Volta para página inicial
Últimas Notícias

Viamar Anuncie Aqui Gobbo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Quarta-feira, 28 de junho de 2000 - Nº 67 Arquivo

Grupo resgata 2 assaltantes em São Sebastião
Dupla ficou apenas dez dias na cadeia
Quadrilha é ligada à família "Oliveira" de Campinas
Morador fica apavorado com o tiroteio
Bandidos Procurados
Câmara veta projeto sobre perueiros em S. Sebastião
Prefeitura de Ilhabela inaugura prédio da Educação
São Sebastião sedia II Encontro de Autos Antigos
Pré-lançamento de CDs emociona caiçaras
Festa de São Pedro
Confira a programação para os próximos dias
Agenda da FUNDART

 

Grupo resgata 2 assaltantes em São Sebastião
Membros de superquadrilha são libertados da cadeia de S. Sebastião e 56 presos fogem após tiroteio, que deixou três feridos

Um resgate cinematográfico acabou ontem com a fuga de 56 presos da Cadeia Pública de São Sebastião e três pessoas feridas, entre eles um carcereiro. Por volta da 1h de ontem cerca de seis homens armados com pistolas e granada invadiram a cadeia em busca dos detentos Moacir Pinto da Silva, Luiz Antônio da Silva e Luiz Carlos Corcino da Silva, conhecido como "Omelete", que foram presos no dia 2 de junho em Ubatuba. Os três são suspeitos de integrarem a superquadrilha de assalto a banco que já fez 12 sequestros na região e a quadrilha da Família Oliveira de Campinas.
De acordo com o diretor da cadeia, José Lamartine Fagundes, um dos membros da quadrilha de resgate simulou que teve seu carro furtado para entrar na sala do plantão onde estavam dois policiais. Enquanto o plantonista José Elísio fazia o boletim de ocorrência, os outros integrantes do grupo entraram armados rendendo todos os funcionários.
Ele seguiram em direção à cadeia, que fica a poucos metros do plantão, perguntando pelos Silva, que estavam na cela 2. O grupo exigiu que o carcereiro Saulo Antonio Maciel abrisse as seis celas, onde estavam 163 presos --apesar de a capacidade ser para 60. Como o carcereiro encontrava dificuldade para abrir as portas, levou um tiro na cabeça. A bala saiu pelo olho direito. Ele foi internado no Hospital do Servidor em São Paulo e corre o risco de perder a visão.
O escrivão Elísio disse que só não morreu aquela hora porque o carcereiro não se recusou a abrir as celas. "Mas eles nos agrediram muito." De acordo com Fagundes, o grupo estava fortemente armado e, durante a fuga dos presos que aproveitaram as celas abertas, houve troca de tiros com os policiais civis que estavam de plantão no prédio da delegacia seccional, anexo ao plantão. Foram feridos os presos Alessandro Dias Lages, que levou um tiro na cabeça, e Ricardo do Carmo Silva, que foi baleado no braço direito.
Durante todo o dia de ontem cerca de 30 homens da Polícia Militar cercaram as entradas e saídas de São Sebastião na tentativa de recapturar os fugitivos. Até as 21h30, 18 dos 56 fugitivos haviam sido recapturados.
ALVOS - Segundo o diretor, um dos alvos do resgate, Luiz Carlos Corcino da Silva, o "Omelete", foi levado da cadeia por policiais da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Campinas pela participação na quadrilha da Família Oliveira. Depois ele foi transferido para a penitenciária do São Bernardo, em Campinas.  (Fonte: ValeParaibano)

Dupla ficou apenas dez dias na cadeia

Os fugitivos Moacir Pinto da Silva e Luiz Antonio da Silva, foram presos junto com Luís Carlos Corcino da Silva, conhecido como "Omelete", na madrugada do dia 2 de junho em Ubatuba por porte ilegal de armas. Eles pararam em um quiosque no Itaguá para tomar uma cerveja e foram denunciados à Polícia Militar por estarem com armamento pesado. Segundo a polícia, eles pretendiam ir para Santos. Com os acusados a PM encontrou pistolas 380 e 9 milímetros e uma metralhadora 9mm, além de cartuchos de munição e aparelhos celulares. A polícia suspeita que os três tinham acabado de participar do seqüestro da família do gerente do Banco do Brasil de Cruzeiro, que ficou 12 horas como refém e foi liberada no dia 1º de junho após pagamento de R$ 80 mil de resgate.  (Fonte: ValeParaibano)

Quadrilha é ligada à família "Oliveira" de Campinas

Os fugitivos Moacir Pinto da Silva e Luiz Antônio da Silva são suspeitos de integrarem a superquadrilha que já fez 12 sequestros de famílias de funcionários de banco e empresas de transportes de valor na região somente este ano.
Segundo a Delegacia de Roubo a Bancos do Depatri (Departamento de Investigações Sobre Crimes Contra o Patrimônio), de São Paulo, eles também são apontados com membros da quadrilha da Família Oliveira, de Campinas, que sequestrou Wellington Camargo, irmão da dupla de cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, em Goiás. Segundo o delegado Rui Ferraz Fontes, responsável pela delegacia de roubo a banco, os dois acusados foram reconhecidos por cinco vítimas.
A polícia acredita que a última ação dos dois fugitivos com a superquadrilha teria sido a do sequestro da família do gerente do Banco do Brasil de Cruzeiro, Mario Pinto Cipinho, que foi liberada no dia 1º de junho. Cipinho, sua esposa e uma filha foram rendidos na noite do dia 31 de maio por 15 assaltantes e levados para um cativeiro. O gerente foi obrigado a ir até a agência e retirar R$ 80 mil para pagar o resgate da família. A mulher e a filha foram liberadas 12 horas depois em uma estrada entre Taubaté e Campos do Jordão. Quatro dias depois do sequestro de Cipinho, Moacir da Silva, Luiz da Silva e Luiz Corcino da Silva foram presos em Ubatuba com armamentos pesados e transferidos para a cadeia de São Sebastião porque a cidade não tem presídio feminino.  (Fonte: ValeParaibano)

Morador fica apavorado com o tiroteio

Os moradores vizinhos à cadeia de São Sebastião, que foram acordados com o tiroteio, afirmaram que esta foi a pior noite desde que o prédio foi inaugurado em 1980. O estudante Wagner Prado Souza, 23 anos, disse que estava assistindo a um filme na TV quando escutou os tiros. "Eu e minha família ficamos deitados no chão com medo de bala perdida, mas ninguém sabia que os presos tinham fugido."
A dona-de-casa Dolores Araújo, que saiu de Natal (RN) para passar as férias com a filha em São Sebastião, disse que ficou apavorada. "Nunca pensei que pudesse acontecer isso por aqui." O guarda municipal Neemias Nobres Borges teve sua moto roubada por três fugitivos. "Fui parado por um homem armado que fugiu com outros dois na moto."  (Fonte: ValeParaibano)

Bandidos Procurados

Os assaltantes de banco Moacir Pinto da Silva e Luiz Antonio da Silva, que foram resgatados na madrugada de ontem da Cadeia Pública de São Sebastião, são condenados a mais de 15 anos de prisão, segundo a polícia. Eles também são acusados de participarem da quadrilha da Família Oliveira, de Campinas, responsável pelo sequestro de Wellington Camargo, irmão da dupla de cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano, em Goiás, e integrarem a superquadrilha de assalto a banco que já fez 12 sequestros na região.  (Fonte: ValeParaibano)

Câmara veta projeto sobre perueiros em S. Sebastião

A Câmara de São Sebastião rejeitou por maioria de votos o projeto de lei 21/2000, que previa a criação de transporte alternativo na cidade. Entre o total de 15 vereadores, 13 se manifestaram contra. O único voto favorável foi do autor do projeto, o vereador Luiz Leite Santana (PV), o Zangado. O presidente da Câmara, Eduardo Simões Valente (PMDB), não precisou votar, mas também já havia se posicionado contrário à proposta.
O vereador Zangado já esperava que seu projeto não fosse acatado. Ainda assim, defendeu a regulamentação do transporte alternativo, anteontem, na Câmara. “Em toda concorrência quem ganha é o povo; assim foi com as farmácias 24 horas e com a instalação de outros supermercados”, comparou. “Há demanda para o trabalho dos perueiros; meu objetivo é regulamentar a situação para evitar a clandestinidade”.
Zangado ainda lamentou a falta de outra audiência pública sobre o assunto, uma vez que o mesmo evento realizado há duas semanas pela Câmara não teve representatividade dos usuários. Compareceram somente cerca de 40 pessoas, entre perueiros clandestinos e alguns taxistas além de dois representantes de Sociedade Amigos. O vereador lembrou que esta audiência, por ser promovida às 17 horas, inviabilizou a presença de trabalhadores usuários dos ônibus.  (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela inaugura prédio da Educação

A prefeita de Ilhabela, Nilce Signorini, inaugura hoje, às 11 horas, o prédio onde funcionará a administração da Secretaria de Educação, o estoque de merenda escolar e também a padaria municipal. A entrega será à Rua Mariano Procópio de Araújo Carvalho, nº 86, bairro do Perequê. O prédio, segundo o secretário de Obras, Rubens Tanabe, levou quatro meses para ficar pronto. O custo da obra gira em torno dos 146 mil. São cinco salas, além do depósito para merenda e o salão, que abriga a padaria e a vaca mecânica.
Depois de passar um ano sem produzir, a padaria voltará a funcionar, fornecendo pães para 24 escolas, entre municipais e estaduais. Deverão ser beneficiados 6.048 alunos, conforme explica a chefe do Setor de Merenda Escolar, Fernanda Cristina de Jesus. De acordo com ela, somente depois das férias escolares esses produtos farão parte do cardápio das escolas locais. Além dos pães, haverá uma vaca mecânica, reformada e novamente instalada para produzir leite de soja.
(Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião sedia II Encontro de Autos Antigos

O II encontro de autos antigos em São Sebastião será realizado de 14 a 16 de julho, na avenida Altino Arantes (Rua da Praia). A coordenadora do evento, Henriana Lacerda, proprietária da Fragatas Turismo, prevê que 150 carros participarão do evento. Com o intuito de divulgar o acontecimento, a coordenadora e o Clube dos Amigos de Autos Antigos do Litoral Norte montaram um estande na maior exposição da categoria no Brasil, o V Encontro de Autos Antigos de Águas de Lindóia, interior de São Paulo, de 22 a 25 de junho, onde distribuíram panfletos entre os participantes.
Aproximadamente 50 mil pessoas prestigiaram este evento e puderam conhecer mais de 600 modelos de autos antigos que estavam expostos; entre eles, cinco veículos representavam o Litoral Norte. O modelo Simca Rallye, 1964, que pertence a Roberto Schimidt, da cidade de São Sebastião, foi premiado.” Percebi que pode ser um negócio muito vantajoso para São Sebastião pelo número de turistas que o evento atrai na baixa temporada”, explica Henriana Lacerda.  (Fonte: Imprensa Livre)

Pré-lançamento de CDs emociona caiçaras

Noite de muita comoção. Assim pode ser definido o pré-lançamento dos CDs “Canto Caiçara” e “João Alegre - Cantador de Ubatuba”, que aconteceu no último dia 21 de junho, no Auditório da FUNDART. Esta festa informal foi feita para que os participantes dos CDs e suas famílias pudessem ver em primeira mão o trabalho. A emoção foi total. Assim que os CDs começaram a tocar, as lágrimas encheram os olhos de muitos que estavam no Auditório.
Os CDs - O “Canto Caiçara”, gravado pelo estúdio Contraponto, de Jacareí, traz quatro grupos de violeiros: do Sr. Orlando, do Prumirim, do Sr. Dito Fernandes, do Poruba, do Sr. Pedro Brandão, da Estufa e do Sr. Antunes, da Maranduba. Os 12 trabalhos do CD mostram como as músicas de Xiba, Congada, Folia do Divino e do Espírito Santo são cantadas em Ubatuba há várias gerações. A gravação deste CD aconteceu no ano passado e teve a participação de mais de 50 pessoas ligadas à cultura caiçara. A Secretaria de Estado da Cultura também apoiou essa iniciativa. O CD de João Alegre, feito pelo Estúdio de Olmair Raposo, traz em suas composições a natureza e as belezas da Cidade. João Alegre, nascido e criado em Ubatuba, tinha o sonho de registrar suas músicas em um CD há mais de 40 anos. O violeiro, que influenciou o músico Renato Teixeira, entre outros, só conseguiu ver o seu objetivo realizado graças ao empenho da FUNDART e ao apoio recebido pela prefeitura de Ubatuba.
(Fonte: FUNDART)

Festa de São Pedro

O primeiro fim de semana da 77ª Festa de São Pedro foi um sucesso. O público lotou o aeroporto Gastão Madeira todos os dias. Na primeira noite, dia 23 de junho, subiram ao palco o prefeito Zizinho Vigneron, a presidente da FUNDART, Eliana Inglese, o assessor do secretário de Estado da Cultura, Gabriel Ortega, e o folclorista Nei Martins para a abertura oficial do evento.
Logo após a abertura, começou o Concurso da Rainha dos Pescadores. As dez inscritas desfilaram em trajes sociais e trajes típicos. A rainha escolhida foi Nathália da Silva, do Perequê-Açu. A primeira princesa foi Juliana Pereira dos Santos, do Perequê-Açu, e a segunda princesa foi Priscila Atushi Uta, do Centro. Para fechar a primeira noite, a Banda Criativa subiu ao palco e agitou o público.
Na segunda noite de festa, o lançamento dos CDs “Canto Caiçara” e “João Alegre - Cantador de Ubatuba” emocionou os presentes. “Essa iniciativa da FUNDART e da Prefeitura está de parabéns, pois registrar a cultura existente no litoral paulista é muito importante para as futuras gerações”, disse o secretário de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, durante o lançamento dos CDs. O público pode ver algumas das músicas dos CDs, que foram apresentadas pelo grupo de Dança da Xiba, de Congada e pelo violeiro João Alegre. Os CDs estão à venda no stand institucional, na entrada da Festa, e na FUNDART. A noite de sábado, terminou com a apresentação da Banda Moxotó, trazida a Ubatuba com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura. No domingo, a Lira Padre Anchieta abriu a noite. Em seguida, o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga agitou o público. Na segunda e na terça, a festa teve um intervalo, mas o tríduo em homenagem a São Pedro aconteceu na Matriz. (Fonte: FUNDART)

Confira a programação para os próximos dias

Dia 28 - Quarta-feira
19:30h - Tríduo em homenagem a São Pedro, o Papa - Igreja Matriz
21:00h - Grupo de Sapateado da FUNDART - Profª Adriana Menezes de Souza Pereira
21:30h - Grupo de Dança “Ritmo Brasil”
22:00h - Show do Grupo Forrógoró

Dia 29 - Quinta-feira
13:00h - Procissão Terrestre - Igreja Matriz
13:30h - Procissão Marítima - Barra dos Pescadores
15:30h - Missa Campal - Avenida Iperoig
20:30h - Dança da Fita e Quadrilha do Itaguá
21:30h - Entrega da premiação da Procissão Marítima
22:00h - Show da Banda Criativa

Dia 30 - Sexta-feira
21:00h - Apresentação dos índios da Aldeia Boa Vista - “Memória Viva Guarani”
22:00h - Show da Banda Pracaniz

Dia 01 - Sábado
21:00h - Grupo de Sapateado da FUNDART - Profª Adriana Menezes de Souza Pereira
22:00h - Show do Clube do Choro Pixinguinha

Dia 02 - Domingo
14:00h - Corrida de Canoas - Praia do Cruzeiro
22:00h - Show da Banda EXCB

Este ano, as entidades que participam do evento com barracas de comidas são Rotary Clube, Grupo de Escoteiro, APAE, Lar Vicentino, O Gaiato, Pró-Nadar, Seicho-No-Ie, FAMIPA, Clube Primavera, Santa Casa, Lar do Menor, Colônia de Pescadores Z-10 e Paróquia Exaltação da Santa Cruz. O evento é organizado pelas Entidades Beneficentes, Colônia de Pescadores Z-10, Prefeitura Municipal, FUNDART, COMTUR e Paróquia Exaltação da Santa Cruz. (Fonte: FUNDART)

Agenda da FUNDART

- Este é o último fim de semana para a visitação da II Mostra de Cerâmica de Ubatuba, com os trabalhos de Edna M. Veiga Franco, Malu Ramos, Vitória Nunes, Jussara Cordeiro Guimarães, Suzana Bottini Montautti, Cris e Akao, Ruth Cavalheiro e Rosa Penteado. Participa também o Núcleo de Ceramistas Terramar, de Caraguatatuba. As visitas podem ser feitas, no Salão de Exposições da FUNDART, de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas com Fabíola, na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

- O Cultura na Praça está neste domingo, dia 02 de julho, no bairro do Poruba (praia), desenvolvendo atividades, a partir das 14 horas.

- As inscrições para os cursos de Canto, Desenho, Teatro, Alongamento e Relaxamento, Cerâmica, Modelagem para crianças, Entalhe, Instrumento de Sopro, Sapateado, Capoeira e Ballet Clássico estão abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38.

- CORRIDA DE CANOAS - Quem quiser participar da corrida de canoas, nas modalidades um remo, dois remos ou feminina, pode se inscrever até o dia da competição, que acontece no domingo, dia 2 de julho. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 434 1063.

- Estão abertas as inscrições para a Coletiva de Artes Plásticas - Litoral Norte e Sul Fluminense, que acontece de 5 a 16 de julho. Os artistas interessados devem entrar em contato com a FUNDART, pelos telefones (12) 434 1063 ou 434 1070. (Fonte: FUNDART)

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi