Volta para página inicial
Últimas Notícias

Litoral Norte, 13 de maio de 2000 Arquivo

Zizinho demite 22 servidores da Prefeitura de Ubatuba
Greve dos professores atinge mais de 3 mil alunos no Litoral Norte
Criança vê avós serem assassinados
Dupla tenta roubar carga de cigarros
Secretaria de Turismo divulga Caraguá
Camburi terá etapa do Hang Loose neste fim de semana
Temporada de vela prossegue em Ubatuba
Defeso do camarão termina na segunda

 

Zizinho demite 22 servidores da Prefeitura de Ubatuba
Cortes começaram ontem e devem atingir mais de 100 pessoas; servidores alegam perseguição

O prefeito de Ubatuba, Zizinho Vigneron (PPS), começou ontem a demitir funcionários da prefeitura, três dias após denunciar "inchaço" na administração. O corte de ontem atingiu 22 servidores municipais, de sete setores. Um secretário foi exonerado. A previsão é que na próxima semana, Zizinho continue as demissões, que devem passar de 100. Segundo ele, cerca de 300 pessoas foram contratadas no período em que ele esteve afastado do cargo --127 dias, de dezembro do ano passado até o início do mês. "Estamos avaliando todos os setores e, onde houver excesso de comissionados ou servidores contratados por regime celetista, nós vamos demitir. Se houver necessidade de pessoal, o cargo será preenchido por concursado." De acordo com o prefeito, o custo do concursado é mais baixo que o celetista ou comissionado.
Zizinho disse no início da semana que a folha de pagamento teve um acréscimo de R$ 475,2 mil durante o período em que ele esteve afastado da prefeitura. Segundo o chefe do setor de Recursos Humanos, George Augusto Azevedo, as demissões assinadas ontem eram de funcionários dos setores Educação, Saúde, Esportes, Trânsito, Comunicação, Protocolo e Cerimonial.
O clima da prefeitura era de inconformismo e revolta ontem. "Não sei qual o critério que o prefeito está usando para demitir, mas quem está sendo cortado acha que é por perseguição", disse uma ex-funcionária, que não quis ser identificada. Segundo a mesma ex-funcionária, a maioria dos comissionados dispensados já trabalhava com Zizinho antes de seu afastamento. A presidente do Sindiserv (Sindicato dos Servidores Municipais), Cleuza de Souza Pereira, não quis se manifestar sobre os cortes.
ESCALÃO - O secretário municipal de Esportes e Turismo, José Carlos Firme, foi mais um integrante do primeiro escalão a deixar o cargo na nova administração de Vigneron. Ele era um dos últimos remanescentes da gestão Andrade Henrique dos Santos (PFL) e saiu ontem. Após anunciar que poderia haver alteração na Secretaria Municipal de Saúde, o prefeito confirmou a permanência de Marcos Silveira Franco no cargo. Segundo a Assessoria de Comunicação, a área de Educação deve receber maior número de portarias de exoneração. O motivo seria a contratação de dezenas de diretores e vice-diretores para as escolas que foram municipalizadas.  (Fonte: ValeParaibano)

Sindicato não comenta assunto

A diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Ubatuba tem feito reuniões diárias desde o início da semana para discutir os cortes que estavam sendo anunciados pelo prefeito Zizinho Vigneron (PPS), mas não chegou a divulgar nenhuma ação específica sobre o caso. Funcionários demitidos e comissionados dizem que estão sendo perseguidos por Zizinho. A presidente do sindicato, Cleuza de Souza Pereira, não retornou as ligações feita para ela pelo ValeParaibano.  (Fonte: ValeParaibano)

Greve dos professores atinge mais de 3 mil alunos no Litoral Norte

Mais de três mil alunos da rede estadual de ensino do Litoral Norte estão sem aulas, devido a greve dos professores que já dura dez dias. Segundo a Delegacia de Ensino da região, ontem, oito escolas da região aderiram ao movimento. O órgão do Estado informou que cinco unidades estão parcialmente paradas e três totalmente em greve, sendo em Ilhabela, a Anna Leite Julião Torres, com 550 alunos; e em São Sebastião, Henrique Botelho e Luiza Helena Barros, com 1.506 alunos.
Já em Caraguatatuba e Ubatuba, a greve atinge parcialmente as seguintes escolas: Angelo de Barros, Antonio Alves Bernadino e Ismael Iglesias, as três com 986 alunos; Áurea Moreira Rachou e Capitão Deolindo Oliveira Santos, com 250 estudantes. Conforme o delegado de Ensino da região, professor Laércio Albarici, estes alunos deverão repor as aulas em julho, durante o recesso escolar. O setor ainda declarou que em todo o Estado a paralisação atinge 2,5% da rede estadual. Os professores das cidades de Ribeirão Preto, Assis e Bauru foram os que mais aderiram ao movimento.
Assembléia - O Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado), realizou uma assembléia regional na noite de anteontem, na praça Cândido Motta, em Caraguatatuba. Segundo a diretora, Edna Penha Araújo, 37,5% dos professores do Litoral Norte se encontram em greve e 70% em todo o Estado. A categoria está otimista com a greve, que a cada dia tem mais adesão, de acordo com o sindicato. Na tarde de ontem, os professores se reuniram em assembléia geral, ocorrida na avenida Paulista, em São Paulo. Uma passeata até a Secretaria Estadual da Educação estava prevista para ocorrer após o encontro.
A greve atinge, além dos professores, os diretores e também os supervisores. As classes reivindicam piso emergencial de cinco salários mínimos, ou seja, 54,7%; e melhoria das condições de trabalho dos profissionais da educação, como redução do número de alunos por classe e mudança na grade curricular. Na última sessão da Câmara de Caraguatatuba, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de apoio à paralisação dos professores. O documento foi de autoria do vereador Roberto Commans (PT). (Fonte: Imprensa Livre)

Criança vê avós serem assassinados

Um casal de idosos foi executado na madrugada de ontem, no bairro Olaria, periferia de Caraguatatuba. O assassinato foi presenciado por uma criança de 5 anos, neta das vítimas. O ambulante Gilberto Batista dos Santos, 52 anos, e a faxineira Matilde dos Santos, 53 anos, tiveram a casa invadida por volta das 5h por três homens armados. Uma vizinha, que pediu para ser identificada, disse que eles imploraram para não ser mortos. Pelo menos oito tiros foram disparados.
A doméstica E.R, disse à polícia que escutou discussão na casa e ouviu Santos expulsando o grupo. "Depois houve um silêncio perturbador, os tiros e o choro da criança." R.S contou a mesma versão à polícia. Ela disse que o casal era tranqüilo e não sabe o que pode ter acontecido.
Segundo a polícia, dois homens que entraram na casa foram apontados como "João Pança" e "Edinho Paulista". Eles teriam fugido em um Fiat Uno preto, placas de Ubatuba. A polícia não tinha pistas dos suspeitos até ontem. O neto do casal foi entregue na manhã de ontem à mãe, que não teve o nome revelado pela polícia e mora em outra cidade.  (Fonte: ValeParaibano)

Dupla tenta roubar carga de cigarros

O interno da Apac (Associação de Proteção e Apoio ao Condenado) de Caraguá, Jeová Marcelino Alves, 23 anos, foi preso ontem de manhã no bairro Perequê-Mirim, acusado de assaltar uma perua da Souza Cruz com uma carga de cigarros avaliada em R$ 32 mil. Um outro acusado fugiu. Eles renderam o vendedor S.C.N, 43 anos, com uma arma e levaram a perua, com 2.668 pacotes de cigarros e diversos cheques.
Segundo a PM, a dupla foi localizada descarregando a carga em um barranco e, quando avistaram as viaturas das polícias de Caraguá, São Sebastião e Polícia Florestal, entraram no meio do mato. Alves, que estava em regime semi-aberto, foi capturado e reconhecido pelo motorista. A perua, carga e cheques foram recuperados pela PM.  (Fonte: ValeParaibano)

Secretaria de Turismo divulga Caraguá

A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba estará divulgando a cidade no circuito denominado "São Paulo o Mundo se Encontra Aqui". O projeto é da Secretaria de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo e está sendo realizado em conjunto com a Convention & Visitors Bureau e com o apoio da Embratur. Seis workshops estarão acontecendo à partir do mês que vem em todo o país. Os workshops estão acontecendo em diversas cidades do Estado, como São Paulo (11 de maio), Marília (17 de maio), São José dos Campos (1º de junho), Campinas (8 de junho), Ribeirão Preto (16 de junho) e São José do Rio Preto (29 de junho). A partir de agosto o evento estará acontecendo nacionalmente, a começar por Manaus, Recife e Rio de Janeiro, e, a partir de outubro, em Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.
O objetivo é unir esforços com o "Trade" (agências de viagens), valendo-se desta estratégia para aumentar os investimentos dos vários setores turísticos, firmando assim, uma nova alternativa turística, num Estado que se tornou famoso pela beleza e grande variedade de atrativos turísticos. Trata-se de uma oportunidade de realizar um trabalho de divulgação dos produtos e serviços da cidade, abastecendo de novas informações e materiais publicitários os agentes de viagens desses mercados, fomentando o fluxo turístico.
O evento é aberto a todos os hoteleiros. Segundo o diretor de fomento da Secretaria de Turismo de Caraguá, Marcos Galvão, todos os hoteleiros do município estão sendo solicitados para que participem, eviando para a Secretaria seus materiais de divulação e tarifários.

Camburi terá etapa do Hang Loose neste fim de semana

Camburi, na Costa Sul de São Sebastião, estará sediando, entre hoje e amanhã, 13 e 14, a disputa da segunda etapa do Circuito Paulista Hang Loose Júnior e Mirim de Surf. O Hang Loose começa às 8 horas e as finais estão previstas para amanhã, a partir das 12. Estarão em disputa as categorias júnior (até 18 anos), mirim (limite de 16), iniciantes (no máximo 14) e grommets (até 12). A prova traz uma novidade, criada pela Federação Paulista de Surf após muita reivindicação dos técnicos e pais: a categoria "Petit", para atletas com até 10 anos.
A nova categoria traz promessas do surfe logo em sua estréia. Uma delas é Jessé Mendes, de sete anos; outra, Mateus Toledo, de 9, este filho do bicampeão brasileiro de surf profissional, o ubatubense Ricardo Toledo. Jessé surfa bem e, inclusive, já pegou ondas no Peru, incentivado pelo pai Eduardo e orientado pelo surfista Paulo Kid, que tem uma escolinha de iniciação ao surfe, no Guarujá. Já Mateus nasceu no ano em que seu pai, Ricardinho, foi campeão brasileiro profissional. "Talvez isto tenha dado sorte. Ele tomou gosto e, com certeza, vai chegar muito longe", diz Toledo.
Na categoria Petit, todos os fundamentos (regras, horários e avaliações feitas pela Comissão Técnica) são levados em conta. Mas o principal será enfatizar a iniciação dos atletas sem pressão. "Este é um projeto da Federação, que tem caráter lúdico", disse o Presidente da FPS, Marcos Bukão. "Nossa intenção é envolver os pais e técnicos, que poderão entrar no mar com as crianças para incentivá-los". Segundo Bukão, a Federação está seguindo a tendência de outros estados e países. "Há dois anos criamos a categoria estreantes, para surfistas dos 8 aos 12 anos, mas detectamos que os mais novos precisam de um diferencial". (Fonte: Imprensa Livre)

Temporada de vela prossegue em Ubatuba

Hoje prossegue a 2ª etapa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica, em Ubatuba. Com a realização das duas primeiras regatas, no fim de semana passado, os resultados parciais do circuito colocam na liderança da classe IMS os veleiros Argos (ILC 25), Curupira (ILC 30) e Phetixe 3 (Match 30); na classe RGS os veleiros Magic (1º da categoria A), Cururu (1º da B) e Quick 23 (1º da C); e na classe Cruzeiro Livre os veleiros Alforria/BL3 (1º na categoria A) e Pirangi ( 1º na B). O objetivo dos organizadores é contar com bons ventos hoje, para terminar a etapa e liberar os velejadores para a comemoração do Dia das Mães, amanhã.  (Fonte: ValeParaibano)

Defeso do camarão termina na segunda

O período de defeso do camarão termina à meia-noite da próxima segunda-feira. A proibição deste tipo de pesca iniciou no dia 15 de fevereiro, valendo até 15 de maio. O objetivo é proteger a procriação dos camarões, que durante estes três meses, estão desovando. A informação do término do defeso partiu do presidente da Colônia de Pescadores de Ilhabela, vereador Roberto Lourdes do Nascimento. Segundo ele, na tarde de ontem, os presidentes das colônias do Litoral Norte estiveram reunidos com representantes da Polícia Florestal, que atua na fiscalização. Atualmente, o setor da pesca está ligado ao Ministério da Agricultura. (Fonte: Imprensa Livre)

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi