Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Quinta-feira, 24 de agosto de 2000 - Nº 111 Arquivo

Nevoeiro pára travessia de balsa por 11 horas
Entrega da revitalização das ruínas leva grande público à Lagoinha
Prefeitura entrega novos veículos à frota municipal
Agita Galera acontece nesta Sexta-feira
III Festival Folclórico de Boiçucanga
Concursos literários de Poesia, Contos e Textos Teatrais
Estudantes vencedores do Concurso Brasil 500 são premiados
Agenda da FUNDART

Previsão do Tempo - Fonte: CNN Brasil
Ensolarado Máxima: 30ºC Mínima: 21ºC
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Nevoeiro pára travessia de balsa por 11 horas

São Sebastião - A travessia entre São Sebastião e Ilhabela ficou interrompida por mais de 11 horas entre a noite de anteontem e a manhã de ontem. O motivo foi o forte nevoeiro que cobriu a região e impediu o funcionamento das balsas. Mais de 150 pessoas não puderam fazer a travessia e tiveram que ser atendidas pela Defesa Civil, prefeitura e Polícia Militar dos dois municípios. 
A neblina começou a se intensificar por volta das 17h de anteontem. Vinte minutos depois foi dada a ordem para interrupção da travessia. Nesse horário, parte dos moradores está retornando do serviço e da escola.
O presidente da Comdec (Comissão da Defesa Civil de São Sebastião), Eduardo Hipólito do Rego, disse que esse foi o pior nevoeiros dos últimos quatro anos. 
Segundo ele, tiveram que ser providenciados alimentação e abrigo para os usuários da balsa que ficaram sem a condução. O mesmo ocorreu em Ilhabela, quando a Defesa Civil teve que providenciar ônibus para levar as pessoas aos abrigos.
Por volta da 1h30, a Capitania dos Portos liberou uma lancha-guia para iluminar o canal e possibilitar a travessia das três balsas com os passageiros. A situação só foi contornada às 4h30 quando o nevoeiro se dissipou e as balsas voltaram a operar.

Entrega da revitalização das ruínas leva grande público à Lagoinha

Ubatuba - A cerimônia de entrega da Revitalização das Ruínas da Lagoinha aconteceu no último dia 19 de agosto e contou com número grande de espectadores, que puderam conferir as mudanças do local. Com a limpeza da área e a iluminação apropriada para patrimônio histórico, as ruínas ganharam ares de gala. Além da cerimônia, público presente pode conferir a apresentação do grupo “Cavaleiros do Novo Milênio”.
Esta revitalização faz parte de uma parceria entre a FUNDART, Prefeitura e a Secretaria de Recuperação de Bens Culturais para permitir a preservação do que restou de uma das heranças históricas e culturais de Ubatuba. Esta parceria contou ainda com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo que doou os holofotes para a iluminação das Ruínas. 
Seguindo o projeto elaborado pela Secretaria e contando com a aprovação do IBAMA e do DPRN, a FUNDART e a Prefeitura se encarregaram de cercar e limpar a área, sinalizar a estrada e melhorar seu acesso, além de instalar iluminação apropriada para o patrimônio histórico.
Durante a cerimônia, o secretário Emanuel Von Laurenstein Massarani entregou à FUNDART e a Eliana Inglese os títulos de defensores de Bens Culturais, tendo em vista a grande contribuição da entidade e de sua presidente para a memória histórica e arquitetônica do Município. O secretário ressaltou também a importância da parceria que viabilizou a revitalização. “A Secretaria, a Prefeitura ou a FUNDART sozinhas não conseguiriam levar a frente este trabalho. A união destas forças é que fez com que o trabalho se concretizasse”, disse Massarani.

Prefeitura entrega novos veículos à frota municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião estará entregando 16 novos veículos nesta Sexta-feira, dia 25, ao meio dia, em frente ao Paço. A Administração cumpre assim mais uma etapa do programa de Renovação da Frota Municipal. Os veículos que se encontram na garagem municipal, foram comprados e licenciados pela PMSS. O investimento da Prefeitura é de cerca de R$ 2.400.000,00. São eles: 11 kombis, 4 gols, 1 furgão. Das 11 kombis, 2 serão para Saúde (serviço social); 1 para o setor de Cadastro (Fazenda); 1 Banco do Povo (Sedes); 1 Assistência Social (Sedes); 1 Secec (Esportes e Cultura); 1 Seduc (Educação); 1 setor de fiscalização (Semur); e 3 para Administração. O Furgão ficará no setor de Suprimentos (Administração), os 3 gols ficarão à disposição do Gabinete e 1 gol ficará na Sub Prefeitura da Costa Sul.
A Prefeitura já entregou dentro do programa de Renovação da Frota Municipal, 12 caminhões para coleta de lixo; 5 caminhões médio; 5 máquinas pesadas; 5 ambulâncias; 14 kombis; 3 gols; 4 motos e 6 bicicletas. Esses veículos somados aos que serão entregues na Sexta-feira totalizam 64 veículos. Além desses veículos, a Prefeitura também já recebeu através de convênios os seguintes veículos: 2 gols (Petrobras), 1 ambulância (Secretaria de Saúde do Estado) e 1 Corsa (Sucen). O secretário interino de Administração, Maurício da Silveira Gonçalves, diz que o programa será finalizado com a entrega de mais 4 kombis, sendo duas para a Educação e duas para a Sub Prefeitura da Costa Sul, no próximo mês, totalizando 68 veículos novos. 

Agita Galera acontece nesta Sexta-feira

São Sebastião - O Agita Galera, que faz parte do Programa Agita São Paulo, irá acontecer nesta Sexta-feira, dia 25, das 9 as 11 horas, na Rua da Praia, centro de São Sebastião. Haverá uma grande caminhada com os alunos partindo das escolas municipais e estaduais da região central e que terminará na Praça das Bandeiras, Rua da Praia. 
No local acontecerão jogos, brincadeiras e distribuição de brindes. O evento deverá reunir mais de 600 estudantes, além da comunidade que também poderá participar.
Está programado ainda o "Jogo do Agita". Trata-se de um jogo cooperativo, desenvolvido por professores da rede municipal de educação, que orienta sobre a atividade física e o combate ao sedentarismo. 
O objetivo é mostrar aos estudantes a importância da atividade física como forma de promoção de saúde e qualidade de vida. E como o sedentarismo é o inimigo número 1 da saúde, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
O evento contará com as presenças do secretário de Saúde do Estado, José Guedes, coordenador do programa Agita São Paulo, Victor Matsudo, além de autoridades das secretarias municipais da Saúde, Educação e Esportes. 

III Festival Folclórico de Boiçucanga

São Sebastião - O III Festival Folclórico de Boiçucanga que começa neste Sábado, dia 26/08, e prossegue até dia 03/09, reunirá diversas atividades culturais, palestras e a apresentação de grupos de capoeira em Boiçucanga, na costa sul. O objetivo é resgatar as diversas manifestações do folclore brasileiro. A realização do Festival é do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Sebastião, Sociedade Amigos de Boiçucanga (Soab) e Caetê Ecolazer.

Concursos literários de Poesia, Contos e Textos Teatrais 

Ubatuba - Os interessados em participar do XV Concurso Idalina Graça de Poesias (categoria adulto e estudantil), IX Concurso de Contos Washington de Oliveira e I Concurso de Texto de Teatro Infantil Tia Helô tem até a próxima sexta-feira, dia 1º de setembro para fazer sua inscrição. Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de outubro, às 20 horas, na Biblioteca Municipal, quando a FUNDART lança o livro com os textos premiados.
As fichas de inscrição com os regulamentos podem ser retirados na FUNDART, na Biblioteca Municipal ou no site da FUNDART, o www.fundart.com.br. Os textos serão pré-selecionados pela Comissão Organizadora, que os enviará para um júri composto pelo Grupo de Estudos de Língua Portuguesa da Universidade de Taubaté. Os concursos literários são promovidos pelo Grupo Setorial de Literatura da FUNDART, em parceria com a Oficina Pedagógica e a Secretaria Municipal de Educação. Mais informações podem ser obtidas na Praça Anchieta, 38, pelo telefone (12) 434 1063 ou pela internet, www.fundart.com.br .

Estudantes vencedores do Concurso Brasil 500 são premiados

Ubatuba - Os ganhadores do concurso de desenhos e frases sobre os 500 anos do descobrimento do Brasil foram premiados na última quarta-feira, dia 23 de agosto. O concurso foi feito no ano passado pela FUNDART, Secretaria Municipal de Educação, Oficina Pedagógica e COMTUR para os alunos das escolas de Ubatuba.
Na categoria desenho, foram escolhidos Adriano do Nascimento dos Santos, Camila Aparecida, Fabiana Ramos, Fabiano Lopes, Henrique Matos Pereira, Lilian Ramos Fernandes, Marcos de Lima, Natália, Paloma, Roberta Sabrina Pereira da Silva, Vanderson M. Silva e Tiê Prado Roldan. Na categoria frase os selecionados foram Audinélia Aparecida Moreira, Denice Soares dos Santos, Elida Thais P. de Oliveira, Everton de Oliveira, Filipe Martins, Maitê Vicichousky, Marcos de Souza, Ralf Moreno dos Santos, Rogério R. Salomão, Samantha Magali Pires dos Santos, Vanderson M. Silva e Tiê Prado Roldan.
A idéia inicial era que os desenhos e frases vencedores fizessem parte de um calendário. Mas devido a problemas com a política municipal, o cronograma do concurso e a realização do calendário foram inviabilizados. Com a normalização da situação, o compromisso de publicar os trabalhos foi retomado. Cada um dos vencedores recebeu o poster comemorativo dos 500 anos, com seus trabalhos impressos. Além disto, os estudantes que participaram do concurso fizeram uma visita à Mostra do Redescobrimento, em São Paulo, no dia 24 de agosto.

Agenda da FUNDART

A Exposição de Folclore está em cartaz no Salão de Exposições da FUNDART. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas com Fabíola ou Andreia, na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

O livro “Esclerose Múltipla - Deixando a doença nos ensinar”, de Valéria Vel Belik, será lançado neste Sábado, dia 26 de agosto, às 20 horas na Biblioteca Municipal, Praça 13 de Maio, 52, Centro.

A FUNDART promove o curso de caixas e embalagens “A Arte em Papelão” nos dias 26 e 27 de agosto, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. O curso é gratuito e para fazer a inscrição o interessado deve doar dois quilos de alimentos não perecível. Mais informações na FUNDART.

O Cultura na Praça está neste domingo, dia 27 de agosto, na Escola da Fazenda da Caixa, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

A FUNDART promove nos dias 2 e 3 de setembro mais um Curso de Confecção de Velas, de Sandra Ramos. O curso acontece em um único dia, das 13 às 20 horas, com uma turma no sábado e outra no domingo. As vagas são limitadas. Mais informações pelo (12) 434 1063

As inscrições para os cursos de Canto, Cestaria, Desenho, Teatro, Alongamento e Relaxamento, Cerâmica, Modelagem para crianças, Pintura, Entalhe, Instrumento de Sopro, Sapateado e Capoeira estão abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38. 

As inscrições para o XV Concurso de Poesia “Idalina Graça”, o IX Concurso de Contos “Washington de Oliveira” e o I Concurso de Textos de Teatro Infantil “Tia Helô” estão abertas. O prazo final para a entrega dos trabalhos é no dia 1º de setembro. Os regulamentos e a ficha de inscrição podem ser retirados na FUNDART, Praça Anchieta, 38, na Biblioteca, Praça 13 de Maio, 53 ou na Internet, no www.fundart.com.br

A Exposição Artesanato com Arte, promovida pelo Ubatuba Iate Clube, foi prorrogada. Quem quiser conhecer as obras de cerca de 30 artesãos da Cidade pode ir até o Iate Clube aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas, até o dia 3 de setembro. O Ubatuba Iate Clube fica na Avenida Plínio de França, 378, no Saco da Ribeira.

Acontece de 7 a 15 de outubro o Salão de Artes Plásticas de Ilhabela. Os artistas podem se inscrever nas categorias de pintura, escultura, aquarela e desenho até o dia 8 de setembro. Os regulamentos e outras informações podem ser obtidas na FUNDART


Leia também as colunas:
Para Refletir - Margareth Bravo
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando - Pedro Monte-Mór
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

 Visite nossos patrocinadores:
Cezar Epcot Ilha do Pontal

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi