Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de outubro de 2001 - Nº 388 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Prorrogado inquérito que apura queda de avião
Ilhabela é multada pela 4º vez
Empresário é resgatado no litoral
Extrativismo dá lugar à renovação de espécies em risco
Artesãos fazem teste para a Feira de Arte e Artesanato de Caraguá
Vereadoras participam de encontro da Uvesp em São Paulo
Futsal da Câmara classificado no Campeonato Municipal
Vereadora presenteia Sebastião Misiara com foto
Zulaiê Cobra confirma presença no encontro da Avesp


Prorrogado inquérito que apura queda de avião

São Sebastião - O delegado de São Sebastião, Odair Bruzos, pediu a prorrogação por 30 dias do inquérito policial que investiga as causas da queda do helicóptero do grupo Pão de Açúcar, no final de julho, em Maresias. Segundo o escrivão Edson Panelli Machado, o DAC (Departamento de Aviação Civil) não enviou o laudo sobre o que pode ter provocado a queda. Morreram no acidente a modelo Fernanda Vogel, namorada do empresário João Paulo Diniz, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar, e o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro. A polícia ainda aguarda o depoimento da mãe da modelo, Myrian Vogel. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela é multada pela 4º vez

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela recebeu no final de semana a quarta multa por degradar o meio ambiente. A multa de R$ 577 --a quarta em dois meses-- foi aplicada pela Polícia Florestal por causa do desmatamento de uma área de 670 metros quadrados no bairro da Água Branca, onde está sendo construída uma Unidade Básica de Saúde.
De acordo com o comandante da Polícia Florestal no município, tenente Jamir David Júnior, a área é de preservação permanente e a obra não tem autorização dos órgãos competentes.
O diretor municipal do Meio Ambiente, Edward Boehringer, disse que vai reunir todos os secretários e mostrar a eles o que pode ou não ser feito sem agredir o meio ambiente. (Fonte: ValeParaibano)

Empresário é resgatado no litoral

São Sebastião - O empresário Jorge Antônio Hennel, 47 anos, vice-presidente da área de informática da Semp Toshiba, foi resgatado ontem cedo na Ilha de Alcatrazes, em São Sebastião, depois de ficar desparecido por mais de 16 horas.
Ele saiu no domingo da praia de Guaecá, em São Sebastião, para praticar windsurf e não retornou no horário previsto. Familiares acionaram o Corpo de Bombeiros-Salvamar.
Ontem cedo a família contratou um helicóptero particular e os Bombeiros acionaram o helicóptero Águia da PM para auxiliar nas buscas.
O empresário foi encontrado por volta das 8h30 a cerca de 35 quilômetros do local onde praticava o esporte.
De acordo com os bombeiros, Hennel estava agarrado à prancha e com colete salva-vidas. Ele não apresentava sinais de hipotermia e desidratação.
O empresário contou que estava velejando quando foi pego pelo mau tempo. Vento de cerca de 60 quilômetros por hora jogou a prancha na direção contrário. Ontem mesmo ele voltou para São Paulo.
AFOGAMENTO - A Polícia de São Sebastião procura familiares de um homem aparentando entre 25 e 30 anos que foi encontrado na manhã de domingo na praia das Cigarras, costa norte de São Sebastião. Ele tem tatuagens no corpo e estava de sunga. A polícia acredita que ele pode se afogado há 15 dias. (Fonte: ValeParaibano)

Extrativismo dá lugar à renovação de espécies em risco

Litoral Norte - O esgotamento dos recursos naturais obrigou comunidades de pescadores e agricultores do litoral norte a substituir o extrativismo pela produção de espécies em risco, como mariscos e palmito, além de mudar o manejo dos recursos florestais.
Com a pesca predatória desde a colonização, por volta do século 16, pelo menos 16 espécies marinhas já não são encontradas com facilidade pelos pescadores, segundo a USP (Universidade de São Paulo), o Instituto de Pesca e os caiçaras. Extrativismo é utilizar-se de recursos naturais, como fauna e flora, sem preocupação com a renovação.
Em Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela existem pelo menos 67 fazendas de cultivo de mariscos de propriedade de pescadores. Árvores caídas da mata atlântica, antes vistas com desdém, transformam-se em canoas nas mãos dos caiçaras.
Com a orientação e apoio logístico do Instituto de Pesca, do Instituto Florestal e prefeituras, famílias e comunidades se organizam para buscar formas de aproveitar melhor sua produção.
"Há uns dez anos a gente viajava 30 minutos e pegava toneladas de peixe. Hoje, tem que navegar quatro ou cinco horas", diz Tirso da Rocha Neves, 50, vice-presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguá.
Segundo o Instituto de Pesca, o objetivo de projetos como o de cultivo de mexilhão em fazendas é fixar o pescador em seu local de origem, porque os estoques de peixe diminuem gradativamente em todo o mundo.
Segundo o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo), a produção de pescado cai 20% ao ano. São Paulo é o segundo Estado em comercialização de pescado. O segredo é reduzir as perdas.
Para valorizar a mercadoria, 60 mulheres de pescadores de São Sebastião têm uma cooperativa de beneficiamento de peixes.
Em Ubatuba, o Projeto Tamar, com apoio oficial e do grupo Pão de Açúcar, coordena o projeto de fabricação da unidade de beneficiamento de pescado, o "fishburguer", no Camburi, um antigo refúgio de hippies nos anos 70.
A unidade vai aproveitar peixes de pouco valor no mercado que vão para o lixo, como o galinho, a sardinha mole, a imbetara e outros, bolinhos e hambúrgueres.
Para acabar com o extrativismo vegetal, cinco famílias do sertão de Ubatumirim, em Ubatuba, mantêm a produção agroecológica. Juntam ao cultivo da banana e da mandioca o plantio de espécies da mata atlântica, como palmito juçara, araribá, cedro e jatobá.
"O objetivo é evitar a degradação da área, gerar renda e empregos para essa população", disse o agrônomo da Secretaria da Agricultura de Ubatuba, Antonio Carlos Pries Devide, 31.
Uma dessas propriedades em Ubatumirim pode ser a primeira do litoral norte a ter um plano de manejo sustentável de palmito juçara, que consiste em planejar a extração da palmeira naquela determinada área. A palmeira de palmito juçara, principal espécie da mata atlântica, é responsável pela cadeia alimentar de diversas espécies de animais. (Fonte: Folha Vale)

Artesãos fazem teste para a Feira de Arte e Artesanato de Caraguá

Caraguatatuba - Cerca de 120 artesãos estiveram reunidos entre os dias 25 e 27 de setembro no CFP- Centro de Formação Profissional, realizando o teste avaliatório, visando obter uma vaga na FEMAAC - Feira de Artes e Artesanato de Caraguatatuba, sediada na Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, em Caraguá.
Participaram artesãos concorrendo com várias técnicas e materiais: velas, couro, fibras, marionetes, moldagem, reaproveitamento industrial e orgânico, tatuagem de henna, miniaturismo, conchas, arranjos florais, instrumentos musicais, artes plásticas, modelagem, joalheria artesanal, costura/crochê, bijuteria e madeira.
A Feira de Artesanato vem passando por uma série de transformações, cujo objetivo é organizar e fortalecer a classe, para que a feira venha a comercializar somente o artesanato, o que não vinha acontecendo.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por membros da feira, indicados para representarem suas categorias, e artesãos de outras cidades, convidados para o processo.De São José dos Campos veio Éden Prata, ourives, membro da ASSACRO - Associação dos Artistas Profissionais de São José dos Campos; Anna Maria Stenico, coordenadora da Feira de Artesanato de Campinas e Janete Gonçalves, membro da Associação de Artistas Plásticos da Mantiqueira, de Campos do Jordão. Para os avaliadores convidados, essa iniciativa da FEMAAC é muito importante, e esperam poder implantar essa forma de seleção em suas cidades. De Caraguá participaram da avaliação, os artesãos Hector R.C. Ayala, Cláudio Adalberto Raimundo, Mariangela Ragassi, Helena Moreira da Silva, Ducely Aparecida Chaves, Vicente de Paula Alves, e Alex Sandro Perez. Segundo o artesão Juliano Junqueira, coordenador da Comissão Municipal Setorial de Artesanato da Fundacc, e presidente da Diretoria Executiva da FEMAAC, a intenção não é excluir ninguém, mas sim elevar o nível da qualidade dos produtos da feira - “ Só assim, através de uma conscientização do profissional, visando uma integração na totalidade é que vamos realmente ter o puro artesanato vendido nas barracas. Estamos trabalhando para que esse profissional tenha um espaço digno para vender seu produto” comenta. O resultado, segundo Junqueira, será divulgado assim que tiver encerrado o processo de contagem de notas.”Muitos artesãos fizeram o teste em mais de uma categoria, o que aumenta bastante o número de processos na contagem geral. Esperamos terminar o quanto antes, para podermos liberar as autorizações de expositores” finaliza o artesão. (Fonte: PMC)

Vereadoras participam de encontro da Uvesp em São Paulo

Caraguatatuba - As Vereadoras Vera Peixoto (PSDB) e Dalva Santana (PPS), participam de um encontro de Vereadoras, promovido pela Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), que será realizado na próxima sexta-feira, em São Paulo, no Crowne Plaza Hotel. No encontro as Vereadoras farão lobby para a reunião da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), que se realiza em novembro em Caraguatatuba.
No encontro da Uvesp já estão confirmados os nomes da primeira-dama do estado, Maria Lúcia Alckmin, da Deputada Estadual Zulaiê Cobra e da Deputada Federal Sandra Cavalcanti. O encontro acontece das 9 às 18horas.
Durante o encontro da Uvesp, as Vereadoras Vera Peixoto e Dalva Santana, além da presidente da Avesp, Rita Marton, de Guaratinguetá, farão um lobby com as colegas Parlamentares para que as mesmas participem da 4ª reunião da Avesp, que se realiza em Caraguatatuba no dia 10 de novembro.
Será montado um stand no hall de entrada da reunião, bem como as Vereadoras pedirão a palavra para falar sobre o assunto. Uma lembrança para a primeira-dama está sendo preparado pelas Vereadoras. "A nossa ida a Uvesp irá aumentar em muito o número de participantes no encontro da Avesp", disse Vera Peixoto. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Futsal da Câmara classificado no Campeonato Municipal

Caraguatatuba - O time de Futsal da Câmara Municipal de Caraguatatuba está classificado para a segunda fase do torneio municipal. A classificação veio na última semana, com uma vitória dramática contra a forte equipe do Fortaleza, por 7 x 6. Para a segunda fase classificam-se apenas 2 equipes de cada chave.
A vitória da Câmara se deu através dos gols de Edinho, Marreco e Pablo (um cada um), Pombo e Fabelle (2 cada um). Com essa vitória o time da Câmara está em primeiro na chave A e classificado para a segunda fase do torneio, pois acumula em 3 jogos, 3 vitórias, 9 pontos e um saldo de gols superior a 12 gols.
Os jogos do torneio municipal de Futsal acontecem no meio de semana no Cemug (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), no período noturno e com entrada franca. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Vereadora presenteia Sebastião Misiara com foto

Caraguatatuba - A Vereadora Dalva Santana (PPS), de Caraguatatuba, presenteou o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara com uma foto da cidade, durante encontro da entidade, destinado somente às Vereadoras, realizado na última sexta-feira, em São Paulo. Além da foto foi entregue um ofício do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves (PSDB).
A foto, feita pelo fotógrafo Gianni D'Angelo, da Prefeitura Municipal, retrata a ponta do Camaroeiro, na praia do centro em Caraguatatuba e foi dada como forma de carinho, em decorrência dos bons serviços que o presidente da entidade vem fazendo, bem como na forma de agradecê-lo pelo encontro de Vereadoras.
Ao mesmo tempo foi entregue um ofício, assinado pelo presidente da Câmara de Caraguatatuba, Valmir Gonçalves - o Valmir da Colônia (PSDB), que congratula com o colega de Legislativo pelo trabalho que vem desempenhando, bem como colocando a cidade a sua disposição, para futuros e similares eventos como esse. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Zulaiê Cobra confirma presença no encontro da Avesp

Caraguatatuba - A Deputada Federal Zulaiê Cobra (PSDB/SP) confirmou presença no 4º encontro da Avesp (Associação das Vereadoras do Estado de São Paulo), que será realizado em 10 de novembro, em Caraguatatuba. A confirmação foi feita durante encontro da Uvesp (União dos Vereadores de São Paulo), onde a deputada foi destaque.
As Vereadoras de Caraguatatuba, Vera Peixoto (PSDB) e Dalva Santana (PPS), foram ao encontro da Uvesp, na última sexta-feira com o intuito de acompanhar os trabalhos, mas ao mesmo tempo, para fazer um lobby, convocando Vereadoras de todo o estado a participar do 4º encontro da Avesp, que acontece em 10 de novembro e fecha o ano da entidade, que nasceu em julho deste ano.
Durante o encontro foi distribuído um folder, contendo informações sobre a cidade de Caraguatatuba, produzido pela Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e uma papeleta, onde a Vereadora interessada deveria preenchê-lo e devolver, requisitando maiores informações sobre o evento. O retorno foi o maior possível e os mais de 100 folders distribuídos retornaram em pelo menos 80%. "Esperamos ter aproximadamente 100 Vereadoras participando", disse Vera Peixoto, membro do Conselho Fiscal da entidade.
No mesmo encontro, foi feito um convite para a presença da Deputada Federal Zulaiê Cobra, que aceitou de pronto, colocando sua assessoria a dispor da Câmara, para eventuais acertos de agenda. Zulaiê Cobra foi um dos destaques do encontro, arrancando risos e palmas dos presentes, sejam eles homens ou mulheres.
A Avesp e a Câmara ainda tentam a vinda de outros nomes, como a ex-Deputada Célia Leão, a Vice-Governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva e a prefeita de Campinas, Izalene Tiene, ambas do PT. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)



Publicidade Alphamarina


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor