Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de novembro de 2000 - Nº 177 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Baleia morta atrapalha o comércio em Ubatuba
Terra desliza e destrói parte de casa
Polícia faz reconstituição em Ilhabela
Litoral Norte tem déficit de salva-vida
Entidades buscam mais profissionais
Campanha Verão Sem AIDS começa em Dezembro
Dia Mundial de Luta contra Aids acontece dia 1º
Frente de Trabalho começa dia 4 de dezembro
Reunião do Comitê de Bacias acontece em Caraguá
2º Salão de Artes Plásticas de Caraguatatuba


Baleia morta atrapalha o comércio em Ubatuba

Ubatuba - O mau cheiro provocado pela baleia Jubarte, que morreu em alto mar e foi levada até a Praia Grande, em Ubatuba, está afastando os turistas e atrapalhando o comércio local.
A baleia está na areia da praia desde a última sexta-feira, e durante o fim-de-semana vários quiosques ficaram fechados.
O presidente da Associação Comercial, Josias Nunes Sabóia, disse que o mau cheiro atrapalhou as vendas.
Até o início da noite de ontem, funcionários da prefeitura e da Defesa Civil tentavam fazer a remoção da baleia, utilizando mais de seis máquinas. Devido ao peso do animal --cerca de 21 toneladas-- os cabos não tiveram força para puxá-lo. Esta é quarta baleia que fica encalhada nas areias de Ubatuba desde julho. (Fonte: ValeParaibano)

Terra desliza e destrói parte de casa

São Sebastião - Um deslizamento de terra provocou na madrugada de anteontem a destruição parcial de uma casa no bairro São Francisco, em São Sebastião. As três pessoas que dormiam no local não sofreram ferimentos.
O acidente teria ocorrido em razão de um monte de terra depositado na rua pela prefeitura, que fazia a terraplanagem em um terreno particular próximo a casa.
O chefe da Defesa Civil, Ivan Moreira Silva, disse que a família foi removida para a casa de parentes. "A sorte é que eles ouviram o barulho e saíram dos quartos."
Silva disse que, com a chuva, o monte de terra cedeu e parte do material atingiu o muro, que caiu sobre a casa. A proprietária da casa, Telma Maria Nobre, não foi localizada para comentar o assunto.
O diretor da Secretaria de Serviços Urbanos, Aldecir Fernandes de Queiroz, disse que o serviço foi autorizado pela prefeitura. Ele afirmou que é normal receber as solicitações.
"Não removemos a terra do local porque começou a chover. Foi uma fatalidade. A terra que desceu em direção a casa não foi muita, mas canalizou a água da chuva em direção ao muro." (Fonte: ValeParaibano)

Polícia faz reconstituição em Ilhabela

Ilhabela - A Polícia Civil de Ilhabela deve fazer amanhã a reconstituição do crime que resultou na morte do comerciante Hugo Luís Dias Neves, 57 anos, no dia 18 de novembro.
O delegado de Ilhabela, Eliel Rizziolli, afirmou que vai tentar contar com a participação de uma das testemunhas na simulação do crime.
"Elas (a mulher de Neves, Licia Maria Ferreira, e a empregada da casa) estão passando por um momento difícil, mas é importante a presença de pelo menos uma delas", afirmou. Para ele, a reconstituição vai servir para mostrar as táticas empregadas pelos acusados.
Na última sexta-feira, a polícia prendeu o pedreiro R.N.S., 21 anos, conhecido como Coelho, e R.C.S., 22 anos, o Cabeção. Segundo a polícia, eles confessaram a autoria do crime e entregaram as duas armas usadas para matar o comerciante, que estavam na Cachoeira Poço da Jaqueira.
O delegado afirmou que Coelho, apontado como responsável pelo tiro, disse à polícia que o disparo foi acidental.
Os acusados foram transferidos para a cadeia de São Sebastião, onde vão aguardar julgamento. Eles podem pegar de 20 a 30 anos de detenção. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte tem déficit de salva-vida
Ubatuba e São Sebastião podem ficar sem profissional devido à falta de acordo com o Corpo de Bombeiros

Caraguatatuba - A maioria das praias de Ubatuba e São Sebastião corre o risco de não ter salva-vidas durante a temporada de verão devido ao não-fechamento de parceria com o 17º Grupamento de Bombeiro por parte das prefeituras.
O acordo não foi fechado este ano pelas duas prefeituras por conta da legislação eleitoral que proíbe novos contratos três meses após a eleição. Os prefeitos dessas duas cidades não foram reeleitos, o que inviabilizou a parceria.
Nos últimos quatro anos, as prefeituras se cotizavam e pagavam um salário para as pessoas que trabalhavam como salva-vidas.
Hoje, os postos de Ubatuba e São Sebastião estão treinando 22 e 41 civis respectivamente. O tenente Alexandre Rodrigues dos Passos, comandante interino do Grupo de Salvamento Marítimo do Litoral Norte, disse que não há garantias desses homens serem contratados.
"Eles estão sendo informados sobre essa pendência e que o treinamento é para que eles estejam prontos para qualquer eventualidade."
O número de mortes por afogamento tende a aumentar durante a temporada. De janeiro até este mês foram registrados 25 casos de óbito na região. Na semana passada, três pessoas da mesma família morreram afogadas na praia Barra do Sahy, em São Sebastião.
Ubatuba tem atualmente 42 guarda-vidas que trabalham nas praias Grande, Tenório, Perequê-Açu e Maranduba. Os outros 22 devem reforçar o atendimento nas praias Toninhas, Itamambuca e Vermelha do Norte, onde o número de banhistas aumenta durante a temporada.
O município conta ainda com duas unidades de resgate e salvamento aquático, uma moto-aquática e um bote inflável.
Em São Sebastião, a preocupação é ainda maior porque é necessário cobrir pelos menos 12 praias --Guaecá, Cigarras, Toque-Toque, Paúba, Camburizinho, Baleia, Sahy, Una, Juqueí, Engenho e Juréia.
Hoje, 25 homens atendem as praias Grande (Balneário dos Trabalhadores) e aos domingos Maresias e Cambury. O tenente Danilo de Oliveira Godoy, responsável pelo posto, disse que foram chamadas 41 pessoas para fazer o treinamento.
Segundo ele, o prefeito João Siqueira (PSB) mostrou interesse em contratar 16 guarda-vidas temporários. "Esperamos a contratação de pelo menos mais 10 porque o ideal é que toda a extensão da costa tenha cerca de 50 homens." (Fonte: ValeParaibano)

Entidades buscam mais profissionais

São Sebastião - As SAB's (Sociedades Amigos de Bairros) de parte das praias da costa sul de São Sebastião vão contratar guarda-vidas à parte para trabalhar durante a temporada.
O diretor executivo da Somar (Sociedade Amigos de Maresias), Lineu Alvim Coelho Júnior, disse que todo ano a entidade fornece alimentação e contribui com uma parte do salário pago. Ele afirmou que nesta praia haverá gente suficiente.
O mesmo deve ocorrer na praia de Guaecá, onde a Saguaecá também deverá colocar mais homens para trabalhar. O presidente da entidade, José Luiz dos Santos, disse que desde que a parceria com o município foi instituída há três anos, não foram registrados mais casos de morte por afogamento.
Em Ubatuba, a Associação dos Quiosqueiros da Praia Grande também vai ajudar na contratação de bombeiros voluntários. Não há número definido de quantas pessoas vão trabalhar nesses locais.
O comandante interino de Salvamento no Litoral Norte, tenente Alexandre Rodrigues dos Passos, orienta aos banhistas que não se arrisquem ou procurem se informar sempre com guarda-vidas sobre os pontos perigosos na praia. (Fonte: ValeParaibano)

Campanha Verão Sem AIDS começa em Dezembro

Caraguatatuba - Uma campanha de combate a AIDS e doenças sexuais transmissíveis será desenvolvida na cidade através de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguá e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas. Abrasivos, Material Plástico, Tintas e Vernizes de Guarulhos, Mairiporã, Caieiras, Franco da Rocha e Francisco Morato. O projeto Verão Sem AIDS, Valorizando a Vida será desenvolvido nas praias e juntos às colônias de férias e hotéis da cidade.
Segundo o assessor comercial do Sindicato, Valmir Pinheiro, para a realização da campanha foi de fundamental importância o apoio dado pelo prefeito Antonio Carlos da Silva que colocou a disposição dos organizadores vários segmentos da administração. “Nossa idéia é informar, conscientizar e colaborar com a prevenção das doenças sexuais transmissíveis junto aos moradores e trabalhadores em férias com suas famílias”, explicou Valmir.
A campanha começa em 1º de dezembro e irá até o final do carnaval, através de palestras, exposições artísticas e culturais e recreação nas praias . “Pretendemos atingir um público de cerca de 1,5 milhão de pessoas ao longo da temporada”. Finalizou. (Fonte: PMC)

Dia Mundial de Luta contra Aids acontece dia 1º

São Sebastião - A Secretaria Municipal da Saúde programou diversas atividades para o Dia Mundial de Luta contra a Aids que será comemorado dia 1º/12, Sexta-feira.
A programação inclui coletas de exames, distribuição de preservativos, exposição de trabalhos feitos por pacientes e trabalhos de prevenção DST/AIDS nas escolas durante esta semana. Serão distribuídos folhetos e camisinhas aos alunos das escolas de 2º grau do município.
Na Sexta-feira, dia 1º, das 8 as 16 horas, acontecerá o "Projeto Porta Aberta" com a coleta de exames HIV/AIDS e aconselhamento gratuito no Centro de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos gratuitamente em estande montado próximo ao auto posto Kajyia, no centro, das 10 as 16 horas. E ainda uma exposição de trabalhos feitos por pacientes que poderão ser vistos no Banespa ou Nossa Caixa, das 10 as 15 horas. No encerramento, as 19h30, será apresentada a peça teatral "Sempre me vi, nunca me amei", no Sindipetro. A entrada é gratuita.
Serviço - A Secretaria da Saúde tem um serviço de telefone gratuito para esclarecer dúvidas e obter informações sobre DST/AIDS, o Disk-AIDS pelo tel. 452.6126, com Cristiane. (Fonte: PMSS)

Frente de Trabalho começa dia 4 de dezembro

Caraguatatuba - O Secretário de Serviços Municipais Roberti Costa afirmou nesta segunda-feira, dia 20, que a frente de trabalho que vem sendo formada pela prefeitura iniciará seus trabalhos a partir do dia 4 de dezembro. A Prefeitura está contratando 200 pessoas para cuidar da limpeza, capina e manutenção de praias, praças, ruas e avenidas durante a temporada de verão. As pessoas interessadas em trabalhar na frente de trabalho devem se cadastrar no PAT-Posto do Trabalhador, na rua Taubaté, 520, no bairro do Sumaré.
Cada trabalhador contratado pela prefeitura irá receber um salário mínimo e uma cesta básica pelo período de 9o dias.O secretário Roberti Costa informou que os 200 trabalhadores serão divididos em três regiões de trabalho: Centro, Norte e Sul. A região Centro contará com 110 trabalhadores, 80 delas vão trabalhar no horário das 7 às 13 horas, outras 30 pessoas, trabalharão das 16 às 22 horas. A região Sul terá 60 trabalhadores e a região Norte 30 trabalhadores. Por determinação do prefeito Antonio Carlos a frente de trabalho utilizará mão de obra dos próprios bairros. (Fonte: PMC)

Reunião do Comitê de Bacias acontece em Caraguá

Caraguatatuba - O Diagnóstico das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte será objeto de discussão na reunião do Comitê de Bacias, que se realizará no dia 12 de dezembro na Fundaacc - Fundação Cultural de Caraguatatuba. Depois de quase dois anos de levantamento de dados, reuniões temáticas e discussões entre os representantes do CBH-LN, finalmente ficou pronto o Relatório Zero das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. Trata-se de um dos documentos mais completos sobre o Litoral Norte, no qual são caracterizados os aspectos físicos, ambientais, sociais, destacando-se os principais problemas da região com relação a este importante recurso natural que é a água. Entre os temas que serão tratados na reunião, estão o abastecimento de água, a preservação dos parques, produção de dados, disponibilidade hídrica, captações, etc.
Cada município do Litoral Norte conta com uma cópia do Relatório e que estará a partir do dia 27 de novembro à disposição nas Bibliotecas Municipais para consulta e avaliação. A reunião do comitê de Bacias é aberta ao público. As solicitações de alterações no Relatório Zero são acolhidas na reunião do comitê de Bacias. Após a discussão e aprovação do Relatório Zero será dado o início à discussão do Plano de bacias do Litoral Norte que, em seguida, serão amplamente divulgados e discutidos em todos os municípios, os quais definirão quais as prioridades para melhorar as condições das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. (Fonte: PMC)

2º Salão de Artes Plásticas de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para o 2º Salão oficial de Artes Plásticas de Caraguatatuba, evento que faz parte do projeto Verão 2001. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro na sede da Fundacc-Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, situada na rua Santa Cruz, 396, centro. O salão será realizado de 16 de dezembro a 4 de janeiro de 2001. O concurso foi dividido em cinco categorias: pintura, aquarela, desenho, escultura e fotografia.
As obras inscritas serão pré-selecionadas para participar da exposição no Museu Municipal Adaly Coelho Passos. Segundo o organizador do salão, Fernando Braun, serão distribuídos como prêmios uma viagem para Morro de São Paulo(BA) para o primeiro colocado; R$ 1.000,00 para o segundo colocado; e, R$ 500,00 para o terceiro colocado. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (012) 420-8150 ou 420-8210. (Fonte: PMC)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor