Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12 de setembro de 2000 - Nº 126 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Previsão do Tempo:
p/ nublado
Máxima: 27ºC Mínima: 20ºC
Fonte: CNN Brasil Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Principais Manchetes:

Dupla de turistas fica 19 horas na mata
São Sebastião promove campanha contra proliferação de pombos
Pescador é acusado atacar 8 mulheres
Saúde Bucal faz Mutirão na Fazenda Serramar
Caraguá promove campanha de combate a catarata
2º Encontro de Idosos do Pereque-Mirim e Massaguaçu
Ciclismo: Caraguá vence na categoria Expert com Luiz Miranda
Informe Publicitário do Módulo
Cerca de 200 empresas da região são fiscalizadas pela Receita Federal


Dupla de turistas fica 19 horas na mata
Turistas de S. Paulo são resgatados após passarem fome e frio na mata em Caraguá

Caraguatuba - Medo, frio e fome. Esses foram os sentimentos que atormentaram o instrutor de auto-escola Cléber de Oliveira Lopes, de 25 anos, que passou 19 horas perdido na mata em Caraguatatuba, junto com o auxiliar de contabilidade Eduardo Pereira de Souza, 22 anos. Os dois foram resgatados na manhã de domingo. Turistas de São Paulo, os dois resolveram fazer uma trilha na mata com outras oito pessoas, na manhã de sábado. Perto da hora do almoço, eles decidiram se separar do grupo e voltar ao hotel. Em poucos minutos perceberam que estavam perdidos.
"Quando começou a escurecer, achei que não conseguiria mais voltar", disse Lopes. Segundo ele, os dois voltaram porque estavam com fome e iriam comer uma feijoada. "Achei que tinha marcado a trilha na subida e vim embora. O Dudu (Souza) também quis voltar para almoçar." Eles deixaram o grupo por volta das 13h30, após conheceram a Cachoeira Poço das Pacas, localizada no bairro do Massaguaçu, costa norte de Caraguá. O grupo havia levado uma hora e meia para chegar até o local.
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, na mata fechada, Lopes acabou caindo após uma corrida e fraturou a clavícula.
"A pior tortura foi tentar dormir. Ouvia o barulho dos macacos e de outros bichos que nem imagino o que eram. Nunca rezei tanto em minha vida. Fiz até promessa para sair daquela mata."
FRIO - Para se manterem aquecidos, os dois tentaram fazer uma fogueira usando as cuecas, mas o gás do isqueiro falhou. Durante a madrugada, a mínima registrada na região de mata do Litoral Norte foi de 10ºC. Eles vestiam apenas bermuda e camiseta.
A namorada de Cléber Lopes, Juliana Silva Curto, 22 anos, disse que quando soube do desaparecimento foi parar no hospital. "Ele nunca tinha feito trilha e, apesar de já ter morado em Caraguá, não conhecia o caminho."
Sem conseguir dormir, os dois esperaram o dia amanhecer para tentar achar uma saída da mata. No alto do morro, eles conseguiram ver o mar, que serviu como ponto de referência. No caminho, eles cruzaram com um caçador e, ao tentar pedir informações, foram recebidos com tiros.
"Nunca corri tanto como naquela hora. Foram mais de 20 minutos até encontrarmos uma casa de madeira no final de um condomínio. Naquela hora tive certeza de ter encontrado o caminho para casa." Um morador do condomínio avisou a polícia, que resgatou os dois com uma ambulância.
O desaparecimento de Lopes e Souza mobilizou o Corpo de Bombeiro, Polícia Florestal, Guarda Florestal, Grupo de Apoio à Comunidade, Defesa Civil e Comando de Operações Especiais. Segundo o tenente interino do Corpo de Bombeiros, Rubem Melo de Freitas, trilheiros devem andar sempre com um guia, em grupo e com equipamento de apoio, como aparelho celular.
"O caminho não levava a nenhum lugar, tentamos voltar, mas entramos cada vez mais na mata. Escureceu muito rápido e então bateu o desespero. O frio era intenso e não havia o que comer. Pensei que fosse morrer."  (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião promove campanha contra proliferação de pombos
Vigilância tenta conter aves em praças da cidade para evitar doenças

São Sebastião - A Vigilância Sanitária de São Sebastião está fazendo uma campanha de alerta aos moradores e comerciantes para que evitem alimentar os pombos da praça da Igreja Matriz e em outras áreas da região central da cidade.
A diretora do Departamento de Controle de Doenças e Programas da Vigilância Sanitária, Ana Cláudia Chaguri Lopes, disse que a medida visa conter a proliferação das aves.
Segundo ela, a campanha surgiu devido ao número alto de reclamações que a Vigilância está recebendo e a constatação de que os moradores criaram o hábito de alimentar os pombos.
"A proliferação dos pombos é muito grande e é difícil controlá-la a não ser evitando a alimentação", afirmou.
Segundo ela, na área central tem comerciante que mantém vasilhas com alimento para dar aos pombos.
DOENÇAS - Ana Cláudia disse que o controle da população é necessário para evitar doenças. Os pombos são aves que transmitem zoonoses --doenças que atingem o homem, sendo que algumas delas, como a toxoplasmose, pode levar à cegueira e até provocar a morte.
Ele também pode transmitir piolho e a samonelose, uma vez que a ave é transmissora da bactéria que provoca infecção intestinal. Há ainda o problema do mau cheiro provocado por suas fezes em todo o canteiro.
Segundo Ana Cláudia, a situação é séria e algumas cidades estão usando medidas drásticas para o controle de natalidade dos pombos até mesmo por meio de uma legislação específica. "O município ainda não chegou nesse nível, por isso é importante a colaboração dos moradores."
SEM AULAS - Há dois anos as aulas na escola municipal Machado Rosa, no centro de São Sebastião, foram suspensas para combater os ninhos de pombos que invadiram todo o telhado do prédio.
Todas as aberturas tiveram que ser fechadas e foi usada água sanitária para fazer a limpeza do forro de madeira. O prédio também teve que ser dedetizado.
A comerciante Gláucia de Pais Pires, que tem uma loja na área central, disse que desde que tiraram o telhado da Igreja Matriz não tem visto mais pombos da praça. "Eles nunca me incomodaram."
Em Taubaté, a prefeitura também adotou uma campanha este ano de não-alimentação de pombos para tentar controlar a proliferação das aves. Os pombos "invadiram" principalmente as praças Dom Epaminondas e Santa Terezinha.  (Fonte: ValeParaibano)

Pescador é acusado atacar 8 mulheres

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião prendeu um pescador suspeito de ser o maníaco sexual que estaria atacando mulheres no centro da cidade. Ele foi reconhecido por oito vítimas e foi preso por atentado violento ao pudor.
O "tarado do centro", como ficou conhecido na cidade, se aproximava das mulheres em uma bicicleta, se masturbava e tocava suas vítimas. Segundo o delegado Eduardo Iasco, o pescador A.R.B., 40 anos, foi detido na semana passada por policiais que o reconheceram a partir do retrato falado feito na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher).
Na delegacia, o suspeito negou os crimes, mas foi inicialmente reconhecido por quatro mulheres. No final de semana, ele retornou à delegacia e foi reconhecido por outras quatro vítimas.
O delegado Iasco disse que resolveu pedir à Justiça a prisão temporária do acusado porque o crime, de atentado violento ao pudor, é considerado crime hediondo. "Se fosse importunação ofensiva ao pudor, seria contravenção penal."
A pena para crime hediondo varia de 6 a 10 anos de reclusão. O delegado disse que a prisão foi concedida por 30 dias, até a conclusão do inquérito. O pescador é de Santa Catarina, mora há um ano em São Sebastião, é casado e tem uma filha, segundo a polícia.  (Fonte: ValeParaibano)



AOS PAIS, FAMILIARES E ALUNOS
DO COLÉGIO MÓDULO E DA FACULDADE
DA 3ª IDADE DAS FACULDADES INTEGRADAS MÓDULO


Lamentamos nossa precipitação no Comunicado Anterior.
Pais, alunos e amigos comunicaram, indignados, a atitude a que nos referimos, cobrando-nos um posicionamento. No entanto, outros que também assistiram ao desfile, lendo o comunicado entraram em contato conosco alegando ter havido má interpretação dos fatos. Preferimos acreditar que a atitude foi mal interpretada e, através deste, pedimos que aceitem nossas desculpas. Esperamos que todos, principalmente o Prefeito, entendam que o nosso posicionamento como cidadão nada tem a ver com a posição da Instituição de Ensino, que temos o orgulho de dirigir.

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Diretor Geral (licenciado)
http://www.modulo.br


Saúde Bucal faz Mutirão na Fazenda Serramar


Caraguatuba - A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, através da divisão de Saúde Bucal, continua realizando o “Mutirão nos Bairros” à partir do próximo dia 13. O mutirão estará atendendo todos os alunos da EMEF Fazenda Serramar até do dia 29 deste mês. Os alunos receberão todo tipo de tratamento dentário, desde a prevenção até o curativo. Eles serão atendidos no CIEFI Morro do Algodão, CIEFI Porto Novo, EMEF Tinga e EMEF Indaiá , locais onde já existe um consultório dentário fixo. Segundo a Dr. Tânia Anselmo Pignataro, o transporte das crianças até os locais de atendimento foi viabilizado pela Secretaria de Educação, o que está facilitando ainda mais o trabalho. O Mutirão continua no mês de outubro, entre os dias 2 e 27, quando os alunos do EMEF do Masako Sone no Pegorelli serão atendidos nas escolas do Morro do Algodão, Porto Novo, Tinga e Indaiá.
O Mutirão da Saúde Bucal começou em julho e já concluiu o tratamento de 98 crianças no bairro Jardim Santa Rosa e, mais 20 crianças no Poço das Antas.
Os dentistas que participam deste mutirão são a Dra Carmem S. Colugnatti, Dra. Denize Mondini, Dra. Ana Paula Pavarini, Dra. Silvana Bacci, Dra Simoni N. Dutra e Dra. Maria Aparecida Siqueira. (Fonte: PMC)

Caraguá promove campanha de combate a catarata

Caraguatuba - A Secretaria Municipal de Caraguatatuba está realizando em parceria com o Estado uma campanha de combate a Catarata, distúrbio visual que prejudica a visão de pessoas idosas. A catarata é provocada por uma película que encobre a córnea, reduzindo a visão. A catarata é mais comum em pessoas com acima de 50 anos. As pessoas interessadas em fazer um teste para verificar se tem catarata ou não, devem procurar o centro de saúde, às segunda, terças e quartas feiras, no período da manhã para agendar as consultas. As consultas serão feitas com o oftalmologista José Ernesto Servidei. Após a consulta é marcada a cirurgia na Santa Casa. A secretária Dercy de Fátima Andolfo explica que a cirurgia é gratuita. “Temos uma cota de 30 cirurgias por mês”, explicou a secretária. Segundo ela, para ter acesso ao programa basta apenas os interessados procurarem o centro de saúde. “Não é preciso enfrentar filas, basta apenas, procurar a enfermeira chefe Isa Carla Zanarino Correa e agendar a consulta”, disse Dercy de Fátima Andolfo. O Centro de Saúde fica na avenida Anchieta, 475, no centro da cidade. (Fonte: PMC)

2º Encontro de Idosos do Pereque-Mirim e Massaguaçu

Caraguatuba - O PSF-Programa Saúde da Família realiza na Quarta-feira, dia 13, o 2º Encontro de idosos do Pereque-Mirim. O encontro será realizado no River Beach Park, no Massaguaçu, a partir das 8 horas. Segundo a enfermeira Cristina Raad, da equipe do PSF, o encontro também atenderá os idosos do bairro do Massaguaçu. “O encontro tem como objetivo estimular a prática de atividades físicas e recreativas entre os idosos, possibilitando assim uma vida mais saudável”, explicou a secretária de Saúde, Dercy de Fátima Andolfo. Segundo Dercy a prática de atividades físicas e recreativas pelos idosos ajuda a combater doenças oportunistas como por exemplo, o estress. A enfermeira Cristina Raad explicou que a programação do 2º Encontro de Idosos prevê piquenique, jogos recreativos, caminhadas e palestra com o diretor da Divisão de Saúde Bucal, Benedito Souza Filho. (Fonte: PMC)

Ciclismo: Caraguá vence na categoria Expert com Luiz Miranda

Caraguatuba - O ciclista Luiz Alberto de Miranda Jr, de Caraguá, foi um dos destaques da 3ª Etapa da Liga Valeparaibana de Ciclismo, prova Tom Ferreira, realizada no domingo, dia 10, em Caraguatatuba. Luiz Alberto de Miranda Jr, da equipe Nossa Caraguá, venceu a categoria Expert, numa prova bastante disputada. Luiz Alberto de Miranda Jr venceu uma disputa acirrada com os ciclistas Edson Corrad (Guarulhos) e Sidnei dos Santos (Osasco), classificados em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Um total de 233 ciclistas de vinte cidades do estado de São Paulo participaram das provas disputadas em onze categorias e realizadas na avenida da praia. Na categoria Pró-Elite, a mais importante, vitória de Glauber Souza Marques, da Ciclo Marques/Jacareí; com segundo lugar para Eduardo Otávio de Souza(São Caetano); e, Rodrigo Gaston Amarilia (Guarulhos) em terceiro lugar. Nas demais categorias os campeões foram: Ricardo Tavares de Souza( Guarulhos), na Sub-23; José Paulo Chiva (Suzano), na Senior A; Anderson Diogo Marques(Jundiaí), na Júnior; Carla Gardenal(Santos), na Elite Feminino; Douglas Branco(Guaratinguetá), no Juvenil; Elizeu Zanon (Guarulhos), no Senior B; Liberato Geraldi (Lorena), na Master; Roberto Nakamura (São José dos Campos), na MTB; e, Guerino Bertaiolli(Mogi das Cruzes), na Estreante. (Fonte: PMC)

Cerca de 200 empresas da região são fiscalizadas pela Receita Federal


Litoral Norte - A Receita Federal já fiscalizou cerca de 200 empresas do Litoral Norte. Trata-se de uma operação mais intensa, que teve início no mês passado, para o controle fiscal, inclusive de pessoas físicas. O inspetor da Receita Federal em São Sebastião, Carlos Lacerda Nacif, afirma que entre as 200 firmas, algumas estão regulares e outras em vias de regularização.
Conforme o inspetor, os problemas mais graves constatados até o momento são a falta de recolhimento de tributos federais e omissão de movimento. Sobre esta questão, ele explica que algumas empresas estavam cadastradas na Receita como “mortas” ou sem movimento, enquanto, na verdade, estão em plena atuação no mercado. Nacif prevê que mais 1.300 empresas das quatro cidades da região devem ser fiscalizadas até o final deste ano.
A unidade da Receita em São Sebastião, abrangendo os demais municípios do Litoral Norte, conta com cerca de dez fiscais da superintendência para apoio ao programa. No total, 30 funcionários estarão realizando o trabalho de campo. A operação visa apurar a real situação. É que, durante pesquisa realizada há quatro meses, foram detectados vários problemas neste setor. A pesquisa prévia fora feita por meio de cruzamento de informações da Receita Federal e de outras fornecidas por diversos órgãos federais, estaduais e municipais, além de empresas privadas como as distribuidoras de energia elétrica e de telefonia.
A operação - A fiscalização em campo é aplicada de três formas simultâneas. A primeira trata das orientações ao contribuinte para que mantenha em dia suas obrigações tributárias. Conforme Nacif, há casos que dependem de esclarecimentos. Para tanto, é solicitado o comparecimento do contribuinte à sede da Receita Federal a fim de informar sobre suas atividades econômicas e comprovar o pagamento de tributos.
Havendo indício de inadimplência, o caso será inserido em programa de fiscalização para que ocorra o recolhimento de diferenças de impostos devidos. Por este programa, as empresas serão vistoriadas com rigor. Nacif lembra que a operação de fiscalização de campo também é forma de mostrar publicamente os trabalhos, para que o contribuinte não seja surpreendido. Esta operação não era feita havia dois anos. O inspetor exerce o cargo na Receita Federal há quatro meses. A sede da Receita em São Sebastião fica na avenida Altino Arantes (Rua da Praia), 614, Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor