Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Terça-feira, 18 de julho de 2000 - Nº 80 Arquivo

Clube de Pesca de Ubatuba
Prefeitura interdita comércio irregular
Prefeitura cede área no Parque dos Ministérios
Obras da rede de esgoto são retomadas
Parque dos Ministérios também terá Rede de Esgoto
Condição Feminina tem novas conselheiras
Jornalistas e Colunistas de Turismo visitaram Caraguá
Caraguá sediará encontro da UVESP
Governo do Estado e iniciativa privada avaliam Pavilhão do Mar
Caraguá sediará encontro regional de Conselhos Tutelares
Curso para Hoteleiros
Feira Mulher reúne bom público
Agenda Cultural de São Sebastião

Previsão do Tempo - Fonte: CNN Brasil
Ensolarado Máxima: 21 C Mínima: 15 C
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Clube de Pesca de Ubatuba

Ubatuba - Tomará posse nesta sexta-feira, dia 21, as 19 Hs. na Câmara Municipal de Ubatuba, a diretoria executiva do Clube de Pesca de Ubatuba. A cerimônia será um marco para a pesca esportiva da região, visto que Ubatuba apesar de contar com mais de 70 praias, alguns rios e centenas de praticantes do esporte, nunca teve a oportunidade de possuir uma entidade que representasse os interesses do Esporte na cidade. As equipes existentes (Agulhão Bandeira, Pitú Pesca, Mar Alto e Pé Inchado) apoiaram totalmente a fundação do clube e já estão colaborando com a diretora do C.P.U., apresentando diversas
sugestões.
Para o primeiro mandato à frente do Clube foi escolhido Juscelino Soares Barbosa, que junto aos demais diretores atuará no biênio 2000/2002. Segundo o presidente, a fundação do clube visa não só divulgar a Pesca Esportiva, de organizar campeonatos, de ensinar aos mais jovens o prazer de pescar com consciência ecológica e aos pescadores avulsos o verdadeiro
prazer da Pesca Esportiva, mas também movimentar o turismo na região, trabalhando junto ao empresariado local.
A diretoria é composta pelos seguintes membros: Presidente - Juscelino Soares Barbosa, Vice-Presidente - Rosana Gioacchini, Tesoureiro - José Carlos de Macedo, Financeiro - Silvio Andrade, 1ª Secretária - Rute Helena Gondim, 2ª Secretária - Ines Ishida de Castro, Patrimônio - José Camargo, Social - Rosana Gioacchini, Esportes - Edevair Bogiani, Relações Públicas e Comunicação - Luis Eduardo de Castro.
Para maiores informações o Clube se coloca à disposição através dos telefone (0**12) 432-1616 com José Carlos ou cpuimprensa@bol.com.br .

Prefeitura interdita comércio irregular

Ubatuba - Um centro comercial localizado na mais movimentada avenida de Ubatuba, na orla da Praia do Cruzeiro, foi fechado na noite de sexta-feira (14), com base em um termo de interdição da fiscalização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, por estar em desacordo com a Lei 711 (Plano Diretor) e conforme decreto municipal número 2560 de 1997. A ação do Mandado de Segurança impetrada pelo proprietário Geraldo Botunno Grimaut foi negada pelo juiz da 2a Vara Civil da Comarca de Ubatuba.O funcionamento do imóvel, localizado à Av. Iperoig 450-511 vinha sendo alvo de inúmeras reclamações de moradores, principalmente por não atender aos requisitos mínimos quanto à legislação. Ou seja, não tinha Alvará de Ocupação ou Habite-se, além de não ter aprovação do Corpo de Bombeiros. O prédio, com dois pavimentos, um porão e um sótão, cuja construção, em sua grande parte, é montada em madeira, abrigava um comércio diversificado de lojas para venda de produtos importados, artesanato e bares, e vinha sendo motivo de preocupação das autoridades, principalmente quanto a segurança dos locatários e seus freqüentadores. A interdição administrativa do prédio deu-se ainda, segundo os autos expedidos pelo judiciário, face ao descumprimento para que a edificação fosse adequada ao projeto aprovado pela municipalidade. PMU

Prefeitura cede área no Parque dos Ministérios

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através do decreto nº 3499, concedeu permissão de uso de uma área institucional no Parque dos Ministérios à AMOPAM - Associação dos Moradores do Parque dos Ministérios.
A área de 1.446,50m² fica atrás da escola Madre Maria da Glória, local onde a associação deverá dar início à construção de um centro cultural desportivo. No local serão implantadas oficinas culturais e esportivas, contribuindo para a integração social dos moradores do bairro.
A área já tinha recebido melhoramentos, como o aterro e nivelamento do local em 99, atendendo a pedidos dos moradores com intenção de utilizar o local para lazer e prática de esportes e a concessão de uso vem propiciar que essa idéia se desenvolva e uma obra seja iniciada beneficiando toda a população do bairro.
A AMOPAM tem um prazo de dois anos para concluir as obras e o projeto deverá ser submetido a previa aprovação da Ssecretaria de Arquitetura e Urbanismo de Ubatuba. PMU

Obras da rede de esgoto são retomadas

Ubatuba - A praça do Cristo Redentor, no Bairro do Itaguá, transformou-se em um canteiro de obras com o reinício dos trabalhos para construção da Rede de Tratamento de Esgoto da Sabesp em Ubatuba. As obras no bairro do Tenório, integrante do sistema denominado Sistema Principal e Emissário Iperoig, já vêm sendo executadas. Este projeto contempla as comunidades do Itaguá, Perequê-Açu, Taquaral, Sumidouro, Jardim Carolina, Estufa I e II, Ilha dos Pescadores e Parque Vivamar, atendendo a aproximadamente 110.000 pessoas, entre moradores e turistas.
As obras, no valor de R$ 4,3 milhões, compreendem 31,6 km de rede coletora, 1.870 ligações e 1 estação elevatória, e estão a cargo da empresa AJM - Sociedade Construtora Ltda. A empresa comprometeu-se com a prefeitura a urbanizar a praça tão logo não necessite mais daquele espaço como canteiro de obras e alojamento para seus empregados. Os entendimentos dizem respeito a calçamento e gramado.
As obras da Sabesp foram reivindicadas pela prefeitura tendo em vista a preservação da qualidade de vida dos moradores, a manutenção do meio ambiente e a principal atividade econômica do município representada pelo turismo. (Fonte: PMU)

Parque dos Ministérios também terá Rede de Esgoto

Ubatuba - Também foram iniciadas as obras da rede coletora no Jardim Cidade Carolina, integrante de um projeto de grande abrangência, que visam atender 70 mil pessoas entre população local e veranistas. No Parque dos Ministérios vêm sendo mantidos entendimentos com o Ibama e DPRN em relação a uma área para construção da estação elevatória. Serão 1.040m de linha coletora, 750m de linha de recalque e 200 ligações domiciliares. As próximas obras a serem realizadas são as do bairro da Enseada, onde será complementada a rede coletora existente, e Perequê-Mirim, onde a rede será iniciada.
A previsão para início dessas obras é agosto próximo. (Fonte: PMU)

Condição Feminina tem novas conselheiras

Caraguatatuba - O prefeito Antonio Carlos da Silva empossou na última Quinta-feira, dia 13, as novas conselheiras do Conselho Municipal da Condição Feminina. O conselho é formado por 16 representantes, sendo oito delas escolhidas pela sociedade civil e as demais representando o poder público. O conselho se reúne na última Quarta-feira do mês, na Casa dos Conselhos, localizada na rua José Olímpio de Oliveira, no bairro Jardim Jaqueira. “Considero de fundamental importância a atuação do Conselho Municipal da Condição Feminina na defesa dos direitos da mulher de nossa cidade”, afirmou o prefeito Antonio Carlos da Silva durante a solenidade de posse das novas conselheiras ocorrida em seu gabinete. As conselheiras devem se reunir nos próximos dias para escolher a presidente do conselho. Segundo Maria Clébia Mazieiro, do Clube da Mulher, uma das propostas defendidas pelo conselho da Condição Feminina é a implantação de uma casa abrigo para atender mulheres e adolescentes expulsas de seus lares. As conselheiras representantes do pode público são: Theresa Cristina Daniel e como suplente, Rita de Cássia de Morais, pela Secretaria de Assistência Social; Cláudia Regina Fornitani e como suplente Gianna Tonacci, pela Secretaria de Educação; Valéria Cristiane da Silva e como suplente Karine Ribeiro Gonçalves Dias; Eliane Inês Santos Pereira Dias e como suplente Ediveti Passos Garcia, pela Procuradoria Geral do Município. Pela sociedade civil foram escolhidas as conselheiras Cleusa Aparecida Pereira, Madalena Fachini, Conceição Lepique, Norma Aparecida Santos Quirino, Maria Clébia Mazieiro, Elza Martins de Souza, Jacolina Faramello, Regina Helena Pedroso, Adolfina Leonor Soares e Diva Tomazzi. (Fonte: PMC)

Jornalistas e Colunistas de Turismo visitaram Caraguá

Caraguatatuba - Um total de 35 jornalistas e colunistas especializados em turismo visitaram a cidade de Caraguatatuba no fim de semana a convite da Associação de Hotéis, Pousadas e Similares e da Prefeitura local. Estiveram no município jornalistas das cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Osasco, Suzano, Santa Izabel, Catanduva, Aguaí, Espirito Santo do Pinhal, Campinas, Franca, Rio Pardo, Arujá, Santa Izabel, Taubaté, Mogi das Cruzes, Barueri, da capital, da grande São e dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Cibele Bueno, dos jornais bilingues Miami News e Flórida Review que circulam em Miami(EUA) elogiou a cidade. “Caraguá mudou muito e hoje é um destaque a nível nacional”, enfatizou a jornalista. Outra jornalista que não mediu esforços nos elogios a cidade foi Neusa Bighetti, de Ribeirão Preto. “ Caraguá tem sido uma das cidades mais comentadas pelos moradores de Ribeirão Preto e cidades vizinhas a ela”, comentou Neusa, que possui um programa na TV a cabo e é colunista de jornal e revista em Ribeirão Preto. Clara Faria, presidente da Apacos-Associação Paulista de Colunistas Sociais, elogiou o trabalho desenvolvido pela Associação de Hotéis e Pousadas da cidade e prefeitura na divulgação do turismo local. “ A cidade está promovendo muitos eventos para atrair os turistas, entre eles, o Megacycle que é o maior encontro de motociclismo do hemisfério sul que acontece de 11 a 20 de agosto”, destacou. A jornalista Selma Galo, que organizou a vinda dos colegas, comentou que Caraguatatuba oferece boa infra-estrutura turística, graças a visão do atual prefeito Antonio Carlos da Silva. Os jornalistas e colunistas visitaram os pontos turísticos, fizeram passeio de escuna até a Ilha Tamanduá, conheceram os pratos da gastronomia caiçara, entre eles, o azul marinho(peixe com banana verde) e detalhes do Megacycle. “ Para nós é um orgulho muito grande recepcionar jornalistas e colunistas de várias cidades do estado de São Paulo, de Goiás e Mato Grosso do Sul. Vocês são fundamentais na divulgação de nosso potencial turístico”, destacou Antonio Carlos na recepção promovida pela prefeitura aos profissionais de imprensa no Clube Ilha Morena, na noite de Sábado. O jornalista Pierre Adri, de Campo Grande(MS) afirmou que ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pela atual administração na área da educação. “Caraguá possui belas praias e inúmeras belezas naturais e está no caminho certo ao investir na educação”, afirmou Pierre. (Fonte: PMC)

Caraguá sediará encontro da UVESP

Caraguatatuba - A UVESP-União dos Vereadores do Estado de São Paulo, o CODIVAP e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba promovem no próximo dia 26 de julho, o seminário “Alternativas de Desenvolvimento”, destinado a vereadores do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte. O seminário acontecerá no Eventus, situado na avenida Castelo Branco, 2299, no Jardim Terralão, na saída para Ubatuba, no horário das 14 às 19 horas. Serão apresentadas duas palestras no encontro da UVESP: O controle e gestão do SUS, pelo economista e técnico do Cepam, Áquilas Nogueira Mendes e Aspectos da Lei Eleitoral, pelo advogado do Cepam, João Carlos Macruz. No encontro, também será debatido, projetos alternativos para tratamento de esgoto. Segundo a organização do seminário, vereadores, secretários de Saúde e de Meio Ambiente de 39 municípios deverão comparecer ao encontro que acontecerá em Caraguatatuba pela primeira vez. (Fonte: PMC)

Governo do Estado e iniciativa privada avaliam Pavilhão do Mar

Caraguatatuba - Representantes do governo do Estado e da iniciativa privada estiveram reunidos com o prefeito Antonio Carlos da Silva, na manhã de domingo, dia 16, para avaliarem possíveis parcerias na implantação do Pavilhão do Mar. Também participaram do encontro os secretários municipais Roberto Leite(Governo, Planejamento e Gestão), Gilson Mendes de Souza(Obras) e a presidente da Fundacc, Eloíza Andrade Oliveira. O Pavilhão do Mar é um projeto iniciado pela atual administração que prevê a construção de uma estrutura toda ela voltada para estudos e pesquisas ligadas ao mar. O projeto arquitetônico é de autoria do renomado arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha. O projeto prevê a construção de aquários, auditórios, alojamentos, biblioteca, laboratórios e demais dependências que formariam o centro de estudos e pesquisas. O prefeito Antonio Carlos mantém entendimentos com a Universidade de Brest, na França, também interessada na parceria. “O importante, agora, é envolvermos o estado e a USP nessa parceria”, adiantou o prefeito. O secretário de Governo, Planejamento e Gestão, Roberto Leite adiantou que os entendimentos com o governo do estado e iniciativa privada deverão levar ainda alguns meses. Vitor Ali, que esteve em Caraguá, juntamente com representantes da iniciativa privada, disse que foi importante conhecer o projeto arquitetônico e obter as informações técnicas repassadas pela assessoria do prefeito Antonio Carlos. (Fonte: PMC)

Caraguá sediará encontro regional de Conselhos Tutelares

Caraguatatuba - Um total de 39 cidades participarão do Encontro Regional de Conselhos Tutelares da região do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, que será realizado em Caraguatatuba, no próximo dia 5 de agosto, nas dependências do Clube Ilha Morena, no horário das 9 às 14h30. No encontro serão debatidos assuntos como o SIPIA-Sistema de Informatização para a Infância e Adolescência, a melhor integração entre o judiciário e o poder público e os definição dos temas que serão abordados no próximo encontro nacional dos Conselhos Tutelares, programado para o segundo semestre. O Conselho Tutelar de Caraguatatuba apresentará o programa do Bombeiro Mirim, desenvolvido com crianças e adolescentes com problemas sociais e ou familiar. “É muito importante a troca de experiências entre os conselhos”, afirmou Kátia Sommerfeldt, do Conselho Tutelar de Caraguá. Outra conselheira do município, Elisabeth Gonçalves destacou que o encontro será de fundamental importância para definir os assuntos que serão debatidos no encontro nacional. O Conselho Tutelar de Caraguá tem ainda como conselheiras Maria Jussiara Cunha, Leila Becker e Viviane Buoniconti. O conselho tem como sede a Casa dos Conselhos, situada na rua José Olímpio de Oliveira, 79, no Jardim Jaqueira. O telefone para contato é 422-2573. (Fonte: PMC)

Curso para Hoteleiros

Hotelaria - A Alfa Cursos e Treinamentos esta com inscrições abertas, para o curso Administração de Pousadas e Pequenos Meios de Hospedagem. O curso destina-se a gerentes, recepcionistas, estudantes e proprietários de pousadas e outros meios de hospedagem, que necessitem de orientações ou reciclagem sobre o mercado.
O curso aborda os aspectos administrativos, recursos humanos, comercial, de hospedagem e alimentos e bebidas. Os interessados, podem estar entrando em contato com a Alfa pelo telefone (011) 257-2487 / 258-6925 ou pelo e-mail alfacursos@originet.com.br, para maiores informações.

Feira Mulher reúne bom público

São Sebastião - O mau tempo não prejudicou o movimento na 4ª Feira Mulher - Arte, Artimanha e Artesanato. A feira reuniu o trabalho de artistas e artesãs na quadra de esportes da Rua da Praia, centro, no último fim de semana. A feira foi promovida pelo Conselho Municipal da Condição Feminina, Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura de São Sebastião.
A estimativa inicial é de que a feira gerou mais de R$ 6 mil. “Muitas expositoras receberam pedidos de encomenda de lojistas”, conta a presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Denise L. M. Stevaletto.
A iniciativa pretende oferecer um começo para a independência econômica da mulher e uma oportunidade de mostrar as suas habilidades. “Nosso próximo passo será oferecer nossos de qualidade, custo e preço para as expositoras”, explica Denise.
“Se tivesse uma feira por mês, seria como ter salário fixo, conta a artesã Vera Lúcia de Jesus. Há 4 anos, Vera sobrevive exclusivamente da venda de peças feitas em patchwork ( artesanato feito com retalhos de tecidos). Antes da feira, a artesã comercializava as peças através de amigas e algumas lojas. “O meu artesanato é caro, com a venda direta posso negociar o preço e a forma de pagamento diretamente com o consumidor”, relata Vera.
A feira tem ajudado ainda na divulgação do trabalho. “Moro no sertão de Boiçucanga e não tenho loja. Com a feira, as pessoas passaram a conhecer o meu trabalho e mesmo que não comprem imediatamente, fazem encomendas” continua. (Fonte: PMSS)

Agenda Cultural de São Sebastião

Arte na Prefeitura tem nova exposição - O projeto Arte na Prefeitura apresenta a partir de hoje (17) nova exposição com o artista plástico Oscar Henrique Ditt. A exposição será aberta as 18 h30, no Gabinete do prefeito João Siqueira. A exposição reúne quadros de óleo sobre tela com temas sobre natureza morta. A exposição pode ser vista até 16/08, no gabinete, em horário de expediente, das 12 as 17 horas.

Inscrições para Nhô Bento vão até Quarta-feira - Os interessados em participar do XVIII Concurso Nhô Bento podem fazer suas inscrições até Quarta-feira, dia 19, no Departamento de Cultura da Prefeitura, no horário das 14 as 17 horas. Cada autor poderá inscrever uma poesia inédita. As poesias inscritas serão julgadas por uma comissão julgadora que irá selecionar as 15 melhores. A divulgação das poesias e dos autores selecionados será feita no jornal local dia 22. Os poemas selecionados serão apresentados pelo autor dia 28/07, no Arquivo Histórico.

Inscrições para Oficinas Culturais - A prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Esportes e Cultura, abriu inscrição para Oficinas Culturais. Os interessados devem procurar o departamento de Cultura, na rua da Praia. As inscrições podem ser feitas até 2 de agosto. São oferecidas vagas para o projeto Fazendo Arte (crianças de 2 a 7 anos), Ballet Clássico (infantil/adulto), Jazz (infantil), Teatro (infantil/adulto), Artesanato em madeira (infantil/adulto/criança), Dança de Salão (juvenil/adulto), Flamenco (adulto) e Instrumentos de Sopro (juvenil/adulto).

Curso de artesanato infantil - A Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc) está com inscrições abertas para o curso de artesanato infantil (crianças de 7 a 12 anos). As inscrições podem ser feitas na sede da Sampoc, das 15h30 as 16h30, as terças e quintas-feiras.
(Fonte: PMSS)

Visite nossos Patrocinadores:



Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi