Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001 - Nº 221 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Cadastro em Ilhabela tenta conter crime
Usuários da balsa apóiam a medida
Homem some em cachoeira em Caraguá
TCE julga irregular contrato em Caraguá
Prefeitura diz que houve erros na formalização
Maresias quer criar "vigilante comunitário" para inibir criminalidade
FUNDART reúne acervo sobre ‘Seo’ Filhinho
Artes Plásticas e Artesanato ganham novo espaço
Festival de Verão movimenta a Praça da Matriz
1º Revezamento Corpore - Terra e Mar
Ilhabela traz títulos de campeã bo Optimist e Holder



Cadastro em Ilhabela tenta conter crime
Prefeito planeja adotar o cadastramento de operários da construção civil para tentar evitar violência na cidade

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), planeja cadastrar os trabalhadores da construção civil que entram no município. A medida surge após uma série de crimes registrados na cidade.
Manoel Marcos disse que está preocupado com a onda de violência na cidade. "Nossa maior preocupação é que esses crimes têm sido cometidos por pessoas que vêm de fora para trabalhar na construção civil e acabam ficando na cidade."
Para o prefeito, essa não é uma medida constrangedora e visa o bem-estar da população. Ele afirmou que a proposta será apresentada a todos os membros representativos da cidade como Acii (Associação Comercial e Industrial de Ilhabela), Conselho Municipal de Segurança, polícias Militar e Civil e Poder Judiciário.
A presidente da Acii, Heloíza Lacerda Franco, disse que a entidade é favorável à ação e está sendo parceira na elaboração da campanha "Defenda a Paz e Segurança de Ilhabela".
Segundo ela, deverão ser distribuídos folhetos explicativos sobre a campanha nas balsas para que as pessoas entendam o motivo da medida. "A abordagem deverá ser feita de forma aleatória e, acredito eu, que não haverá problemas das pessoas que não têm envolvimento com a Justiça se cadastrar. É até uma garantia para o empregador."
Outra medida de segurança junto à balsa é a instalação de uma câmera de vídeo que fica ligada 24 horas e é monitorada pelos policiais do pelotão da Polícia Militar.
O maior problema é que se houver necessidade de fazer alguma pesquisa, os policiais não conseguem porque não há fita disponível.
O prefeito Manoel Marcos disse que esse problema também será levado aos participantes da campanha pela paz na cidade.
Paralelo ao cadastramento será feita uma campanha de desarmamento na cidade. A organização está sendo feita pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de São Sebastião. A campanha deverá ser desenvolvida nas duas cidades.
No último crime, ocorrido na madrugada de segunda-feira, um empresário do setor hoteleiro foi sequestrado por dois menores. Eles foram detidos, e o empresário, liberado. (Fonte: ValeParaibano)

Usuários da balsa apóiam a medida

Ilhabela - Moradores e usuários da balsa, que faz a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, se mostraram favoráveis ao cadastramento das pessoas que entram na cidade, mas com restrição à proposta.
O representante de vendas Paulo Fernando Monteiro Franco, 38 anos, disse acreditar que a identificação das pessoas que entram na cidade será uma forma a mais de identificar um possível criminoso. "Pode até não funcionar totalmente, mas qualquer atenção que for dada para a área de segurança é válida."
O motorista de caminhão Gilberto da Silva Cândido, 29 anos, disse que faz a travessia pelo sete vezes por dia e que está horrorizado com a violência na cidade. "Ilhabela já não é mais a mesma de 10 anos atrás e há bairros considerados muito violentos."
O aposentado Laudelino Teixeira Pinto, 52 anos, vê falhas no projeto. "É difícil identificar todas as pessoas que fazem a travessia, mas se eles deixaram o policiamento que está na cidade, tenho certeza que as ocorrências vão diminuir e os bandidos vão pensar mais antes de praticar qualquer tipo de ato criminoso." (Fonte: ValeParaibano)

Homem some em cachoeira em Caraguá

Caraguatatuba - O Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba está procurando pistas do trabalhador rural Dino Evangelista dos Santos, 46 anos. Ele desapareceu na sexta-feira passada próximo à cachoeira da Fazenda Serramar.
Testemunhas disseram que ele seguiu de bicicleta em direção à queda d'água e desapareceu. No local, os bombeiros localizaram a bicicleta e os documentos da vítima.
Hoje, o COE (Comando de Operações Especiais) deverá participar das buscas. Segundo o bombeiros, não há informações concretas de que Santos tenha sofrido algum tipo de acidente ou se simplesmente desapareceu.
Um colega de trabalho disse que ele estava desgostoso porque não estava dando conta de cuidar da esposa e seus oito filhos.
Há indicações contrárias que ele teria entrado na mata para caçar. Mas a maior dificuldade dos bombeiros é que a informação não é confirmada pela família e as buscas se concentram próximo à cachoeira. (Fonte: ValeParaibano)

TCE julga irregular contrato em Caraguá
Licitação para contrato de R$ 3,7 milhões, firmado para o gerenciamento de multas de trânsito, não foi divulgada

Caraguatatuba - O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou irregular o contrato firmado entre a Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa Data City Serviços Ltda. para a prestação de serviços técnicos especializados, destinados à implantação e operação de um sistema informatizado de gerenciamento de multas de trânsito baseado no Código de Trânsito Brasileiro.
Entre as irregularidades apontadas pelo TCE, estão a falta de divulgação do edital de licitação, a apresentação de estimativas de preços sem os devidos demonstrativos, a falta de esclarecimento da prefeitura quanto ao critério estipulado para o pagamento à contratada pelas multas convencionais e eletrônicas e a afronta ao princípio da competitividade.
O contrato entre a prefeitura e a Data City foi celebrado em maio de 99, no valor de R$ 3,7 milhões.
Em outubro do mesmo ano, a prefeitura assinou um termo de reti-ratificação que confirmou e alterou dados constantes do contrato inicial -no caso, a principal alteração foi com relação ao prazo de validade do contrato.
Em fevereiro do ano passado, a Prefeitura de Caraguá e a Data City assinaram um termo de aditamento reduzindo o valor do contrato.
O TCE, na sessão de 16 de janeiro deste ano, julgou irregulares a licitação, o contrato, os termos de aditamento e as despesas decorrentes do contrato.
A Data City continua prestando normalmente serviços à Prefeitura de Caraguatatuba.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Caraguá, a Procuradoria Geral do Município irá recorrer da decisão no TCE. A prefeitura não havia sido notificada da decisão do tribunal até ontem à noite. (Fonte: Folha Vale)

Prefeitura diz que houve erros na formalização

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que houve erros na "formalização dos procedimentos" e que o procurador-geral do município, Sidnei de Oliveira Andrade, vai recorrer da decisão do TCE.
A publicação da decisão do TCE foi feita no dia 25 de janeiro, e desde o início da semana, a Procuradoria Geral do Município vem trabalhando para apresentar os recursos dentro do prazo de 15 dias. (Fonte: Folha Vale)

Maresias quer criar "vigilante comunitário" para inibir criminalidade

São Sebastião - O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Maresias, em São Sebastião, está realizando cursos informais com moradores da costa sul do município com o objetivo de criar "vigilantes comunitários".
Os agentes informais ficam responsáveis por vigiar os bairros e observar qualquer movimentação estranha no local quando utilizarem qualquer uma das ruas no percurso para o trabalho ou para as praias.
Os integrantes do conselho estão orientando os moradores a conhecer a rotina das ruas dos bairros para que em caso de atitudes suspeitas informarem a polícia, por meio dos telefones 190 (Polícia Militar) ou 147 (Polícia Civil), para que os casos sejam averiguados. O objetivo do Conseg é incentivar os moradores a manter informada a polícia sobre qualquer ocorrência envolvendo pessoas circulando com armas nas ruas.
Os comerciantes também estão sendo conscientizados a, em caso de furtos ou roubos, avisarem os outros comerciantes e a polícia. "A atitude correta é denunciar, para agilizar o serviço da polícia e evitar os crimes", disse o integrante do Conseg, Lineu Alvim Coelho Júnior. (Fonte: Folha Vale)

FUNDART reúne acervo sobre ‘Seo’ Filhinho

Ubatuba - A FUNDART vai prestar mais uma homenagem a Washington de Oliveira, o ‘Seo’ Filhinho. Para tanto, a fundação pede que pessoas que tiveram contato com Filhinho, encaminhem fotos (que após a reprodução serão devolvidas), móveis, quadros, livros ou originais e outros objetos que fizeram parte da vida de Washington, para que possam integrar o acervo da Fundação em um espaço destinado a sua memória. Além disso, a FUNDART está colocando à disposição dos interessados a historiadora e a arquivista da Fundação, que poderão colaborar com a classificação do material a ser repassado para a guarda da Fundação, devidamente registrado e catalogado. (Fonte: Fundart)

Artes Plásticas e Artesanato ganham novo espaço

Ubatuba - Os artesãos e os artistas plásticos de Ubatuba vão ganhar mais um espaço para mostrar seus trabalhos, em plena Avenida Iperoig. No Centro de Informações Turísticas uma mostra permanente de artesanato vai apresentar aos turistas o que é produzido na Cidade. Do lado de fora do CIT, até a Praça do Cruzeiro, os artistas plásticos vão trabalhar ao ar livre, em caráter experimental.
Essas iniciativas, realizadas pela FUNDART, em parceria com a Prefeitura Municipal e COMTUR, é uma forma de abrir novos espaços para o potencial artístico da cidade, valorizando o turismo de melhor qualidade. “Vamos ocupar todos os espaços possíveis de nossa cultura e tradição para valorizar nossos artistas e oferecer oportunidade para que possam mostrar seu trabalho”, diz Flávio Girão Carvalho, presidente da FUNDART.
Esta abertura para que as manifestações culturais possam aparecer está na nova filosofia da Fundação. “Já estamos trabalhando em parceria com a COMTUR de maneira a valorizar bastante sob o ponto de vista turístico os projetos sob nossa responsabilidade”, diz o presidente. A abertura do Centro de Informações Turísticas para uma exposição permanente do nosso artesanato já é uma realidade,” diz Flávio.
“Com apoio da Prefeitura estamos abrindo todos os espaços possíveis para que nossos artistas tenha oportunidade de aparecer. Acredito no potencial de Ubatuba e tudo faremos para marcar o início de uma era realmente produtiva para nossa cultura”, finaliza Flávio.
O credenciamento desses artistas estará sob responsabilidade de uma comissão especialmente designada para essa finalidade pela Presidência da Fundart, integrada por funcionários da Fundação e representantes do Grupo Setorial de Artes Plásticas. (Fonte: Fundart)

Festival de Verão movimenta a Praça da Matriz

Ubatuba - Desde o dia 21 de janeiro, o coreto da Praça da Matriz tem recebido grandes nomes da MPB. É o II Festival de Verão do Litoral Norte - Tributo à Bossa Nova, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura. O evento também está acontecendo em Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba. Em Ubatuba, a FUNDART e a Prefeitura Municipal apoiam o Festival.
Já passaram por Ubatuba Johnny Alf, Claudete Soares, Alaíde Costa e Grupo A Três. Neste domingo, dia 4 de fevereiro, se apresentam Billy Blanco e Célia e Zé Luis Mazziotti. O compositor Billy Blanco , hoje aos 76 anos, compôs com Tom Jobim, na década de 50, sucessos como “Tereza da Praia” e “Sinfonia do Rio de Janeiro”. Foi responsável por temas inesquecíveis como “Estatutos da Gafieira”, “Viva meu Samba”, “A Banca do Distinto”, “Piston da Gafieira” e “Suíte Paulistana”, gravados por grandes nomes da MPB, como João Gilberto, Elis Regina, Emílio Santiago e Maria Bethânia. Além disso, foi criador do primeiro sucesso de Baden Powell, “Samba triste”, e de “Lágrima Flor, gravada por Milton Nascimento. Entre os sucessos de Blanco estão também “Paulistana”, do famoso “São Paulo que amanhece trabalhando...” e “Vambora, vambora! Olha a hora!”. Na apresentação de Ubatuba, o músico é acompanhado por De Athayde, no violão, e Marcos Trança, na percussão.
Na mesma noite se apresentam no coreto Célia, que surgiu na televisão na década de 70, como revelação do programa Flávio Cavalcanti, tendo uma das mais bela vozes da MPB, e Zé Luis Mazziotti. Ele, que já foi premiado no Festival da Record com “São São Paulo Meu Amor”, de Tom Zé, participou do projeto “Brasil Pixinguinha”, apresentando-se em várias cidade e capitais do Brasil, ao lado de nomes como Elizeth Cardoso, Ângela Maria, Zezé Gonzaga , Miltinho, Jamelão, entre outros.
No próximo domingo, dia 11 de fevereiro, se apresentam no projeto Rosa passos e Marcos Valle. As apresentações são gratuitas e acontecem sempre a partir das 20 horas. (Fonte: Fundart)

1º Revezamento Corpore - Terra e Mar

Ilhabela - Acontecerá em 17 de fevereiro de 2001, no município de Ilhabela, o evento “ILHABELA CORPORE - TERRA E MAR” , prova de revezamento com percurso de 105 km. Em 07 de Fevereiro, às 19:30hs, em São Paulo, no auditório do Grupo Pão de Açúcar à Rua Capitão Pinto Ferreira, 187, teremos um Congresso Técnico da Prova, com a presença de todos atletas das equipes, organizadores, patrocinadores e autoridades do Estado de São Paulo e do Município de Ilhabela, onde será apresentada toda a prova detalhadamente assim como a tecnologia inédita no Brasil, para obtenção dos dados, apuração e divulgação “on line” dos resultados obtidos na prova.
A prova tem como coordenadores a Corpore _ Corredores Paulistas Reunidos e a Secretaria de Turismo de Ilhabela.
Maiores informações: www.corpore.com.br  - www.corporetm.hpg.com.br  - ou ainda com Alfredo Donadio (011) 9945-0171.  (Fonte: SMTI)

Ilhabela traz títulos de campeã bo Optimist e Holder

Ilhabela - A equipe de Vela de Ilhabela, composta por 05 velejadores, sendo: 4 optmist e 01 Holder, participaram da “3ª Taça Cidade de Paraíbuna” realizada nos dias 27 e 28 de janeiro. Com ventos médios e fracos foram disputadas 05 regatas. Gustavo(Gerebinha) de 08 anos de idade trouxe para Ilhabela o titulo de Campeão na classe Optimist, com o titulo de Vice-Campeão ficou o Eduardo Puterzsnyt também com 08 anos de idade e em 3º lugar Frederico (Fred) de 11 anos todos de Ilhabela.
Na classe Holder, a mais disputada, o grande destaque foi THIAGO REIS, também de Ilhabela, que ficou com o titulo de campeão na estreante e Vice Campeão geral.
O chefe da delegação Beto e seu assessor técnico Clauberto, parabenizam a equipe que com pouco tempo de preparação, mostraram um bom nível técnico.
A equipe teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria de Turismo através do seu departamento náutico. (Fonte: SMTI)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor