Volta para página inicial
Últimas Notícias

Litoral Norte, 19 de abril de 2000 Arquivo

Prefeitura quer extinção da Fundart
Litoral espera 500 mil turistas
DER prevê 5 rotatórias em trecho urbano da Rio-Santos em Caraguá
Efetivo no Tebar é alvo de investigação
Execução em Caraguá

 

Prefeitura quer extinção da Fundart

O prefeito em exercício de Ubatuba, Andrade Henrique dos Santos (PFL), encaminhou à Câmara um projeto que cria a Secretaria de Arte e Cultura e extingue a Fundart (Fundação de Arte e Cultura). A medida provocou reação de cerca de 100 pessoas --entre funcionários e participantes de cursos-- que acompanharam a sessão de ontem quando o projeto foi lido para os vereadores. A votação ocorre na próxima semana.
Segundo o prefeito, a instituição estaria onerando os cofres públicos em razão de não comportar os gastos das verbas repassadas pelo município. A Fundart é uma fundação de direito privado criada há 13 anos, mantida pela prefeitura, com dotação orçamentária de R$ 1,2 milhão por ano. Desde o início de sua administração, em janeiro deste ano, o prefeito só está pagando o salário dos 50 funcionários. Pelo projeto do Executivo, caberá à nova secretaria a seção de expediente, biblioteca municipal, promoção de eventos artísticos e culturais, projetos e oficinas e museu. Também deverão ser criados quadros, em cargo de comissão, de secretários e chefes de seção. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral espera 500 mil turistas

O feriado prolongado da Páscoa e os 500 Anos de Descobrimento do Brasil estão animando os comerciantes do Litoral Norte. A expectativa é que haja aumento nas vendas. Estão sendo esperados cerca de 500 mil turistas às quatro cidades do litoral --Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba. "Este é o último feriado antes do início da baixa temporada", diz Ari Carlos Barbosa, presidente da Associação dos Quiosqueiros de Caraguatatuba. Ele afirmou que as previsões só não devem se confirmar se o tempo não ajudar.
O presidente da Acic (Associação Comercial de Industrial de Caraguatatuba), Mase Ribeiro, também está confiante. "Tudo indica que o movimento vai ser positivo neste final de semana." O setor hoteleiro também está aquecido, seguno com José Carlos de Souza, coordenador do Departamento de Turismo do sindicato da categoria em Ubatuba.
Ele estimou que cerca de 250 mil pessoas devem passar o feriado na cidade. "Ainda há vagas, mas a maioria dos turistas está deixando para fazer reservas em cima da hora." Esse dado é confirmado pela gerência do hotel Atlântico Sul, em Caraguá. Dos 76 apartamentos, 50% estão com ocupação confirmada e o hotel tem recebido uma média de 10 ligações por dia com pedido de reserva.
Em Ilhabela, os pousadeiros estão satisfeitos porque a ocupação é total. A gerente da Pousada Hibisco, Júlia Silva, disse que os 15 apartamentos estão ocupados. No comércio em geral também há expectativa. O proprietário da sorveteria Sérgio, Sávio Luiz dos Santos, disse que espera bons resultados. (Fonte: ValeParaibano)

DER prevê 5 rotatórias em trecho urbano em Caraguá

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) começou os projetos para a construção de cinco rotatórias na rodovia Rio-Santos (SP-55) no perímetro urbano de Caraguatatuba. A previsão é que as obras comecem dentro de quatro meses. Três trevos serão construídos no trecho que vai para Ubatuba e ficarão próximos à avenida Jundiaí (Sumaré), ao rio Guaxinduba (Martin de Sá) e ao bairro Querosene. Os outros dois serão feitos no sentido São Sebastião, na altura da ponte sobre o rio Juqueriquerê entre os bairros Porto Novo e Barranco Alto. Segundo o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), as rotatórias devem melhorar o sistema viário na cidade durante a temporada e feriados prolongados. Também devem facilitar o tráfego dos motoristas que querem sair dos bairros em direção à praia. Segundo o diretor técnico do DER de Taubaté, Hélcio Luiz Anselmo, as rotatórias devem custar em torno de R$ 3 milhões. Esse recurso será repassado ao órgão pelo governo do Estado como parte da indenização pela desapropriação do Parque Estadual da Serra do Mar. (Fonte: ValeParaibano)

Efetivo no Tebar é alvo de investigação

A redução sistemática no quadro de funcionários do Tebar (Terminal Marinho Almirante Barroso), em São Sebastião, poderá ser investigada pelas comissões permanentes do Meio Ambiente e Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa. A deputada estadual Mariangela Duarte (PT) acionou os representantes dessas comissões solicitando uma audiência com os dirigentes dos terminais da Petrobras. Mariangela disse que também levará o caso ao Ministério Público visando garantir um efetivo mínimo na Petrobras.
A iniciativa ocorreu após denúncia do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) de São Sebastião, que aponta riscos de acidentes ambientais com o corte de efetivo. Segundo o diretor do sindicato, Marcos Vinícius Savino Zanelli, o atual número de operadores, cerca de oito, não é suficiente para formar uma brigada de incêndio em casos de emergência. "O terminal chegou a ter 20 operadores. Até o controle de um possível vazamento fica prejudicado." Outra preocupação do Sindipetro é que a partir de 1º de maio a empresa Transpetro passa a ser a gestora da Fronape (Frota Nacional de Petroleiros) e dos terminais marítimos e terrestes. "A empresa deverá contratar seus funcionários e como fica a situação dos trabalhadores daqui?", questiona Zanelli. A diretoria da Transpetro foi procurada ontem pelo ValeParaibano por meio de sua assessoria de imprensa, mas não houve retorno. (Fonte: ValeParaibano)

Execução em Caraguá

João Barbosa dos Santos, 26 anos, foi executado em frente à sua casa no bairro Travessão, em Caraguá, na madrugada de ontem. Ele levou sete tiros de uma pistola calibre 40 --quatro no peito e três na cabeça. Segundo uma testemunha, o vigia A.P.S, o assassino é um homem conhecido por "Gilberto", que o abordou perguntando se sabia onde morava a vítima e o obrigou a indicar a casa. Há suspeita de que a vítima estivesse envolvida com tráfico de drogas. A polícia não tem pistas do assasino. (Fonte: ValeParaibano)

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi