Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sábado, 04 de novembro de 2000 - Nº 160 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Resgaste de baleia encalhada em Ubatuba dura 7 h
Resgate vira espetáculo para turista
Mau tempo afasta turistas da praia
Saúde Bucal fará mutirão no bairro Pegorelli
SAB assume urbanização em Ubatuba
PM prende ladrões de toca-fitas
Caraguá realiza a 2ª Prova Pedestre da Primavera
Cabeças-de-chave estréiam em Maresias
Equipe feminina de Ubatuba perde semifinal da LIVOVALI
Hoje tem semi-final Dentinho ne Estádio
Rodada final do JOIS acontece neste sábado


Resgaste de baleia encalhada em Ubatuba dura 7 h
Mamífero fica preso na areia da praia do Bonete, em Ubatuba, e precisa de superoperação para voltar ao mar

Paulo Domaradzki/VPUbatuba - Uma baleia da espécie Jubarte de aproximadamente 10 toneladas e 11 metros de comprimento encalhou ontem na praia grande do Bonete, em Ubatuba. O resgate do mamífero mobilizou representantes de diversos órgãos em uma superoperação que durou quase 7 horas e atraiu centenas de turistas que queriam ver a baleia de perto.
A baleia ficou encalhada por quase 12 horas. Moradores e pessoas que estavam acampadas na praia --cujo acesso só pode ser feito de barco ou por uma trilha com percurso mínimo de 40 minutos-- afirmaram que a baleia pode ter encalhado por volta das 3h da madrugada.
"Eu estava dormindo na barraca quando ouvi um barulho. Quando saí, só vi aquele animal enorme preso na areia e o pessoal olhando", disse a apresentadora Kátia Romão, 32 anos.
A operação de resgate só foi concluída com a ajuda de barcos-rebocadores. A baleia foi puxada com o auxílio de cabos de aço e cordas. Um grupo de 20 pessoas ajudou na operação. Foram colocados colchões sob as cordas para evitar ferimentos na baleia. O animal tinha cortes na cauda.
Para resgatar a baleia e devolvê-la ao mar trabalharam em conjunto os oceanógrafos do Projeto Tamar (Tartarugas Marinhas) e Aquário, de Ubatuba, Fundamar (Fundação para o Mar) e Cebimar (Centro de Biologia Marinha da USP) Universidade de São Paulo, de São Sebastião, e Polícia Militar, Polícia Florestal e Corpo de Bombeiro.
As equipes foram acionadas pela manhã e chegaram ao local por volta das 10h. O comandante da PM de Ubatuba, capitão Marco Antônio Marcondes Carvalho, disse que foi necessário pedir a ajuda de barcos-rebocadores dos Bombeiros e da Petrobras.
Para a oceanógrafa do Projeto Tamar, Berenice Gallo, as fortes ondas também atrapalharam no resgate do animal. O local é considerado área de arrebentação e, com a subida da maré, a baleia afundava cada vez mais.
Mais de 300 turistas acompanharam os trabalhos e aplaudiram quando o resgate finalmente foi concluído, por volta das 16h30 (leia texto nesta página).
A oceanógrafa da Fundamar, Shirley Pacheco de Souza, disse que essa espécie está ameaçada de extinção, mas sua presença na costa brasileira é comum nesta época. Ela afirmou que o mamífero segue em direção ao arquipélago de Abrolhos, na costa da Bahia, para se acasalar durante o inverno e faz o caminho inverso no verão.
A justificativa para que o animal tenha encalhado é que ele poderia estar doente, ter ficado preso em algum equipamento de pesca que o feriu e o deixou desnorteado ou ter contraído algum tipo de parasita que tenha afetado seu sentido de direção. (Fonte: ValeParaibano)

Resgate vira espetáculo para turista

Ubatuba - Mais de 300 pessoas acompanharam o resgate da baleia Jubarte na praia do Bonete, em Ubatuba, e aplaudiram o término da operação. Alguns turistas ajudaram na operação de resgate.
O advogado Marcelo Bucci, 32 anos, de Ribeiro Preto, disse que estava mergulhando nas proximidades quando viu a baleia e foi para a praia. Ele e outros turistas se uniram para puxar a baleia com cabos de aços.
A advogada Alexana Maluf de Morais, 24 anos, de Sorocaba, afirmou que estava caminhando pela trilha nas proximidades da praia quando soube do encalhe da baleia e foi ver de perto o animal. Ela levou uma rabada da baleia. "Eu fiquei muito perto dela", reconheceu.
A psicóloga Vera Ferretti, 55 anos, de São Paulo, coordenou um grupo de moradores e turistas para providenciar o material solicitado pelos oceanógrafos e equipe de resgate.
O que não faltou na praia foi fotógrafo amador para registrar o drama da baleia. "Eu nunca viu esse animal pessoalmente, agora vou guardar de recordação", disse o autônomo Júlio César Ribeiro, 22 anos, de São Paulo, que fotografou a baleia. (Fonte: ValeParaibano)

Mau tempo afasta turistas da praia

Caraguatatuba - O mau tempo de ontem no Litoral Norte espantou a maioria dos turistas das praias. A falta de sol, no entanto, não foi problema para outra parte de turistas que se arriscou ir às praias.
"Já que estamos aqui e não está chovendo, o jeito é curtir essa paz e depois arrumar um programa para fazer no final do dia", disse a comerciante Juciara Neves Reis, 31 anos, de São Paulo, que está passando o feriado em Caraguatatuba.
A estudante Juliana Mariak Costa, 21 anos, de Campinas, confessou estar frustrada pela falta de sol. "Mas, tenho fé em Deus que ele deve aparecer até amanhã (hoje), caso contrário não vão nem acreditar que estive na praia."
Se para alguns a presença do sol é fundamental, outros aproveitam o feriado para a descansar e conhecer lugares novos, longe das praias, como é o caso do estudante Fábio Nascimento, 23 anos, de São Paulo.
Ele e os amigos aproveitaram o dia ontem para fazer caminhada por trilhas e conhecer os locais mais distantes de Ubatuba. "Quero conhecer a vila de pescadores da praia do Cedro", disse.
Já o diretor de uma escola em Guarulhos Eduardo Portela Godoy, 36 anos, disse que só passear de barco, com chuva ou sol, serve para descansar. O estudante Pietro Zacarias, 26 anos, de Limeira, prefere curtir os "luaus" que acontecem na praia Vermelhinha do Centro, em Ubatuba.
Até amanhã estão sendo esperados cerca de 500 mil turistas na região. O tempo deve ficar nublado e podem ocorrer chuvas em pontos isolados hoje, de acordo com o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), em Cachoeira Paulista. (Fonte: ValeParaibano)

Saúde Bucal fará mutirão no bairro Pegorelli

Caraguatatuba - Após concluir o mutirão nos bairros Canta Galo, Martim de Sá e Serramar, a Divisão de Saúde Bucal de Caraguatatuba está dando início em novembro ao mutirão de saúde bucal no bairro Pegorelli. O mutirão conta com um micro-ônibus que estará transportando as crianças da escola Masako Sone para as UBS (Unidade Básicas de Saúde) mais próximas. A escola Masako Sone tem 82 alunos de 1ª a 4ª série. “O trabalho em mutirão envolve seis dentistas e é necessário porque na escola não há um consultório odontológico ou unidade móvel”, disse a Dr. Tânia Piganataro. O mutirão, segundo o diretor da Saúde Bucal, Dr. Benedito de Souza, irá oferecer a toda criança um tratamento conclusivo, deixando todas elas sem nenhuma cárie ou foco de infecção. “Vai ser um ataque em massa contra a cárie”, disse Souza. (Fonte: PMC)

SAB assume urbanização em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está transferindo para as Sociedades Amigos de Bairros a gestão de serviços anteriormente prestados pela administração para agilizar a execução de obras de pequeno porte relativas à urbanização das regiões mais afastadas do centro.
Ontem, o prefeito Zizinho Vigneron (PPS), participou da solenidade que faz a concessão administrativa para a área do loteamento Praia de Itamambuca.
Por meio do decreto, a SAB fica responsável pelas benfeitorias de urbanização na região, obras de ajardinamento, serviço de limpeza, conservação e manutenção de galerias e vigilância privada.
Para tanto, a sociedade deve apresentar projeto para prévia autorização da prefeitura.
O assessor da SAI (Sociedade Amigos da Itamambuca), Walter dos Santos Júnior, disse que a concessão de serviço é a forma mais adequada para o desenvolvimento dos bairros. Segundo ele, medida semelhante está sendo adotada nos bairros Lagoinha e Pulso, na costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

PM prende ladrões de toca-fitas

Ubatuba - Uma quadrilha de ladrões de rádios de carros foi presa anteontem em Ubatuba após um roubo. Os assaltantes foram denunciados por um vigia do loteamento Itamambuca, costa norte da cidade, que suspeitou quando o grupo abandonou um carro no local.
A Polícia Militar foi acionada e prendeu os suspeitos Willian Monteiro da Silva, 24 anos, Rodney Ramos, 25 anos, Rosana Aparecida de Oliveira Pinto, 30 anos, e Priscila do Amaral Godoy, 18 anos, acusados de furto.
No carro deles, a PM teria encontrado o aparelho furtado do carro do estudante J.M.J., 20 anos, entre outros objetos. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá realiza a 2ª Prova Pedestre da Primavera

Caraguatatuba - A ACORC - Associação dos Corredores de Rua de Caraguatatuba em parceria com a Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba estará realizando no domingo, dia 5 de novembro a 2ª Prova Pedestre da Primavera. A corrida terá a largada da Praça de Eventos às 9h30 da manhã. O percurso é de 10 Km para adultos e 5 Km para categoria infantil, até 14 anos. Os adultos poderão correr até a Praça Sílvio Zuliani, na Praia das Palmeiras e as crianças até o Quiosque Canoas, na Praia do Indaiá. A ACORC estima que cerca de 250 pessoas participem da corrida. No ano passado, um total de 136 pessoas participaram. No retorno e na chegada será oferecido água e um kit frutas para os participantes. Segundo o coordenador da ACORC, José da Solidade Luiz, a prova é realizada com o objetivo de incentivar a prática do exercício e também descobrir talentos que poderão até virem a participar de maratonas. (Fonte: PMC)

Cabeças-de-chave estréiam em Maresias

São Sebastião - O Hang Loose Pro Contest de surfe, em São Sebastião, reserva para hoje a estréia dos cabeças-de-chave e, apesar da previsão de mau tempo, deverá lotar a praia de Maresias durante todo o dia.
Serão disputadas 16 baterias, onde surfistas brasileiros e estrangeiros vão se degladiar em busca da inclusão no grupo de elite em 2001, já que o torneio também vale a 28ª etapa do World Qualifying Series (WQS).
Os 1.500 pontos em disputa e US$ 60 mil em prêmios são um incentivo e tanto para garantir a vaga na edição de 2001, no Havaí.
Dos quatro finalistas da edição realizada no ano passado, apenas o vice-campeão, Jojó de Olivença, da Bahia, já estreou na Praia de Maresias neste ano.
"O mar baixou bastante em relação a ontem (quinta-feira). Na minha bateria, vieram poucas ondas, estava muito difícil de se posicionar dentro d'água, mas consegui achar uma onda salvadora no finalzinho e me classifiquei", contou Jojó, que no ano passado só foi derrotado pelo paranaense Peterson Rosa, com o baiano Christiano Spirro ficando em terceiro lugar e o potiguar Joca Júnior em quarto.
Hoje também está prevista a realização das oitavas-de-final. A finalíssima, acontece amanhã, com as baterias se inciando a partir das 12h30.
"CAMPEÃO" -- Ontem, Hang Loose Pro Contest começou com uma surpresa. O pernanbucano Paulo Moura --que está entre os 44 melhores do mundo-- venceu sua bateria.
"Foi difícil, porque as ondas pioraram muito e você nunca sabe se ela vai ser boa ou não. Vamos ver como é que vai ser amanhã (hoje)", disse Moura, que irá abrir o hoje na Praia de Maresias contra os cabeças-de-chave Fábio Gouveia (PB) e Tinguinha Lima (SP), além de Wagner Pupo (SP), que ganhou a segunda colocação na bateria de Sávio Carneiro.
NA RABEIRA -- Dos que estão na briga pelas últimas vagas na lista dos 16 surfistas do WQS que serão classificados para o WCT 2001, no Havaí, só os estrangeiros já entraram na competição e dois deles foram eliminados ontem: o havaiano Shawn Sutton (11º lugar) e o sul-africano Simon Nicholson (16º).
Ainda correndo atrás de pontos para se manter no WCT, o cabo-friense Victor Ribas e o carioca Yuri Sodré foram escalados na nona e décima baterias, respectivamente.
"Se eu conseguir vencer aqui, praticamente garanto a minha vaga lá no Havaí, pois eu vou somar qualquer pontuação lá, enquanto aqui estou descartando 600 pontos", explicou Vitinho, que ocupa a 43ª posição no atual ranking do WQS 2000. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe feminina de Ubatuba perde semifinal da LIVOVALI

Ubatuba - A equipe juvenil feminina de vôlei da S.E.L./Ubatuba, não foi feliz na primeira partida da semifinal da LIVOVALI, e perdeu por 3 sets a 1 para o time do Tênis Clube de São José dos Campos. As parciais foram 24/26-19/25-25/20-13/25. O técnico Geraldo Vanoni disse ao final da partida que as atletas de Ubatuba até se superaram, visto que o adversário tem mais experiência e jogadoras mais altas, o que facilita ataques e bloqueios.
Neste sábado as equipes voltam a se encontrar, desta vez em São José, e Ubatuba precisa da vitória para forçar a terceira partida no Domingo. Ainda neste Sábado a equipe mirim masculina da S.E.L./Colégio Taba, comandada pelo técnico Marcos Jardim, vai a Pindamonhangaba, para a primeira partida do play-off semifinal. (Fonte: SEL)

Hoje tem semi-final Dentinho ne Estádio

Ubatuba - Acontece neste sábado a semi final do campeonato municipal de futebol categoria Dentinho. O estádio Cicillo Matarazzo vai ser palco de duas boas partidas, às 9:00 Hs. Atlantic x Transerv, 9:30 Hs. A.P. Veraneio x Calçados Fernandes. As equipes Atlantic e A.P. Veraneio jogam com a vantagem do empate por terem realizado melhor campanha na primeira fase. A final acontecerá no dia 11. (Fonte: SEL)

Rodada final do JOIS acontece neste sábado

Ubatuba - Se o tempo permitir, o torneio de futebol do JOIS (Jogos Intersecretarias) será definido neste sábado. Devido ao mau tempo a rodada final foi adiada por três vezes, mas todos esperam que desta vez as condições meteorológicas estejam a favor e as partidas possam acontecer. Na primeira partida a equipe da Administração enfrenta o time da Obras II, à partir das 14 horas. Na seqüência, a Guarda Municipal enfrenta a Obras I. A final deve acontecer por volta das 16:30 hs. Independente do resultado a campeã do 3º JOIS é a Secretaria de Esportes e Lazer que totalizou 85 pontos, contra 72 da Administração que pode chegar a 79 se for campeã no futebol. (Fonte: SEL)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor