Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sábado, 23 de setembro de 2000 - Nº 135 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Previsão do Tempo:
p/ nublado
Máxima: 25ºC Mínima: 20ºC
Fonte: CNN Brasil Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Principais Manchetes:

Onde está o processo Carioca x Zizinho?
Dise apreende mais de meio quilo de maconha em Caraguá
Aumenta a violência contra menor
Procon alerta consumidores
Biblioteca Municipal abre aos sábados
Cine Clube retoma as atividades neste fim de semana
Concursos Literários têm grande número de participantes
Encontro Villa Lobos de Canto Coral
Agenda da FUNDART


Onde está o processo Carioca x Zizinho?

Ubatuba - Às portas da eleição municipal em Ubatuba, faltando oito dias para o pleito, ninguém sabe onde está o processo de averiguação de Crime Eleitoral ocorrido na última sexta-feira, dia 15, entre o candidato a vereador, Edmílson Alves – o Carioca e o prefeito Zizinho Vigneron. O TRE não confirma a chegada no Cartório Eleitoral e não pode sequer dar o número à imprensa.
O caso envolvendo Carioca e Zizinho Vigneron movimentou a cidade e toda a imprensa da região. Segundo os fatos, por volta das 12 horas do dia 15 deste mês, o PM e candidato a vereador, Edmílson Alves, conhecido como Carioca, deu voz de prisão para o prefeito Zizinho Vigneron e seu ex-chefe de gabinete, Décio José Sato, por crime eleitoral.
Segundo Carioca, Zizinho teria lhe oferecido R$ 2 mil para que renunciasse à eleição, além de lhe prometer o cargo de sub-chefe da Guarda Municipal. O candidato gravou toda a conversa e ainda conseguiu que o prefeito dissesse na gravação o número de série da nota que comprova o caso.
A coligação que apóia Zizinho informou, por meio de seu advogado, Jonas Alves dos Santos, que o partido PPS tinha um candidato a mais do que o número exigido e por observarem que Carioca era o mais ausente no pleito, conversaram com ele sobre sua renúncia.
O Cartório Eleitoral desmente o fato e informa que o tal candidato excedente teve seu registro impugnado e tentava recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), depois de ter perdido outro recurso no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O Escrivão Eleitoral, João Alves de Lima Júnior, alega que o Cartório não dá avisos via telefone e que qualquer notificação é feita por ofício.
O maior problema relacionado ao processo é quanto às informações. O Ministério Público não informa quais são os seus procedimentos no caso e o Juiz Eleitoral de Ubatuba, Érico Di Próspero Gentil Leite, não fala com a imprensa, dizendo apenas por seu escrivão, que o Ministério Público é que dirá se houve crime eleitoral ou não.
A assessoria do órgão não encontrou nenhum processo protocolado em São Paulo. No Cartório Eleitoral há uma recomendação aos funcionários que não dêem nenhuma informação via fone.
O advogado de Zizinho diz que foi informado sobre o candidato excedente por meio uma ligação da funcionária do Cartório, Heloísa Alves, e ressaltou que agora o número de candidatos da coligação está correto, visto que o candidato excedente perdeu o recurso em Brasília. “Houve erro do Cartório e da Coligação no caso”, disse. O Escrivão Eleitoral não retornou a ligação ao Imprensa Livre até o fechamento desta edição.  (Fonte: Imprensa Livre)

Dise apreende mais de meio quilo de maconha em Caraguá

Caraguatatuba - A equipe da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) do Litoral Norte apreendeu mais de meio quilo de maconha em uma casa no bairro Canta Galo, em Caraguatatuba. O fato aconteceu na tarde de anteontem. O desempregado M.A.G., 32, foi preso acusado de tráfico de entorpecentes.
Segundo o investigador Sato, com um mandado de prisão, a equipe foi até a casa do suspeito. No local, os policiais encontraram um tablete de maconha pesando 500 gramas, que estava em cima de um banquinho na cozinha e mais sete porções de 20 gramas da mesma droga.
A equipe ainda encontrou um revólver calibre 38 e três munições do mesmo projétil; duas balanças, sendo uma do tipo caseira e outra convencional; e uma filmadora, de procedência duvidosa. Foram localizados com o acusado mais R$ 106,00; uma caderneta com anotações típicas de traficantes e vários documentos como CIC e identidade de outras pessoas.
M.A.G. foi conduzido à delegacia, onde se constatou que ele tem uma condenação de 20 anos a cumprir por autoria de um assassinato, ocorrido em Itaquera, São Paulo. Na casa havia duas pessoas comprando droga, conforme confessaram.
A operação foi realizada pelos policiais civis Sato, Rener, Fábio e Messias, que trabalharam no comando do delegado da Dise, Odair Bruzos.
O setor atua no combate ao tráfico em todo o Litoral Norte e atende denúncias pelo telefone 452-5644. O denunciante não precisa se identificar.  (Fonte: Imprensa Livre)

Aumenta a violência contra menor

Caraguatatuba - O número de crianças e adolescentes atendidos pelo Conselho Tutelar de Caraguatatuba no primeiro semestre desse ano teve um aumento médio de 45% comparado com o mesmo período de 99. De janeiro a junho deste ano foram registradas 1.495 ocorrências contra 1.026 em 99.
Para a presidente do Conselho, Maria Juciara Thimmig Cunha, o aumento seria uma consequência de um maior reconhecimento do órgão. "Quanto mais as pessoas tomam conhecimento do trabalho do conselho, mas elas nos procuram."
Entre janeiro e junho deste ano, foram resgitrados 55 casos de maus tratos de crianças e adolescentes, contra 67 casos durante todo o ano passado.  (Fonte: ValeParaibano)

Procon alerta consumidores

São Sebastião - O Procon de São Sebastião alerta os consumidores do município quanto a medicamentos e produtos que se encontram adulterados. A Glaxo Welcome emitiu comunicado informando a alteração do gás propelente do medicamento "Aerolin Spray", Segundo a empresa, esta alteração não causa mudanças significativas aos pacientes, apenas discreta alteração do peso do inalador (bombinha) e diferente sensação na boca. O produto também poderá ser comercializado na forma antiga. A Central de atendimento ao cliente pode ser acionada pelo telefone 0800-26-6001, para que seja providenciada a substituição do produto nestes casos.
A empresa sueca Volvo, subsidiária das Ford, está convocando proprietários de veículos modelo S80, fabricados entre 1999 e 2000 e da perua V70 fabricadas em 2000, para correção de uma falha existente no sistema de supensão.
A Fisher-Price está recolhendo nos Estado Unidos cerca de 3 milhões de cercados "Get Up & Wlakers e balanços "Lift Lock Swings", aparelhos de bebês que estão aprendendo a andar. Os produtos apresentam sérios riscos aos bebês. Os balanços e cercos não são mais vendidos no Brasil, mas foram comercializados antes da compra da Fisher-Price pela Matel. A Matel informa que trocará os produtos. Informações pelo telefone: 0800-55-0780. Mais esclarecimentos pode ser obtidos no Procon de São Sebastião, através de atendimento pessoal na sua sede à av. Guarda Mor Lobo Viana, 89 (fundos) ou pelo tel. 452.1639. (Fonte: PMSS)

Biblioteca Municipal abre aos sábados

Ubatuba - A partir do dia 23 de setembro, o público pode retirar livros, ler jornais, consultar CD-ROMs e navegar pela internet também aos sábados na Biblioteca de Ubatuba. Com um acervo de mais de 20 mil livros, cerca de 30 títulos de CD-ROMs, quatro computadores para o público, três jornais diários e dois semanais, a Biblioteca de Ubatuba é considerada a melhor do Litoral Norte e uma das melhores da região. O objetivo deste novo horário é atender a população que trabalha de segunda a sexta e não dispões de tempo para freqüentar a Biblioteca durante a semana.
A Biblioteca funciona de segunda a sexta, das 8 às 18 horas e sábados, das 12 às 18 horas. Para retirar livros, os interessados devem apresentar um documento, comprovante de endereço e uma foto 3x4. A Biblioteca fica na Praça Treze de Maio, 52, centro. Mais informações pelo telefone (12) 434 1076 ou pela internet. (Fonte: Fundart)

Cine Clube retoma as atividades neste fim de semana

Ubatuba - O Cine Clube da FUNDART está de volta. A retomada do trabalho acontece com a apresentação dos filmes Beleza Americana e Castelo Ratimbum. Beleza Americana é dirigido por Sam Mendes. No elenco estão Kevin Spacey, Annette Bening, Thora Birch, Wes Bentley e Mena Suvari. O filme é uma jornada engraçada, comovente e caleidoscópica através da vida num subúrbio americano. A mulher de Lester Burnham, Carolyn, o odeia; sua filha, Jane, olha-o com desprezo; e seu chefe está para demiti-lo - o típico pesadelo suburbano. Quando você não tem nada a perder, é hora de arriscar tudo. Incitado por paixões proibidas, Lester decide fazer algumas mudanças em sua vida que, na verdade, são mais um renascimento da adolescência do que uma crise de meia-idade. Quanto mais livre ele se torna, mais feliz fica - o que irrita, na mesma proporção, sua mulher e filha. Mas Lester Burnham está prestes a aprender que a tão desejada liberdade tem um preço bastante alto.
Em Castelo Rá Tim Bum, o público acompanha a mais fantástica aventura dos Stradivarius, uma família de feiticeiros que vive em seu castelo no centro de uma grande metrópole. Nino, um aprendiz de feiticeiro, e seus tios, Morgana e Victor, estão se preparando para o alinhamento dos planetas, fenômeno que fortalece os poderes de todos os magos. No entanto, entra em cena a malvada Losângela, uma prima de Morgana que, por ter sido expulsa da família e destituída de seus poderes há séculos,prepara uma vingança terrível. Aliada ao ambicioso Doutor Abobrinha e seu capanga Rato, possui um plano ardiloso que pode destruir o Castelo. No elenco estão Marieta Severo, Rosi Campos, Sergio Mamberti e Mateus Nachtergale.
A exibição de Beleza Americana acontece no sábado, dia 23 de setembro, às 20 horas, e Castelo Ra-Tim-Bum, no Domingo, dia 24, às 17 horas. no Auditório da FUNDART, Praça Anchieta, 38, centro. Outras informações pelo telefone (12) 434 1063 ou pela internet. (Fonte: Fundart)

Concursos Literários têm grande número de participantes

Ubatuba - Mais um ano os concursos literários da FUNDART atraem um grande número de participantes. Com as inscrições encerradas no dia 1º de setembro, um total de 145 pessoas inscreveram 272 trabalhos.
O XV Concurso Idalina Graça de Poesias, categoria adulto, teve 39 inscritos, com 90 trabalhos. Na categoria estudantil até 14 anos, foram 112 poesias de 63 inscritos. Na categoria estudantil acima de 15 anos, 12 estudantes inscreveram 28 trabalhos. No IX Concurso de Contos Washington de Oliveira participam 21 pessoas com 32 contos. No I Concurso de Texto de Teatro Infantil Tia Helô estão inscritos 10 participantes, com um texto cada.
Participaram do concurso estudantil oito escolas do Município. Nos outros concursos estão participando pessoas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava e Guaratinguetá, além de Ubatuba.
Os textos serão pré-selecionados pela Comissão Organizadora, que os enviará para um júri composto pelo Grupo de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Taubaté. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de outubro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal, quando a FUNDART lança o livro com os textos premiados.
Os concursos literários são promovidos pelo Grupo Setorial de Literatura da FUNDART, em parceria com a Oficina Pedagógica e a Secretaria Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas na Praça Anchieta, 38, pelo telefone (12) 434 1063 ou pela internet. (Fonte: Fundart)

Encontro Villa Lobos de Canto Coral

São Sebastião - O XIV Encontro Villa Lobos de Canto Coral será realizado amanhã, sábado, dia 23, a partir das 18 horas, no Centro de Cultura e Convenções (Teatro Municipal), na Rua da Praia. O Teatro Municipal estará aberto amanhã (23) ao público, a partir das 13 horas, para as pessoas interessadas em conhecer o andamento das obras no local.
O tradicional evento, que acontece todos os anos em São Sebastião, reunirá diversos grupos de corais de municípios da região e de São Paulo, além do coral anfitrião - Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro de São Sebastião, acompanhado pelo regente Tarcísio Bruder.
O critério de escolha deste ano foi convidar grupos de corais que ainda não tinham participado do Encontro Villa Lobos de Canto Coral. O objetivo é realizar um intercâmbio com novos coralistas e a troca de repertório.
A programação contará com a presença dos corais convidados: Coral do Tribunal de Contas de São Paulo - regente Willian Guedes; Coral Municipal Selma Terezinha Furchi Alvisi, de Poços de Caldas - regente Cristiane Fernandes; Grupo Gaude de Pindamonhangaba - regente Luiz Claudio Oliveira; Coral Municipal de Cubatão - regente Ruy Bauer; Coral Municipal Marecanto de Ubatuba - regente Marco Antonio Camara; Coral do Conservatório Musical Souza Lima de São Paulo - regente Victor Gabriel. (Fonte: PMSS)

Agenda da FUNDART

A exposição Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial está em sua última semana. . Até o dia 24 de setembro, o público pode visita-la no Salão de Exposições da FUNDART, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas com Fabíola, na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

A partir do dia 23 de setembro, a Biblioteca começa a atender o público aos sábados. Das 12 às 18 horas, os usuários podem retirar livros, ler jornais, consultar CD-ROMs e navegar pela internet. A Biblioteca fica na Praça Treze de Maio, 52, centro. Mais informações pelo telefone (12) 434 1076 ou pela internet, www.fundart.com.br.

O Cine Clube retoma as atividades e exibe neste sábado, dia 23, o filme Beleza Americana, às 20 horas, no Auditório da FUNDART. No domingo, dia 24 é a vez do Castelo Ra-Tim-Bum, às 17 horas.

Devido ao sucesso da apresentação da Semana de Anchieta, a Oficina de Teatro Amador reapresenta a peça "Sonhando com Anchieta", no auditório da FUNDART. O Quinteto Metalgia também repeta a apresentação. O evento acontece no dia 26 de setembro, terça-feira, às 20 horas, com. entrada franca.

As inscrições para os cursos de Canto, Cestaria, Teatro, Modelagem para crianças, Pintura, Entalhe, e Sapateado continuam abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38.

O Cultura na Praça está neste domingo, dia 24 de setembro, na EMEB Sertão da Quina, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

O Coral Marencanto, da FUNDART, se reúne com corais de São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, neste Sábado, dia 23 de setembro, no IV Festival Villa Lobos, que acontece em São Sebastião.

A Festa de Santa Cruz do Puruba acontece nos dias 23 e 24 de setembro, e o público presente conta com procissão, missa, Bingo, show da Banda Bugs, corrida de pedestre e de canoa, além do azul marinho. Estas festas são organizadas pelas comunidades dos bairros e contam com o apoio da FUNDART e da Prefeitura.

O lançamento do livro Os Caiçaras Contam acontece neste domingo, dia 24 de setembro, às 11 horas, durante a Festa de Santa Cruz do Puruba. O livro conta a história dos últimos 100 anos de Ubatuba através do ponto de vista dos caiçaras mais antigos da Cidade. No Casarão do Porto, o lançamento acontece no dia 29 de setembro, às 20 horas. (Fonte: Fundart)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor