Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de abril de 2001 - Nº 263 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

PM retira 50 famílias de bairro em Caraguá
“Pescadores de Caraguatatuba” será lançado em abril
Caraguá sedia congresso nacional de vereadores
Caraguá vai inaugurar o seu 1º Distrito Policial
1ª Regata Cidade de Caraguatatuba
Goleada em casa afasta o XV da zona de rebaixamento


PM retira 50 famílias de bairro em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar fez ontem a reintegração de posse das 80 casas invadidas por sem-teto em Caraguatatuba. A PM destacou 100 soldados para a operação, que começou às 6h da manhã. Não houve resistência por parte dos invasores, segundo o comando da operação.
O comandante da 2ª Companhia da PM de Caraguá, capitão André Luiz Cavalcante, afirmou que das 80 famílias que ocuparam as casas, cerca de 50 permaneciam ontem no local.
Cerca de 140 pessoas foram levadas para o Centro Esportivo de Caraguá. Às 13h, a operação já estava encerrada. Segundo o capitão, a PM vai manter soldados no local até que a prefeitura providencie novas chaves para as casas que foram ocupadas.
A Secretaria de Assistência Social da prefeitura, Maria do Carmo Cunha Ferreira, afirmou que 32 famílias, um total de 113 pessoas, passaram pela triagem feita por assistentes-sociais e vão continuar no Centro Esportivo da cidade.
Maria Carmo disse que a prefeitura vai avaliar a situação dos sem-teto. Ela afirmou que as famílias receberam transporte para os móveis que foram carregados até as casas invadidas.
Os sem-teto também receberam café da manhã e almoço. A prefeitura também vai dar passagem para aqueles que quiserem retornar para suas cidades de origem.
"Aqueles que não tem moradia estamos fazendo um laudo sócio-econômico para buscar uma solução", disse.
A prefeitura começa a partir de hoje um mutirão para concluir as obras das casas e reparar possíveis danos causados pelos sem-teto. As casas deverão ser entregues no dia 20 de abril, conforme programa inicial.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, algumas casas vão precisar de reparos na instalação elétrica e pintura, além de novos vidros e fechaduras. Segundo a prefeitura, algumas famílias de sem-teto danificaram algumas casas.
As invasões no Jardim Casa Branca começaram há cerca de um mês. As casas estavam destinadas às famílias cadastradas na Secretaria da Promoção Social. Levantamento da Defesa Civil mostram que essas famílias moram em áreas de risco.
Cada casa possui três cômodos --sala que pode ser transformada em quarto, cozinha e banheiro. (Fonte: ValeParaibano)

“Pescadores de Caraguatatuba” será lançado em abril

Caraguatatuba - A Fundacc -Fundação Educacional e Cultural de Caraguatuba, através do Arquivo Público do Município de Caraguatatuba vem realizando pesquisas do projeto de literatura "Recontando Caraguá", voltado para o resgate da história da cidade através de depoimentos de moradores antigos. No dia 18 de abril, a Fundacc estará entregando o livro para a comunidade em solenidade no Centro Cultural.
Em agosto de 2000, a Fundacc fez a primeira publicação do projeto, que levou o título de "Causos e Contos de Caraguatatuba", saindo com 12 deliciosos causos, contadas por importantes figuras de cidade como Sr. Leopoldo Louzada, ex-integrante da Congada de São Benedito, e Sr, Marino Garrido, que escreveu o Livro "Fazenda dos Ingleses". O livreto contou com pesquisas da historiadora Luzia Rodrigues de Toledo Prado e ilustrações de Anderson de Carvalho Kocis. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia congresso nacional de vereadores

Caraguatatuba - A cidade sedia a 28ª edição do Congresso Nacional de Vereadores, realizado pelo Instituto Municipalista Brasileiro, de São Paulo. O evento, que começou ontem e se estende ao dia 5, conta com a participação dos 60 vereadores das quatro cidades do Litoral Norte --Caraguá, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião. No congresso, os vereadores assistirão a palestras sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, leis orçamentárias, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, entre outras. As inscrições, que custam R$ 150, foram bancadas pelas Câmaras. O presidente da Câmara de Caraguá, Valmir Gonçalves (PSDB), disse que o evento é importante porque vai esclarecer dúvidas dos vereadores. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai inaugurar o seu 1º Distrito Policial

Caraguatatuba - A cidade vai inaugurar no dia 20 de abril, dia em que comemora os 144 anos de emancipação política administrativa, o seu 1º Distrito Policial. A obra foi concluída em área da prefeitura no bairro Porto Novo. O prédio foi totalmente reformado para a construção do novo distrito policial da cidade., que contava até agora com uma Delegacia de Polícia.
Além da reforma de uma área correspondente a 222,42 m2, o prédio onde funcionava a escola, ganhou uma nova área de construção correspondente a 135,46 m2. A obra está orçada em R$ 64.239,49. No prédio onde foi construído o 1º Distrito Policial, funcionava a EMEI Porto Novo, Escola Municipal de Educação Infantil, na O endereço da Prefeitura é Av. José Herculano, Porto Novo.
Segundo o delegado titular do município, Fábio de Carvalho Joaquim, com o novo distrito, os moradores das proximidades do bairro Porto Novo terão maior facilidade para fazer ocorrências, já que não precisarão locomover-se até a Delegacia do Município. Além disso o quadro efetivo da Policia Civil vai aumentar após a término do concurso que já está sendo realizado. “O novo Distrito irá oferecer maior segurança e tranqüilidade para a população daquela região”, comentou o delegado do município. (Fonte: PMC)

1ª Regata Cidade de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Caraguá vai sediar a 1ª Regata Cidade de Caraguá juntamente com o 1º Circuito Litoral Norte e Vale do Paraíba de Vela, que irá acontecer também nas cidades de Ubatuba, Ilhabela, São Sebastião e Paraibuna. A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através da SETUR-Secretaria de Turismo está apoiando o evento, que pela primeira vez acontece no município.
O campeonato será regido pelas regras do ISAF 2001-2004. O evento começará no dia 21 de abril na Praia do Centro, com a cerimônia de abertura. Às 3 horas começará a 1ª Regata e regatas seguintes. Os atletas poderão participar da reunião de confraternização, às 19 horas. No domingo, dia 22, às 10 horas haverá tiro de uma hora e às 11 horas, as regatas. Após o término do campeonato será realizada a entrega dos prêmios. As inscrições poderão ser feitas no local, até 11 horas do dia 21.
Os atletas menores de 18 anos devem apresentar a autorização dos pais. As classes convidadas são Laser, Optimist e Holder. Será aplicado o sistema de penalização com voltas de 720º conforme a regra da 44.2 da ISAF. Já está confirmada a participação de 20 barcos do município de São Sebastião, com competidores na faixa etária entre 13 e 18 anos; e 10 barcos da classe iniciantes, 6 a 15 anos, de Ilhabela.
Segundo Ubiratan Matos, velejador da classe laser, Caraguá é uma das melhores áreas para a prática da vela no Litoral Norte, embora não tenha cultivado esta tradição. “A vela está para Caraguá, quando o vento está de leste, assim como está para Ilhabela, quando o vento está de sul”, explicou. (Fonte: PMC)

Goleada em casa afasta o XV da zona de rebaixamento

Caraguatatuba - O XV de Caraguatatuba conquistou os seis pontos de duas partidas consecutivas em casa e, depois de se afastar da zona de rebaixamento da Série B-1, agora planeja surpreender o animado Batatais, domingo, na cidade do adversário. Com a vitória, o XV sobe para oito pontos, deixando cindo adversários para trás.
Como na vitória de quarta-feira passada por 2 a 1 sobre o Fernandópolis, o XV teve que virar o marcador para comemorar no domingo um placar de 5 a 2 sobre o Tupã.
O time visitante fez 1 a 0 nos minutos iniciais, mas ainda no final da primeira etapa, o zagueiro Rubens empatou cobrando pênalti. Na fase final, Feijão e Berg abriram 3 a 1 para o XV, mas o Tupã não se entregou e diminuiu para 3 a 2. Depois, o time do Litoral Norte fez o quarto e o quinto novamente com a dupla Berg e Feijão.
Sem os atacantes Neno e Juninho, suspensos, o técnico Pires teve o XV com: Carlos; Ferreira, Rubens, João Carlos e Washington; Robson, Macalé, Feijão e Itaparica (Ratinho); Kanu (Joel) e Berg (Coxinha).
JOGO-TREINO - O Guaratinguetá, aguardando a tabela da Série B-2, amanhã fará um jogo-treino contra reservas e juniores do Flamengo, no Rio. (Fonte: ValeParaibano)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor