Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Sexta-feira, 04 de agosto de 2000 - Nº 94 Arquivo

Igreja discute uso da Internet e de rádio comunitária em Caraguá
São Sebastião não quer pavimentação
Encontro de Cartunistas em Ilhabela
CBH se reúne amanhã em São Sebastião
Sede do Corpo de Bombeiros será entregue dia 12

Previsão do Tempo - Fonte: CNN Brasil
Parcialmente Nublado Máxima: 19 C Mínima: 10 C
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Igreja discute uso da Internet e de rádio comunitária em Caraguá
Dioceses do Vale e litoral aderem à informatização e aguardam liberação de 10 emissoras

Caraguatatuba - A Igreja Católica vai discutir o uso de rádios comunitárias e da Internet como meios de conseguir maior penetração na comunidade. O tema será debatido de hoje a domingo em Caraguatatuba, durante um encontro de dioceses do Estado.
Só no Vale do Paraíba e Litoral Norte há cerca de 10 pedidos para a instalação de rádios comunitárias. Entre as cidades que aguardam a liberação das emissoras católicas estão São dos Campos, Taubaté, Caraguá, Ubatuba e São Sebastião.
Nas cidades do litoral, os equipamentos foram comprados, mas não podem ser instalados sob o risco de serem lacrados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Os documentos foram protocolados há mais de um ano e meio no Ministério das Telecomunicações, mas até o momento só estão em operação emissoras mais antigas, como a Canção Nova, de Cachoeira Paulista.
Levantamento da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aponta que no Brasil há 180 emissoras de rádios produzindo 1.097 programas religiosos e 56 sites .
"O rádio é considerado um veículo de grande propagação e a Igreja viu nesse veículo uma forma de levar a evangelização à comunidade", disse o padre José Dimas Pereira, assessor da Pastoral da Comunicação da Diocese de São José dos Campos.
Para ele, a rádio comunitária não oferece perigo para as emissoras comerciais quando atua dentro da área delimitada.
A informatização também é um recurso que está sendo muito usado pelas dioceses para divulgação do catolicismo.
Padre José Dimas disse que o processo de informatização já teve início em São José e que até o final do ano as paróquias deverão estar interligadas.
O bispo diocesano de Caraguá, dom Fernando Mason, ressalta o papel da comunicação na igreja e a importância da informatização para a evangelização da comunidade. A diocese de Caraguá é uma das poucas da região que já tem uma home page.
O encontro das dioceses está sendo promovido pela Pastoral da Comunicação da CNBB, sub-regional de São Paulo. O evento acontece no Hotel Carasol - avenida Ipiranga, 151, Praia Martin de Sá, Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião não quer pavimentação

São Sebastião - As prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba já estão se desentendendo na questão da pavimentação da estrada vicinal que liga Caraguá a Salesópolis. Esta semana o governador Mário Covas determinou à Secretaria dos Transportes um levantamento de custo para a realização da obra.
Ontem a Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião se manifestou contra a pavimentação da estrada. O secretário Eduardo Hipólito do Rego, disse que se o governo do Estado não se comprometer a criar uma estrada-parque, a Prefeitura de São Sebastião lutará para que a vicinal não sofra nenhuma mudança.
"Já enviamos um ofício à Secretaria Estadual do Meio Ambiente mostrando nossa posição quando surgiram os primeiros rumores de pavimentação. Hoje (ontem) encaminhamos novo documento reforçando o pedido."
Para o secretário, a estrada é um reduto ecológico e a pavimentação sem os devidos cuidados pode provocar danos irreversíveis na fauna local. Rego ressalta ainda que um pedaço da estrada passa por São Sebastião, que tem planos de explorar o ecoturismo. "Uma das principais trilhas da cidade -- a Cachoeira do Itú -- tem início no quilômetro 22 da vicinal.
O prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), que luta pela pavimentação da estrada criticou a posição do secretário. "Vamos deixar de ver o lado negativo de tudo e construir a estrada mais ecológica do país". (Fonte: ValeParaibano)

Encontro de Cartunistas em Ilhabela

Ilhabela - Os principais cartunistas do país vão estar neste sábado em Ilhabela, para dar início ao 1º Encontro de Cartunistas, que faz parte das atrações do 6º Festival do Camarão da cidade, que começa hoje.
Estarão na cidade para participar de um debate, às 19h, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, os artistas Glauco, Laerte, Paulo Caruso, Adão Iturrusgarai e Jean, que têm seus trabalhos publicados diariamente em alguns dos mais importantes veículos de comunicação do país. Os trabalhos dos cartunistas ficarão expostos até o dia 10 de setembro, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, na rua Dr. Carvalho, na Vila.
Além da exposição desses trabalhos, haverá exposição de obras dos artistas plásticos Lume (Hotel Itapemar), Antonio Cesário (Ilha Flat Hotel) e Tereza Ximenes (Hotel Itapemar) e do xilógrafo Camilo Thomé (a partir do dia 26, no restaurante Deck).
Os fotógrafos Tony Reis e Marco Yamim mostram suas obras no Esporte Clube de Ilhabela. Na praça de alimentação do clube, acontecem apresentações de jazz e blues, a partir do dia 12. A programação cultural é apenas um dos atrativos do Festival do Camarão. O evento, que termina no próximo dia 27, vai contar com atividades esportivas e, principalmente, gastronômicas.
A partir de hoje, começam as competições do 5º Torneio Master Tenis de Camarão, no Ilhabela Master Tenis. O torneio vai até domingo. Ainda há inscrições para jogos de dupla. Os tenistas podem obter mais informações pelo telefone (12) 472.8237.

CBH se reúne amanhã em São Sebastião

São Sebastião - O Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) do Litoral Norte se reunirá amanhã, dia 4, as 9 horas, na Fazenda Santana, em São Sebastião. Os temas a serem discutidos na reunião são: parecer da Câmara Técnica de Planejamento; seleção dos pedidos de financiamentos feitos a Fehidro e a aprovação do relatório do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica).
A Prefeitura de São Sebastião deverá receber R$ 241 mil do Fehidro. O projeto foi um dos selecionados pela comissão técnica do Comitê de Bacias Hidrográficas. Os recursos deverão ser aplicados na compra de equipamentos para o aterro controlado na praia da Baleia, costa sul do município. (Fonte: PMSS)

Sede do Corpo de Bombeiros será entregue dia 12

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Petrobras, através do Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), estarão inaugurando no próximo dia 12, Sábado, as 10 horas, a nova sede do Corpo de Bombeiros em São Sebastião, nas dependências do Tebar. A obra atende a solicitação da Prefeitura e o projeto foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros.
A sede, construída pela Petrobras, está localizada no antigo prédio do setor de Transportes do Tebar e foi adaptada e ampliada para receber os Bombeiros.
A nova sede ficará isolada do prédio do Terminal, com acesso apenas para eventuais emergências. Já o acesso à unidade dos Bombeiros será feito pela avenida Guarda Mór Lobo Viana, nº 1.111, totalmente independente do Tebar.
O prédio terá uma área total de 767,92 metros quadrados, entre reforma e nova construção. A sede será dotada de todas as condições e dependências necessárias para o bom desempenho do trabalho do Corpo de Bombeiros no município. (Fonte: PMSS)


Leia também as colunas:
Para Refletir - Margareth Bravo
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando - Pedro Monte-Mór
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór


 Visite nossos patrocinadores:
Ilha do Pontal Publicidade

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi