Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sábado, 30 de setembro de 2000 - Nº 141 Arquivo
Giorgio Restaurante American Bar
Truckmodelismo Brasil
  
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.
Previsão do Tempo:
p/ nublado
Máxima: 25ºC Mínima: 19ºC
Fonte: CNN Brasil Clique Aqui para ver a previsão para 4 dias

Principais Manchetes:

Turista poderá visitar sítio arqueológico em São Sebastião
Semanas Mundial e Municipal da Amamentação serão comemoradas
Turismo terá Selo de Qualidade
Homem esfaqueia mulher e criança em Caraguá
Pais de refém vivem momentos de tensão
Tanque cai e mata menina de 2 anos
Prefeitura de Ubatuba: Educando para o trânsito
História recente de Ubatuba na visão dos caiçaras está em livro
Ed Mort está em cartaz no Cine Clube da FUNDART
Projeto de Restauro do Casarão do Porto está pronto


Turista poderá visitar sítio arqueológico em São Sebastião
Área do Parque Estadual, que remonta período colonial, será aberta em outubro

São Sebastião - O sítio arqueológico localizado no bairro São Francisco, costa norte de São Sebastião, será aberto para a visitação pública a partir de outubro. O novo ponto turístico faz parte do programa de ecoturismo, educação e proteção ambiental desenvolvido pela prefeitura.
Situado dentro da área do Parque Estadual da Serra do Mar, o sítio tem mais de 200 anos, está localizado em uma área de 3.500 metros quadrados e faz parte da história da colonização brasileira nos séculos 18 e 19.
As pesquisas no sítio estão sendo realizadas desde 90 pela equipe do arqueólogo Wagner Bornal. Nesse período, já foram resgatados mais de 20 mil fragmentos de faiança inglesa, vidro, metal, grés, cerâmicas e ossos.
Segundo o arqueólogo foram encontradas também peças em cerâmica produzidas na região, o que caracteriza a importância da cidade como produtora de cerâmica no Brasil. Todas essas peças podem ser vistas no Arquivo Histórico da cidade.
As construções do sítio foram feitas em sistema de terraço sendo que na parte mais alta ficava a casa do senhor da fazenda. O piso dos terraços é de lajotas de cerâmicas e as telhas foram produzidas pelos escravos.
Os elementos decorativos das fachadas, tanque de abastecimento e oratórios revelam uma preocupação estética dos moradores.
Conta uma lenda caiçara que o local pertencia a um rico e cruel fazendeiro, feitor de escravos que guardava um diabo engarrafado debaixo da cama. Em sua ausência, a esposa abriu a garrafa e provocou sua morte. No velório, uma forte ventania teria feito o corpo desaparecer. O medo teria provocado a fuga dos moradores da fazenda.
As visitas ao sítio deverão ser agendadas antecipadamente. Um grupo de 30 monitores culturais foi preparado acompanhar os turistas aos pontos históricos da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Semanas Mundial e Municipal da Amamentação serão comemoradas

São Sebastião - A abertura das IX Semana Mundial e IV Semana Municipal da Amamentação será no próximo domingo, dia 1º de outubro.
A programação da Semana Municipal da Amamentação em São Sebastião será comemorada de 2 a 7 de outubro, com exposições, exibição de vídeos, seminário e encontro com casais, todos relacionados a importância da amamentação para as mães e bebês. O tema deste ano é "Amamentar é seu direito".
No período de 2 a 7/10 a programação é a seguinte: exposição sobre "Amamentação e Arte" com os artistas plásticos de São Sebastião, na sede da Nossa Caixa. Haverá ainda exposição de telas e desenhos com alunos e professores da Secretaria de Esportes e Cultura (Secec) no Banespa e standers nos supermercados Garça e Semar com a distribuição de material educativo sobre amamentação.
Está programada também a exposição "Gravidez e Arte" com Isabel Galvanesi e a exibição de vídeos no Hospital de Clínicas de São Sebastião. Na costa sul, será realizada uma pesquisa junto aos estudantes sobre a amamentação no PAS de Boiçucanga.
Já dia 3, Terça-feira, haverá um seminário sobre "Amamentação e Direitos Humanos", das 8 as 13h, no Senac em São Paulo. Na Quarta-feira, dia 4, haverá um Encontro com Casais sobre o tema "Nós estamos grávidos", as 19h, na Videoteca Municipal. A coordenação será feita pela psicóloga Zenaide Vidal.
A Semana Municipal da Amamentação é realizada pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama) da Secretaria de Saúde da Prefeitura e pela Associação de Proteção à Maternidade e a Infância. (Fonte: PMSS)

Turismo terá Selo de Qualidade

São Sebastião - O Selo de Qualidade Ambiental e Turística dará ao usuário dos empreendimentos e serviços de atendimento turístico a garantia de bons serviços. Os critérios para adoção do selo será debatido no dia 20 de outubro, as 13:30, no Tebar Praia Clube, centro da cidade.
A proposta faz parte do projeto contratado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, junto à empresa CTI - Consultoria Turística Integrada. “Se queremos nos desenvolver turisticamente precisamos ter qualidade de atendimento. Só assim vamos melhorar nossa capacidade de atrair turistas e com isto gerar mais empregos”, afirma o prefeito João Siqueira ( PSB), retomando um tema já priorizado no início da administração quando mais de 800 profissionais do setor turístico foram treinados em cursos de capacitação realizados em parceria com a Secretaria Estadual das Relações do Trabalho.
O projeto do Selo de Qualidade Ambiental e Turística foi concebido dentro do Programa de Ecoturismo e seu objetivo é associar um conceito de qualidade ao turismo praticado no município. A regulamentação proposta inclui critérios como o padrão arquitetônico do estabelecimento, padrão visual, ambiental - saneamento e lixo, e ainda números de funcionários e se há investimento na sua capacitação. A concessão do Selo deverá ficar a cargo de entidades ou ONGs, como a Associação dos Engenheiros e Arquitetos e a Fundação Linha Verde. (Fonte: PMSS)

Homem esfaqueia mulher e criança em Caraguá
Desempregado é baleado pela PM após dar facadas em gari e fazer menino de refém em Caraguá

Caraguatatuba - Uma mulher e uma criança foram feridas por um homem armado com uma faca na noite de anteontem, no bairro Perequê-Mirim, costa sul de Caraguatatuba. O desempregado Ubirajara Fernandes Faria, 35 anos, conhecido no bairro como Bira, foi rendido após levar três tiros de policiais militares.
A gari Rita de Cássia Almeida Elói, 43 anos, levou três facadas na altura do abdômen e, até ontem à noite, continuava internada. O garoto Diego Rodrigues Pascoal, 6 anos, feito refém por cerca de 10 minutos, sofreu um corte no pescoço, mas sem gravidade. Faria, que supostamente tem problemas mentais, foi internado em estado grave. Ele é vizinho das vítimas.
O pintor Francisco do Carmo Silva, 59 anos, disse que estava na porta de sua casa quando Faria, que mora na casa ao lado, lhe pediu comida.
"Neste momento, a Rita passou e disse brincando que era para ele pedir comida para a mãe. O Bira entrou na casa dele e saiu logo em seguida com a mão para trás, partindo em direção dela. Eu só a ouvi gritar pedindo ajuda e colocando a mão na barriga. Tentei segurar o Bira, mas ele estava fora de si", disse o pintor.
Segundo ele, houve uma aglomeração no conjunto de casas populares e, pouco depois, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local e tentou deter o desempregado.
Após a chegada da PM, o desempregado pegou o garoto Diego como refém colocando a faca em seu pescoço. A dona-de-casa Rosângela Rodrigues Pascoal, 24 anos, mãe do garoto, disse que viveu momentos de tensão.
Faria teria soltado Diego após dez minutos e partido com a faca para cima do sargento Marco Antônio da Silva, ameaçando esfaqueá-lo. Neste momento, os policiais militares dispararam quatro tiros, três acertaram o desempregado.
"A tragédia só não foi maior porque parece que o Bira não sabia o que estava fazendo e não viu o lado da faca que usava quando tentou cortar o menino", disse a dona-de-casa Terezinha de Jesus, 56 anos, que também mora no conjunto.
Vizinhos de Faria dizem não entender o motivo de o desempregado ter ficado agressivo. "Ele tomava remédio porque tinha problemas mentais, mas não deve ter usado o medicamento nos últimos dias", disse Francisco. Segundo a Polícia Civil, Faria tem passagem por roubo e vai responder agora por tentativa de homicídio. (Fonte: ValeParaibano)

Pais de refém vivem momentos de tensão

Caraguatatuba - "Acho que Jesus Cristo salvou meu filho". Com essa frase o pintor Renato Pascoal, 28 anos, resumiu o alívio que sentiu ao ver que seu filho Diego, 6 anos, teve apenas um pequeno corte no pescoço. O menino foi levado na noite de anteontem para o pronto-socorro de Caraguá, onde foi constatado que não houve ferimentos mais graves.
A dona-de-casa Rosângela Rodrigues Pascoal, 24 anos, mãe do garoto, disse ter passado um dos piores momentos de sua vida. "Quando vi a faca no pescoço do meu filho só tive forças para gritar. Depois, fechei os olhos, rezei e ouvi os disparos do revólver." Ela disse que a angústia foi maior porque Ubirajara Fernandes Faria parecia não se importar em matar ou morrer.
Rosângela afirmou que o garoto ficou assustado e não conseguiu dormir à noite. "Ele teve crises de choro e tremores", disse a mãe. Ontem, Diego passou a manhã com o pai, que não pode ir trabalhar para tranquilizar o filho. "Estamos preocupados com a violência presenciada e protagonizada por ele." Rosângela disse que deve ir com o garoto passar uns dias na casa de sua mãe, que mora em outro bairro de Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Tanque cai e mata menina de 2 anos

São Sebastião - A garota Kathelen Alexandra Lima de Jesus, 2 anos, morreu ontem após ter sofrido um acidente doméstico havia uma semana em São Sebastião. Segundo o Corpo de Bombeiros, um tanque teria caído sobre a menina quando ela tentava subir no mesmo. Ela foi levada para o pronto-socorro e transferida para o Hospital de Clínicas de São Sebastião, onde faleceu ontem de manhã. Kathelen morava com os avós no bairro da Olaria, periferia da cidade. O caso será apurado pela DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que vai investigar se houve negligência da família. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura de Ubatuba: Educando para o trânsito

Ubatuba - “Faixa de Pedestres - A Vida Pede Passagem”. Com esse tema, a Semana da Educação de Ubatuba atendeu a mais de 3.500 crianças da rede municipal de ensino.
Realizada no Aeroporto Municipal Gastão Madeira, Contava com tudo relacionado ao trânsito e seus equipamentos. Quando chega, a criança recebe a orientação de monitores, e assistem a um breve vídeo de Educação sobre o Trânsito, alertando sobre os perigos e situações do mesmo. Depois do vídeo as crianças são levadas a uma minipista, onde podem observar os princípios que aprenderam no vídeo sendo postos em prática pelos motoristas que os acompanham nos Minibugs.
Após as aulas sobre trânsito, os estudantes são levados até o Parque do Trânsito, no próprio local, onde podem conhecer de perto viaturas da PM, um carro co Corpo de Bombeiros (que veio de São José dos Campos só para o evento), ambulâncias, ônibus e uma Ambulância da policia rodoviária, onde a Guarda Municipal ensina sobre a utilização e para que servem os equipamentos. Após esse breve curso, as crianças recebem um Carteira de Habilitação Mirim, que lhes dá o direito de chamar a atenção dos adultos sempre que este fizerem algo errado no Trânsito. O ponto alto é a visitas ás viaturas, quando a criançada se diverte com as sirenes.
A Semana do Trânsito é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, através de sua Secretaria de Educação, Secretaria de Obras, Fundart, Guarda Municipal e Serviço Municipal de Trânsito, e também de Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária estadual, Policia Militar, Escoteiros do Grupo Iperoig e Formatran, que é responsável pela coordenação da parte pratica do evento, e que ofereceu seus seviõs sem nenhum custo para a comunidade.
Ubatuba agradece aos Oficiais de Polícia Castelucci, Soares, Vieira, Flávio, Souza, arena, Forte, Domeni, Anderson, De Lima, Osiel e Ferret, e também aos Bombeiros Vladimir, Rodrigues, carvalho, Amaral. Valério e Brasil, cujo trabalho voluntário, ensinando às crianças sobre trânsito, tornou possível a realização deste evento, e a Formatran, que teve papel fundamental neste evento. (Fonte: FUNDART)

História recente de Ubatuba na visão dos caiçaras está em livro

Ubatuba - A FUNDART lançou no domingo, dia 24 de setembro, durante a Festa de Santa Cruz do Puruba, o livro “Os Caiçaras Contam”. O livro traz relatos dos moradores mais antigos de Ubatuba. No lançamento, estavam presentes alguns dos caiçaras entrevistados, que receberam emocionados alguns exemplares do livro. Mas este não é o primeiro passo para preservar a memória de Ubatuba. Em junho, a FUNDART lançou os CDs “Canto Caiçara” e “João Alegre - Cantador de Ubatuba”, registrando assim as modas de viola e as músicas folclóricas do Município.
Para garantir que os estudantes tenham contato com estes registros, na última quarta-feira, dia 27 de setembro, a FUNDART doou para as escolas municipais 36 livros “Os Caiçaras Contam”, 18 CDs “Canto Caiçara” e 18 CDs “João Alegre - Cantador de Ubatuba”. Cada escola vai receber dois livros e dois CDs.
O LIVRO - Em “Os Caiçaras Contam”, cerca de 20 depoimentos mostram os últimos 100 anos de Ubatuba através do ponto de vista do caiçara. O livro foi produzido pela Editora Publisher Brasil. Desde junho, os jornalistas Renato Rovai e Marcos Frenette percorreram a Cidade para colher os depoimentos dos moradores. Algumas entrevistas também foram retiradas dos arquivos da FUNDART. O livro traz ainda fotos antigas da Cidade, do arquivo de Edson Silva.
O lançamento do livro também acontece no próximo dia 29 de setembro, às 20 horas, na FUNDART, junto com a entrega do projeto de restauro do Casarão do Porto. A Fundação convida a todos a participarem do evento. Para quem se interessar por “Os Caiçaras Contam”, o livro pode ser adquirido na FUNDART. Mais informações podem ser obtidas na FUNDART, Praça Anchieta, 38, telefone (12) 434 1063, ou pela internet, www.fundart.com.br (Fonte: FUNDART)

Ed Mort está em cartaz no Cine Clube da FUNDART

Ubatuba - O Cine Clube apresenta neste Sábado, dia 30 de setembro, Ed Mort. O filme, dirigido por Alan Fresnot, traz no elenco Paulo Betti, Cláudia Abreu, Ari Fontoura, Irene Ravache, Otávio Augusto e José Rubens Chachá. A música fica por conta de Arrigo Barnabé.
No enredo, o detetive Ed Mort é contratado por uma misteriosa mulher para encontrar seu marido desaparecido, o Silva. A partir daí, Mort se envolve numa rede de intrigas, em que Silva aparece sob as mais diversas formas: ele tanto pode surgir como Chico Buarque de Holanda, Zé do Caixão, Luiza Thomé, Gilberto Gil ou Cauby Peixoto. Na esteira do desaparecimento de Silva, uma trama intrincada relaciona um poderoso magnata da indústria de salsichas Delbono e o desaparecimento de crianças num programa de televisão, liderado pela animadora Cibele. O personagem do detetive nasceu dos quadrinhos do escritor Luís Fernando Veríssimo em parceria com o desenhista Miguel Paiva.
A exibição acontece no Auditório da FUNDART, Praça Anchieta, 38, centro. A entrada é franca. Excepcionalmente, o Cine Clube não fará exibição no domingo, dia 1º de outubro, devido às eleições. Outras informações pelo telefone (12) 434 1063 ou pela internet, www.fundart.com.br (Fonte: FUNDART)

Projeto de Restauro do Casarão do Porto está pronto

Ubatuba - O restauro do Casarão do Porto está prestes a acontecer e depende da continuidade de esforços para a viabilização desse importante passo na recuperação do mais significativo prédio histórico do Município. Nesta sexta, dia 29 de setembro, acontece a entrega do projeto de restauro feita pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo.
No material entregue pelo Instituto estão o projeto arquitetônico com plantas, cortes, fachadas, onde constam itens a serem restaurados e readequados; o memorial descritivo contendo todas as informações sobre materiais e possíveis técnicas e procedimentos a serem executadas durante a obra.
O projeto vai agora para a aprovação do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental e Turístico. Em seguida, será encaminhado ao Ministério da Cultura, para aprovação e inclusão na Lei Rouanet de incentivos fiscais à cultura e que permite a captação de recursos para fazer o restauro.
A realização deste projeto faz parte de um convênio assinado em junho, entre a FUNDART e o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, com o apoio da Secretaria de Estado de Recuperação de Bens Culturais e a Prefeitura Municipal. (Fonte: FUNDART)

Envie estas notícias para um amigo:
e-mail:



Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Reflexões para uma vida melhor
por: Margareth Bravo
Navegando
Navegando
Os bastidores da política do Litoral
por: Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor