Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 29 de novembro de 2000 - Nº 178 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Baleia é enterrada em praia de Ubatuba
Palmeiras imperiais são cortadas
Caraguá faz caminhada no sábado
Mais de 1200 pessoas participam do Jubileu em Caraguatatuba
PAT oferece curso para Operador de Caixa
Ciclista de Caraguá vence o Paulista
9º Circuito Sebastianense de Surf
Eduardo Gonçalves é reeleito presidente do XV de Caraguá


Baleia é enterrada em praia de Ubatuba
Decisão é tomada após 5 dias que o corpo do animal foi encontrado e de diversas tentativas de remoção

Ubatuba - Após cinco dias de exaustivas tentativas para retirar o corpo de uma baleia da espécie Jubarte da Praia Grande, em Ubatuba, foi definido ontem que a melhor alternativa era enterrar o mamífero no local.
Duas praias foram consideradas impróprias para banho --Tenório e Grande-- devido à presença da baleia, que estava em estado de putrefação.
O "enterro" se transformou em uma verdadeira operação de guerra. Foram necessárias seis máquinas pesadas para remover o corpo do mamífero, que pesava cerca de 30 toneladas e media 14,5 metros. Mais de 2.000 pessoas acompanharam a operação, que terminou por volta das 21h de ontem. Foram usados 200 sacos de cal para evitar que ocorra qualquer tipo de contaminação.
O aparecimento do corpo da baleia em uma das praias mais frequentadas da cidade, provocou diversas reações. Preocupados com uma possível contaminação da praia e afastamento dos turistas, os proprietários de quiosques brigaram para que a baleia não fosse enterrada nas imediações.
A solução só foi encontrada ontem, por volta das 16h, após reunião entre representantes dos comerciantes, Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental), Vigilância Sanitária, Polícia Florestal, prefeitura e a Procuradoria do Meio Ambiente do Litoral Norte.
Uma das tentativas foi remover a baleia com o rebocador da Petrobras, mas, de acordo com o tenente Davi de Sousa, comandante da Polícia Florestal na cidade, os cabos não suportaram o peso.
Um guindaste cedido pelo 18ª Grupamento dos Bombeiros de Butantã, com capacidade para levantar até 22 toneladas, também não conseguiu retirar a baleia.
Um grupo de biólogos de Ubatuba e estagiários da USP (Universidade de São Paulo) tentou cortar o animal para facilitar a remoção, mas foi impedido devido ao risco de contaminação. Cogitou-se a hipótese de incinerar abaleia, mas a idéia foi descartada. (Fonte: ValeParaibano)

Palmeiras imperiais são cortadas

São Sebastião - As quatro palmeiras imperiais bicentenárias da Praça da Matriz, em São Sebastião, serão cortadas hoje. Elas foram condenadas pelos técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) porque estão infestadas de cupins e ameaçadas de cair. Desde 98, elas estão amarradas com cabos para evitar a queda.
O corte está previsto para começar às 7h. A prefeitura conseguiu um caminhão-guindaste com a Petrobras para fazer a remoção das árvores. Como a praça está localizada na área central, o trânsito nas imediações será interditado pelo Departamento de Tráfego.
Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, no local das árvores cortadas serão plantadas outras quatro palmeiras da mesma espécie. Segundo ele, as plantas são "filhas" das árvores condenadas.
Segundo a prefeitura, as palmeiras começaram a apresentar problemas após reformas feitas na praça em 92 e 95 quando foroam realizadas cortes na raiz superficial. Elas foram descupinizadas em 97 e, no ano seguinte, uma delas caiu em frente à Câmara Municipal. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá faz caminhada no sábado

Caraguatatuba - A organização do movimento contra a violência em Caraguatatuba espera reunir cerca de 2.000 pessoas em uma "Caminhada pela Paz" no próximo sábado.
A caminhada está prevista para começar as 9h. A concentração está programada para começar na praça 1º Centenário (trevo de entrada da cidade). Os participantes vão sair em direção ao centro da cidade e farão um ato na praça Cândido Mota.
Os moradores estão assustados com o aumento da violência na cidade. Segundo um dos organizadores do movimento, Rodoaldo Fachini, a idéia surgiu após a morte da balconista Laura Cristina Pontes, 18 anos, estuprada e assassinada do dia 12 de novembro. "É preciso dar um basta." Em Ilhabela, no último domingo, 200 pessoas participaram de uma passeata depois do assassinato de um comerciante. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de 1200 pessoas participam do Jubileu em Caraguatatuba
Igreja católica festeja os 2000 anos de nascimento de Cristo

Caraguatatuba - Toda a chuva que caiu sobre o Litoral Norte na madrugada do último domingo, não desanimou as mais de 1000 pessoas que durante todo o mês se prepararam para a grande caminhada por um novo milênio de paz, na celebração do Jubileu da Diocese e celebração do Dia de Cristo Rei. Aproximadamente 800 pessoas participaram da caminharam até a Catedral Divino Espírito Santo, cantando e louvando à Deus. Na praça em frente à Catedral, Dom Fernando Mason, bispo diocesano, e aproximadamente 400 pessoas, receberam se reuniram para este momento marcante para a Igreja catíolica no litoral norte. As portas da Catedral foram abertas e durante 1 hora, o grupo de música de Ubatuba animou os presentes com cantos de alegria. A Missa que deveria ser campal, foi transferiada para dentro da Catedral, já que durante a manhã havia possibilidades de chuva.
Para Dom Fernando Mason, este foi um momento importante de integração entre todas as comunidades da diocese: "Todos temos consciência da importância de vivermos em comunidade e proclamar o amor de Cristo. Neste Dia de Cristo Rei, a Diocese de Caraguatatuba se reuniu para receber também, a indulgência plenária, prevista por ocasião do Ano Jubilar. Temos muito que nos alegrar, e temos muito que trabalhar para que o Reino de Deus seja proclamado. Somos um povo feliz pois mesmo tendo se passado 2 mil anos, temos a certeza de que Cristo aqui esteve na forma humana e que ainda hoje continua reinando. "
"Há sete anos acompanho eventos em nível diocesano (5 deles enquanto Região Episcopal) e nesta caminhada, nunca presenciei uma participação tão grande e alegre, reunindo representações de todas as comunidades, congregações, pastorais e serviços da Igreja", disse Selma Neder, da paróquia Divino Espírito Santo. Também esteve presente desde a caminhada até a Santa Missa, o vice prefeito Jose Perereira de Aguilar e sua esposa Rose, e também a sra. Elza Julião, esposa do deputado Estadual Paulo Julião, católicos fervorosos e sempre presentes nas celebrações da Igreja.
Ao final, todo o povo reunido, com lenços brancos, uma bateria de fogos e a abertura de um enorme painel com o rosto de Cristo, cantou o música "Jesus Cristo"de Roberto Carlos. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

PAT oferece curso para Operador de Caixa

Caraguatatuba- O PAT-Posto de Atendimento ao Trabalhador e a Comissão Municipal de Empregos está realizando em parceria com os supermercados Silva Indaiá e Shibata, um curso de operador de caixa de supermercado. A primeira turma, composta por 17 pessoas, concluem o curso na Sexta-feira, dia 1º, recebendo certificado de conclusão em solenidade que acontecerá ás 19 horas, na sede da Associação dos Engenheiros e Agrônomos.
Segundo Ana Cristina Reis de Souza, do PAT, o curso tem duração de oito dias, com aulas teóricas nos supermercados 19 ás 22 horas. As aulas práticas acontecem das 8 ás 13 e das 13h30 ás 21 horas nos supermercados. O PAT abriu inscrições para uma segunda turma- limitado para 15 pessoas, que terá início no dia 10 de dezembro.
As inscrições devem ser feitas no SINE, situado na rua Taubaté, 520. São exigidos para inscrição: idade entre 18 e 25 anos, o segundo grau completo e noções básicas de informática. Ana Cristina adiantou que os supermercados poderão vir a contratar os alunos que obtiverem as melhores avaliações durante o curso. (Fonte: PMC)

Ciclista de Caraguá vence o Paulista

Caraguatatuba - O ciclista Luiz Alberto Miranda, de Caraguá, conquistou no último domingo o título de campeão paulista de 2000, na categoria expert, após vencer três das cinco etapas do campeonato. Luiz Alberto, de 25 anos, é a revelação da modalidade neste ano e já estuda propostas para se transferir para as equipes Caloi e Pirelli.
Outro ciclista de Caraguá, Selmo de Faria, conquistou, também no domingo, por antecipação, o título de campeão Valeparaibano de ciclismo, na categoria estreantes. Selmo tem nove pontos à frente do segundo colocado, o ciclista Somar de Souza, de Campinas. A última etapa do Valeparaibano será em São José, no próximo dia 10. (Fonte: ValeParaibano)

9º Circuito Sebastianense de Surf

São Sebastião - Finalizada nesta segunda-feira a segunda etapa do circuito St/Comp 2000. Com sol e ondas com até um metro de altura foram disputas as fases semifinais e finais de oito categorias. Se no domingo as surpresas aconteceram na categoria Open, com a desclassificação de Rene Oliveira e Gilmar Pulga no segundo dia da competição mais um favorito foi eliminado.
A grande revelação do longboard sebastianense Carlos Bahia, foi derrotado na primeira semifinal por Alexsandro Abolição e Patrick de Camburí, campeão e vice-campeão da etapa respectivamente. Alex Leco repetiu o resultado conquistado na primeira etapa ficando na terceira colocação seguido de Cristiano Aladim.
O Circuito St/Comp 2000 é válido pelo 9º Circuito Sebastianense de Surf e é o acesso ao Circuito Paulista de Surf Amador de 2001 para os atletas sebastianenses. (Fonte: PMSS)

Eduardo Gonçalves é reeleito presidente do XV de Caraguá

Caraguatatuba - O atual presidente do Esporte Clube XV de Novembro, Eduardo Gonçalves, foi reeleito na última sexta-feira para um novo mandato de dois anos, que terá início em 1º de janeiro. Gonçalves foi reeleito a pedido dos Conselheiros, devido ao trabalho empreendido na sua gestão, que teve início no ano passado.
A eleição da diretoria do XV ocorreu na última sexta-feira, dia 24 de novembro, depois de um cancelamento, ocorrido em 17 de outubro, quando nenhuma chapa foi inscrita. Um novo processo eleitoral teve início então, com o registro de chapa ficando para o dia 17 de novembro.
Antes dessa data, com a perspectiva de que o clube não teria nenhum candidato para ocupar a vaga de Eduardo Gonçalves, que além de presidente foi o técnico do time profissional masculino de futebol de campo, conselheiros, amigos e sócios pediram que o atual presidente concorresse a reeleição.
O presidente reeleito quer continuar o trabalho realizado até o momento, inaugurando o ginásio poliesportivo e pagando o restante das dívidas, orçadas em R$ 104.803,88 de um montante de R$ 266.884,59. No âmbito esportivo o XV tentará colocar suas equipes de futebol de campo infantil e juvenil no Paulista do próximo ano, bem como se inscrever no Torneio Sub 20 feminino a equipe XV/SME (Secretaria Municipal de Esportes e Recreação).
A diretoria quer incentivar a prática do skate e do bicicross no clube, além do futebol de salão masculino e feminino, nas categorias infantil, juvenil e júnior. (Fonte: Imprensa Livre)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor