Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Quarta-feira, 26 de julho de 2000 - Nº 86 Arquivo

Enterro de baleia dura mais de 5 horas
Mecânico é acusado de matar ex-namorada
Caraguá sediará encontro da UVESP
Divisão de Saúde Bucal de Caraguá faz mutirão nos bairros
Banco do Povo já aprovou 28 créditos
Filarmônica de Portugal é atração em Caraguatatuba
Schincariol lança latinha do Megacycle 2.000
GACC promoverá “McDia Feliz” em Caraguatatuba

Previsão do Tempo - Fonte: CNN Brasil
Parcialmente Nublado Máxima: 23 C Mínima: 13 C
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Enterro de baleia dura mais de 5 horas

Ubatuba - O enterro da baleia-de-bryde encontrada morta anteontem na praia do Félix, costa norte de Ubatuba, durou mais de cinco horas. A equipe destacada para fazer o serviço não conseguia remover o corpo do mamífero que pesava entre 12 e 14 toneladas e tinha 14 metros de comprimento.
A primeira tentativa foi feita com cabos de aço -- no dia anterior foram usadas cordas que não suportaram o peso do animal -- e dois tratores, mas não se conseguiu mexer a baleia.
A alternativa encontrada foi usar uma retroescavadeira para rolar o corpo do mamífero até o buraco com cerca de 3 metros de profundidade, onde foi enterrado. O ponto escolhido fica cerca de 50 metros do local de arrebentação das ondas.
O oceanógrafo do Aquário de Ubatuba, Ricardo Ota, explicou que o animal seria enterrado na praia devido ao adiantado estado de decomposição que se encontrava, o que impossibilitou a realização de necrópsia para identificar a causa de sua morte.
A veterinária Marta Voltan explicou que em alguns anos será possível recolher a ossada da baleia enterrada para novos estudos. (Fonte: ValeParaibano)

Mecânico é acusado de matar ex-namorada

Caraguatatuba - A Polícia Civil de Caraguatatuba prendeu o mecânico L.C.V., 35 anos, na noite de anteontem acusado de ter matado a doméstica Andréia Cristina Fortunato, 32 anos.
O corpo da vítima foi encontrado em adiantado estado de decomposição anteontem à tarde um terreno baldio no bairro Barranco Alto, região sul da cidade. Ela estava seminua, com queimaduras no rosto e tórax, perfurações por todo o corpo e a polícia ainda suspeita que tenha sido estuprada.
Quando foi detido pelos policiais civis, L.C.V. estava com as mãos queimadas e os joelhos arranhados. A doméstica estava desaparecida havia uma semana.
Segundo amigos de Andréia, o mecânico era seu ex-namorado e não se conformava com a separação. Andréia já havia registrado um boletim contra o namorado devido a ameaças.
O delegado titular de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, não quis falar sobre o caso. Segundo familiares da vítima, Andréia estava viúva há um ano e deixou um filho de quatro anos. Eles não comentaram o crime. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá sediará encontro da UVESP

Caraguatatuba - A UVESP-União dos Vereadores do Estado de São Paulo, o CODIVAP e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba promovem no próximo dia 26 de julho, o seminário “Alternativas de Desenvolvimento”, destinado a vereadores do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte. O seminário acontecerá no Eventus, situado na avenida Castelo Branco, 2299, no Jardim Terralão, na saída para Ubatuba, no horário das 14 às 19 horas. Serão apresentadas duas palestras no encontro da UVESP: O controle e gestão do SUS, pelo economista e técnico do Cepam, Áquilas Nogueira Mendes e Aspectos da Lei Eleitoral 2000, pelo advogado do Cepam, João Carlos Macruz. No encontro, também serão debatidos projetos alternativos para tratamento de esgoto. Segundo a organização do seminário, vereadores, secretários de Saúde e de Meio Ambiente de 39 municípios deverão comparecer ao encontro que acontecerá em Caraguatatuba pela primeira vez. (Fonte: PMC)

Divisão de Saúde Bucal de Caraguá faz mutirão nos bairros

Caraguatatuba - A Divisão de Saúde Bucal de Caraguatatuba realizou um mutirão nos bairros Jardim Santa Rosa e Poço das Antas no período de 10 a 21 de julho. O mutirão atendeu 120 crianças de 2 a 12 anos de idade. O objetivo do mutirão é proporcionar às crianças um tratamento dentário conclusivo para crianças que moram em bairros onde não há UBS - Unidades Básicas de Saúde. Para a Dra. Tânia Anselmo Pignataro, o trabalho está sendo de grande importância porque desta forma consegue-se concluir o trabalho. Além do tratamento, aproveitamos a oportunidade para orientar a criança e a família com técnicas de higiene bucal e até sobre os alimentos”, explicou. O projeto contou com o apoio do Rotary Club Caraguá Poiares, através de vários sócios que colaboraram indo até o bairro Jardim Santa Rosa e levando as crianças até as UBS dos bairros Tabatinga e Casa Branca, Centro de Saúde e escolas do Indaiá, Massaguacú e Querosene. No Poço das Antas, os professores ajudaram a coordenar o mutirão e o carro da Saúde Bucal transportou as crianças até à UBS e ao CIEFI do Porto Novo. Participaram do Mutirão: Dr. Alcinei Feitosa da Silva, Dra. Ana Paula Pavarini, Dra. Carmem Silvia Colugnatti. Dra. Maria Aparecida Siqueira, Dra. Silvana Bacci e Dra. Viviani Roseli de Barros. Segundo a Dr. Tânia Anselmo Pignataro, coordenadora do Projeto, a Divisão de Saúde Bucal pretende realizar o mutirão em outros bairros do município até o final do ano. A Saúde Bucal realizou um mutirão no ano passado, tendo atendido um total de 300 crianças em todo o município. (Fonte: PMC)

Banco do Povo já aprovou 28 créditos

São Sebastião - O Banco do Povo de São Sebastião já aprovou 28 créditos concedidos aos micros e pequenos empreendedores de São Sebastião. O Banco do Povo que começou a funcionar no início de janeiro deste ano, atende em dois locais - no Centro e em Boiçucanga, na costa sul do município. Em Boiçucanga os plantões acontecem todas as quartas-feiras, das 9 as 14h30, na Sub Prefeitura da Costa Sul.
Conforme a agente de crédito Bianca Valquíria da Mata Xavier, dos 28 créditos aprovados aos pequenos empresários já foram liberados recursos no total de R$ 59.259,74. O Banco do Povo já atendeu 948 pessoas interessadas em obter o financiamento para montar seu próprio negócio. O Banco do Povo atende, em média, 30 pessoas por semana.
Para conseguir o financiamento, o pequeno investidor deverá cumprir algumas exigências: estar produzindo há pelo menos seis meses no município; morar na cidade há mais de dois anos; não ter restrições junto ao SPC ou Serasa; ter faturamento anual menor que R$ 87.300,00. A taxa de juros é de 1% ao mês. (Fonte: PMSS)
Serviço: CENTRO - R. Ubatuba , 256, tel: 452.5815
Das 8 às 17 horas, de Segunda a Sexta-feira
SUB-PREFEITURA DE BOIÇUCANGA - tel: 465.1550
Das 9 às 14:30 horas, plantões as quartas-feiras


Filarmônica de Portugal é atração em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Banda Filarmônica de Alcanede, de Santarém, Portugal, será a atração internacional do Projeto Inverno Quente que acontece em Caraguatatuba de sexta a domingo, até o fim de julho. Criada há mais de 100 anos e constituída por 42 músicos, a Banda de Alcanede se apresentará na Praça de Eventos, às 20 horas, na próxima sexta-feira, dia 28. A banda, regida pelo maestro João Vieira Crespo, apresentará marchas e dobrados, entre outros estilos musicais. A banda, conhecida ainda como Sociedade Filarmônica Alcanadense, foi criada em 1829, sob a batuta do padre João Rebelo. É a primeira vez que a banda faz apresentações pelo Brasil, uma viagem que o maestro João Vieira Crespo considera “ irresistível”. Lino Martins, atual presidente da Sociedade Filarmônica de Alcanede, afirmou que a viagem ao Brasil é importante pelo intercâmbio cultural. A banda já fez apresentações nas cidades de São Vicente e São José dos Campos. A programação do Inverno Quente prevê ainda a apresentação, na Praça de Eventos, do Grupo Caraguatá(MPB) e Cafezinho do Nordeste(forró) no sábado, dia 29, e do Grupo Alouê (pagode e axé) no Domingo, dia 30. Na Praça Cândido Mota, dia 28, às 20h30, se apresentarão os alunos do Grupo de Danças da Fundacc e o Grupo Musical Nosso Som; no sábado, dia 29, Banda Municipal Carlos Gomes; no domingo, dia 30, show com Popó da Percussão, Ivan Mendes e os grupos Embolê e Vem Comigo. (Fonte: PMC)

Schincariol lança latinha do Megacycle 2.000

Caraguatatuba - A Cervejaria Schincariol lança na próxima Quarta-feira, dia 26, em Caraguatatuba, sua primeira lata de cerveja oficial comemorativa do Megacycle 2000, evento que será realizado entre os dias 11 e 20 de agosto. Segundo o gerente de promoção da Schincariol, serão fabricadas 500 mil latinhas comemorativas ao Megacycle. A empresa serão distribuídas em todo o país para divulgar o evento. O lançamento oficial acontece Quarta-feira às 19 horas, no Eventus, localizada na avenida Castelo Branco, 2299, na saída para Ubatuba. A Schincariol foi fundada em 1939, na cidade de Itu, presidida na época por Primo Schincariol e produzindo apenas refrigerantes. Em maio de 1989 a Schincariol passou a produzir sua primeira cerveja. Atualmente, a Schincariol detém cerca de 10% do mercado brasileiro de cervejas. O secretario de Turismo, Ricardo Gaspar, afirmou que o lançamento da lata comemorativa será de fundamental importância para a consagração do evento, um dos mais importantes do mundo na área do motociclismo. O Megacycle é o maior encontro de motociclismo do hemisfério sul. Este ano, são esperados cerca de 40 motociclistas ao encontro que será realizado pelo terceiro ano consecutivo em Caraguatatuba. O Megacycle terá feira de exposições, museu de motos, shows musicais, kart-cross e muitas outras atrações. (Fonte: PMC)

GACC promoverá “McDia Feliz” em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O GACC-Grupo de Aoio à Criança com Câncer, realizará em agosto o “McDia Feliz”, evento mundial em prol das entidades que apoiam o tratamento do câncer infantil, e que no Vale do Paraíba tem o GAC como entidade beneficiada.
O evento acontecerá em São José dos Campos, Taubaté, Caraguatatuba e Aparecida do Norte, cidades que possuem loja McDonald’s na região do Vale. Para cada cidade o GAC está planejando atrações diversas, com palhaços, músicos, grupos de dança, pintura no rosto, entre outras, para que as crianças possam se divertir bastante durante o dia todo. Este é o principal evento do GAC. No ano passado o evento mobilizou 40 mil pessoas em todo o Vale do Paraíba, arrecadando R$ 90.000,00 (noventa mil reais), que já foram aplicados na construção do centro de Tratamento da Criança com Câncer do Vale do Paraíba. Toda a população pode participar do “McDia Feliz” indo à uma loja McDonald’s e comprando um sanduíche Big Mac ou um dos produtos promocionais da entidade, como camisetas, pins, bonés e meias. (Fonte: PMC)


Leia também as colunas:
Para Refletir - Margareth Bravo
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando - Pedro Monte-Mór
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór


 Visite nossos patrocinadores:
Modulonet Viamar Lusos

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi