Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Quinta-feira, 13 de julho de 2000 - Nº 77 Arquivo

PM realiza bloqueios no LN para coibir criminalidade
Bando faz reféns e assalta joalheria em São Sebastião
São Sebastião altera a sua coleta de  lixo
Empresa vai recolher lixo de Ubatuba
Litoral tem recorde de ocorrências de incêndio
Começa o projeto para restauro do Casarão do Porto
Artista de Ubatuba representa São Paulo em livro do Sebrae
Guarda Municipal entrega mais 2.357 agasalhos
Um pouco sobre as entidades
Agenda Cultural

Previsão do Tempo - 07:00 (local), 13/07/2000 - Fonte: CNN Brasil
pancadas de chuva Máxima: 20 C Mínima: 12 C
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias


PM realiza bloqueios no LN para coibir criminalidade


Litoral Norte - A Polícia Militar do Litoral Norte está realizando operações relâmpagos nas quatro cidades - Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião - para coibir a criminalidade na região.
Segundo o tenente Marcus Fernando de Oliveira, oficial relações-públicas da PM, os bloqueios estão são feitos diariamente nos locais considerados mais críticos e foram determinados pelo comando-geral da PM.
De acordo com mapeamento feito pela polícia, os bairros do Tinga e costa sul de Caraguá, Itatinga e Topolândia, em São Sebastião, e Estufa 1 e 2, em Ubatuba, são as áreas consideradas mais perigosas.
Oliveira acrescenta que a prioridade é pela busca de armas e drogas, fatores que contribuem para o aumento da criminalidade, além de verificar a documentação dos veículos que estão circulando no litoral.
O representante comercial Fernando de Britto Silveira foi parado em um dos bloqueios e teve seu veículo revistado. Ele disse concordar com a ação da PM. "É uma forma de diminuir os crimes nas cidades".  (Fonte: ValeParaibano)

Bando faz reféns e assalta joalheria em São Sebastião
Família de revendedora foi ameaçada por 12 homens armados, que roubaram relógios e jóias

São Sebastião - Doze homens armados e encapuzados mantiveram a família da revendedora de jóias, G.A, 24 anos, como refém e assaltaram a joalheria Petreca, no centro de São Sebastião, onde ela trabalha. Foram levadas mais de 180 peças, entre relógios e jóias de ouro.
A ação do bando começou por volta das 23h30 de anteontem, quando os entraram na casa de G., no bairro Itatinga, exigindo que ela entregasse a chave do estabelecimento e informasse o código para desligar o alarme da loja.
Em seguida, dois deles saíram no carro da vítima, foram ao Shopping Fama, onde fica a loja, e renderam o vigia A.V.S, 51 anos. Eles levaram do local 147 tipos de relógios e 41 entre correntes, pingentes, pulseiras e brincos de ouro.
Os proprietários da loja não informaram à polícia o valor da mercadoria roubada. Eles também não quiseram dar outras informações sobre o assalto. "Ninguém tem condições de falar a respeito", disseram.
Após o assalto, os ladrões liberaram o vigia e retornaram à casa da revendedora, onde soltaram a família. G. não foi localizada para falar sobre a ação dos bandidos. De acordo com a polícia, nenhuma das vítimas foi ferida.
PRISÃO - O delegado titular do 1ª DP, de São Sebastião, Leon Nascimento Ribeiro, informou ontem que o SI (Setor de Investigações) conseguiu deter dois homens suspeitos de pertencerem à quadrilha que está assustando moradores e comerciantes.
Uns dos detidos foi V.C.S, conhecido por Iguape. Na casa dele, no bairro Itatinga, os investigadores encontraram capuzes e fotos de pessoas armadas. Também localizaram D.C, vulgo Alemão, que estava com uma arma calibre 38 com numeração raspada. Ele foi detido por posse de arma sem autorização.
De acordo com o delegado, há indício da participação dos dois nos principais assaltos que têm ocorrido na cidade desde o início do ano. Um deles foi no supermercado Semar, onde Alemão trabalhava como repositor. Ele também teria sido visto 'filmando' a joalheria nas últimas semanas. Ribeiro ressalta que uma das prioridades da polícia é a solução desses casos, mas esbarra na falta de policiamento.
Pressão - Mais de 200 pessoas discutiram na noite de anteontem a falta de segurança em São Sebastião. O comandante do 20ª Batalhão da PM, coronel Rodrigues Silva Lopes, e o delegado seccional do Litoral Norte, João Barbosa Filho, explicaram a falta de efetivo. Uma comissão vai elaborar propostas para o secretário da Segurança Pública do Estado, Marco Vinício Petrelluzzi.  (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião altera a sua coleta de  lixo

São Sebastião - A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião está alterando a coleta de lixo e sucata no município a partir de hoje, em razão de uma mudança na escala de trabalho de coletores e motoristas. O município recolhe uma média de 50 toneladas de lixo por dia e outras 100 toneladas de sucata por mês.
A principal alteração acontece nos bairros TopoVaradouro, Barequeçaba, Guaecá e Vila Galvão, na região central, e Enseada, Jaraguá e Canto do Mar, na costa norte.
Segundo o diretor de Educação Ambiental, Fábio Cidrin, nestes bairros a coleta de lixo orgânico passa a ser feita às terças, quintas, sábados e domingos, no mesmo horário. A mudança atinge também a coleta de sucata que passa a ser às segundas e sextas-feiras.
"Pedimos a colaboração da população para que coloque o seu lixo em frente às residências nesses dias". Cidrin disse que serão colocadas faixas no bairros informando as alterações nos dias de coletas.
A partir de hoje os grupos passam a trabalhar 12 horas e folgar outras 36. Até então, eles eram registrados por 6 horas e faziam hora-extra.
O secretário municipal de Governo, Luiz Antonio Melhado, explicou que não havia outra alternativa para a prefeitura para acabar com as horas-extras e se enquadrar na Lei de Responsabilidade Fiscal.  (Fonte: ValeParaibano)

Empresa vai recolher lixo de Ubatuba
Pefeitura faz novo processo de concorrência para repassar serviço para iniciativa privada

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai contratar uma empresa privada para fazer a coleta de lixo do município, começando pelos bairros mais afastados da região central. Há mais de um mês que o serviço vem sendo feito com frota da própria prefeitura. O novo processo de licitação para a escolha da empresa já está em andamento. A empresa vencedora da concorrência será contratada pelo período de doze meses, para a coleta de quase 44 mil toneladas de lixo por ano - incluindo o aumento provocado durante a temporada de verão
De acordo com o edital de concorrência, toda a frota e fornecimento de mão-de-obra entre motoristas e catadores ficará a encargo da empresa, quetambém deverá manter os containeres para a colocação de lixo nos bairros onde não há acesso
Segundo o secretário municipal de Obras, Jeriel da Silva Rocha, os envelopes com as propostas devem ser entregues até às 12h do dia 8 de agosto. O secretário calcula que até novembro a empresa vencedora já deverá estar operando na cidade.
JUSTIÇA - Segundo a prefeitura o edital para a licitação está sendo feito após o TCE (Tribunal de Contas do Estado) ter suspendido uma anterior, com suspeita de irregularidades. O caso está sendo apurado pelo Ministério Público.
A vencedora na época foi a Recilix, que fez a coleta até abril, mas um dos participantes do processo licitatório questionou alguns ítens do edital e fez a denúncia. De acordo com Rocha, o edital foi refeito conforme determinação do tribunal.  (Fonte: ValeParaibano)

Litoral tem recorde de ocorrências de incêndio

Litoral Norte - O Litoral Norte é a região com maior número de focos de incêndio em mata, segundo o Corpo de Bombeiros. A média diária nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba é de 50 chamadas.
Um incêndio atingiu anteontem à noite o morro do Camaroeiro, próximo à Prainha. O Corpo de Bombeiros enfrentou dificuldades para debelar o fogo devido ao difícil acesso.
Segundo o comandante de prontidão do Corpo de Bombeiros de Caraguá, João Dimas Fuzatto, cerca de 30% das ocorrências são registradas em São Sebastião. Ele disse que o principal problema na região é a falta de caminhões-pipa próprios para o combate aos incêndios. "Não dispomos de um caminhão-pipa próprio para combater essas queimadas e, nas emergências, utilizamos um veículo da prefeitura com capacidade para 10 mil litros de água."
Fuzatto disse também que o número de chamadas é muito grande e que nem sempre é possível atender a todas as ocorrências.  (Fonte: ValeParaibano)

Começa o projeto para restauro do Casarão do Porto

Ubatuba - Nesta última semana, esteve em Ubatuba uma equipe do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do estado de São Paulo, composta pelo arquiteto Marcelo Putti, professor Márcio Leitão, arquiteto Márcio Valença, e pelo estagiário em arquitetura Gustavo Rockenbach. O objetivo da equipe era avaliar e cadastrar a real situação do Casarão do Porto, apontando o que deve ser reestruturado e o que deve ser mantido, para feitura do Projeto de Restauro que será enviado ao Ministério da Cultura para inclusão nas Leis de Incentivo, possibilitando a utilização de verbas destinadas à cultura.
Esse Projeto de Restauro é resultado convênio assinado no dia 6 de junho, entre Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e Secretaria do estado de da Recuperação de Bens Culturais, para restauro do Casarão e, graças a estrutura da Fundart, uma fundação pública de direito privado, será possível requerer verbas junto a iniciativa privada e pública, e não só ao Ministério da Cultura, como ocorre com órgãos estritamente públicos.  (Fonte: Fundart)

Artista de Ubatuba representa São Paulo em livro do Sebrae

Ubatuba - A cidade é destaque mais uma vez no cenário nacional. Desta vez os olhos do país se voltam para cá por conta do entalhe do artista plástico Antônio Theodoro de Souza, conhecido por Bigode. O trabalho do artista foi selecionado para fazer parte de um ensaio fotográfico produzido pelo Sebrae que vai se tornar um guia de artesãos.
No Brasil inteiro apenas 25 artistas foram escolhidos. Bigode é o único representante do estado de São Paulo. As fotos do ensaio foram feitas pelo fotógrafo Araquem Alcântara, no final de junho, em Ubatuba.
O artista começou a arte do entalhe em 1939, quando tinha 7 anos, fazendo artefatos para cozinha, como colheres e pratos, para vender. Nunca mais parou. Foi aprimorando sua técnica e nas décadas de 50 a 90 participou de exposições em vários países. Dos anos 50 até hoje, o artista mantém seu atelier no Perequê-Açu, onde é procurado por todos os interessados em seus trabalhos.
Para os interessados em aprender entalhe, a FUNDART oferece o curso de entalhe em madeira, ministrado por Bigode. As aulas acontecem uma vez por semana e existem três turmas: segunda-feira, das 8 às 12 horas, quarta-feira, das 14 às 17h30 e quinta-feira, das 19 às 22h30. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063.  (Fonte: Fundart)

Guarda Municipal entrega mais 2.357 agasalhos

Ubatuba - Continua a Campanha do Agasalho, da Guarda Municipal de Ubatuba. Dessa vez, três entidades assistenciais foram atendidas: Projeto Ubás, “Jesus é Luz” e “Lar Esperança Desafio Jovem”. As 2.357 peças, que vão desde calças e meias até sobretudos e colchões, serão distribuídas entre as entidades de maneira que melhor atenda às suas necessidades mutuas.
A cerimônia contou com a presença dos representantes das entidades, Daniel “Sábia” Graça, da Associação de Amigos do Bairro da Figueira, lar do Desafio Jovem, José Carlos Souza, “do Jesus é Luz,” Eunice Maria F. Moura, assistente social do Projeto Ubás/crianças migrantes, do Prefeito Zizinho Vigneron e do comandante da Guarda Municipal, Capitão Benedito Sene Nóbrega Filho.

Um pouco sobre as entidades

Ubatuba - O Projeto Ubás, mantido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, mantém trinta crianças, entre 7 e treze anos, em dois períodos. Seu objetivo é desenvolver a didática e a pedagogia junto aos atendidos, além de despertar seu “eu” artístico. Fornece refeições às crianças durante o período de aulas.
Já o Desafio Jovem Lar Esperança funciona no pé da Serra e desenvolve um trabalho de educação para a vida e recuperação de viciados, atendendo atualmente a doze pessoas até 16 anos.
O Jesus é Luz age na Estufa II, e trabalha no sentido de recuperação de indivíduos adultos, viciados de todos os tipos, ajudando 20 pessoas atualmente.

Agenda Cultural

Projeto Zé Anselmo - Nessa sexta-feira, dia 14, o cantor Ítalo Nascimento irá se apresentar no coreto da praça Major João Fernandes, centro. A apresentação está marcada para as 20h. O show faz parte da festa de Nossa Senhora do Carmo, em São Sebastião.

II Encontro de Autos Antigos de São Sebastião - Acontece a partir desta Sexta-feira, de 14 a 16, na Rua da Praia. A abertura oficial do evento será a partir das 19h com a apresentação da Banda Municipal e do grupo de danças da Terceira Idade. Haverá ainda show de rock a partir das 22 horas. O Encontro de Autos Antigos é uma realização da Fragatas Viagens e Turismo Ltda e tem o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social.

Curso de artesanato infantil - A Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), em São Sebastião, está com inscrições abertas para o curso de artesanato infantil (crianças de 7 a1 2 anos). As inscrições podem ser feitas na sede da Sampoc, das 15h30 as 16h30, as terças e quintas-feiras.

Coletiva de Artes Plásticas - Litoral Norte Paulista e Sul Fluminense está em exposição na FUNDART, em Ubatuba. As visitas podem ser feitas até o próximo Domingo, dia 16, no Salão de Exposições, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas com Fabíola, na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

Cultura na Praça - estará neste domingo, dia 16 de julho, no Perequê-Mirim (Ubatuba), desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

Inscrições - para os cursos de Canto, Cestaria, Desenho, Teatro, Alongamento e Relaxamento, Cerâmica, Modelagem para crianças, Entalhe, Instrumento de Sopro, Sapateado, Capoeira e Ballet Clássico estão abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38 - Ubatuba.

A Festa do Divino Espírito Santo - começa neste fim de semana, dia 14, e pode ser visitada até 23 de julho, na Praça Exaltação à Santa Cruz, em frente a Igreja Matriz, Ubatuba. Além das barracas de comidas, o público ainda conta com apresentações.

Os Grupos Setoriais  - da FUNDART se reúnem nesta semana. Na segunda-feira, dia 17, o GS de Folclore se reúne na Capela do Itaguá, às 20 horas. Na terça-feira, é a vez do GS de Música se reunir, às 10h30. O Grupo de Fotografia, Cinema e Vídeo se reúne no mesmo dia, às 19 horas, na Biblioteca. Na quarta-feira, dia 19, o Grupo de História e Geografia de Ubatuba se reúne, às 19 horas, na Biblioteca. A reunião do Grupo de Artesanato acontece, no dia 20, às 19 horas, na Biblioteca. As reuniões são abertas ao público e os interessados podem apresentar projetos relacionados a cada área. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063.

Visite nossos Patrocinadores:



Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi