Volta para página inicial
Últimas Notícias

Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Litoral Norte - Quinta-feira, 27 de julho de 2000 - Nº 87 Arquivo

Litoral Norte cobra plano de emergência da Petrobras
Encontro reúne cem políticos
Campanha orienta sobre câncer bucal
Prefeitura leva Programa de Saúde Bucal ao Taquaral
Esgoto da Picinguaba ganha financiamento
Guarda Municipal entrega agasalhos na Aldeia Boa Vista
Ubatubense é vice-campeão brasileiro de Karatê
Nipakh Honda oferece screen saver com motos clássicas e esportivas

Previsão do Tempo - Fonte: CNN Brasil
Parcialmente Nublado Máxima: 21 C Mínima: 12 C
Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Litoral Norte cobra plano de emergência da Petrobras

São Sebastião - As prefeitura de São Sebastião e Ilhabela estão se unindo para cobrar da Petrobras um plano de contigência para atuar em caso de possível vazamento de óleo no canal que liga os dois municípios. O chefe da Defesa Civil da Ilha, Nivaldo Simões, e os secretários do Meio Ambiente Eduardo Hipólito do Rego, de São Sebastião, e José Guilherme Galvão, de Ilhabela, se reuniram ontem para elaborar as propostas que serão entregues à direção da Petrobrás. Segundo Rego, durante a renovação da licença ambiental da empresa será solicitado a criação do plano de contigência. "Ilhabela vai integrar o grupo que analisa a licença porque também sofre com os vazamentos no canal." O último acidente aconteceu em 16 de março quando 7.250 litros vazaram do navio Mafra.
Ele acrescentou que também deverá ser desenvolvimento um programa de computador para monitoramento das correntes marítimas, velocidade do vento e condições climáticas no canal. "Ele vai permitir que saibamos a tendência de deslocamento da mancha para evitarmos que ela atinja as praias", disse Galvão.
Para Simões, a empresa tem que criar uma base de operação para guardar material de emergência e treinamento de pessoal.
A Petrobrás informou, por meio de sua assessoria, que está disposta dialogar com os secretários para avaliar o plano e sua viabilidade jurídica e financeira. (Fonte: ValeParaibano)

Encontro reúne cem políticos

Caraguatatuba - Aproximadamente cem vereadores e prefeitos do Vale do Paraíba e Litoral Norte participaram ontem, em Caraguatatuba, do seminário "Alternativas de Desenvolvimento", organizado pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo.
Um dois principais tópicos discutidos foi a Lei de Responsabilidade Fiscal, que na avaliação do presidente da entidade, Sebastião Misiara, é severa e classifica coisas corriqueiras como crime.
Ele citou como exemplo o fato de o prefeito recarregar o celular na prefeitura como um crime passível de punição. "É preciso ter bom senso porque assim está impraticável governar."
Ainda dentro do seminário, os participantes tomaram conhecimento sobre o controle e a gestão financeira do SUS (Sistema Unico de Saúde). O palestrante Aquilas Nogueira Mendes, afirmou que o vereador tem que fiscalizar os recursos na saúde e que a Secretaria da Saúde tem que enviar um relatório a cada três meses para a Câmara.
Já o advogado João Carlos Macruz falou sobre a legislação eleitoral, as dificuldades de interpretação e até da possível vida curta da reeleição para prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha orienta sobre câncer bucal

São Sebastião - A Campanha de prevenção ao câncer bucal termina nessa sexta-feira, dia 28. A iniciativa faz parte do programa de controle médico de saúde ocupacional da Petrobras. A campanha está sendo desenvolvida em parceria com a prefeitura de São Sebastião.
A iniciativa pretende conscientizar sobre a importância da prevenção e adoção de procedimentos preventivos ao câncer bucal, além de diagnosticar precocemente a doença. A campanha é voltada aos funcionários do Terminal Marítimo Almirante Barroso ( Tebar) e das empresas contratadas que atuam no terminal e comunidade. Dentro da campanha foram examinados servidores municipais que atuam na coleta de lixo e da sucata, grupo de idosos da Enseada e funcionários da Sabesp.
"Achei muito interessante a palestra, não conhecia a doença e estou ansiosa para fazer o exame", conta Sônia Elisa Lima Oliveira. Apesar de já conhecer a doença, Marlene de Lourdes Silva Passos iria fazer o exame pela primeira vez, "estou tranqüila a palestra foi muito boa. Não sabia a relação dela com manchas na boca, somente com o fumo".
Até o dia 25, foram atendidas 215 pessoas. A estimativa é de que até o final da campanha 400 pessoas sejam examinadas. As atividades da campanha acontecem dentro do Tebar. "A Unidade de Saúde Ocupacional da Prefeitura (USO) deverá desenvolver trabalho semelhante junto aos servidores municipais. Para isso, estaremos montando postos avançados para atender os servidores das regionais", explica o coordenador da campanha Ivan S. Oliveira.
Cerca de 12 dentistas cedidos pela Prefeitura, médico e enfermeiros trabalham na campanha. "Examinamos toda a boca e fazemos o encaminhamento para exames mais detalhados ou para atendimento odontológico conforme a necessidade do paciente", explica o coordenador da prevenção de câncer bucal da Prefeitura, Flávio Francisco Godoy Peres.
"Os participantes assistem palestra sobre a doença, e após o trabalho de conscientização passam para o exame clínico", conta o coordenador. A palestra tem cerca de 50 minutos. São realizados ainda exames clínicos procuram encontrar possíveis lesões e manchas que possam resultar em câncer e triagem para biópsia. (Fonte: PMSS)

Prefeitura leva Programa de Saúde Bucal ao Taquaral

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, através da Secretaria de Saúde, vai iniciar na próxima quinta-feira, dia 3, no Posto de Saúde do Taquaral mais um Atendimento Programado de Assistência Odontológica em Bairro. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Dra. Rosa Maria Cassador, o objetivo desse programa é oferecer assistência odontológica à população que não tem acesso a esse tipo de tratamento, de forma a orientar formas corretas de escovação e parte curativa (extração). Já para a Secretaria Municipal de Saúde, esta é uma forma de integrar os profissionais da área a comunidade. Cerca de 100 pessoas devem ser atendidas na próxima quinta-feira, das 8h às 15h, por 10 dentistas e outros 10 auxiliares. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde pretende dar continuidade a este programa, de forma mensal e em bairros alternados. (Fonte: PMU)

Esgoto da Picinguaba ganha financiamento

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba estará recebendo R$ 364.000,00 para as obras de esgoto da Picinguaba. Os recursos são do Fundo Estadual de Recursos Hidricos - FEHIDRO e foram aprovados pelo Comitê de Bacias do Litoral Norte atendendo reivindicações dos moradores e com total apoio da prefeitura. As obras serão executadas por meio de convênio a ser assinado entre a prefeitura , que é a gestora de recursos, associação dos moradores e Sabesp. Na última segunda-feira, dia 24, a prefeitura entrou com protocolo junto à CESTESB com pedido de licença ambiental para implantação do projeto. O sistema a ser adotado, de todo ativado por batelada ( aeração) já foi amplamente testado pela SABESP em outros locais e é isento de odor. A projeção de atendimento é para 1.800 pessoas até o ano 2.020. Caberá ainda a prefeitura a desapropriação de uma área com 1.385 m² para instalação da estação de tratamento. Após a assinatura do contrato, a empresa terá 4 meses para a conclusão das obras. (Fonte: PMU)

Guarda Municipal entrega agasalhos na Aldeia Boa Vista

Ubatuba - A Guarda Civil Municipal de Ubatuba entregou nesta quarta-feira, dia 26, pouco mais de 500 peças de roupas aos índios da aldeia Boa Vista, no bairro Promirim. As peças foram arrecadadas na campanha do agasalho, que teve início no mês de maio. Até agora foram doadas cerca de 4 mil peças entre blusas, calças e outros e pelo menos cinco entidades já foram beneficiadas.
Segundo Altino dos Santos, a doação dos agasalhos, feita pela Prefeitura e guarda municipal, é muito importante e eles a recebem de bom grado, tendo em vista que hoje a tribo Guarani reuni 140 índios. Para o comandante da Guarda, Benedito Sene Nóbrega Filho, a campanha obteve um resultado muito positivo e a pretensão agora é passar a arrecadar alimentos não perecíveis e remédios.
A campanha não data para terminar e os interessados em contribuir, podem levar suas doações a sede da Guarda Civil Municipal, que fica na rua Cel.Domiciano, 318 os telefones para maiores informação são o 434 1085 ou 199 que dispensa o uso de ficha telefônica. (Fonte: PMU)

Ubatubense é vice-campeão brasileiro de Karatê

Ubatuba - O ubatubense Alex de Paula Figueredo, de apenas 11 anos de idade, brilhou nos tatames no Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu no último dia 23, na cidade de Natal. As competições tiveram início no dia 22 e contou com a participação de 1300 competidores. Alex disputou na categoria “boys” (11 aos 12 anos), com 32 competidores e só perdeu para o atual tri-campeão brasileiro, que é da cidade do Rio de Janeiro.
Apoiado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e por seus técnicos da academia Ubatuba Karatê Kyokai, o atleta diz que todos os esforços valeram para conquistar o título e que agora é se preparar para os próximos campeonatos.
Para a técnica Maria do Carmo e o diretor técnico da academia Edson Bettin, o resultado foi muito positivo e trouxe muita satisfação, pelo fato do atleta estar entre os 4 representantes do Estado e vencer o atual campeão paulista.
Já a mãe, Ana Maria de Paula, diz que o orgulho é imenso e que o apoio dado pela Prefeitura e pela academia de Alex, foram muito importantes para a conquista do título de vice-campeão e que na próxima Alex vai trazer a medalhe de campeão para Ubatuba. (Fonte: PMU)

Nipakh Honda oferece screen saver com motos clássicas e esportivas

A Nipakh Motores, concessionária Honda no Litoral Norte, lança seu web site contendo várias informações sobre os produtos Honda, que vão desde motocicletas nacionais e importadas, até motores estacionários, náuticos, geradores e roçadeiras. Além de fotos e ficha técnica da linha 2000 de motos Honda, o site oferece download gratuito de várias imagens com as mais incríveis motocicletas clássicas, esportivas e de design arrojado. As imagens estão disponíveis como wallpaper (papel de parede) nas resoluções 1024x768 e 800x600 pixels. Também é possivel baixar screen-saver (protetores de tela) com as imagens das motos: http://www.nipakh.com.br


Leia também as colunas:
Para Refletir - Margareth Bravo
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando - Pedro Monte-Mór
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór


 Visite nossos patrocinadores:
Pousada das Cachoeiras Couro Mix

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi