Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 29 de setembro de 2000 - Nº 140 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Previsão do Tempo:
p/ nublado
Máxima: 22ºC Mínima: 17ºC
Fonte: CNN Brasil Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Principais Manchetes:

Muros de concreto garantem segurança na Rio-Santos
Juiz anula lei de IPTU em Ilhabela
Lobo-Marinho aparece em Caraguá
Especialista americano ensina guarda-parques
Barra do Una ganha velório municipal
Pedreiro é executado com 6 tiros
Copa Litoral Norte de Natação
Jogos Inter Secretarias de Ubatuba
Tadeu Pereira é líder do Super Surf
Agenda da FUNDART


Muros de concreto garantem segurança na Rio-Santos

Caraguatatuba - O DER (Departamento de Estradas de Rodagens) está construindo defensas de concreto em pontos considerados mais perigosos para acidentes na rodovia Rio-Santos (SP-55), em Caraguatatuba. Essa proteção vai custar R$ 117 mil.
O diretor da divisão do DER em Taubaté, Fernando José Pires de Oliveira, explicou que as defensas são feitas em concreto armado, têm cerca de 90 centímetros de altura e foram projetadas de forma que, se um veículo colidir com elas, ele retorne à pista sem capotar.
Em Caraguá, essa proteção está sendo executada entre os quilômetros 94 e 96,5, no trecho de serra entre a Olaria e o bairro do Massaguaçú. As defensas serão colocadas em trechos alternados em uma extensão de 750 metros.
A previsão do diretor do DER é que as obras fiquem prontas até novembro. Em Ubatuba o DER realizou serviço semelhante entre os quilômetros 79 e 85 da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125). (Fonte: ValeParaibano)

Juiz anula lei de IPTU em Ilhabela

Ilhabela - A Justiça de Ilhabela considerou inexistente a lei que instituiu a alíquota progressiva do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no município e determinou que permanecesse a lei anterior com a alíquota de 1%.
A decisão judicial atende uma ação da empresa Minasi Comércio e Participação, que pede a anulação do lançamento fiscal referente ao exercício de 99 com alíquota de 2%.
A alegação da empresa que é a lei foi publicada antes do projeto de lei ter sido encaminhado para ser sancionado pelo Executivo. O procurador-chefe do município, Dilson de Almeida Moraes Júnior, disse que vai entrar com recurso. "A prefeitura não vai devolver os valores já cobrados com a alíquota de 2%", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Lobo-Marinho aparece em Caraguá

Caraguatatuba - Um filhote de lobo-marinho, com cerca de três meses e um ano, apareceu ontem pela manhã na praia do Massaguaçu, em Caraguatatuba. É o segundo animal da espécie que aparece na cidade, provavelmente vindo do Rio Grande do Sul. A bióloga Valéria Hadel disse que o filhote está bem e costuma ficar nas encostas para descansar. Ela recomenda que as pessoas não mexam com o animal, que pode se tornar agressivo. (Fonte: ValeParaibano)

Especialista americano ensina guarda-parques

São Sebastião - Dentro do curso de guarda-parques, os alunos estão aprendendo técnicas de defesa técnicas de defesa com especialista do Hooking College, responsável pela formação dos rangers americanos. A iniciativa pioneira na região pretende capacitar profissionais para trabalharem em áreas de preservação permanente.
"O importante é que o aluno saiba que não precisa ter uma arma, mas sim saber usar o seu potencial, postura, voz e possíveis objetos de impacto, para fazer cumprir a lei e respeitar os direitos humanos", fala o especialista americano em treinamento policial, Charles Mansfield. Os policiais americanos fazem esse tipo de treinamento cerca de três vezes ao ano.
Para Mansfield o treinamento não diferencia homens e mulheres, "já ficou claro que o potencial da mulher é o mesmo, basta apenas saber usar as habilidades e as opções de força". No treinamento, os alunos aprenderam várias técnicas de imobilização. Na quarta-feira, dia 27, os alunos participaram de um exercício simulado com várias situações de risco. Participam do curso 28 pessoas.
"Como guarda-parque as vezes será necessário usar meios mais duros para coibir ações ilegais, mas nem sempre é preciso ou mais recomendado o uso de armas. Embora tenha sido muito dolorido, a proposta do treinamento dentro do respeito aos direitos humanos é ótima", fala a aluna Ana Maria Borges de Olinda. (Fonte: PMSS)

Barra do Una ganha velório municipal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entregou hoje de manhã, quinta-feira, dia 28, a sede do velório municipal em Barra do Una, costa sul. A obra foi realizada em parceria entre a Prefeitura e a empresa Funerária Paz Litorânea.
"Essa parceria é uma forma de trazer um pouco de conforto nos momentos de perda.
É preciso ter dignidade na vida e também na morte", fala a presidente do Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de São Sebastião, Priscila Siqueira. Participaram da cerimônia a diretora de Funerária Paz Litorânea, Yoko Nakamura Braz Filho, e o padre Ranilson. A placa de entrega foi descerrada pelo diretor da Regional Juquehy, Antônio Bartolomeu de Santana ( Memeu), e pelo servidor municipal Antônio Matheus Bitencourt ( Preto).
O velório municipal fica ao lado do Posto de Saúde, no centro de Barra do Una. A área construída é de 70 metros quadros e a obra foi concluída em seis meses. O terreno foi doado pela Prefeitura e a mão de obra foi fornecida pela funerária.
A sede do velório atende a uma antiga reivindicação da população local, já que os velórios eram realizados na Igreja de Barra do Una ou nas casas dos moradores. O velório será administrado pela Prefeitura. (Fonte: PMSS)

Pedreiro é executado com 6 tiros

Caraguatatuba - O pedreiro Charles Sales Ribeiro, 28 anos, foi executado na noite de anteontem em Caraguatatuba. Ele estava saindo de uma lanchonete na avenida José da Costa Pinheiro Júnior, no bairro Perequê-Mirim, costa sul da cidade, quando foi baleado.
Segundo a polícia, testemunhas afirmaram que os disparos foram efetuados por um motoqueiro. O pedreiro foi atingido por seis tiros, três atingiram a cabeça, um o peito e dois os ombros.
O delegado de Caraguatatuba, Fábio de Carvalho Joaquim, disse que o pedreiro não tinha passagem pela polícia, mas não descarta a hipótese de vingança pelas características do homicídio. Ele não tinha pistas do assassino até o final da tarde de ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Copa Litoral Norte de Natação

Ubatuba - Aconteceu no Domingo, 24, a 3ª etapa da 4ª Copa Litoral Norte de Natação. Os atletas das quatro cidades da região participaram de provas de 25, 50 e 100 metros em todos os estilos. No total foram realizadas 42 provas e Ubatuba conquistou 15 vitórias. A fase final está programada para o dia 12 de novembro em São Sebastião. (Fonte: SEL)

Jogos Inter Secretarias de Ubatuba

Ubatuba - Começa nesta Sexta-feira, dia 29 a terceira edição dos Jogos Inter Secretarias. O objetivo é integrar o funcionalismo público de Ubatuba. As disputas serão realizadas no Tubão, Estádio Municipal e Quadra da Piscina. As modalidades em disputa são: atletismo, basquete, dominó, futebol society, futebol de campo, natação, surf, tênis de mesa, malha, volei, truco, xadrez, damas e volei de praia. O Secretário Municipal de Esportes, Fábio Medeiros espera total empenho dos atletas: "Que Deus nos ajude a realizar um bom trabalho, e os atletas obtenham bons resultados". (Fonte: SEL)

Tadeu Pereira é líder do Super Surf

Ubatuba - Mesmo chegando na nona posição, Tadeu Pereira segue líder do Super Surf. A etapa que foi realizada na praia do Arpoador / RJ, foi vencida por Joca Jr. Tadeu segue para a última etapa do Super Surf, que acontece em Santa Catarina no mês de novembro, com 100 pontos de vantagem sobre Joca. Outro atleta de Ubatuba que está bem no ranking é Odirley Coutinho, que ocupa a 12ª posição. (Fonte: SEL)

Agenda da FUNDART

O Cine Clube apresenta neste sábado, dia 30 de setembro, o filme Ed Mort, às 20 horas, no Auditório da FUNDART. A sessão de Domingo do Cine Clube será adiada por conta das eleições.

As inscrições para os cursos de Canto, Cestaria, Teatro, Modelagem para crianças, Pintura, Entalhe, e Sapateado continuam abertas. Mais informações pelo telefone (12) 434 1063 ou na FUNDART, Praça Anchieta, 38.

O lançamento do livro Os Caiçaras Contam e a entrega do Projeto de Restauro do Casarão do Porto acontecem nesta sexta, dia 29 de setembro, às 20 horas, na FUNDART.

A abertura da exposição fotográfica “Trabalho Infantil”, de Sebastião Salgado, acontece nesta terça-feira, dia 3 de outubro, às 20 horas, no Salão de Exposições da FUNDART. De 4 a 25 de outubro de 2000, o público pode visitar as fotos de segunda a sexta, das 8 às 20 horas, e sábados e domingos, das 14 às 20 horas. Visitas monitoradas de escolas podem ser agendadas com Fabíola, na FUNDART, pelo telefone (12) 434 1063.

A FUNDART promove o curso de Molde em Silicone nos dias 5 e 9 de outubro, das 20 às 22 horas. As inscrições devem ser feitas na FUNDART.

A Biblioteca está atendendo ao público aos sábados. Das 12 às 18 horas, os usuários podem retirar livros, ler jornais, consultar CD-ROMs e navegar pela internet. A Biblioteca fica na Praça Treze de Maio, 52, centro. Mais informações pelo telefone (12) 434 1076 ou pela internet, www.fundart.com.br.

O Curso de História do Teatro, de Luis Roberto Lopreto está terminando o primeiro módulo. A Segunda parte do curso começa em novembro. Mais informações na FUNDART.

O 1º Festival de Esquetes de Escritores Nacionais está com as inscrições abertas de 16 a 23 de outubro de 2000, na Fundação Cassiano Ricardo. Mais informações na FUNDART.

O VIII Encontro Regional de Autores acontece de 28 de setembro a 8 de outubro, na Lanchonete do Tebar Praia Clube, em São Sebastião.

O VII Festival Nacional de Vídeo “Imagem em cinco minutos” está com as inscrições abertas até o dia 14 de outubro. O festival acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro, em Salvador (BA). O regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontrados na FUNDART. Outras informações podem ser obtidas em www.5minutos.ba.gov.br  - (Fonte: FUNDART)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor