Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 08 de dezembro de 2000 - Nº 184 Arquivo
Gefran Brinquedos
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Estado planeja "festival" no Litoral
Rua alagada obriga criança a usar saco plástico no pé
Prefeitura promete limpar valas
Ameaça de despejo provoca protesto
Motorcycle leva 5.000 a Ubatuba
Ator da Globo vai parar na delegacia
Praia ainda tem vestígio de petróleo
Conama se reúne em São Sebastião
Buraco na Rio-Santos em Ubatuba mostra abandono
Paulo Ramos "loteia" 6 secretarias
Próximo presidente da FUNDART deve tomar posse em janeiro
Ubatuba expõe na Assembléia Legislativa
Ruínas da Lagoinha têm apresentações musicais
Agenda da FUNDART


Estado planeja "festival" no Litoral
Prefeitos eleitos na região querem expandir evento realizado no ano passado em Ilhabela; projeto pode sair em 2001

Litoral Norte - O Litoral Norte deve ganhar um Festival de Verão semelhante ao que acontece em Campos do Jordão, durante o inverno. A proposta foi apresentada durante reunião entre o secretário estadual da Cultura, Marcos Mendonça e os prefeitos eleitos do Litoral Norte, na última quarta-feira.
O festival, que deve levar grandes nomes da MPB (Música Popular Brasileira), para as cidades de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, tem previsão para acontecer após o dia 25 de janeiro de 2001 e até o final de fevereiro.
Este ano, o evento promovido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura, aconteceu em Ilhabela, e teve a participação de músicos brasileiros como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ivan Lins, Gal Costa, Toquinho e convidados internacionais, e reuniu uma média de 700 pessoas por show.
Para o prefeito eleito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB) a idéia é transformar o festival em um programa regional, levando atrações para todas as cidades. Ele disse ainda que o município não deve perder visitantes se o festival for expandido.
"O público que gostar da cidade poderá ficar por aqui porque saberá que poderá assistir aos shows no município."
O prefeito eleito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), foi um dos primeiros a "brigar" para que uma parte desse festival fosse levado para o município.
Julião disse que a idéia da Secretaria de Cultura não é transformar o festival em um evento massificado. "Ele deverá continuar sendo feito de maneira mais intimista para um público de cerca de 600 pessoas em cada cidade, mas levando os shows para toda a região."
TENDAS - Segundo ele, o município tem condições de receber esse público, principalmente porque até o final do ano deve ser inaugurado o Teatro Municipal. Onde não houver local adequado, os organizadores podem montar tendas como ocorreu em Ilhabela.
O prefeito reeleito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB) também é favorável a expansão do festival para toda a região e garante que o município tem condições de organizar o evento.
O prefeito eleito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), não participou da reunião, mas também disse ter interesse em levar o festival para a cidade.
O secretário de Cultura do Estado, Marcos Mendonça, não foi localizado ontem.
A assessoria da Secretaria da Cultura informou ainda não fechou o Festival de Verão do Litoral Norte e está negociando patrocínio com a Petrobras e outras empresas interessadas em serem parceiras do evento. O festival passado foi organizado em parceria com o Banco do Brasil. (Fonte: ValeParaibano)

Rua alagada obriga criança a usar saco plástico no pé
Morador do Morro do Algodão, em Caraguá, reclama de rua constantemente alagada

Caraguatatuba - As chuvas dos últimos dias deixaram as ruas da parte baixa do bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba, alagadas. Os moradores afirmam que a água da chuva se misturou às fossas devido à falta de escoamento. O bairro não tem galeria de águas pluviais.
Segundo os moradores, o acesso às casas ficou comprometido e as crianças chegam a amarrar sacolas plásticas nos pés para atravessar as ruas.
O funcionário público Sérgio Coelho, 35 anos, disse que caminhou pela lama para chegar até a casa que está construindo e acabou ficando doente.
"Peguei uma micose no pé direito e estou sem poder trabalhar há mais de uma semana. Minha maior preocupação é com as crianças que vão para a escola e brincam na rua. Eles correm risco de pegar sérias doenças devido à água da fossa", afirmou.
O técnico em eletrônica Divaldo Soares, 40 anos, disse que as valas ficam a céu aberto e que a água da chuva acumulou, tornando o local sem condições de caminhar.
"Tivemos promessa da colocação de cascalho para melhorar a situação mas até agora nada foi feito. Meus filhos vão à escola com os sapatos na mão e têm que amarrar sacolas nas pernas para sair de casa. Acho que se limpassem o mato, a situação iria melhorar."
A dona-de-casa Cleuza dos Santos Mizael, 45 anos, disse que, além da água empoçada e do mau cheiro causado pelas fossas, o local está repleto de mosquitos e pernilongos.
"Não temos para onde correr e nem a quem recorrer. A situação está cada vez pior e ninguém faz nada", disse.
Segundo a dona-de-casa Maria Sônia de Castro Alves, 42 anos, há muito mato nos terrenos e em volta das valas. Ela disse que encontra cobras na porta de sua casa com frequência.
"Nas valas há muito mato. As cobras aparecem porque a água destas valas transbordou e elas saem direto de lá. Estamos com medo", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura promete limpar valas

Caraguatatuba - A Subprefeitura do Porto Novo, em Caraguatatuba, informou ontem que há previsão de limpeza das valas do Morro do Algodão em um prazo de 15 dias. As ruas do bairro também devem receber cascalho para amenizar o problema da lama.
Segundo o administrador da subprefeitura, José Pereira de Aguilar, há um projeto de cascalhamento para as ruas do bairro que ainda não foram pavimentadas. "A partir do próximo ano, estaremos jogando cascalho nas ruas A, B, C, E e Geraldo Lopes", disse Aguilar.
Ele disse que outros bairros da cidade castigados pelas chuvas como praia das Palmeiras, Porto Novo e Jaraguá também receberão o serviço de limpeza de valas.
"No momento, estamos na estrada do Rio Claro, no Travessão, e, em duas semanas, devemos estar começando o trabalho no Morro do Algodão."
A Sabesp (Companhia de Abastecimento e Saneamento Básico do Estado São Paulo) informou que há previsão de instalação da rede de esgoto nas ruas C e D do Morro do Algodão até 2002. (Fonte: ValeParaibano)

Ameaça de despejo provoca protesto

Caraguatatuba - Cerca de 90 famílias que moram no bairro Jardim Santa Rosa, na costa sul de Caraguatatuba, fizeram uma manifestação ontem no fórum e no bairro contra a possibilidade de perderam suas casas.
Há 15 anos que as famílias estão brigando na Justiça contra um empreendedor de São Paulo, que foi considerado o dono de uma área de dois alqueires invadida em 79.
O advogado que representa o empreendedor, Agnaldo Salinas, disse que seu cliente teve os direitos reconhecidos pela Justiça e está propondo um acordo com os moradores.
As famílias estão inconformadas com o valor que está sendo pedindo. O mecânico Osmar da Silva, disse que, em alguns casos, o morador terá que pagar mais de R$ 18 mil por um terreno que vale menos de R$ 5 mil. "Isso sem contar que nós compramos a área e temos pago nossos impostos durante todo esse tempo."
Inconformada, a aposentada Elza Francisco Pinheiro, 49 anos, disse que gastou o que juntou em 29 anos para construir sua casa. (Fonte: ValeParaibano)

Motorcycle leva 5.000 a Ubatuba

Ubatuba - O 4ª Motorcycle, que acontece de hoje a domingo no Terminal Turístico do Perequê-Açu, deve reunir cerca de 5.000 pessoas, entre visitantes e moto clubes em Ubatuba.
O evento está sendo organizado pelo Cruz de Ferro Moto Clube de Ubatuba em parceira com a Prefeitura e a Comtur (Comissão Municipal de Turismo).
No terminal foi montada uma exposição com as principais novidades no mercado de motocicletas e acessórios.
A abertura está prevista para as 18h de hoje. À noite acontece show de percussão com o grupo Tubatuque, de Ubatuba e o conjunto Flash Back.
A feira será aberta a partir das 14h de amanhã, com entrada franca. Às 20h, será realizado um concurso para a escolha da garota Motorcycle, performance com a dançarina Nathaly Moratoni e apresentação da banda Maxambomb e Flash back.
Um dos organizadores do evento, Beto Sant'Anna de Paula, disse que o encontro tem o objetivo levar mais turistas à cidade.É o terceiro ano consecutivo em que a festa de motociclietas é realizada em Ubatuba. Em 98, o evento chegou a reunir 15 mil pessoas.
Os organizadores também montaram uma praça de alimentação dentro do terminal turístico do Perequê. (Fonte: ValeParaibano)

Ator da Globo vai parar na delegacia

Ubatuba - O ator da Rede Globo Nuno Leal Maia foi multado ontem pela Polícia Rodoviária Estadual, em Ubatuba, por cometer uma infração de trânsito na praia Grande. Houve um princípio de tumulto e o caso foi parar na delegacia.
Segundo a polícia, o ator teria tentado arrancar os documentos pessoais das mãos dos policiais após a aplicação da multa.
Maia contestou as informações. Ele disse que teria abaixado para pegar seu documento que estava no chão, quando foi "travado" por um policial.
"O policial pediu ajuda porque achou que eu ia fugir. Me levou para um quiosque e novamente meu documento ficou jogado. Quando fui pegá-lo, houve uma confusão que só não foi maior porque um salvavidas conseguir apartar."
O ator prestou depoimento e foi liberado em seguida. (Fonte: ValeParaibano)

Praia ainda tem vestígio de petróleo

São Sebastião  - Mais de um mês após o vazamento de 86 mil litros de óleo no canal de São Sebastião, moradores do bairro São Francisco, na costa norte da cidade, encontraram vestígio de petróleo na areia.
Funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente estiveram ontem no local, constataram a presença do óleo e acionaram o Tebar (Terminal Marinho Almirante Barroso).
Uma equipe foi até o local na tarde de ontem para fazer vistoria. Ela deve retornar hoje junto com técnicos da Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
O comerciante Pedro Domingues de Ciles Filhos, disse que o óleo ficou visível depois que a maré subiu. "Uma criança estava brincando na areia e ficou com as mãos sujas. O cheiro também está insuportável."
O pescador Antônio Costa nasceu no bairro e disse que, se o óleo continua no local, é porque as pessoas não souberam limpar. "Acho que ainda tem muito óleo aqui e eu não tenho coragem de entrar na água."
O derramamento de óleo ocorreu no dia 4 de novembro e envolveu o navio de bandeira cipriota Vergina 2 --21 praias foram atingidas. (Fonte: ValeParaibano)

Conama se reúne em São Sebastião

São Sebastião - Os membros do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) estiveram hoje, dia 7, reunidos em São Sebastião. Essa é a primeira vez que o conselho se reúne na cidade. A 9ª Reunião do Grupo de Trabalho da Baía de Guanabara e Indústria de Petróleo, ligada à Câmara Técnica de Controle Ambiental do conselho aconteceu nas dependências do Tebar durante o dia todo.
O evento foi aberto pelo prefeito João Siqueira ( PSB). O prefeito falou sobre as características da cidade e a influência do Terminal Marítimo Almirante Barroso ( Tebar) em São Sebastião.
Já o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Eduardo Hipólito do Rêgo, abordou a atuação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo ( Comtur), legislação ambiental municipal e a renovação do licenciamento ambiental da Petrobras. O licenciamento deve ser renovado a cada dois anos. O prazo para a renovação é até 31/12. Além disso, foi debatido a importância de se manter um escritório do Ibama na região.
Representantes do Ministério Público Federal e Estadual, Petrobras, Cetesb e a Fundamar também apresentaram seus trabalhos. (Fonte: PMSS)

Buraco na Rio-Santos em Ubatuba mostra abandono
Contrato com empresa está rompido desde maio

Ubatuba - Uma cratera com aproximadamente um metro de comprimento está tomando conta do acostamento no km 16 da rodovia Rio-Santos (BR-101), em Ubatumirim, costa norte de Ubatuba. O buraco é mais um sinal do estado de abandono da estrada por parte do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).
O DNER informou ontem que o contrato com a empresa que fazia a manutenção de capina, conservação e conserto terminou em maio e que outro processo está em fase de licitação.
O buraco no km 16 surgiu há oito dias durante as chuvas que atingiram o Litoral Norte.
Houve um deslizamento de terra na cabeceira da ponte sobre o rio Ubatumirim e a erosão entre o barranco e o asfalto da pista está aumentando diariamente.
A Polícia Rodoviária Federal interditou meia pista para evitar que o peso dos veículos faça a terra ceder ainda mais. Segundo o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária, Roberto Felício, a outra parte da ponte, para quem trafega sentido Rio-Ubatuba, também está cedendo e já é visível um degrau no acostamento e rachaduras na pista.
"Nossa preocupação é que se ocorrerem novas infiltrações de água a situação pode ficar mais complicada."
O engenheiro-chefe do NER (Núcleo de Engenharia Rodoviária), do DNER, Said Barhouch, disse que solicitou uma obra de emergência no local no início da semana e está aguardando o conserto.
Ele afirmou que até mesmo as chuvas na cabeceira da serra pode provocar a cheia do rio Ubatumirim e comprometer ainda mais a estrutura da ponte.
Para o engenheiro, o conserto da cratera deve ser feito com o roçamento da terra para evitar novos deslizamentos, aterro e cobertura com asfalto. "Mas, a liberação dessa obra depende da chefia em São Paulo."
A assessoria de imprensa do DNER, em São Paulo, informou que o diretor do departamento, Deuzedir Martins foi ontem a Brasília em busca de uma solução para a rodovia.
Para os usuários da pista, a situação é considerada preocupante. O assistente-administrativo do Núcleo Picinguaba, Tasso Drummond, disse que está difícil trafegar em toda rodovia com segurança.
Segundo ele, a meia pista no km 16 dificulta o tráfego. "Quem vai em direção à Ubatuba coloca os motoristas em perigo porque quem segue no sentido contrário não tem uma visibilidade boa e a sinalização não indica a distância onde a pista está interditada."
Outros problemas decorrentes da falta de manutenção na estrada são o mato, que tomou parte do acostamento, e as placas indicativas que estão escondidas pelas folhagens. (Fonte: ValeParaibano)

Paulo Ramos "loteia" 6 secretarias

Ubatuba - O prefeito eleito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), vai entregar pelos menos seis secretarias para partidos que o apoiaram durante a campanha eleitoral.
O PFL e o PMDB, partidos do prefeito e do vice Moralino Coelho, vão ficar com duas secretarias cada um. O PTB e o PCdoB vão ganhar uma secretaria. Paulo Ramos não quis adiantar quais são as secretarias e os nomes indicados pelas legendas. "Só adianto que as outras pastas serão preenchidas por técnicos."
A cidade tem atualmente 19 secretarias. Esse número é considerado alto pelo prefeito eleito, que disse que deve fazer uma reestruturação após assumir o cargo. Apesar disso, Ramos anunciou que vai criar as Secretarias do Meio Ambiente e de Turismo e outras duas assessorias, a Ouvidoria e a Coordenadoria da Mulher. (Fonte: ValeParaibano)

Próximo presidente da FUNDART deve tomar posse em janeiro

Ubatuba - A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba terá alterações na Diretoria Executiva. Como acontece a cada dois anos, o Conselho Deliberativo apresentou na Prefeitura, no último dia 21 de novembro, uma lista com seis nomes que podem presidir a FUNDART nos próximos dois anos.
Segundo o estatuto da Fundação, “o Presidente será escolhido entre os integrantes de lista sêxtupla elaborada pelo Conselho Deliberativo e protocolada junto à Prefeitura Municipal até trinta dias antes do término de cada gestão e nomeado pelo Prefeito Municipal em 1º de janeiro do ano em curso. Os Assessores Administrativo e Cultural serão escolhidos e nomeados pelo Presidente”.
Os nomes apresentados pelo Conselho foram Olivia de Carle Gottheiner, Leda Moreira Sígolo, Élvio de Oliveira Damásio, Sidney Martins Lemes, Gabriel Ortega e Marilena Cabral. Todos os indicados são pessoas que participam da cultura do Município. (Fonte: Fundart)

Ubatuba expõe na Assembléia Legislativa

Ubatuba - A cidade ganha mais um espaço para divulgar sua arte. De 11 a 15 de dezembro, acontece na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a I Exposição de Produtos Turísticos do Litoral Norte. Além de Ubatuba, participam São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba. O convite foi feito pelo deputado Paulo Julião, que coordena a exposição. A FUNDART participa do evento levando artesanato, artes plásticas, os CDs “Canto Caiçara” e “João Alegre - Cantador de Ubatuba” e o livro “Os Caiçaras Contam”.
O violeiro João Alegre se apresenta na abertura do evento, que acontece no dia 11, às 18 horas. A Assembléia fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, Ibirapuera, em São Paulo.  (Fonte: Fundart)

Ruínas da Lagoinha têm apresentações musicais

Ubatuba - Depois da Revitalização, quando o local serviu de palco para “Os Cavaleiros do Novo Milênio”, as Ruínas da Lagoinha voltam a abrigar eventos culturais. Nos dias 8 e 10 de dezembro, acontece “Despertar das Ruínas”, com apresentações de música.
Na sexta-feira, dia 8, a partir das 20 horas acontece o “Mar e Vale - Encontro Regional de Música”, um show com os músicos Negão dos Santos, Luis Perequê e Juliana Caymmi (neta de Dorival Caymmi).
No domingo, é a vez do Quinteto Metalgia, do Coral Maremcanto e da Lira Anchieta se apresentam no local. Na mesma data estará sendo entregue à população a finalização das obras no local: cerca nas Ruínas, limpeza, plaqueamento e sinalização da estrada.
Todas as apresentações acontecem a partir das 20 horas e a entrada é franca. As Ruínas da Lagoinha ficam próximas ao Km 72 da Rodovia Rio-Santos. Em caso de chuva na hora do evento, as apresentações serão realizadas no Casarão do Porto, na Praça Anchieta, 38, no Centro.  (Fonte: Fundart)

Agenda da FUNDART

Ubatuba - A exposição Arte na FUNDART, com trabalhos dos alunos da Fundação pode ser visitada até o dia 17 de dezembro, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas, no Salão de Exposições da FUNDART.

Cultura na Praça encerra as atividades deste ano, no domingo, dia 10 de dezembro, no Pátio do Mercado de Peixes, na Barra dos Pescadores, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

A Casa da Cultura de Ubatuba será inaugurada no próximo dia 16 de dezembro. A Casa vai funcionar na Praça Nóbrega, no prédio da Antiga Cadeia, e abrigará artesanato, folclore e museu histórico.

Os corais de Ubatuba, Caraguatatuba e São Sebastião se apresentam no próximo dia 16, às 20h30, na Igreja Matriz. A apresentação faz parte de um encontro de corais do Litoral Norte e dentro deste evento, o Coral da FUNDART se apresenta também em Caraguatatuba e São Sebastião.

Até o dia 16 de dezembro, está na Biblioteca Municipal a I Exposição de Trabalhos do Projeto Ubás “Inventando Arte”. Desenhos, cestaria, bordados, tecelagem e bijouterias são feitos por crianças de 7 a 14 anos.

Acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, no Auditório da FUNDART, o Curso de Qualidade para Artesãos do SEBRAE. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na FUNDART ou Biblioteca.

Acontece na próxima sexta-feira, dia 15 de dezembro, a partir das 19 horas, na Capela do Itaguá, um bingo beneficente em pról de Dito Fernandes, mestre da Congada de Ubatuba. O dinheiro arrecadado será utilizado para uma cirurgia para recuperar a visão de Dito.

As inscrições para a Exposição de Presépios da FUNDART estão abertas. Mais informações podem ser obtidas na FUNDART.  (Fonte: Fundart)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor