Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 11 de outubro de 2000 - Nº 149 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Turista antecipa festa na praia
Polícia Militar reforça blitze em bairros violentos do Litoral Norte
Lixo na rua provoca protesto de moradores de São Sebastião
Prefeitura instala contêineres
Piloto de Caraguatatuba regressa do Mundial de Vôo Livre na França
Pescador aprende maricultura
Prefeitura programa atividades esportivas e culturais
Jovens recuperam quadra de esportes


Turista antecipa festa na praia
Estudantes prolongam folga e começam a encher as cidades do Litoral Norte

Litoral Norte - O feriado da Padroeira do Brasil antecipou a "invasão" de turistas no Litoral Norte. Desde segunda-feira, as praias da região estão cheias. Boa parte dos banhistas são estudantes de escolas particulares, que aproveitam a chamada "Semana do Saco Cheio" - período em que os alunos deixam de lado os estudos para descanso, antes das provas de fim de ano.
A estudante Marina Paglione, 17 anos, junto com 11 colegas de classe, saiu no domingo de São José do Rio Preto (SP) para aproveitar a praia da Martin de Sá, em Caraguá.
Ontem, o grupo aproveitou o sol. "Achei que não voltaria para casa com cara de quem esteve na praia", disse a estudante Maria Izabela de Paula, 17 anos.
O clima é a maior preocupação dos comerciantes do litoral. "O feriado de 7 de setembro foi muito devagar, a gente espera que a partir de agora seja aberta a temporada de verão na cidade", disse o comerciante José Luiz Neves.
O diretor de turismo do Sindicato dos Hotéis, Pousadas e Similares de Ubatuba, José Carlos de Souza, disse que 70% das vagas na rede hoteleira foram reservadas para o feriado prolongado. A cidade tem 104 estabelecimentos e cerca de 7.000 leitos.
O sócio do hotel Atlântico Sul, em Caraguá, Marcos Galvão, disse que também está com 70% dos apartamentos reservados para o feriado prolongado.
PREVISÃO- Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista, a previsão para os próximos dias, é de aumento de nebulosidade cedo, sol durante o dia e pancadas de chuva no final da tarde. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia Militar reforça blitze em bairros violentos do Litoral Norte
Medida será adotada por novo comandante da região, que tomou posse ontem

Litoral Norte - O novo comandante do 20ª Batalhão da Polícia Militar no Litoral Norte, coronel Rui Nogueira de Lima, que tomou posse ontem, disse que vai priorizar as blitze nos bairros com maior incidência de violência na região. Os trabalhos devem se intensificados durante a temporada de verão.
Lima também está reestruturando o policiamento ostensivo colocando homens do setor administrativo nas ruas e em pontos estratégicos da região. Segundo ele, o objetivo é permitir que a comunidade tenha um maior contato com os PMs e ao mesmo tempo inibir a ação de bandidos.
"A presença do policial tende a provocar mais segurança Hoje, esse trabalho está sendo feito em São Sebastião e deverá ser desenvolvido pelas companhias de Caraguatatuba e Ubatuba", disse.
Lima também pretende mapear a violência na região, com base em estatísticas, para definir o patrulhamento. "É preciso que os moradores registrem as ocorrências para que seja possível fazer o mapeamento."
TEMPORADA - Lima disse que já está elaborando o plano de trabalho com o reforço estimado em 250 homens para a temporada de verão. As três entradas para Caraguatatuba --Rodovia dos Tamoios e divisas com Ubatuba e São Sebastião -deverão receber um policiamento fixo durante a temporada de verão.
Segundo o comandante da 2º Companhia, em Caraguá, capitão André Luiz Cavalcante, a idéia é inibir a entrada de bandidos na região. "Com o policiamento mais ostensivo, queremos reduzir a prática de furtos e roubos na cidade." (Fonte: ValeParaibano)

Lixo na rua provoca protesto de moradores de São Sebastião
Fim da coleta diária nos bairros Itatinga e Olaria gera mau cheiro

São Sebastião - Moradores dos bairros Itatinga e Olaria, na região central de São Sebastião, Litoral Norte, reclamam que a coleta do lixo não está sendo feita diariamente no local.
Eles afirmam que o acúmulo de sacos de lixos domésticos nas vias públicas está atraindo moscas e causando mau cheiro.
A Divisão de Normas e Programas de Resíduos, da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião, informou que foram instalados contêineres nestes bairros para depósito de lixos.
Os contêineres estão nos locais onde o caminhão não tem acesso. O departamento informou que os moradores das ruas em que o caminhão passa com facilidade deveriam ter lixeiras. Fiscais estão nos bairros desde ontem orientando a população.
A balconista Marlene Aparecida de Oliveira, 35 anos, mora no bairro do Itatinga e afirma que até dois meses atrás o caminhão recolhia o lixo diariamente.
"Agora não recolhe e fica tudo jogado nas ruas. O caminhão da coleta só passa por aqui a cada três dias", afirmou.
De acordo com Marlene, os locais em que ocorre mais acúmulo de lixo são as avenidas Tancredo Neves e Josefa Santana Neves. "Estas são as que mais têm lixo, mas todas as ruas e avenidas destes bairros acumulam lixo e o caminhão não recolhe".
O mecânico José Carlos de Souza, 24 anos, morador na avenida Itatinga também reclamou do lixo. "Às vezes recolhem e a maior parte do tempo deixam na rua. Os cavalos ficam perambulando pela rua e rasgando os sacos de lixo."
Souza afirmou que tem conhecimento dos contêineres instalados no bairro mas disse que não funciona. "Eles vivem superlotados, sendo que grande parte do lixo fica para fora. Para os animais que gostam de revirar lixos é um prato cheio".
O industriário Afonso Muniz, 43 anos, culpou a prefeitura local e os animais soltos nas ruas pela sujeira que o lixo provoca. "A prefeitura demora para recolher e os animais vêm fazer bagunça. Eles não têm hora para vir. De madrugada sempre ouvimos os cavalos na rua revirando lixo", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura instala contêineres

São Sebastião - A chefe da Divisão de Normas e Programas de Resíduos da Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião, Luciana Maria Rodrigues, disse que fiscais da prefeitura estão nos bairros do Itatinga e Olaria orientando a população sobre o depósito correto do lixo.
"Instalamos contêineres para o pessoal que mora em locais onde o caminhão não consegue chegar, mas a maior parte dos moradores destes bairros deposita o lixo quando deveria ter lixeira própria. Com isto o contêiner transborda."
De acordo com Luciana, foram instalados cerca de 15 contêineres nestes bairros, sendo que quatro deles estão colocados na rua Topolândia, um dos locais mais criticados pelo acúmulo do lixo.
"A população tem que se conscientizar de que eles estão lá para depósito do lixo de quem mora nos morros. De acordo com a lei, o morador deve guardar bem o lixo e instalar lixeiras", afirmou a chefe da divisão responsável pelo setor.
Luciana informou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião está preparando a instalação de placas indicativas.
Elas serviriam para informar que os contêineres realmente devem ser utilizados por pessoas que moram em locais de difícil acesso aos caminhões da coleta de lixo. (Fonte: ValeParaibano)

Piloto de Caraguatatuba regressa do Mundial de Vôo Livre na França

Caraguatatuba - O piloto de vôo livre José Mário de Souza, de Caraguatatuba, regressou da França onde participou da 27ª Copa “Ícaro”, um Festival da Fantasia no ar realizado entre os dias 23 e 24 de setembro, na região dos Alpes. O evento, segundo Souza, atraiu mais de 2 mil turistas de todo o mundo. O Festival de Parapente, Asa Delta e Balonismo reuniu pilotos e turistas representantes de vários países. Mais de 300 pilotos participaram dos vôos, não válidos para competição, usando fantasias. Conforme Souza, dentro do evento ocorreu também uma feira de equipamentos relacionados a vôo, museu de asa delta, festival de aeromodelismo, exposição de helicópteros, campeonatos de pipas e de aviões de papel, entre outras curiosidades. Na feira, ele aproveitou a chance e fez distribuição de material turístico sobre Caraguá. “Distribuí postais, camisetas e o público realmente gostou. Fiquei satisfeito porque todos queriam conhecer mais sobre o Brasil, fui muito bem tratado”, garante.
José Mário representou Caraguatatuba e diz ter conseguido divulgar o Litoral Norte durante o evento, além de colher muitas informações para que possa aproveitar a idéia. Ele pretende realizar um festival semelhante na região, convidando pilotos de todo o país. “A Copa Ícaro é um verdadeiro show, em que participam milhares de pessoas de todo o mundo”, lembra. “A festa é realmente muito interessante”.
Para Mário, o ideal seria realizar um festival deste gênero na época de Carnaval. “Será uma coisa pequena, não com a estrutura desse mundial, que já tem 27 anos de existência”, lembra.
Ainda para dezembro, o piloto e instrutor pretende realizar em Caraguatatuba o 3º Encontro de Parapente e Asa Delta. Ele espera receber cerca de 60 pilotos dentro da prova. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescador aprende maricultura

São Sebastião - Os pescadores e suas famílias podem aprender maricultura (cultivo de mexilhões). O curso é realizado através de parceria entre a Força Sindical e Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho com apoio da Prefeitura de São Sebastião.
Para participar do curso é necessário ter mais de 16 anos e morar em São Sebastião. No ato da inscrição é preciso um comprovante de endereço e o RG.
As inscrições podem ser feitas até o dia 19 na Regional Costa Norte e de Boiçucanga, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Centro de Ensino Profissionalizante (Cepron). As pessoas que se inscreveram em maio devem procurar os locais de inscrição.
Horário de Atendimento: Regional Costa Norte - av. Emílio Granato, 5665 - (12) 461-1234 - das 8 as 12h; PAT - Rua Ubatuba, 256 - centro (12) 451-1600 - das 8 as 16:30; Cepron - rua Santiago, 204 - Topolândia - tel (12) 452-4836 - das 8 as 12 e das 14 as 18h; Regional de Boiçucanga - rua Hilarião Crisólogo de Matos, 266, tel (12) 465-1550 - das 8 as 14h.
Informação: Sedeas (12) 452-2844. (Fonte: PMSS)


Prefeitura programa atividades esportivas e culturais

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes e Cultura (Secec), estará realizando várias atividades esportivas e culturais para comemorar o mês da criança. A programação que se estende até o final do mês terá atividades recreativas, campeonatos esportivos, apresentações de teatro e gincanas.
As atividades acontecem nas quadras esportivas da Costa Norte, Centro e Costa Sul, campo society da Play Sport, escolas municipais, quadra de malha e salão de artes marciais. Serão distribuídos brindes e doces durante as atividades. A programação envolve 1200 alunos das escolinhas de esportes e 800 alunos das oficinas culturais.
Programação - Amanhã, dia 11, a escolinha de esportes do bairro São Francisco estará realizando uma gincana de habilidades com seus alunos, a partir das 9 horas, na quadra esportiva do bairro. A gincana será coordenada pelo professor Marcos Fortes. Amanhã, o grupo de música do Centro Comunitário da Topolândia se apresenta a partir das 14h, na escola municipal Frugoli, na Enseada.
O grupo de teatro infanto juvenil das oficinas da Secec (Secretaria de Esportes e Cultura) também estará se apresentando com a peça "Os Saltimbancos", a partir das 14 horas, em escolas e creches do município. Dia 17 o grupo se apresenta na creche São Sebastião, no centro; dia 19 na escola municipal de Toque Toque Pequeno; dia 24 na creche Dona Laurinda, na Enseada; dia 26 no colégio Polipositivus e no dia 6/11 o grupo participará de um evento na Apae em Taubaté. As apresentações serão monitoradas pela professora Marcia de Siene. (Fonte: PMSS)

Jovens recuperam quadra de esportes

São Sebastião - Através da Campanha Contra a Violência e Prevenção ao Uso de Drogas, jovens estão recuperando a quadra de esportes do Canto do Mar, costa norte de São Sebastião. A campanha conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião e Polícia Militar.
"Acreditamos que trabalhando na quadra, os jovens terão mais cuidado e ajudarão a preserva-la", afirma o coordenador da campanha e soldado da PM, Rogério dos Santos Domingues. Cerca de 15 jovens estão trabalhando na pintura e manutenção da parte elétrica da quadra. As ferramentas e material foram cedidos pela Prefeitura de São Sebastião.
Após a reforma, a quadra irá sediar, a partir do dia 30, o 1º Campeonato Valério dos Santos Domingues (jovem vítima da violência). O torneio terá duas categorias Juvenil (até 15 anos) e Adulto (acima de 15 anos).
Para cada equipe poderá inscrever 10 atletas. A inscrição é um quilo de alimento não perecível. As equipes deverão ainda pagar 1 kg de alimento para cada cartão amarelo e 2 kg para o vermelho. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes do Canto do Mar.
Os jogos acontecerão de 2ª a 6ª feira, a partir das 16h para a categoria Juvenil, e a partir das 19h para os Adultos. Haverá premiação para as três primeiras equipes e ainda goleiro menos vazado, artilheiro e equipe mais disciplinada. Inscrição no Auto Posto Fronteiras no Canto do Mar. Tel ( 12) 461-1188. (Fonte: PMSS)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor