Volta para página inicial
Últimas Notícias

Mangalarga Pneus Tess Carasol
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Terça-feira, 20 de junho de 2000 - Nº 63 Arquivo

Comissão investiga denúncias de irregularidades ambientais
Dupla mata 2 e fere 1 em Caraguá
São Sebastião deve ter disputa acirrada
Ubatuba relembra levante da Ilha Anchieta
São Sebastião ganha prêmio de Gestão Educacional
João Siqueira recebe prêmio Prefeito Criança da Abrinq
2º Encontro de Pesca abordou pesca predatória e comercialização
Campanha de Multivacinação atendeu 8.203 crianças em Caraguá
Bicicross de Caraguá ganha títulos em Caçapava
Diretor das Faculdades Módulo nega envolvimento em manifestações

 

Comissão investiga denúncias de irregularidades ambientais

A câmara de São Sebastião formou uma comissão de vereadores para investigar as denúncias de irregularidades que podem estar sendo cometidas na costa sul da cidade. Um funcionário da prefeitura é acusado de ser conivente com a situação.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, classificou de oportunista a iniciativa e acusações do vereador Luiz Leite Santana "Zangado" (PV), presidente da comissão e autor do pedido.
"A maior parte das denúncias já foi respondida ao vereador e para todas as irregularidades encontradas estamos tomando providências. Ele quer é aparecer em um ano político", disse Rego".
Entre as irregularidades apontadas por Zangado estão o vazamento de esgoto na praia de Toque-Toque Pequeno e imóveis e decks na área da praia, além de construções de casas no alto do morro, em áreas de preservação ambiental, nas praias de Camburi, Baleia e Juréia; e muros na areia em Barra do Uno e Camburi. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla mata 2 e fere 1 em Caraguá

Duas pessoas foram executadas e uma levou dois tiros dentro de uma casa no bairro Porto Novo, em Caraguá, na madrugada de domingo. Dois homens armados com pistola e fuzil AR-15 invadiram a casa do autônomo Olavo Ferraz Filho e dispararam vários tiros. Seu filho Luiz Carlos Ferraz, 31 anos, e seu genro Geraldo Matias da Silva, 33 anos, morreram no local. ATé o final da tarde de ontem, o autônomo continuava internado.
Na manhã de ontem, Ademir Francisco da Silva, 24 anos, foi morto com seis tiros na porta de sua casa no bairro Perequê-Mirim. Na noite de sexta-feira, também em Caraguá, Claudionor Roberto de Oliveira, 21 anos, morreu ao trocar tiros com a PM. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião deve ter disputa acirrada

O panorama político no Litoral Norte deve ser definido até o final de semana quando se realiza a maior parte das convenções partidárias. A disputa promete ser mais acirrada em São Sebastião, onde seis candidatos podem disputar as eleições. O PSB do prefeito João Siqueira ainda não definiu quem vai ser o vice neste pleito. O atual, José Mauro Torres Paes Leme, do mesmo partido, não estaria com a vaga garantida. O deputado Paulo Julião (PSDB) e o médico Juan Garcia (PPS) já confirmaram suas candidaturas à prefeitura. Em Ubatuba, as convenções dos candidatos a prefeito estão agendadas para sábado e domingo. (Fonte: ValeParaibano)


Ubatuba relembra levante da Ilha Anchieta
Dos 129 presos que fugiram do presídio, seis desapareceram e líder da rebelião foi entrado morto

Há quase 48 anos uma ilha de Ubatuba que funcionava como presídio foi palco de uma das histórias mais sangrentas do país. Os presos da Ilha Anchieta protagonizaram uma fuga que resultou na morte de 22 pessoas, sendo oito militares, dois funcionários civis e doze detentos.
Para homenagear as vítimas do levante de 52, a prefeitura realizou no último sábado uma missa campal, desfile militar, lançamento do livro "Ilha Anchieta- Rebelião, Fatos e Lendas," do tenente Samuel Messias de Oliveira, e visita à Santa Cruz, local onde foi morto o soldado José Laurindo.
LENDA - O complexo prisional da Ilha Anchieta, originalmente denominada de Ilha dos Porcos, foi projetado por Ramos de Azevedo no início desse século e tinha 453 presos no dia do levante. Segundo o tenente da reserva, José Roberto Lamosa, estudioso da história local, a escolha da ilha foi em função da dificuldade de travessia. "Apesar do canal ser próximo, ele tem mais de 80 metros de profundidade e a ligação termina em um costão rochoso."
Isso não impediu a ação dos presos que teve como principal líder Alvaro da Conceição Carvalho Farto, o Portuga. Durante o tempo que ficou na solitária, ele planejou todos os detalhes da fuga e arregimentou os presos. Descobriu que no dia 20 de junho de 52 chegaria a barcaça `Ubatubinha', com capacidade para até 200 pessoas.
O comerciante Renato de Oliveira, 61 anos, filho do carcereiro Luiz Guilherme de Oliveira, morava na ilha nesta época e sua convivência com os presos era normal. "Tudo foi bem planejado, eles (os presos) ganharam a confiança do diretor e dos soldados", relembra. Segundo Oliveira, seu pai foi salvo de não estar no local no dia do acidente, porque perdeu a embarcação.
COMO FOI - A ação dos condenados teve início por volta das 6h30, quando um grupo composto por dois soldados e 12 presos foi cortar lenha. Uma outra escolta com 110 detentos saiu em direção contrária para buscar a lenha cortada no dia anterior. Outro líder da rebelião, José Pereira Lima, rendeu o soldado Hilário Rosa e o matou com tiro de fuzil. Era o sinal para que o grupo menor rendesse os outros soldados e desse início ao motim.
Como a rebelião foi percebida, boa parte dos presos cansou de esperar a chegada da `Ubatubinha' e tomou a lancha do presídio "Carneiro da Fonte". A capacidade da embarcação era para 50 e mais de 90 embarcaram. "Os gordos foram jogados para o mar e, balançando ao sabor das ondas, a lancha se partiu às praias do Ubatumirim", conta Lamosa.
Conta a história que 129 presos fugiram do complexo da Ilha Anchieta, seis desapareceram e os outros foram recapturados. O corpo de Portuga, que tinha problemas de saúde, foi encontrado em estado de decomposição encostado na árvore que parou para descansar.
(Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião ganha prêmio de Gestão Educacional

A Prefeitura de São Sebastião foi homenageada junto com mais 70 municípios do Brasil para receber o prêmio de Gestão Educacional durante o II Fórum Nacional de Educação, em Porto Seguro/BA, no período de 14 a 17 deste mês. A medalha do mérito em Gestão Educacional - Anísio Teixeira foi entregue dia 16, à secretária de Educação da Prefeitura de São Sebastião, Maria Bernadete Taveira de Freitas.
A secretária Bernadete esteve hoje pela manhã no gabinete do prefeito João Siqueira para entregar-lhe a medalha. Segundo ela, o prêmio foi concedido aos municípios que fizeram boa aplicação dos recursos destinados à Educação, como o investimento na capacitação e formação dos profissionais, o padrão na qualidade de ensino e na construção e ampliação de escolas municipais. (Fonte: PMSS )

João Siqueira recebe prêmio Prefeito Criança da Abrinq

O prefeito de São Sebastião, João Siqueira, estará hoje em Brasília/DF, as 15h30, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, para receber o prêmio Prefeito Criança 2000, da Fundação Abrinq. São Sebastião e mais 20 municípios serão homenageados pela Abrinq amanhã, em Brasília, por terem desenvolvido trabalhos sociais e projetos voltados a crianças e adolescentes. O projeto Prefeito Criança tem a participação de municípios de todo o Brasil que assinaram a Carta-compromisso da Abrinq. Os projetos das gestões municipais homenageadas foram avaliados pela Abrinq no decorrer dos últimos três anos. (Fonte: PMSS )

2º Encontro de Pesca abordou pesca predatória e comercialização

Os temas predominantes do 2º Encontro de Pesca e Agricultura do Litoral Norte, realizado na Casa dos Conselhos, em Caraguatatuba, na última Sexta-feira, foram a pesca predatória e a comercialização do pescado da região no Ceagesp da capital. O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, abriu o encontro pedindo maior combate a pesca predatória praticada por grandes embarcações nas praias do Litoral Norte. O deputado Xico Graziano enfatizou que é importante acionar o Ministério Público para que pesca predatória não aconteça mais na região. Os pescadores artesanais reclamam que as grandes embarcações de pesca atuam livre da fiscalização, até mesmo, no período do defeso quando a pesca fica proibida pelo período de três meses. Segundo o pescador Lúcio Fernandes, de Caraguá, a pesca praticada pelas parelhas prejudica os pescadores artesanais e também, o meio ambiente. Maria Assunção, mulher de pescador, alertou ainda que os constantes derramamentos de óleo no canal de São Sebastião também tem prejudicado a pesca na região. O deputado Xico Graziano adiantou que a falta do S.I.F-Sistema de Inspeção Federal, que garante a procedência do pescado, não impede a comercialização do pescado da região na Ceagesp. O presidente da Ceagesp, Fuad Nassif, afirmou que os pescadores do Litoral Norte precisam se fortalecer mais, talvez com a criação de uma cooperativa, para conquistar mais espaço na Ceagesp. Segundo Fuad, a falta de um órgão que forneça o S.I.F no Litoral Norte, não impede a comercialização do pescado da região na Ceagesp. (Fonte: PMSS )

Campanha de Multivacinação atendeu 8.203 crianças em Caraguá

A Secretaria Municipal de Saúde de Caraguatatuba vacinou 8.203 crianças entre zero e 5 anos na primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação realizada no último Sábado, dia 17. A campanha de vacinação contra a poliomielite obteve uma cobertura de 106%, ou seja, atendeu um número maior de crianças que a população estimada pela SEADE - Sistema Estadual de Dados e Estatística, de 7.685 crianças com idade entre zero e cinco anos. É que muitos veranistas e turistas aproveitaram para vacinar seus filhos na cidade. A vacinação também superou o resultado da primeira etapa realizada no ano passado quando foram vacinadas 8.095 crianças contra a pólio. Na campanha de 2.000 foram vacinadas ainda 400 crianças contra o sarampo e 6.393 crianças receberam a vacina Dupla Viral (contra Sarampo e Rubéola). O secretário da Saúde, Benedito Souza Filho, fez questão de agradecer o empenho e dedicação de todos os servidores da secretaria e dos voluntários durante a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha deste ano mobilizou 250 pessoas e 25 viaturas. A Secretaria Municipal de Saúde contou com a colaboração da Sucen, Saabesp, PM, Polícia Florestal e Câmara Municipal. Segundo a Leila Paulino Ferreira, da Vigilância Epidemiológica, durante esta semana a vacinação será mantida nas Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura. (Fonte: PMSS )

Bicicross de Caraguá ganha títulos em Caçapava

A ABC-Associação Bicicross de Caraguatatuba conquistou dois títulos de campeão e três de vice-campeão na Copas Ciro Extra Power de Bicicross realizada na cidade de Caçapava, no Sábado, dia 17. Um total de 100 pilotos de várias cidades do estado participaram da competição. Caraguá participou com oito pilotos da ABC. Os destaques foram Paulo José de Almeida César e Acácio Nonato, respectivamente campeões das categorias 19 Open e Júnior Men. Terminaram a competição como vice-campeões os pilotos Milton Freitas( 16 Cruizer), Thiago Brasil(16 Expert) e Ildo Macedo Neto (Júnior). Os pilotos da ABC disputam as provas dos campeonatos paulista, brasileiro e avulsas com o apoio da Prefeitura. (Fonte: PMSS )

Diretor das Faculdades Módulo nega envolvimento em manifestações

O Diretor Geral do Colégio e Faculdades Módulo, Angelo Fonseca Nogueira Junior, enviou ontem comunicado a imprensa negando qualquer tipo de envolvimento com relação as manifestações contra entrega de títulos de Cidadãos Caraguatatubenses à políticos locais e regionais que teriam ocorrido em frente a Câmara Municipal de Caraguatatuba na última sexta-feira:

"Hoje, 19 de junho, às 11horas, fui surpreendido com a notícia de que estavam correndo boatos de que manifestações foram feitas contra a entrega de títulos de Cidadãos Caraguatatubenses a políticos locais e regionais, e que eu teria sido o mentor e/ou patrocinador delas.
Surpreendido? Certamente sim, mas principalmente indignado. Não esperava, em momento algum, este tipo de atitude.
Atitude legítima do(s) incomodado(s) com as minhas matérias/artigos seria, através dos meios de comunicação ao dispor de todos, e que não são poucos, responder provando serem mentirosas as minhas colocações.

Não é compatível que pessoa(s), que julgo conhecer-me bem, na falta de argumentos, extravasem-se querendo desacreditar-me através de atitudes que, sabem, eu jamais seria capaz de ter.
A minha campanha - se posso chamá-la assim - foi, está sendo e será a de convocar caiçaras, paulistanos, enfim, brasileiros a refletirem e se posicionarem como cidadãos - não súditos e muito menos vassalos - sobre a Democracia e a Ética na política e entre políticos."


Declaração

DECLARO, a quem interessar possa e para os devidos fins, que em nenhum momento, particular ou público, promovi, sugeri, patrocinei, instiguei qualquer tipo de manifestação em frente e/ou na Câmara Municipal de Caraguatatuba, em qualquer data, principalmente, nesta última sexta-feira. Por ser expressão da verdade, firmo a presente.

Caraguatatuba, 19 de junho de 2000.

Angelo Fonseca Nogueira Junior
Diretor Geral do Colégio Módulo e das Faculdades Integradas Módulo
Caraguatatuba/SP

RG 2.129.629
CIC 211.635.378-53

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi