Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de novembro de 2000 - Nº 172 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Blitz da Vigilância verifica alimentos
Rodovia de Ilhabela tem duas crateras
Mesa Redonda sobre Plano Diretor e Verticalização
Moradores fazem passeata após morte de comerciante em Ilhabela
Dupla mata mecânico com 6 tiros
Ilha Montão de Trigo: prossegue instalação de energia solar
Negros não tem o que comemorar no “Dia da Consciência Negra”
Começou curso sobre PPDC
Prossegue campanha contra a tuberculose
Volei: SS enfrenta Pinda em casa
Atletismo do Litoral Norte encerra Festival em Caraguá


Blitz da Vigilância verifica alimentos

Caraguatatuba - A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba, com apoio da Polícia Rodoviária Estadual, intensificou a fiscalização em veículos que fazem o transporte de alimentos e produtos perecíveis pela cidade.
Ontem, os agentes e médicos veterinários orientaram 21 veículos na rodovia dos Tamoios e autuaram outros três que já haviam sido informados sobre irregularidades no transporte.
Segundo o veterinário Guilherme José Garrido, "o objetivo é saber quais são as condições com que os alimentos estão chegando na região."
Os fiscais vistoriram principalmente caminhões que transportavam alimentos perecíveis, como carne congelada, pão e leite e manteiga.
Para os motoristas a fiscalização é uma novidade. O comerciante Primo Antônio Fossa, 50 anos, disse que a orientação é válida.
O motorista David de Freitas Barbosa, 32 anos, foi um dos poucos que apresentaram o certificado de vistoria. "Meu chefe me deu o documento, mas é a primeira vez que estou usando".
Segundo o agente de saúde Irineu Quirino, a Vigilância fará a orientação dando um prazo de cinco dias para que a pessoa se adeque. Na segunda vez, ele será autuado e, na reincidência, está sujeito a multas que variam de R$ 53 a R$ 1.064. (Fonte: ValeParaibano)

Rodovia de Ilhabela tem duas crateras

Ilhabela - A principal via de acesso para a região sul de Ilhabela, a SP-131, se tornou uma ameaça para os motoristas.
Há pelo menos duas crateras que tomaram metade da pista mantida pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). As duas estão localizadas em curvas perigosas nas praias do Portinho e do Curral.
A educadora Rosane Neuber, 35 anos, de Piracicaba, disse que foi passar o dia na praia do Curral e se assustou com a cratera. "Tive que ir para a outra pista, mas com medo de bater."
Há outros buracos menores ao longo da pista, entre os bairros da Ilha das Cabras até o Curral.
O DER informou que há um estudo para que a recuperação comece até o final desta semana. (Fonte: ValeParaibano)

Mesa Redonda sobre Plano Diretor e Verticalização

Ubatuba - A Cooperativa Educacional de Ubatuba, visando uma participação ampla e democrática da comunidade em discussões de temas importantes para a coletividade estará promovendo nesta quarta-feira uma Mesa Redonda Aberta para discussão dos temas Plano Diretor e Verticalização, com a presença de pessoas de destaque na área.
A reunião será às 20 horas do dia 22 de novembro (quarta-feira) na Sede da Cooperativa Educacional de Ubatuba - Av. Carlos Drumonnd de Andrade n.º 516.

Moradores fazem passeata após morte de comerciante em Ilhabela
Assaltantes matam dono de restaurante; comunidade organiza protesto contra violência

Ilhabela - O comerciante Hugo Luís Dias Neves, 57 anos, foi morto domingo durante uma tentativa de assalto em sua casa, em Ilhabela. O crime revoltou os moradores da cidade que programam uma passeata contra a violência para o próximo domingo.
A Polícia Civil trabalha com a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte).
Neves era dono do restaurante Pitanga, no centro, e foi morto ao chegar em casa, no bairro Costa Bela, onde encontrou sua mulher, Lícia Maria Ferreira, refém de dois homens encapuzados. Ela havia chegado 15 minutos antes do marido.
Lícia disse à polícia que o comerciante foi baleado sem reagir. De acordo com o delegado Eliel Rizziolli, o tiro atingiu Neves no rosto e pode ter sido disparado a uma distância inferior a 50 centímetros.
Ele afirmou ontem que já tem suspeitos. "Não podemos adiantar muito para não atrapalhar as investigações", disse o delegado.
O corpo do comerciante foi velado na biblioteca da cidade, onde compareceram cerca de 300 pessoas, entre parentes e amigos.
A população de Ilhabela ficou revoltada e pede mais policiamento --que, segundo amigos da vítima, era uma reivindicação frequente de Neves. Ele já havia sofrido uma tentativa da assalto no ano passado.
Emocionada, a artista plástica Maria Isolina Duarte, a Pituca, disse que durante o manifesto serão usadas as frases do comerciante morto.
"Gente, a hora que alguém morrer, aí algo vai acontecer", teria dito ele em junho de 99, durante uma reunião para discutir a segurança no município. "Parece até premonição", disse a artista plástica.
"Não é de hoje que essa onda de assalto está ocorrendo e nada de concreto tem sido feito", disse o vereador Rogério Ribeiro de Sá, o Catolé (PV), amigo de Neves havia mais de 20 anos.
O vereador foi um dos articuladores da reunião realizada ontem na Câmara Municipal onde os moradores decidiram fazer uma passeata no próximo domingo para cobrar mais segurança.
Segundo a polícia, o último latrocínio na cidade ocorreu em 96. Este ano, foram registrados três homicídios, quatro roubos e 200 furtos. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla mata mecânico com 6 tiros

Caraguatatuba - O mecânico Sidnei Bento da Fonseca, 27 anos, foi morto com seis tiros na madrugada de domingo quando bebia em um bar no bairro Rio do Ouro, em Caraguatatuba. Uma outra pessoa foi atingida pelos tiros e está internada.
Segundo uma testemunha, dois homens chegaram em uma moto e fizeram diversos disparos contra Fonseca, que morreu na hora. Ele levou três tiros na cabeça, dois no tórax e um no pescoço. Esse foi o segundo homicídio em menos de 24 horas em Caraguá.
O ajudante de leiteiro A.A.P.V., 19 anos, foi atingido nas costas e levado para a Casa de Saúde Stella Maris e não corre risco de vida. (Fonte: ValeParaibano)

Ilha Montão de Trigo: prossegue instalação de energia solar

São Sebastião - A implantação do sistema de captação de energia solar na ilha de Montão de Trigo, costa sul de São Sebastião, prossegue hoje com a ida do técnico Marcos Rodrigues da Silva, da empresa Comercial Elétrica Redimax, para a montagem dos equipamentos na ilha.
O sistema atenderá pescadores e alunos da escola municipal local. Os equipamentos pesam cerca de 1 tonelada e foram transportados para a ilha em várias viagens desde setembro último. O transporte foi feito de helicóptero, aeronave cedida pela Marinha; e de barco, contratado pela Prefeitura.
O sistema abastecerá a escola com 16 painéis (50 watts/dia de energia cada) e uma câmara frigorífica com 10 painéis (300 watts/dia cada), totalizando 3.800 watts/dia. A montagem do equipamento deve levar cerca de 2 dias.
O sistema de captação foi doado pelo Ministério das Minas e Energia e a Prefeitura custeia a instalação. A montagem é de responsabilidade da empresa Redimax, que já instalou equipamentos semelhantes em escolas de 34 cidades no interior paulista - num projeto experimental da concessionária Eletro S/A.
De acordo com o cadastro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, atualmente residem na ilha nove famílias. (Fonte: PMSS)

Negros não tem o que comemorar no “Dia da Consciência Negra”

São Sebastião - “O racismo ainda está vivo na sociedade brasileira. Não temos muito o que comemorar”, diz Jacira Marçal Nunes, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Sebastião. Primeira presidente eleita do Conselho, Jacira tem mobilizado a comunidade local, em especial os jovens, para a luta contra os preconceitos e realiza, nesta quinta-feira, palestra na escola EEPSG Prof. Maísa Teodoro da Silva (CENE).
Eleição de conselheiros - A eleição dos novos membros do Conselho acontece hoje, dia 20, às 20h, na Casa dos Conselhos Dom Helder Câmara - rua João Batista Fernandes, 57, centro. (Fonte: PMSS)

Começou curso sobre PPDC

São Sebastião - A Comdec (Comissão Municipal de Defesa Civil) de São Sebastião iniciou ontem o 11º curso de PPDC - Plano Preventivo de Defesa Civil, específico para escorregamento na Serra do Mar. O curso termina hoje e acontece na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Sebastião. O PPDC será realizado no período de 1º de dezembro a 31/03/2001, podendo ser prorrogado conforme a situação do município.
O curso visa preparar as pessoas que irão participar do PPDC e é dirigido aos membros da Comdec, voluntários e também aberto à comunidade. O curso teve duas etapas: dia 20 foi feita a apresentação do PPDC à comunidade, com informações sobre como irá funcionar o Plano e a formação de uma equipe técnica com cerca de 20 voluntários para trabalhar no PPDC.
A segunda etapa, dia 21, será mais específica voltada para o grupo que irá participar do PPDC no período de 1º de dezembro a 31/03/2001. Haverá um curso pela manhã sobre o monitoramento das rochas e à tarde uma visita nas áreas de risco do município. São Sebastião possui atualmente 33 pontos de ocupações em áreas de risco.
O curso contará com as presenças do presidente da Comdec, Eduardo Hipólito do Rêgo, do secretário executivo da Comdec, Ivan Moreira Silva, e de técnicos da Cedec - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas e IG - Instituto Geológico. (Fonte: PMSS)

Prossegue campanha contra a tuberculose

São Sebastião - A Secretaria Municipal da Saúde prossegue até dia 1º de dezembro com a campanha contra a tuberculose. A campanha está sendo realizada em todo o Estado e tem como tema: "Tosse prolongada tem que ser investigada".
O objetivo da campanha é o aumento da busca de indivíduos com sinais e sintomas da doença, sensibilizar os profissionais da saúde para pensar em tuberculose e atingir a população alvo - faixa etária de 15 a 49 anos.
Durante a campanha serão feitas coletas de escarro nos casos sintomáticos respiratórios (pessoas com tosse há mais de 3 semanas), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Centro de Saúde; e a realização de exames baciloscópicos no laboratório de Sorologia Municipal na Topolândia. Os pacientes com resultados positivos serão encaminhados para tratamento no Centro de Saúde.
A tuberculose é um sério problema de saúde pública e, segundo estimativas, adoecem por ano, no mundo, 10 milhões de pessoas, das quais morrem 3 milhões. O Brasil ocupa hoje o 4º lugar entre os países com maior número de casos da doença.
A tuberculose é uma doença de evolução crônica. Os principais sintomas são tosse, hemoptise, dispnéia, dor torácica, febre e sudorese noturna, perda de peso e de massa muscular. (Fonte: PMSS)

Volei: SS enfrenta Pinda em casa

São Sebastião - Acontece hoje em São Sebastião, às 19h30, no ginásio municipal José de Souza “Gringo”, o primeiro jogo da final da Copa Ouro da Liga de Voleibol do Vale e LN. A equipe sebastianense, categoria juvenil masculino, que conquistou a vaga para disputar a final, vai enfrentar Pidamonhangaba.
O segundo jogo já está marcado para dia 25, às 16 h, no ginásio “Juca Moreira”, em Pinda. O time que ganhar os dois jogos será o campeão da copa. Em caso de empate, o terceiro jogo acontecerá também em Pinda, dia 29. (Fonte: PMSS)

Atletismo do Litoral Norte encerra Festival em Caraguá

Litoral Norte - Equipes do Litoral Norte estiveram participando no domingo, 19, do 1º Festival de Atletismo. As provas foram organizadas pela equipe da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, contando com cerca de 200 atletas. Os atletas das categorias em disputa ficaram durante o domingo, entre 9 e 14 horas, concentrados no Centro Esportivo “Ubaldo Gonçalves”.
Os organizadores consideraram um sucesso a competição, que tinha como objetivo incentivar a prática da modalidade e também descobrir novos valores desta região. Uma das vantagens era a da participação de atletas não federados, de entidades públicas ou privadas, ampliando as possibilidades de novos atletas aparecerem.
O Festival contou como atração especial a prova do arremesso de peso que pela primeira vez entrou na disputa. No total, os organizadores realizaram 20 disputas, valendo pelas categorias mirim, pré-mirim, infantil e livre. Também houve a participação de alunos da Apae, de Caraguatatuba, que foram convidados a integrar o evento. Na categoria pré-mirim, feminino, o IKE - Instituto Kosmos de Ensino, de Caraguá, foi o campeão, resultado que repetiu no masculino.
Ilhabela foi segunda colocada nas duas divisões, enquanto Ubatuba foi terceiro no feminino e a Acorc (Associação dos Corredores de Rua de Caraguatatuba) foi a terceira, no masculino.
Entre os mirins, feminino, Ubatuba foi campeã geral, deixando a Acorc em segundo. No masculino, o primeiro lugar ficou com o IKE, com Ubatuba e Ilhabela em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Na categoria infantil, feminino, a Acorc veio em primeiro lugar, com Ubatuba em segundo e São Sebastião em terceiro. No masculino, São Sebastião foi campeão geral, deixando Ubatuba e Ilhabela nas colocações seguintes. (Fonte: Imprensa Livre)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor