Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 06 de outubro de 2000 - Nº 146 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Eleições 2000:

Confira os resultados das Eleições
para Prefeitos e Vereadores no Litoral Norte!

Principais Manchetes:

Litoral tenta atrair turista argentino
Grupo faz estudo sobre trilha em S. Sebastião
Maresias sedia treinamento do curso de guarda-vidas
Inscrições para guarda-vidas temporários 2001 continuam abertas
Ambientalista da Ilha quer medidas contra Petrobras
Droga é encontrada perto do portão de creche em Caraguá
Projeto de Restauro do Casarão do Porto está pronto
Trabalho Infantil é tema de exposição da FUNDART
Agenda da FUNDART


Litoral tenta atrair turista argentino
Cidades mostram potencial turístico da região em feira em Buenos Aires; meta é ampliar número de visitantes

Caraguatatuba - As cidades do Litoral Norte - Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba - estão buscando ampliar o número de turistas argentinos na região, que representou 10 mil pessoas no ano passado nos quatro municípios. Representantes das cidades participam este mês da FIT (Feira Internacional de Turismo), que acontece em Buenos Aires. O objetivo é mostrar a região para os argentinos.
Todo o potencial turístico da região, denominada de Costa Verde, será apresentado para operadores de viagens e imprensa presentes na feira. Um vasto material individual e em conjunto foi confeccionado pelo departamento de turismo das quatro cidades e será exposto no estande que será montado em parceiria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
"O Litoral Norte tem condições de atrair mais turistas, mas está faltando esse trabalho junto à base", afirmou José Carlos de Souza, diretor de Turismo do Sindicato dos Hotéis e Pousadas de Ubatuba.
OCUPAÇÃO - O secretário de Turismo de Ilhabela, Carlos Alberto Nafal, disse que a expectativa é grande com relação à feira. Segundo ele, o município tem 104 meios de hospedagens, entre hotéis e pousadas e conta com cerca de 7.000 leitos. No total a região tem 300 hotéis e 20 mil leitos.
"O maior problema é que o índice de ocupação é muito baixo fora da alta temporada, sendo que há estrutura para receber turistas durante todo o ano."
Essa também é a visão Werner Hefler Benz, proprietário do hotel Porto Pacuíba, em Ilhabela. Ele afirmou que o perfil do turista estrangeiro é diferente do turista paulista, que frequenta a região no final de semana ou feriado prolongado.
"O turista de fora normalmente fica mais tempo na região, por isso é importante essa união das cidades. Ele também compra artesanato e quer conhecer um pouco mais da cultura local."
Segundo o diretor de Turismo e Fomentos, de Caraguá, Marcos Galvão, o estande montado na FIT vai mostrar o Litoral Norte com decoração de redes, canoas, artesanato caiçara e um bar onde serão servidos caipirinha, batidas e sucos.
A FIT acontece de 21 a 24 de outubro no prédio Ferial Palermo, em Buenos Aires. O estande do litoral será identificado como Costa Verde.
O primeiro passo na busca de um novo segmento de turismo ocorreu no ano passado quando representantes de Caraguá e Ilhabela participaram da Intertur 99, na embaixada brasileira, em Buenos Aires. O resultado foi considerado positivo, uma vez que vários turistas argentinos visitaram à região nesta temporada. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo faz estudo sobre trilha em S. Sebastião

São Sebastião - As principais trilhas de São Sebastião serão avaliadas por alunos do curso de pós-graduação da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz), de Piracicaba. Eles vão fazer um levantamento da capacidade de ocupação de cada uma das trilhas e se a região pode sofrer algum tipo de dano.
A avaliação faz parte da pesquisa "Manejo de Impacto de Visitação", que está sendo elaborada por um grupo de 25 alunos. Segundo o diretor do Parque Estadual de São Sebastião, Edson Marques Lobato, atualmente é permitida a presença de até 40 pessoas por dia nas trilhas Cachoeira do Itú, Praia Brava, Limeira e Guaecá.
"Queremos saber se o limite que estamos usando é o ideal para a preservação da área do parque", afirmou. Ele disse que, por meio desse estudo, será possível saber o que é possível e obrigatório levar durante a caminhadas nas trilhas.
Lobato disse que esta é a segunda etapa do plano de manejo que está sendo desenvolvido dentro do PPMA (Plano de Preservação da Mata Atlântica). A pesquisa será realizada entre os dias 25 e 29 de outubro.
Em Caraguatatuba, alunos do curso de turismo da Universidade São Marcos, de São Paulo, realizam amanhã um levantamento do potencial turístico na região de Massaguaçu. O objetivo é conhecer lugares na praia que possam ser explorados do ponto de vista turístico. (Fonte: ValeParaibano)

Maresias sedia treinamento do curso de guarda-vidas

São Sebastião - A praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, recebeu ontem 30 soldados do Corpo de Bombeiros para treinamento do curso de guarda-vidas realizado no litoral paulista, cuja base fica no Guarujá, Baixada Santista. Deste número, sete são formados e buscam reciclagem; 12 vêm de outros municípios, e o restante pertence ao grupamento do Litoral Norte.
Conforme explicou o tenente Danilo, instrutor de prevenção e salvamento aquático, muitos bombeiros participantes são do interior do Estado. Dentro da programação do curso de guarda-vidas, eles visitam várias praias para aprender as diferentes características do mar. Em cada praia é realizada uma análise de risco. Por exemplo, em Maresias, onde fizeram o treinamento na manhã de ontem, existem 21 pontos de “correntezas de retorno”.
De acordo com o tenente Danilo, estas correntes são perpendiculares à praia e, normalmente, são as principais causadoras de afogamento. “O banhista é puxado para o mar por estas correntezas”, enfatizou o instrutor. Ainda em Maresias, os pontos mais perigosos são: área próxima ao Maresias Beach e em frente ao Venice. Ao longo dos mais de 3Km de praia estão fixadas várias placas que informam aos banhistas sobre o perigo das correntezas.
O curso de guarda-vidas ministrado para os bombeiros tem a participação de apenas uma mulher. As aulas teóricas e práticas foram iniciadas no dia 30 de julho e devem ser concluídas no fim deste mês. Na semana passada, os participantes do curso estiveram em Itanhaém, Litoral Sul. Já na próxima semana, o treinamento será na praia Massaguaçu, em Caraguatatuba. No feriado de Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil), quinta-feira, 12, todos estarão reforçando o efetivo em praias da região.  (Fonte: Imprensa Livre)

Inscrições para guarda-vidas temporários 2001 continuam abertas

São Sebastião - As inscrições para o curso de guarda-vidas temporários continuam abertas em São Sebastião. A seleção vale para ambos os sexos, desde que saibam nadar, tenham bom condicionamento físico e que estejam interessados em participar das aulas e treinamento.
O objetivo é formar guarda-vidas que, de acordo com o número de vagas, poderão trabalhar na temporada de verão em São Sebastião. Estes deverão ser contratados temporariamente pela prefeitura ou entidades privadas.
O curso a ser ministrado pelo Corpo de Bombeiros ocorrerá entre 28 de novembro e 15 de dezembro. Os interessados podem procurar a sede do Posto de Bombeiros Marítimos, na avenida Francisco Loup, s/nº, em Maresias, Costa Sul, ou ainda, na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1111, no Centro.
Para a inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos: cédula de identidade; atestado de conclusão do 1º grau; e atestado médico afirmando aptidão para exercer atividades físicas. A idade mínima é 18 anos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0xx12) 465-6700.  (Fonte: Imprensa Livre)

Ambientalista da Ilha quer medidas contra Petrobras

Ilhabela - O advogado e ambientalista Eduardo Lobo Martines, de Ilhabela, quer que a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) do Estado de São Paulo exija da Petrobras “medidas eficazes de prevenção e acidentes e reparação”, com objetivo de evitar possíveis desastres ambientais na região. Para isso, ele informou que ainda ontem estaria enviando um ofício com fotos de um pingüim encontrado recentemente cheio de manchas de óleo atrás da Ilha para a sede do órgão estadual em Ubatuba.
Martines salientou que o documento também será encaminhado às Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Ilhabela e São Sebastião, Promotoria da Ilha e também à Petrobras. “Além de exigir medidas mais eficazes, a idéia é sensibilizar a sociedade para este problema”, enfatizou o ambientalista.
Conforme explicou o advogado Eduardo Martines, o pingüim encontrado há cerca de duas semanas estava impregnado por óleo na praia das Enchovas, atrás da Ilha. O animal chegou vivo à praia, porém, “agonizando” com o óleo, acabou morrendo.
Ele fotografou o pingüim que, segundo afirma, era acompanhado por mais quatro animais da mesma espécie. A praia das Enchovas fica próxima à comunidade tradicional do Bonete.  (Fonte: Imprensa Livre)

Droga é encontrada perto do portão de creche em Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 100 gramas de maconha, em tijolo, foi encontrada na manhã de ontem, próxima ao portão de entrada do lado de dentro de uma creche, no bairro Tinga, em Caraguatatuba. A Polícia Militar foi acionada pela responsável do setor e apreendeu a droga, encaminhando para delegacia. De acordo com a polícia, a administradora ao chegar para abrir a creche encontrou o “embrulho” e ao constatar que poderia se tratar de droga chamou a polícia. O setor explicou que provavelmente durante a noite ou madrugada, uma pessoa pode ter visto uma viatura passando e resolveu jogar a droga dentro da creche para se livrar. A maconha ficou apreendida na Delegacia de Polícia de Caraguatatuba, onde foi elaborado o boletim de ocorrência de apreensão de entorpecente.  (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto de Restauro do Casarão do Porto está pronto

Ubatuba - No último dia 29 de setembro, a FUNDART deu mais um passo para a preservação da memória de Ubatuba. Durante o lançamento do livro “Os Caiçaras Contam”, o secretário de Recuperação de Bens Culturais, Emanuel Von Laurenstein Massarani, entregou o projeto de restauro do Casarão do Porto, feito pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.
No material entregue estão o projeto arquitetônico, com plantas, cortes, fachadas, onde constam itens a serem restaurados e readequados, o memorial descritivo contendo todas as informações sobre materiais e possíveis técnicas e procedimentos a serem executadas durante a obra. O projeto vai agora para a aprovação do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Turístico. Em seguida, será encaminhado ao Ministério da Cultura, para aprovação e inclusão na Lei Rouanet de incentivos fiscais à cultura e que permite a captação de recursos para fazer o restauro.
A realização deste projeto faz parte de um convênio assinado em junho, entre a FUNDART e o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Estado de Recuperação de Bens Culturais e a Prefeitura Municipal. O secretário também entregou duas obras pertencentes a FUNDART que foram restauradas: um desenho de Felix Guizard e uma tela de Baltazar da Cunha Fortes.
Outro grande momento da noite, foi a entrega de “Os Caiçaras Contam” aos caiçaras presentes no Auditório da FUNDART. O livro, que mostra os últimos 100 anos da história de Ubatuba através de relatos de moradores antigos da Cidade, reúne cerca de 20 depoimentos mostram os últimos 100 anos de Ubatuba através do ponto de vista do caiçara e pode ser adquirido na FUNDART. Depois da solenidade, o violeiro João Alegre brindou os convidados com algumas de suas músicas. (Fonte: Fundart)

Trabalho Infantil é tema de exposição da FUNDART

Ubatuba - O Salão de Exposições da FUNDART está com abre uma nova exposição nesta semana. De 6 a 25 de outubro o público pode ver “Trabalho Infantil”, uma exposição que reúne trabalhos de foto jornalismo. Participam Carol Quintanilha, Iolanda Huzak, Gilberto Marques, Marcello Vitorino, Marcelo Alves, Adão Macieira, Ernesto de Souza, Ivo Coelho, Amilton Vieira, Dermânio de Lima, José Luis da Conceição, Claudio Rossi, Antônio Gaudério, Regina Vilela, Jorge Beraldo, Marco Aurélio e Glória Jafet. Estas imagens fazem parte do acervo do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo que em outubro de 97 convidou os fotógrafos para montar uma exposição sobre este tema.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), existem no mundo em torno de 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos que trabalham. No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil. Mesmo assim, existem 2,7 milhões de crianças e adolescentes que não estudam porque são submetidos ao trabalho em condições indignas, privados dos direitos elementares de cidadania. O objetivo desta exposição é o de sensibilizar a sociedade para este problema.
A exposição fotográfica “Trabalho Infantil” está no Salão de Exposições da FUNDART. A Exposição pode ser visitada de 6 a 25 de outubro de 2000, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.  (Fonte: Fundart)

Agenda da FUNDART

O Cine Clube apresenta neste sábado, dia 7 de outubro, o filme Quero ser John Malkovich, às 20 horas, no Auditório da FUNDART. No domingo é a vez de Tarzan, às 17 horas. A entrada é franca.

As inscrições para os cursos de Canto, Cestaria, Teatro, Modelagem para crianças, Pintura, Entalhe, e Sapateado continuam abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38.

A exposição fotográfica “Trabalho Infantil” está no Salão de Exposições da FUNDART. Junto com esta exposição, o público pode ver as fotos do projeto Cultura na Praça, da FUNDART. A Exposição pode ser visitada de 6 a 25 de outubro de 2000, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

O Cultura na Praça está neste domingo, dia 8 de outubro, na EMEF do Monte Valério, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

A Biblioteca está atendendo ao público aos sábados. Das 12 às 18 horas, os usuários podem retirar livros, ler jornais, consultar CD-ROMs e navegar pela internet. A Biblioteca fica na Praça Treze de Maio, 52, centro. Mais informações pelo telefone (12) 434 1076 ou pela internet, www.fundart.com.br

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor