Volta para página inicial
Últimas Notícias

Litoral Norte, 04 de maio de 2000 Arquivo

Greve de professores tem baixa adesão
Vigilância faz blitz em Caraguá
Secretaria de Saúde de Caraguá quer voto popular
Programação das palestras
Prefeitura oficializa o uso de sua logomarca
Patrões e empregados discutem salários via sindicatos
Câmara aprova Copa de Futebol rejeitada por parecer

 

Greve de professores tem baixa adesão
Lideranças esperam que o movimento se fortaleça a partir de hoje

A baixa adesão à greve dos professores da rede estadual de ensino marcou ontem o primeiro dia do movimento no Vale do Paraíba. Em algumas cidades a paralisação fracassou por completo. As lideranças sindicais esperam ganhar terreno a partir de hoje com as assembléias regionais. Os professores reivindicam reajuste salarial de 54,71%, melhores condições de trabalho e de ensino e adoção de medidas contra a superlotação de classes.
O Litoral Norte foi a região com índices de adesão um pouco melhores. O movimento grevista atingiu ontem 8 das 41 escolas das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela. As escolas com os maiores índices de adesão foram registrados nas escolas Antônio Alves Bernardino, em Caraguá, e Esteve da Silva e Áurea Moreira Rachou, em Ubatuba, segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e a Diretoria de Ensino. Em São Sebastião e Ilhabela não houve paralisação. O Litoral Norte tem 41 escolas, cerca de 1.800 professores e 40 mil alunos.
A conselheira da Apeoesp, Carmen Dolores de Oliveira, avalia que o movimento deve crescer a partir de hoje. "Estamos fazendo o corpo a corpo nas escolas, apesar da resistência de alguns diretores." Hoje, às 15h haverá uma assembléia na sede da Apeoesp, em Caraguá, para a definição dos rumos da greve. Amanhã, os professores se organizam para o ato que acontece em São Paulo.   (Fonte: ValeParaibano)

Vigilância faz blitz em Caraguá

A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba vai intensificar a fiscalização em açougues, quiosques e barracas a partir da próxima semana. O objetivo é orientar os proprietários sobre a obrigatoriedade do uso do código sanitário. Os agentes da Vigilância vão distribuir cartilhas cotendo as regras e principais orientações sobre o uso do código sanitário específico para cada tipo de comércio. Durante a distribuição, também serão vistoriadas as instalações e higiene no local. Segundo o diretor da Vigilância, José Ernesto Pires de Campos, essa primeira fase da campanha servirá para frisar o que deve ser feito e mostrar que os fiscais estarão atuantes. "Quem não se enquadrar poderá ser autuado e multado em uma outra fiscalização."
Um levantamento da Vigilância Sanitária aponta que Caraguá tem 74 quiosques, 33 açougues e 21 barracas.   (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Saúde de Caraguá quer voto popular

A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba realizou 26 palestras sob o tema "Efetivando o Controle Social" para a população de diversos bairros do município. Mais 16 palestras estarão acontecendo em outros bairros até o dia nove de maio. O objetivo é preparar a população para a Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 26 e 27 de maio, na Colônia dos Metalúrgicos de Osasco, no Jardim dos Sindicatos, no bairro Porto Novo.
Prefeitos e Secretários Municipais da Saúde e autoridades de todo o Litoral Norte serão convidados para participarem da Conferência, que será realizada no dia 26, às 19 horas, quando haverá também uma palestra. No dia 27 haverá mais duas palestras e uma plenária final, levantando-se as reinvindicações que estiverem sido feitas pela população durante as pré-conferências e votando-se nas prioridades.
Para participar da Conferência é necessário que a população participe das palestras, que podem ser chamadas de pré-conferências, que está preparando a população, através de seus representantes, para que possa discutir e votar nas questões que julgam ser prioridades em seu bairro ou no município. Também será discutida a participação da população no gerenciamento da Saúde no município. Além dos assuntos relacionados à saúde, serão discutidos ainda os direitos e deveres do cidadão; o papel do ministério público e também os financiamentos e verbas que serão enviadas à Saúde. A importância dessa conferência é possibilitar um controle da população sob o serviço público. A população irá saber quais as verbas disponíveis e poder optar pelos investimentos.

Programação das palestras:

04/05 - Cantagalo - EMEF João Thimóteo do Rosário, às 17h30.
04/05 - Indaiá - Núcleo, às 15 horas.
05/05 - Morro do Algodão - EMEF Maria Ester N. Danásio, às 18h30.
05/05 - Jd. Casa Branca - UNIMEI João Bolinha, às 17 horas.
05/05 - Centro - CIPA, às 9 horas.
06/05 - Cidade Jardim - ABC - Associação Beneficente Cristã, às 17 horas.
08/05 - Rio do Ouro - EMEF Benardo F. Soares, às 17h30.
09/05 - Jardim Jaqueira - Associação dos Aposentados, às 15 horas.
09/05 - Perequê Mirim - EMEI Yasutada Nasu, às 17 horas.
09/05 - Jd. Casa Branca - EMEF Benedita P. Ferreira, às 19h30.
10/05 - Massaguaçu - EMEF Benedito Soares, às 19 horas.

Prefeitura oficializa o uso de sua logomarca

A Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu aprovação na Câmara Municipal, de projeto de lei que oficializa o uso da logomarca que vem sendo usada desde 97. Mesmo com a aprovação, será obrigatório o uso do Brasão de Armas do município nos documentos oficiais.

Patrões e empregados discutem salários via sindicatos

Os patrões do ramo de transportes coletivos do Litoral Norte não discutirão este ano, excepcionalmente, com os trabalhadores da categoria, as reivindicações salariais costumeiras. Segundo Luiz Carlos Soares, da Auto Viação São Sebastião, a entrada da CUT na região lhes deu como alternativa a discussão com negociadores especializados.

Câmara aprova Copa de Futebol rejeitada por parecer

A Câmara de Caraguatatuba aprovou projeto de lei do vereador Valmir Gonçalves que cria a Copa da Criança de Futebol, anualmente no mês de outubro. O projeto foi aprovado por larga maioria, mas há parecer que o considera inconstitucional, assinado pelo próprio autor do projeto.

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi