Volta para página inicial
Últimas Notícias

Litoral Norte, 30 de abril de 2000 Arquivo

Estátua de Anchieta vira sinal de praga
Padre diz que tudo não passa de lenda

 

Estátua de Anchieta vira sinal de praga
Comunidade se reúne para exorcizar imagem do padre Jesuíta, que fica em praia de Ubatuba

A estátua do padre jesuíta Anchieta, colocada na praia do Cruzeiro, na região central de Ubatuba, é apontada pelos moradores como a responsável pelas crises políticas e econômicas vividas no município. "Desde que colocaram essa imagem na praia tudo quanto foi problema político a cidade vivenciou. Nada foi feito para crescimento do município", diz uma moradora que preferiu não se identificar. Ela se refere às denúncias de fraude eleitoral que envolvem o prefeito afastado Zizinho Vigneron (PPS), o fato do município ter tido três prefeito em 10 dias no início do ano, as investigações de suborno contra 10 dos 13 vereadores, entre outras. A moradora relata que, ao participar de uma palestra em São Paulo sobre divinismo, o palestrante afirmou que o povo de Ubatuba cultua a imagem de um carrasco. Tempos depois, ela afirmou ter ido a um culto na Igreja Messiânica e a ministra, que era de Parati (RJ), alertou que Ubatuba estava com muita energia negativa. Ela foi à praia e, ao ver a imagem que retrata o padre quando escreveu o "Poema da Virgem", em 1563, nas areias de Iperoig, chamou à atenção para o fato de a varinha ter sido retirada das mãos da estátua e o atual gesto dar a impressão dela estar fazendo um gesto obsceno para a cidade.
Membros da comunidade evangélica Ágape realizaram um culto no aniversário de descobrimento do Brasil para que, segundo o pastor Alexandre Amaral Nunes, pudesse afastar ações malígnas que pairavam sobre a cidade. No entender do pastor Alexandre Nunes, que também é médico veterinário, tudo que se tenta fazer na cidade não dá certo. "Tem alguma coisa que faz a cidade andar para trás." Os preparativos para a exorcização começaram há alguns meses quando ele disse ter recebido uma mensagem de Deus para que realizasse cultos em 11 pontos da cidade. Ele não quis revelar os locais.
O comerciante Jehu Tamotso Tozaki também se sente atingido pela situação de Ubatuba. Segundo ele, há cerca de dois anos que o município "travou". Tozaki está indo embora para Fortaleza (CE). O arquiteto Renato Nunes vê essa situação de uma forma mais humorada. Ele afirmou que, de tanto ouvir sobre a praga jogada pelo chefe da tribo Tupinambá, que teria sido traído pelo padre Anchieta, escreveu uma crônica "A Maldição de Cunhambebe". Contam os mais antigos e 'curiosos' que o índio foi atacado na praia de Iperoig e, pouco antes de sua morte, teria dito "nessa terra nada vingará". "O engraçado é que nem manga nasce nos limites de Ubatuba. Os pés só florescem até as divisas."   (Fonte: ValeParaibano)

Padre diz que tudo não passa de lenda

A comunidade católica de Ubatuba não dá crédito às crendices do povo, que acredita que a cidade esteja sobre os maus fluídos da estátua do padre Anchieta. O frei Gastone Pozzobon, da paróquia Exaltação à Santa Cruz, afirmou que tudo não passa de uma lenda. "Outras cidades também têm seus problemas, mas o povo que trabalha consegue ir para frente." O prefeito afastado Zizinho Vigneron, professor de história, autorizou a colocação da imagem do padre Anchieta no primeiro ano de sua administração, em 1997. "Acho que as pessoas deveriam se preocupar com as coisas positivas e não ficar valorizando o mal."
Segundo Zizinho, é preciso analisar o contexto histórico porque no século 16 as pessoas vivenciavam uma outra realidade. Para o prefeito em exercício, Andrade Henrique (PFL), a maldição é feita pelo próprio homem. "A cidade está caminhando para frente e não há nenhuma intenção de retirar a imagem do padre Anchieta da praia", disse.
(Fonte: ValeParaibano)

Receba as Últimas Notícias do Litoral Virtual via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Truckmodelismo Brasil Studio Maranduba

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Conheça as cidades do Litoral Norte:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba
Home Litoral Virtual - Home Page
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet

info@litoralvirtual.com.br
©1995/2010 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor

Sites do grupo: Litoral Virtual - Jornal Maranduba - PanoTour - Caraguá - Maranduba - Maré Legal - Truckmodelismo Brasil - ECampi