todo o seu plantel de 3.500 vacas holandesas e passar a atuar na criação de gado de corte. A empresa é a maior produtora de leite tipo B do país e decidiu mudar de ramo devido à diferença de custo entre o gado leiteiro e o de corte. Os proprietários alegaram preço ruim e perda de espaço para o leite longa vida para a mudança de foco. O leilão acontece entre os dias 12 e 15. A expectativa é de um faturamento de R$ 4 milhões com a venda, que feita pela Embral Leilões. O telefone da empresa para informações é (11) 3864-5533.

Gari esfaqueada morre em Caraguá

Caraguatatuba - A gari Rita de Cássia de Almeida Elói, 43 anos, esfaqueada na quinta-feira à noite em Caraguatatuba pelo desempregado Ubirajara Fernandes Faria, 35 anos, morreu anteontem à noite. Ela recebeu seis facadas na barriga e teve hemorragia interna. Faria permanece internado em estado grave na Santa Casa depois de ter sido atingido por tiros de policiais. A morte pegou os familiares de surpresa, especialmente o filho Fábio Augusto de Almeida Elói, 19 anos, que trabalha em São Paulo. Ele chegou ontem para passar o fim de semana com a família e foi informado da morte da mãe.

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor