Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 07 de dezembro de 2000 - Nº 183 Arquivo
Gefran Brinquedos
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Clodovil pede cargo para livrar Ubatuba de "maldição"
Moradores fazem protesto contra a venda de ilha no litoral norte
Defesa Civil faz balanço
Secretaria abrirá inscrições para creches
Eloíza permanecerá no comando da Fundacc
Oficinas culturais realizam exposições
Violões e Percussão juntos na apresentação de final de ano
Capoeira mostra ginga em apresentações finais
Inscrições abertas para Água Viva Coral
Homem é executado com cinco tiros em Caraguá


Clodovil pede cargo para livrar Ubatuba de "maldição"
Estilista e apresentador de TV diz que planeja "mostrar a cidade para o mundo"; Paulo Ramos descarta secretaria

Foto: Paulo DamaradzkiUbatuba - O estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandes afirma que planeja ser secretário de Turismo de Ubatuba para livrar a cidade de uma "maldição tupinambá" e mostrá-la para o mundo.
Clodovil recebeu um convite do prefeito eleito Paulo Ramos (PFL) para ser o "embaixador" do turismo na cidade, mas recusou a proposta sob a alegação de que só aceita ser secretário.
Clodovil mora há 22 anos em Ubatuba, vota na cidade e diz defender o seu "desenvolvimento". Em entrevista ontem, Clodovil afimou que é preciso livrar a cidade de uma "nuvem negra provocada pela Maldição de Cunhambebe", chefe da tribo dos índios Tupinambás, que teria sido atacado na praia de Iperoig e, pouco antes de sua morte, profetizou: "nesta terra nada vingará".
O estilista afirmou que é preciso haver uma "mudança de mentalidade na cidade". "Ubatuba não é mais uma vila de pescadores, tem sua vocação turística, mas não poder ser um local onde só desce o Vale do Paraíba. O mundo precisa conhecer isso aqui."
Entre as propostas como secretário, Clodovil afirma que montaria eventos para atrair "turistas da alta roda" e citou a possibilidade de transformar parte de sua casa, na praia do Puruba, costa norte do município, em uma boate.
Ele defendeu ainda a retirada do aeroporto do local onde está hoje, na praia de Iperoig. "O local pode ser usado para instalação de hospital, que falta na cidade, área de exposição, menos para manter esse trambolho segurando o desenvolvimento de Ubatuba."
Ele foi categórico ao afirmar que se interessa em ser secretário de Turismo e se houver aprovação popular em torno do seu nome. "Embaixador eu já sou, porque sou um dos únicos que ainda divulga o nome de Ubatuba por onde vou".
COMPROMISSOS - O prefeito eleito Paulo Ramos, disse ontem que não há possibilidade de Clodovil assumir a Secretaria de Turismo, que deverá ser criada no início de sua gestão, devido a compromissos de campanha. Ramos ainda não anúnciou oficialmente quais serão os integrantes do primeiro escalão de seu governo.
Ele voltou a afirmar que tem interesse em ver o apresentador como embaixador de turismo, com uma sala no Gabinete, para continuar fazendo o trabalho de divulgação.
Para o presidente da ACIU (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), Josias Baltazar Sabóia, a participação de Clodovil no governo seria a melhor coisa que poderia acontecer para o município. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores fazem protesto contra a venda de ilha no litoral norte

São Sebastião - A Sociedade Amigos de Boiçucanga, bairro da costa sul de São Sebastião, realizou uma manifestação ontem, em frente à administração regional da prefeitura, para protestar contra o leilão da Ilha dos Gatos, que já pertenceu ao magnata norte-americano Nelson Rockfeller e será leiloada no próximo dia 12, com um lance mínimo de R$ 6 milhões. A ilha fica em uma das áreas mais badaladas do litoral norte e possui cerca de 83 mil m² cobertos por vegetação nativa da mata atlântica. O imóvel pertence à entidade ambiental Sociedade Ecológica Brasileira, sediada em Santos, que comprou a ilha há um ano e meio com interesse de desenvolver pesquisas na área, mas cancelou o projeto por falta de verbas. Os moradores de Boiçucanga temem que a ilha se transforme em um pólo turístico e estão organizando um abaixo-assinado para enviar ao prefeito João Siqueira (PSB), à Câmara e à Assembléia pedindo o cancelamento do leilão. A ilha é considerada um reduto de pesca artesanal. A proprietária da área disse que o protesto não muda a disposição de fazer o leilão. (Fonte: Folha Vale)

Defesa Civil faz balanço

São Sebastião - A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de São Sebastião fez um balanço de suas atividades no mês de novembro. A Comdec atendeu a 52 ocorrências, entre elas apoio ao projeto de Ecoturismo, queda de rochas em rodovias, deslizamento de encosta, alagamento de residência, assoreamento de córregos e outras. A Comdec encaminhou ainda mais 12 ocorrências aos órgãos competentes.
A Defesa Civil participou também de reuniões para planejamento do Plano Apell, do curso para o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), de exercício simulado de busca e salvamento na mata e da Semana do Trauma, em conjunto com o Corpo de Bombeiros. (Fonte: PMSS)

Secretaria abrirá inscrições para creches

São Sebastião - A Secretaria Municipal da Educação estará com inscrições abertas para as creches municipais no período de 11 a 15/12. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da Educação, das 9 as 11h e das 15 as 17h. Os pais ou responsáveis devem levar a seguinte documentação: xerox da certidão de nascimento da criança; xerox do comprovante de residência; declaração de trabalho da mãe, com data recente. (Fonte: PMSS)

Oficinas culturais realizam exposições

São Sebastião - As oficinas culturais de artesanato e artes plásticas da Secretaria de Esportes e Cultura (Secec) estão realizando exposições de encerramento dos trabalhos de seus alunos este ano.
Artes plásticas - A exposição dos trabalhos de artes plásticas prossegue até 15/12, das 12 as 18h, de Segunda a Sexta-feira, no Departamento de Cultura, na Secec. Os monitores culturais são Reinaldo Vasques e Fabíola Crivelaro.
Artesanato - A exposição de artesanato pode ser vista até 20/12 no Arquivo Histórico, de Segunda a Sexta, das 8 as 18h. A exposição conta com trabalhos dos alunos do centro, Casa da Criança e Adolescente, Projeto Viração e Costa Norte. A monitora da oficina de artesanato é Mary Ornellas.
Oficinas de dança - Os alunos das oficinas de dança se apresentarão dias 9 e 10, Sábado e Domingo, a partir das 19 horas, no ginásio municipal José de Souza "Gringo". (Fonte: PMSS)

Eloíza permanecerá no comando da Fundacc

Caraguatatuba - A atual presidente da Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, Eloíza Aparecida Andrade Antunes de Oliveira, foi reeleita e continuará no comando da entidade durante o biênio 2001/2002.
Eloíza foi a única candidata inscrita para concorrer ao cargo de presidente. Seu nome foi aceito pelo Conselho Deliberativo, que levou ao conhecimento do prefeito Antonio Carlos da Silva a reeleição de Eloíza.
O coordenador da Comissão de Folclore e membro do Conselho Deliberativo, José Maria do Prado, acredita que a reeleição da presidente se deve ao trabalho feito nos dois últimos anos. “O fato de haver apenas um inscrito demonstra que a Eloíza tem feito um bom trabalho e não há porque interrompê-lo”, lembra. “Nós, do Conselho, estamos dando o nosso apoio a reeleição”.
José Maria espera que cada Comissão continue sendo atendida em suas reivindicações. “Queremos continuar nosso trabalho sempre tendendo a melhoria. Esperamos que tudo caminhe tão bem quanto nos últimos dois anos”. (Fonte: PMC)

Violões e Percussão juntos na apresentação de final de ano

Caraguatatuba - No dia 07, às 20 horas, alunos dos monitores de violão, Ivan Mendes, e de percussão, Popó, estarão reunidos no palco do auditório do Centro Cultural “Maristela de Oliveira”. A apresentação, segundo Popó, promete ser uma das mais animadas de todos os anos.
Ivan Mendes colocará 15 alunos no palco, abrindo o evento com o som do violão. Para a apresentação, o monitor escolheu um repertório diversificado, onde entram músicas como “A Banda”, “Eduardo e Mônica”, “Aquarela”, “Vida de Gado” entre outras. Em seguida, entram no palco os alunos de percussão, tocando todos os ritmos e acompanhados por músicos desta região. Dentre os convidados estão a professora Suzette, o maestro José Maria, Marcílio do Bandolim e alunos da Escolinha de Sopro da Banda Municipal “Carlos Gomes”. A apresentação homenageará a mulher brasileira e também o cantor e compositor Adoniran Barbosa, considerado como um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira.
Exposição - O musical será acompanhado da exposição feita por alunos do monitor de desenho, Anderson Kocis. Os trabalhos foram selecionados com a ajuda dos 30 alunos que participarão da mostra, marcada para encerrar no dia 14 de dezembro. Segundo Anderson, apenas os alunos das Oficinas do Centro participam desta exposição, que contará com cerca de 50 trabalhos, onde foram retratados temas variados. (Fonte: PMC)

Capoeira mostra ginga em apresentações finais

Caraguatatuba - Os monitores de capoeira Giló, Zé Baiano e Angolinha também marcarão presença durante este mês, mostrando a ginga da capoeira ensinada durante as aulas das Oficinas Culturais.
A primeira apresentação de monitores e alunos será no dia 08, quando Giló e Zé Baiano preparam a atividade de encerramento anual, apresentada na Escola de Capoeira Angola “Rei Zumbi Poiares”, entre 17 e 22 horas. Segundo Zé Baiano, 90 alunos do centro e Poiares estarão mostrando o maculelê, a puxada de rede e jogando capoeira. Haverá participação de mestres do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e São Paulo, convidados para o encerramento. “Vamos também fazer uma roda na praça do centro, aproveitando a presença destes mestres na cidade”, diz Zé Baiano.
Já o monitor Angolinha e seu grupo estará se apresentando no dia 16, no Centro Cultural “Minas Gerais”, localizado na Sub-Prefeitura do Porto Novo, às 18 horas. Segundo ele, os alunos mostrarão a puxada de rede, samba de roda, maculelê, entre outros. (Fonte: PMC)

Inscrições abertas para Água Viva Coral

Caraguatatuba - O Água Viva Coral está em ritmo acelerado na montagem de um novo concerto. Com o objetivo de desenvolver ainda mais o desempenho do grupo, a maestrina Eliana Banheza está selecionando vozes masculinas. O candidato deve ter disponibilidade para as aulas de canto, expressão cênica, ensaios e apresentações.
Outra meta é encontrar músicos para a formação de uma banda com contrabaixo, guitarra, teclado e bateria. A maestrina convida a todos os interessados para assistirem a um ensaio aberto às quintas-feiras, das 19 às 22 horas. Para mais informações ligar para a Fundacc, telefone (12) 420-8150 ou 420-8210. (Fonte: PMC)

Homem é executado com cinco tiros em Caraguá

Caraguatatuba - Um homem foi executado com cinco tiros de pistola 380 mm na madrugada de ontem, em Caraguatatuba. O crime aconteceu na rua Pedro Marques Macedo, no bairro do Tinga. Testemunhas afirmaram à polícia que só ouviram os disparos de arma de fogo e viram o corpo do ajudante-geral Eduardo Vieira de Freitas, conhecido como Tarela, caído no chão. Ele foi baleado na cabeça, costelas e costa. Segundo a polícia, a vítima tinha passagem por roubo e furto. Esse foi o segundo homicídio ocorrido na cidade em menos de 24 horas. A polícia ainda não tem pistas do assassino. (Fonte: ValeParaibano)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor