Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de novembro de 2000 - Nº 159 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Água do mar fica mais límpida
Caraguá monta bancas em praças centrais
Tempo vai ficar nublado até domingo
Praia fica cheia no Litoral Norte
Tiroteio gera pânico em praia
Vereadores desistem da Câmara e elegem esposas
Hang Loose inicia fase eliminatória


Água do mar fica mais límpida

Caraguatatuba - A proximidade de dois tipos de massas de águas mais oceânicas está deixando o litoral com um visual mais límpido. A estimativa é que o fenômeno, denominado de Água Tropical (quente) ou Água Central da América do Sul (fria) está a aproximadamente 50 milhas (92,6 quilômetros) da costa brasileira e deve estar mais visível com a entrada do verão.
O biólogo Alvaro Migotto, do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP (Universidade de São Paulo), base em São Sebastião, explica que esse fenômeno tende a aparecer no outono e com mais freqüência no verão e recebe o nome de Correntes do Brasil quando atinge a América do Sul. "Elas correm do norte para o sul ao longo a costa brasileira e tem como principal característica ser quente na superfície, cuja temperatura pode atingir até 26 graus, e ser mais fria a seis metros de profundidade", explica o biólogo.
As Correntes do Brasil são mais límpidas, ricas em nutrientes e têm uma coloração azul marinho, que deixam o oceano e as costas mais azuis. "Isso não significa que em outros períodos o mar está sujo, mas que tem maior quantidade maior de plânctons (pequenos animais e vegetais marinhos)."
O comodoro do Iate Clube Martin de Sá, em Caraguatatuba, Ramon Fernandez, disse que essa é a melhor água para a pesca do peixe Marlin Azul, que vive em alto mar e se aproxima com as correntes. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá monta bancas em praças centrais

Caraguatatuba - Recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de Caraguatatuba vão fazer plantões em pontos estratégicos para concluir o censo na cidade. Haverá bancas do IBGE em praças do centro e padarias de bairros.
A coordenadora do instituto, Linda Rodrigues, disse que já foram tomadas todas as medidas cabíveis para concluir o censo, mas está sendo impossível localizar cerca de 300 pessoas.
"Acreditamos que sejam moradores que trabalham na região central e que estejam ocupados no horário em que os recenseadores estão na rua, por isso vamos nos instalar nesses pontos para que eles venham até nós."
Os postos para entrevistas funcionarão nas praças Cândido Mota e Diógenes Ribeiro de Lima, no centro, na padaria Estrela, no Poiares, e na Sereia 2, no Massaguaçu.
Há uma possibilidade de se montar um posto no Caraguá Praia Shopping. Os postos vão funcionar das 8h às 17h até sexta-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Tempo vai ficar nublado até domingo

Caraguatatuba - O tempo deve permanecer nublado até domingo em Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, segundo previsão do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Hoje pela manhã ele deve ficar parcialmente nublado com a temperatura mínima na faixa dos 20 graus. De acordo com a meteorologista Virgínia de Fátima Bezerra, à tarde devem ocorrer chuvas em pontos isolados com a temperatura máxima chegando a 26 graus.
A tendência para amanhã é de céu nublado com chuvas em pontos isolados. Segundo Virgínia, isso ocorre devido à presença de uma frente fria que está sobre a região sudeste, ocasionando o aumento da nebulosidade. Para domingo a tendência do tempo, segundo a previsão do CPTEC, é de céu parcial ou totalmente nublado. (Fonte: ValeParaibano)

Praia fica cheia no Litoral Norte

Caraguatatuba - O movimento nas praias do Litoral Norte no primeiro dia do feriado prolongado foi grande apesar de o tempo permanecer nublado. "Como não está chovendo, dá para aproveitar a praia", disse a bancária Kátia Amaral, moradora em São Paulo. Ela passou a manhã de ontem na praia do Indaiá, em Caraguá.
Os comerciantes esperam aumento do movimento de turistas amanhã e domingo. "Se não chover, acho que vai melhorar" disse Ari Carlos Barbosa, dono do quiosque Canto Bravo, em Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Tiroteio gera pânico em praia

Caraguatatuba - Um tiroteio na praia do Indaiá, região central de Caraguatatuba, assustou ontem os turistas que foram tomar banho de mar e caminhar pela manhã.
Dois homens em uma moto, armados de revólveres, atiraram contra o pedreiro Arnaldo dos Santos, 31 anos, que estava sentado em uma mureta próximo a um quiosque da praia.
Mesmo atingido, Santos correu em direção ao mar, onde continuou a ser perseguido. Ele foi atingido por vários tiros nas pernas. Os dois homens fugiram na moto.
O pedreiro foi atendido na Santa Casa e liberado em seguida. Segundo a Polícia Civil, Santos tem passagem por tráfico de entorpecente e porte ilegal de arma. (Fonte: ValeParaibano)

Vereadores desistem da Câmara e elegem esposas
Mauri Diniz e Dúlio Peixoto, de Caraguá, deixam vagas para mulheres

Caraguatatuba - A Câmara de Caraguatatuba perde na próxima legislatura dois vereadores que resolveram não concorrer para apoiar a candidatura de suas suas esposas. Elas farão parte do quadro dos nove vereadores que renovam parte da Câmara em 1ª de janeiro de 2001.
Os atuais vereadores Dúlio Peixoto (PSDB) e Mauri Diniz (PDT) disseram que saem da política de forma consciente e deixam a "herança" para suas respectivas esposas, Vera Peixoto (PSDB) e Leonor Diniz (PDT) quem têm mais competência para trabalhar junto à comunidade.
"O vereador tem que desempenhar um papel social e como empregador não pude dispor de muito tempo para fazer isso, comprometendo o trabalho na Câmara e na minha empresa", afirmou Diniz, que é sócio de uma construtora.
Em contrapartida, a vereadora eleita Leonor Diniz tem um tradição junto à comunidade trabalhando como médica. Diniz elogia a esposa e afirma que deu a maior força para que ela se candidatasse. Também era visto na rua fazendo campanha para ela.
A doutora Leonor, como é conhecida, confessou que não tinha pretensões políticas até seu marido falar que a vereança tinha mais o perfil do trabalho que realiza.
Depois de 21 anos como vereador, o dentista Dúlio Peixoto resolveu se "aposentar" do cargo. Segundo ele, era público e notório que não sairia candidato nas eleições passadas.
"Fiz o meu trabalho e sei que minha esposa está preparada para fazer a sua parte."
Política, aliás, é algo que está no sangue da vereadora eleita Vera Peixoto. Neta do ex-prefeito Benedito Felício de Oliveira, ela conta que sempre acompanhou a vida pública do marido desde o começo.
"Nunca saí candidata porque isso estava reservado ao Dúlio, mas hoje, sei que minha decisão foi correta."
Segundo ela, sua principal bandeira de trabalho será na área social voltada para o atendimento da criança, idosos e mulher.
A vereadora eleita Madalena Fachini (PSB) também teve o apoio do marido, o ex-vereador Rodoaldo Graciano Fachini (PSB), o Dadinho, que também preferiu não se candidatar para incentivar seus ideais políticos.
"Ainda acho que ele seria um melhor legislador, mas, por ter ficado fora da cidade por dois anos, ele não quis e junto com aqueles que me apoiaram acreditam que farei um bom trabalho."
A única candidata que não se elegeu com a apoio de um parente político foi Dalva Santana (PPS) que agradece o apoio que teve, principalmente da comunidade católica e professoras. (Fonte: ValeParaibano)

Hang Loose inicia fase eliminatória

São Sebastião - Ondas tubulares, Sol, calor e um bom público marcaram o primeiro dia do Hang Loose Pro Contest na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). Válido como a 28ª etapa do World Qualifying Series (WQS), a 17ª edição do campeonato mais tradicional do surfe brasileiro vai até domingo e oferece um total de US$ 60 mil em prêmios, além de valer 1.500 pontos no ranking de acesso ao ASP World Championship Tour (WCT) de 2001.
Ontem, foram realizadas oito baterias das triagens e as dezesseis da primeira fase classificatória, envolvendo surfistas sem boas pontuações no ranking mundial da Association of Surfing Professionals (ASP).
A exceção foi o havaiano Shawn Sutton, top-44 do WCT, que não tinha reservado inscrição para o evento e acabou escalado logo no primeiro dia da competição. (Fonte: ValeParaibano)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor