Volta para página inicial
Últimas Notícias

Screen Saver
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Terça-feira, 06 de junho de 2000 Arquivo

Empresária luta com assaltante armado
Estação de Tratamento de Esgoto Martim de Sá é acionada
Saúde faz alerta sobre caramujo "Escargot Africano"
Ubatuba restaura monumentos históricos
Sobradão do Porto
Prefeitura promove semana de Meio Ambiente
Diocese continua em festa
Ditran desvia trânsito no bairro do Poiares
XV vence mais uma e sobe na tabela de classificação
II Etapa do Brasileiro de Canoagem

 

Empresária luta com assaltante armado

O suposto assaltante Adilson Aparecido Costa, 20 anos, foi preso na noite de anteontem em Caraguatatuba após ser ferido por um disparo de sua própria arma quando tentava roubar a casa da empresária M.A.R. 48 anos, no Jardim Gaivotas. O assalto foi frustrado pela empresária que brigou com os assaltantes. "Quando vi os três homens invadindo minha casa, pensei que fosse brincadeira porque esperava um grupo de jogadores", disse a empresária.
Segundo ela, um dos bandidos entrou no quarto de sua filha A.L.D.N., de 25 anos, e outro foi atrás do seu genro J.M.O., de 22 anos. "O que ficou comigo tentou me agredir, daí não aguentei e fui para cima. Eu o peguei pela jaqueta e o joguei no chão. Eu batia e ele gritava", disse. No momento da briga, um homem apareceu com a arma apontada para a cabeça de sua filha. "Eu pulei para cima dele e comecei a agredi-lo também. De repente só ouvi o tiro, vi o sangue e saí correndo para o meu quarto. Um deles chegou a disparar dois tiros na porta enquanto meu genro puxava minha filha para o banheiro."
Os três assaltantes escaparam, mas policiais militares localizaram Costa no pronto-socorro onde estava sendo atendido. Os outros dois foram identificados como "Du" e "Porquinho". A empresária disse aprendeu a lutar quando era criança. "Fui criada na fazenda e aprendi a me defender com meus amigos". O delegado de Caraguá Fábio de Carvalho Joaquim aconselha as a não reagirem aos assaltos.  (Fonte: ValeParaibano)

Estação de Tratamento de Esgoto Martim de Sá é acionada

A ETE - Estação de Tratamento de Esgoto Martim de Sá - teve o seu botão de funcionamento acionado no último dia 3, quando foi inaugurada. Estiveram prestigiando a inauguração diversas autoridades como o Deputado Estadual Paulo Julião, que esteve representando o Governador do Estado Mário Covas; o vice-presidente da Sabesp, Oswaldo Ali; que recebeu na semana passada o título Cidadão Caraguatatubense; o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva; os vereadores Eliberto Farias de Queirós e Demétrius Viana de Negreiros, de São Sebastião; o Presidente da Câmara de Ilhabela José Donizetti; o Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Celso Pereira e também os vereadores das Câmaras Municipais de Caraguá e Ilhabela, o presidente do Porto de São Sebastião, os presidentes das SAB’s, moradores e diversos representantes da sociedade.
A Estação de Tratamento de Esgoto Martim de Sá atenderá os bairros da Casa Branca, Olaria, Sumaré e Martin de Sá. A estação, uma das mais modernas do país, custou R$ 11 milhões e beneficiará mais de 3.000 moradias nos quatro bairros. Construída no bairro da Martin de Sá, conta com quatro tanques de 4 mil metros cúbicos cada, doze aeradores, dois adensadores e uma centrífuga. O sistema tem capacidade para tratar 110 litros por segundo e inclui 39,3 km de rede coletora de esgotos, beneficiando cerca de 16,5 mil pessoas. Todo o esgoto coletado nos bairros da Olaria, Casa Branca, Sumaré e Martin de Sá será tratado na estação com redução de 85% da poluição, através da demanda química e biológica do oxigênio, de acordo com os padrões internacionais. (Fonte: PMC)

Saúde faz alerta sobre caramujo "Escargot Africano"

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, está orientando os moradores para que evitem contato com o molusco conhecido como "Escargot Africano", também conhecido como caracol ou simplesmente, caramujo. Segundo a Vigilância Epidemiaológica de Caraguatatuba, este tipo de molusco pode transmitir doenças ao homem, entre elas, a apendicite, meningite e verminoses. O "Escargot Africano" se reproduz rapidamente, podendo atingir de 15 a 20 centímetros de comprimento e, pesar até 500 gramas. Este tipo de molusco pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e poças d’água. A Vigilância Epidemiológica recomenda aos moradores que ao identificarem este tipo de molusco, recolham o caramujo colocando-o em um saco plástico contendo sal, antes de jogá-lo no lixo. A Vigilância Epidemiológica está dando mais informações sobre o "Escargot Africano", através do telefone 420-8196 ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Avelino Ferreira, 327, no bairro Estrela D’Alva e unidades básicas de saúde. (Fonte: PMC)

Ubatuba restaura monumentos históricos

Um convênio a ser assinado nesta terça-feira, dia 6 de junho, às 20h30, dará início à elaboração do projeto de restauro do Sobradão do Porto, um dos símbolos de Ubatuba, uma construção com mais de 150 anos de história. O convênio tem a participação da Fundart, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Recuperação de Bens Culturais. O evento contará com a presença do prefeito de Ubatuba, Zizinho Vigneron, da Presidente da Fundart, Eliane Inglese, e do presidente do Instituto de Recuperação, José Titonele. Esta é a primeira etapa para que o prédio seja restaurado.
A elaboração visa o desenvolvimento do projeto arquitetônico com plantas, cortes e fachadas, onde constarão itens a serem restaurados e readequados; memorial descritivo contendo todas as informações sobre materiais e possíveis técnicas e procedimentos a serem executadas durante a obra; execução de painéis para apresentação, divulgação e exposição do projeto aprovado pela Fundart; encaminhamento do projeto para a aprovação no IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Turístico. (Fonte: FUNDART)

Sobradão do Porto

O prédio do Sobradão do Porto foi construído em 1846 pelo armador português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, que veio ao Brasil em 1.808 junto com a Corte portuguesa. Aqui foi fazendeiro de café proprietário de extensa área de terra.
O edifício é uma versão litorânea da arquitetura urbana que começa a aparecer a partir de 1.840, sobretudo nas vilas do planalto. Para a construção do Sobradão, Manoel Baltazar da Cunha Fortes mandou vir de Portugal as vigas, os gradis das varandas e os portais de pedra das portas, as cantarias. Baltazar Fortes alternou a técnica brasileira da taipa de pilão à alvenaria européia. As pinturas das paredes foram feitas por franceses. O terceiro andar e o tratamento dado à fachada tornaram esta obra notável, último testemunho da época de riquezas para Ubatuba, que plantava café e exportava sua produção via marítima.
O Solar servia de armazém no andar térreo, onde ocorria comércio de sal, cereais e outras mercadorias, e de moradia para a família nos dois andares superiores até cerca de 1.926, quando o espólio da falecida Benedita Fortes Costa, filha de Baltazar, o alugou para fins de hotelaria. Assim permaneceu até 1.934, sob a denominação de Hotel Budapest, quando foi vendido pelo herdeiro Oscar Costa à Cia. Taubaté Industrial - CTI, de Félix Guizard. Datam dessa época o maior número de alterações sofridas pelo edifício e área circunvizinha, onde Guizard mandou construir uma fileira de pequenas casas, que serviam de colônia de férias aos funcionários da CTI.
Em 1.959 foi tombado pelo SPHAAN - Secretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional, e em 1.983, com verbas do Ministério da Cultura sob a supervisão do SPHAAN de São Paulo. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, criada em 1.987, passou a ocupar o prédio no mesmo ano. (Fonte: FUNDART)

Prefeitura promove semana de Meio Ambiente

A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semur), promove a Semana do Meio Ambiente. A programação começou ontem, dia 5, quando foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A formação da cooperativa de triagem de sucata União de São Sebastião será discutida em assembléia nesta terça-feira, dia 6, as 9h, na Videoteca Municipal. A abertura da exposição de materiais recicláveis da Associação Brasileira Indústrias de PET (ABIPET) e de artesanato feito com pet (embalagem plástica usada na comercialização de bebidas) no Paço Municipal.
Na quarta-feira, dia 7, a partir das 9h, acontece um mutirão de limpeza da praia. O mutirão será feito do Porto Grande ao Pontal da Cruz. A equipe de paisagismo do Viveiro Municipal e os participantes do projeto Jovem Viveirista irão trabalhar no paisagismo da praça da Vela e do Porto Grande, região central. Já as 13:30 está marcada uma visita ao sítio arqueológico do bairro de São Francisco, região central.
Funcionários da Semur, alunos do curso de gestão ambiental e monitores do Ecoturismo percorrerão a trilha do Ribeirão do Itú na quinta-feira, dia 8, a partir das 8h. Já às 18h, o consultor Roberto Ávila, falará sobre estruturas de apoio náutico no restaurante Cauim, em Boiçucanga. Na sexta-feira, dia 9, acontece um mutirão de limpeza na aldeia indígena guarany do rio Silveira, em Boracéia, costa sul. As 15h, está programada uma visita ao aterro controlado para apresentação do sistema alemão de tratamento mecânico-biológico na praia da Baleia, costa sul. (Fonte: PMSS )

Diocese continua em festa

Terminou neste Domingo, dia 4, a IX Festa do Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba. Mais de 2 mil pessoas participaram da procissão de encerramento, terminando com Missa solene na Catedral, presidida por Dom Fernando Mason. A festa que durou 10 dias, reuniu na Catedral do Divino Espírito Santo, centenas de pessoas que participaram das celebrações e novena, e também do bingo e barracas de comidas típicas.
O mês, tradicional de festas juninas, já está comemorando, desde o dia 31 de maio, o padroeiro da cidade, Santo Antonio. Na igreja matriz acontece todos os dias, às 19 horas, a Trezena de Santo Antonio e, até o dia12 de junho, no salão paroquial, quermesse e bingo com prêmios especiais todas as noites. A partir do dia 13, a festa é transferida para a Praça de Eventos, quando acontece, às 18 horas, a procissão saindo da igreja matriz até a praça com celebração de Missa solene celebrada por Dom Fernando Mason, bispo diocesano, e a realização do 2º casamento comunitário que este ano receberá para o sacramento do matrimônio, 95 casais da comunidade. O "Arraiá da Praia', na Praça de Eventos acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e trará, todas as noites, apresentação de shows musicais. A festa vai até o dia 02 de julho, quando a comunidade católica celebra São Pedro, padroeiro dos pescadores (Dia de São Pedro - 29 de junho).

Ditran desvia trânsito no bairro do Poiares

A Ditran-Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba está sinalizando e desviando o trânsito nas ruas do bairro do Poiares, em razão das obras de saneamento básico que estão sendo realizadas no bairro pela Sabesp. Segundo o diretor da Ditran, Celso Rapaci, as obras de saneamento básico terão duração de seis meses, período em que a Ditran estará prestando orientação aos motoristas que circulam pelo bairro. (Fonte: PMC)

XV vence mais uma e sobe na tabela de classificação

O XV de Caraguatatuba continua subindo na classificação da Série B-1 e ao somar no domingo passado a sua terceira vitória, atingiu a 12ª colocação, depois de ter passado algumas rodadas no 16º e último lugar. Em casa, o XV teve dificuldades para superar o São Bernardo, mas o gol do atacante Leonardo, aos 10', acabou sendo o suficiente para o marcador final de 1 a 0.
O XV, do técnico e presidente Eduardo Gonçalves, venceu com: Paulinho; Donga, Marcelo, Vinícius e Osni (Lê); Adernam, Osvaldinho, Edinho (Felipe) e Flávio: Danilo (Kanu) e Leonardo.
A promoção de 60% de desconto no preço do ingresso para quem trouxesse um quilo de alimento não perecível rendeu 70 quilos já entregues à Promoção Social da prefeitura. Para o próximo domingo, contra o Flamengo, em Guarulhos, o meia Edinho é dúvida. Ele sofreu uma contusão no pé e nem pôde concluir a partida de anteontem.  (Fonte: ValeParaibano)

II Etapa do Brasileiro de Canoagem

O gaúcho Maurício de Souza ficou com o título da II Etapa do Brasileiro de Canoagem, categoria Wavesfi, disputada, nesse final de semana, na Praia Grande, em Ubatuba. A competição serviu para definir a equipe brasileira que embarcará no dia 15 de junho para a África do Sul para disputar o campeonato mundial.
Apesar da conquista, Maurício não fará parte da equipe devido a motivos particulares. Garantiram vaga entre os que defenderão o Brasil André de Souza, Luciano Debastiani, Christian Borba, Luciano Cavalcanti, Mário Silveira, Jerry Sirrena, Rogério Cruz e Jair Pessoti.
Na categoria Kayak Surf, o título ficou com o carioca Marco Andrei, com Gustavo Ennes em segundo e Danaiel Loureiro em terceiro. A etapa distribuiu 2500 pontos para o ranking do mundial da Califórnia, que será disputado em março de 20001.
Na disputa por equipe, o título ficou com a Totora Team, de Santa Catarina, e o segundo lugar com a SP Tag, de São Paulo.
Para Rogério Cruz, organizador da etapa, a disputa do final de semana foi bastante equilibrada devido às condições do mar, que teve ondas de um metro, e ao nível dos competidores. A prova serviu para confirmar definitivamente Ubatuba no calendário da competição. "Ubatuba é uma das favoritas dos atletas. Eles ficam pressionando para que a etapa aconteça logo. As condições do mar e a beleza da cidade fazem a diferença", disse. (Fonte: PMU)

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi