Volta para página inicial
Últimas Notícias

Litoral Norte, 08 de abril de 2000 Arquivo

Litoral sedia encontro de prostitutas
S. Sebastião faz mutirão contra esgoto
Sindicato quer explicação sobre efetivo na Petrobras
Feiticeira pega onda na etapa de abertura na praia de Maresias
Paulista de Vela volta a Ilhabela

 

Litoral sedia encontro de prostitutas

Evento acontece em São Sebastião e pretende criar entidade representativa da categoria; travestis também participam

Prostitutas e travestis do Estado de São Paulo se reúnem neste final de semana em São Sebastião para o 2º Encontro Estadual da MEL (Mulheres em Libertação) para discutir a criação de uma entidade representativa da categoria.
O encontro tem o apoio da Pastoral da Mulher, grupo ligado à Igreja Católica.
A previsão é que participem prostitutas de São Paulo, Lins, Campinas, Jundiaí e Peruíbe, essa última onde foi realizado o primeiro encontro em novembro do ano passado. Estão sendo esperados 50 prostitutas e trasvestis.
As prostitutas querem avançar no processo de conscientização de direitos, união e solidariedade. Esse seria o primeiro passo para fazerem uma frente contra o que consideram machismo, dupla moral e condições culturais, econômicas e sociais que determinam uma situação de opressão.
O encontro acontece no centro comunitário Santa Maria Eufrásia, da Pastoral da Mulher, que diariamente atende as prostitutas que trabalham na zona de prostituição de São Sebastião.
A agente da Pastoral, irmã Maria Geralda, disse que é difícil quantificar quantas mulheres prostituídas são atendidas no local. "As portas estão sempre abertas, mas muitas seguem os marinheiros que chegam nos navios que vêm de diversas cidades."
Segundo a irmã, a Pastoral desenvolve um trabalho há mais de 20 anos na zona de prostituição, oferecendo ações que possibilitem que a mulher prostituída se sinta valorizada e encontre outros objetivos.
SEM EXCLUSÃO - Junto com a pastoral, o Fundo Social de Solidariedade também apóia o 2º Encontro da MEL. A presidente do Fundo, Priscila Siqueira, disse que o encontro está inserido no trabalho que vem sendo desenvolvido na zona de prostituição desde agosto de 97.
Este ano teve início o projeto ABC (Auto-Estima, Beleza e Cidadania), com cursos profissionalizantes de cabelereiro. "O trabalho é educativo e voltado para a saúde."
Priscila afirmou que o encontro faz parte da Campanha da Fraternidade da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), que este ano trata do tema "Não à Exclusão".
Na programação de hoje à tarde as participantes darão depoimentos e participarão de atividades como canto de acolhida e dramatização. Também será desenvolvida a oficina de sexo seguro com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde.
Amanhã haverá palestra com a pastora metodista Eliade Dias dos Santos, que desenvolve trabalho com as prostitutas de São Bernardo do Campo.
Grupo da Igreja Católica apóia evento em São Sebastião.  (Fonte: ValeParaibano)


S. Sebastião faz mutirão contra esgoto

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Sapa (Sociedade Amigos de Paúba) se uniram este mês para descobrir o local onde está havendo vazamento de esgoto para a praia e rio Paúba. Os dois locais foram poluídos com esgoto no início do ano.
Para realizar o trabalho foi criado o Projeto Paúba 2000. Nos próximos meses, equipes da fiscalização ambiental estarão vistoriando todos os condomínios, hotéis, pousadas e residências do bairro. Os trabalhos estão previstos para começar na próxima semana. A decisão ocorreu após a secretaria ter identificado o condomínio Porto Paúba Resort como o responsável pelo vazamento do esgoto no rio Paúba. Depois de multados, os proprietários estão regularizando a situação.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, essa ação tem caráter de orientação. "Queremos identificar onde está tendo problema para evitar o que aconteceu no início do ano."
Os fiscais deverão vistoriar as fossas sépticas, fossas negras, sumidouros e caixas de gordura. Também será desenvolvido o "caça-esgoto" com o teste da coloração nas residências localizadas a 100 metros do rio Paúba.
Segundo o secretário, esse método consiste em jogar um produto colorante no vaso sanitário da casa e verificar onde a água é despejada. O bairro tem cerca de 450 residências.
Caso seja constatada alguma irregularidade, os responsáveis terão um prazo de até 15 dias para tomar as devidas providências. A previsão da secretaria é que os trabalhos sejam concluídos em novembro.  (Fonte: ValeParaibano)

Sindicato quer explicação sobre efetivo na Petrobras

O Sindicato dos Petroleiros de São Sebastião encaminhou ontem uma representação ao Ministério Público pedindo providências para a política da Petrobras, que estaria promovendo redução no número de funcionários. O diretor do Sindipetro, Marcos Zanelli, afirmou que, no início da década, a empresa tinha 440 funcionários e hoje está com 185. Para o sindicalista, esse número não garante a cobertura dos postos de combate da Brigada de Incêndio em caso de emergência. A assessoria de imprensa da Petrobras informou que a empresa não iria se manifestar por não ter recebido nenhum comunicado oficial sobre o assunto.
 (Fonte: ValeParaibano)

Feiticeira pega onda na etapa de abertura na praia de Maresias

Modelo Joana Prado será uma das atrações hoje no Brasileiro em São Sebastião

Depois de dois dias de competições, hoje entra no mar mais uma atração do Super Surf 2000 (Campeonato Brasileiro da modalidade), na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).
O Celebrity Session reunirá a Feiticeira Joana Prado, Valéria Zopello, Viviane Ronaldinha e Dominque Scudera, entre outras, pegando ondas a partir das 12h.
ESTRELAS - Os principais surfistas da 1ª etapa do novo Circuito Brasileiro Profissional estrearam ontem. O atual campeão brasileiro, Peterson Rosa (PR), não começou bem na bateria de abertura da terceira rodada da competição, mas conseguiu superar o vencedor do "Local Hero" e representante de São Sebastião, Danylo Grillo, para garantir a sua passagem para o evento principal. O paulistano Renan Rocha repetiu as boas apresentações da quinta-feira e venceu a sua terceira bateria no Super Surf. "Dei sorte! Comecei pegando qualquer onda que abrisse um pouquinho de parede, fui passando e entrei numa sincronia diferente dos outros atletas", disse Renan. "O Renan deu mais sorte e eu fiquei na cola dele, pois também já estava de olho ali naquela valinha de esquerdas. Agora vai ser bateria homem-a-homem e a esperança é de que as ondas subam um pouco para a gente poder mostrar um surfe melhor", afirmou Peterson Rosa, campeão da Abrasp em 94 e 99.
HOMEM-A-HOMEM - Nesta próxima fase, as baterias passam a ser disputadas no sistema homem-a-homem, a grande novidade do Super Surf 2000.
"Este sistema vai ajudar muito a nova geração do surfe brasileiro, porque eles vão estar competindo em baterias homem-a-homem desde cedo e isso nem eu, nem o Renan, Jojó de Olivença, Victor Ribas e os outros surfistas da minha geração tiveram", explicou Peterson.
FEMININO - As mulheres também estrearam ontem e só voltam à competir amanhã, nas finais da 1ª etapa do Circuito Brasileiro Profissional.   (Fonte: ValeParaibano)

Paulista de Vela volta a Ilhabela

Neste final de semana prossegue a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, que começou no último sábado. Hoje será realizada a segunda regata de percurso, dentro do Canal de São Sebastião, a partir das 12h30.
A largada do último sábado teve a presença de um grande público. Às 12h40 largaram os veleiros da classe IMS (a F-1 do iatismo) e dez minutos após saíram os veleiros da classe RGS (classe dos cruzeiristas e preparatória para a IMS) e Bico de Proa (veleiros de passeio), totalizando 29 barcos.
No domingo, o percurso foi barla-sota (duas bóias de sinalização de traçado linear).
A premiação da 1ª etapa será realizada amanhã, logo após a última regata, na sede náutica do Yacht Club de Ilhabela.   (Fonte: ValeParaibano)


Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi


Click Here!