Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 24 de novembro de 2000 - Nº 175 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Julião vai fundir 6 secretarias
Projeto prevê convênio com IBGE
Grupo mata rapaz em S. Sebastião
Polícia apreende 136g de crack em Caraguá
Brasileiro terá decisão em Ubatuba
Agenda São Sebastião
Folia de Reis visita capelas a partir de dezembro
Oficina de Mosaico e Laboratório de Estímulo à Criatividade
Cine Clube traz “Tango” e “Jantando com Timão e Pumba”
Sebrae traz curso de Qualidade para Artesãos de Ubatuba
Agenda da FUNDART Ubatuba


Julião vai fundir 6 secretarias

São Sebastião - O prefeito eleito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), vai enxugar pela metade o número de secretarias e os cargos em comissão. Para ele, a administração será mais fácil com a centralização das funções.
São Sebastião tem atualmente 12 secretarias. "O número de pessoas a tomar decisões e até mesmo reuniões será menor."
Segundo Julião, o responsável pela pasta terá a função de um gerente de cidade. Este gerente teria a função de fazer a parte técnica da administração.
Entre as secretarias que devem ser fundidas estão Finanças e Administração, Promoção Social e Desenvolvimento Social, Obras, Serviços Urbanos e Infra-estrutura Urbana. Esporte e Lazer deve perder o status de secretaria.
Julião confirmou ontem como futuros secretários João Aguiar Soares Machado (João Caçapava), José Inácio Homem de Bittencourt (Juca), Wander Augusto, Cláudia Batocchio Pinto, vice-prefeita eleita, e Vera Alonso, atual secretária da Promoção Social de Caraguatatuba. O prefeito eleito não quis divulgar o cargo de cada um. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto prevê convênio com IBGE

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião pretende firmar convênio com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE). O projeto foi enviado à Câmara Municipal. O convênio permitirá a locação de imóvel para sediar o órgão. Atualmente o IBGE está instalado em imóvel locado e cedido pela municipalidade. (Fonte: PMSS)

Grupo mata rapaz em S. Sebastião

São Sebastião - Um rapaz de 18 anos foi executado anteontem à noite em São Sebastião por vários homens de bicicleta.
O crime aconteceu por volta das 21h30, quando Ramos Eduardo Rendsborg Hansen, estava na rua da Praia, área central da cidade.
Segundo testemunhas, um grupo de bicicleta se aproximou do rapaz e fez diversos disparos. Hansen levou pelo menos 10 tiros na cabeça e no peito.
Segundo o delegado do 1ª DP, José Luiz Tibiriçá, a vítima completou 18 anos há pouco tempo, mas teve diversas passagens pela polícia por furtos, porte de entorpecentes, enquanto era menor. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia apreende 136g de crack em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia de Caraguatatuba apreendeu ontem à noite 136 gramas de crack e seis gramas de cocaína em poder de duas pessoas. P.D.B, 23 anos e J.F.C., 19 anos, foram parados em uma blitz na rodovia Rio-Santos, no bairro Poiares. Parte da droga foi encontrada na casa de um dos acusados, depois que os policiais obtiveram um mandado de busca e apreensão.
Ambos foram levados à Cadeia Pública da cidade e indiciados por tráfico de drogas. Segundo a polícia, a quantidade de crack encontrada seria suficiente para a "produção" de 500 pedras do entorpecente, avaliadas em cerca de R$ 5.000. (Fonte: ValeParaibano)

Brasileiro terá decisão em Ubatuba

Ubatuba - Campeão brasileiro profissional de 1999, o baiano Olimpinho, quer terminar a atual temporada com vitória no Circuito Hot Water/ Stanley Classic de Longboard, que terá a terceira e última etapa amanhã e domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
A competição é decisiva para definir tanto o campeão brasileiro quanto o paulista de 2000.
Depois de um desempenho excelente no ano passado, quando venceu os dois eventos realizados no litoral brasileiro, Olimpinho, que atualmente mora no Rio de Janeiro, só teve um bom resultado, o terceiro lugar na segunda fase do Hot Water/ Stanley, em Guarujá.
"Espero fechar o ano com uma vitória. Seria ótimo, porque este ano foi fraco", diz o surfista, de 35 anos, que sabe aproveitar muito bem as ondas, até a beira, mesclando o estilo clássico com o radical.
Olimpinho está na nona colocação no ranking brasileiro e em quarto no paulista.
Nos dois campeonatos, o carioca Marcelo Freitas, que venceu as duas etapas do Hot Water/ Stanley, é o líder. Outros nomes fortes confirmados, além de Olimpinho e Freitas, são os cariocas Augusto Saldanha, Phil Rajzman, Thiago Mariano, Eduardo Bagé e Luigi Coutinho e os paulistas Marcelinho do Tombo, Paulo Kid, Amaro Matos, Jaime Viúdes, Luiz Juquinha e Adriano Teco. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda São Sebastião

Concerto - Banda e Coral do Exército da Salvação estarão se apresentando em São Sebastião. Os concertos contará ainda com apresentações de grupos de igrejas evangélicas. No Sábado, dia 25, a apresentação acontece as 19:30 no Tebar Praia Clube. Já no Domingo, dia 26, os grupos estarão a partir das 18:30 na igreja Assembléia de Deus Central. A entrada é franca. Também participam das apresentações o conjunto Profeta Menores.

Arte na Prefeitura - Os trabalhos de Jussara Malago podem ser vistos no gabinete do prefeito, das 12 as 17h, no gabinete do prefeito. Essa mostra reúne 15 quadros com figuras da natureza, marinas e do convento do bairro de São Francisco em óleo e acrílico sobre tela e guache sobre papel. A artista tem um estilo concretista e ingênuo.

6 ª Copa Litoral Norte de Natação - a etapa final acontece no Tebar Praia Clube nesse domingo, dia 26, a partir das 9h. A competição terá cerca de 70 provas em sete categorias.

2º Encontro de Ginástica - Cerca de 600 atletas participarão do festival, que acontece no Sábado, dia 25, a partir das 9h, no ginásio municipal José de Souza, o Gringo.

Núcleo para Estudos da Aids - O grupo estará reunido nessa sexta-feira, dia 24, as 9h, na Videoteca Municipal. Nesse encontro o médico Carlos de Melo Capitani falará sobre Doenças Emergentes: Novas e Antigas. (Fonte: PMSS)

Folia de Reis visita capelas a partir de dezembro

Ubatuba - A Folia de Reis vai percorrer as capelas de Ubatuba em dezembro. No último dia 20 de novembro, uma reunião, promovida pela FUNDART e Assessoria de Assuntos Comunitários da Prefeitura, juntou representantes das Folias do Município. Os foliões devem começar a percorrer as capelas no dia 4 de dezembro. A idéia inicial é que sejam visitadas 35 capelas, o mesmo número do ano anterior. O encerramento deve acontecer no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Este é o terceiro ano consecutivo que as Folias percorrem a Cidade, num projeto da FUNDART e do folclorista Nei Martins de retomada desta tradição. No ano passado, foram visitadas as capelas da Caçandoca, Tabatinga, Picinguaba, Fazenda da Caixa, São Francisco, Pedreira, Araribá, Fortaleza, Sesmaria, Rio Escuro, Itamambuca, Bonete, Lagoinha, Puruba, Morro das Moças, Horto Florestal, Praia Dura, Sertão da Quina, Ipiranguinha, Marafunda, Taquaral, Sumidoro, Lázaro, Félix, Prumirim, Perequê-Mirim, Itaguá, Estufa, Enseada, Maranduba, Perequê-Açu e Barra Seca.
HISTÓRICO - Para comemorar o nascimento de Jesus, antigas festas de ritual pagão sofreram transformações. Em 138, foram regulamentadas pelo Papa São Telésforo. Por volta de 1600 foram introduzidas as figuras dos 3 Reis Magos. Com isso, surgiram os grupos de Folia de Reis. Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar, que foram guiados pela estrela de Belém até o Menino Jesus, são os personagens centrais desta festa, trazida de Portugal pelos colonos. Sua comemoração era semelhante à portuguesa, pelo menos até o século XVIII, com trocas de presentes na véspera do Dia de Reis. Com o tempo, a Folia de Reis adquiriu traços mais populares e se misturou a novos elementos, como o candomblé, no Rio de Janeiro, ou as congadas, em Alagoas. (Fonte: FUNDART)

Oficina de Mosaico e Laboratório de Estímulo à Criatividade

Ubatuba - A FUNDART está com inscrições abertas para duas novas Oficinas: a de Mosaico e o Laboratório de Estímulo à Criatividade. A Oficina de Mosaico será ministrada pela artista plástica Jussara Guimarães Cordeiro nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, das 18 às 22 horas. Jussara vai ensinar a técnica do mosaico feito com cacos de cerâmica e outros materiais, como conchas, apliques e sucatas. O material é fornecido pela professora. Em sua Oficina, a artista plástica fará uma explanação sobre o mosaico na antigüidade e o mosaico atual. Ao final do curso, os alunos saem com uma peça pronta.
O Laboratório de Estímulo à Criatividade acontece no sábado, dia 9 de dezembro e é ministrado por Judith Ribeiro de Carvalho, artista plástica e poetisa, que este ano ficou entre os finalistas do Mapa Cultural Paulista e fará parte do catálogo feito pela Secretaria de Estado da Cultura.
As vagas para estas Oficinas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na FUNDART, Praça Anchieta, 38, no centro, com Tereza. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 434 1063 ou pela internet, no endereço www.fundart.com.br .

Cine Clube traz “Tango” e “Jantando com Timão e Pumba”

Ubatuba - O Cine Clube apresenta nos dias 25 e 26 os filmes “Tango” e “Jantando com Timão e Pumba”. Rodado nas cercanias de Buenos Aires, Tango, de Carlos Saura, é a história de um cineasta em crise que resolve fazer um documentário sobre o tango. O filme concorreu ao Oscar de filme estrangeiro com Central do Brasil em 1999. Neste filme, Saura volta a casar cinema, dança e música. Desta vez, o caráter documental do filme alterna-se com uma trama ficcional. Na história, o diretor Mario Suárez (Miguel Angel Solá) está em crise criativa e sentimental. Abandonado pela mulher, Laura (Cecilia Narova), Mario decide mergulhar nas filmagens de um documentário sobre o tango. Ele acaba se envolvendo com a jovem bailarina Elena (Mía Maestro), amante do dono de um cabaré e um dos investidores de seu filme. O triângulo amoroso então encetado é o contraponto dramático à passionalidade dos números musicais da produção de Saura.
O filme infantil deste fim de semana, “Jantando com Timão e Pumba”, traz a dupla do filme da Disney “Rei Leão”, em suas tradicionais confusões.
Tango é exibido no sábado, dia 25 de novembro, às 20 horas e Jantando com Timão e Pumba, na sessão infantil, no domingo às 17 horas, no Auditório da FUNDART. (Fonte: FUNDART)

Sebrae traz curso de Qualidade para Artesãos de Ubatuba

Ubatuba - Depois do sucesso com o curso Design em Madeira, a FUNDART e o Sebrae voltam a fazer nova parceria para atender os artesãos da Cidade. No Curso de Qualidade para Artesãos serão apresentadas as técnicas para formação do preço, técnicas de venda e a qualidade no atendimento.
O curso acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, na FUNDART e as inscrições para o curso estão abertas. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na FUNDART ou Biblioteca. Mais informações pelo telefone (12) 434 1070. (Fonte: FUNDART)

Agenda da FUNDART Ubatuba

A VI Mostra de Desenho, Pinturas e Aquarelas, dos alunos do artista plástico Banjamín González, pode ser visitada até o dia 26 de novembro, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas, no Salão de Exposições da FUNDART.

Cine Clube da FUNDART apresenta neste sábado, dia 25 de novembro, o filme Tango, às 20 horas, no Auditório da FUNDART. No domingo, dia 26, é a vez de Jantando com Timão e Pumba, às 17 horas. A entrada é franca.

A FUNDART está com inscrições abertas para duas novas oficinas : Laboratório de Estímulo à Criatividade, de Judith Ribeiro de Carvalho, que acontece no dia 9 de dezembro e Oficina de Mosaico, com Jussara Guimarães, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Mais informações na FUNDART.

Cultura na Praça está neste domingo, dia 26 de novembro, escola Honor Figueira, em Itamambuca, desenvolvendo atividades com as pessoas do bairro, a partir das 14 horas.

A partir do dia 7 de dezembro, o público da Biblioteca pode ver a I Exposição de Trabalhos do Projeto Ubás. Desenhos, cestaria, bordados, tecelagem e bijouterias são feitos por crianças de 7 a 14 anos. A Exposição fica na Biblioteca até o dia 16 de dezembro.

As inscrições para o Curso de Qualidade para Artesãos do SEBRAE estão abertas. O curso acontece nos dias 9 e 10 de dezembro, na FUNDART. O curso é gratuito e as inscrições podem ser feitas na FUNDART ou Biblioteca.

As inscrições para a Exposição de Presépios da FUNDART estão abertas. Mais informações podem ser obtidas na FUNDART.

O II Salão Nacional de Artes Fotográficas de Guaratinguetá está com as inscrições abertas até o dia 4 de dezembro. O tema deste ano é “Trabalhador”. Outras informações e o regulamento podem ser obtidas na FUNDART.

As inscrições para o 29º Salão de Arte Contemporânea de Santo André estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2001. Outras informações e o regulamento podem ser obtidas na FUNDART.

A Orquestra de Viola Caipira de São José dos Campos está promovendo o Curso Intensivo de Viola Caipira. Outras informações podem ser obtidas na FUNDART

O CULTURART acontece nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Vale Desconto Shopping, em São José dos Campos. No evento os visitantes poderão conferir o artesanato do Cone Leste Paulista. Essa é uma iniciativa da delegacia Regional de Cultura.

No próximo dia 28 de novembro acontece o I Encontro de Gerações Especiais com Dirigentes Culturais e Bibliotecários do Cone Leste Paulista. No evento serão norteadas as propostas do projeto para o próximo ano. (Fonte: FUNDART)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor