Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de maio de 2001 - Nº 283 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Empresário é indiciado por morte de esposa
Justiça veta contratações em Caraguá
Polícia encontra buraco em cadeia de Caraguá
Assembléia define rumo da CPI dos precatórios ambientais
Record na Praia de Maranduba
Vacinação contra gripe para idosos vai até amanhã
Caraguá vai sediar o 9º Encontro dos Conselhos Tutelares
Prefeitura de Caraguá promove “ 3º Circuito Colorir”
Mais de seis mil pessoas assistem 3ª Maratona “25 Horas Nadando”
Derrota derruba treinador do XV


Empresário é indiciado por morte de esposa

Caraguatatuba - O empresário Dujardes José Barros Thomas Filho, 46 anos, de Caraguatatuba, vai responder inquérito por porte ilegal de arma, além de ter sido indiciado por homicídio culposo --quando não há intenção de matar-- contra a sua mulher, Elizabeth Schiarmarelle, 45 anos, morta na madrugada de anteontem.
Elizabeth foi atingida por um tiro supostamente acidental disparado por Thomas Filho, que usou uma espingarda cartucheira. O crime aconteceu às 5h, quando Thomas Filho acordou para atirar na tentativa de assustar os cachorros da vizinhança que estariam latindo.
O delegado responsável pelo SIG (Setor de Investigações Gerais), João Carlos dos Santos, disse que os filhos do casal, de 15 e 16 anos, ainda não deram depoimentos porque estão chocados com a morte da mãe. O delegado também vai ouvir os vizinhos.
Santos disse que, por enquanto, as informações são que o casal vivia bem. Segundo ele, Thomas Filho possui antecedente criminal por lesão corporal, mas ele teria sido absolvido. A acusação não era referente à esposa.
O inquérito tem 30 dias para ser concluído. O empresário vai responder o processo em liberdade. Ele não foi localizado ontem pelo ValeParaibano para comentar o assunto.
A arma está apreendida. Segundo o delegado, Thomas Filho declarou que já tinha atirado outras vezes contra os cães, mas sempre no quintal e para o alto.
Thomas Filho declarou à polícia que, no dia do crime, ele já tinha atirado duas vezes pela janela e que no terceiro tiro sua mulher se levantou da cama e passou na frente da arma. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça veta contratações em Caraguá

Caraguatatuba - A Justiça do Trabalho proibiu as contratações emergenciais de funcionários para executar serviços temporários na Prefeitura de Caraguatatuba alegando falhas nos contratos.
Para manter os servidores nas frentes de trabalho, a administração entrou ontem com um mandado de segurança no Tribunal Regional do Trabalho para manter as contratações. Na temporada, as frentes chegam a empregar 300 pessoas.
O procurador geral da prefeitura, Sidnei de Oliveira Andrade, disse que as contratações são necessárias para manter os serviços públicos essenciais, como coleta de lixo e limpeza em épocas de temporadas.
"A prefeitura não pode fazer concurso e depois manter uma mão-de-obra ociosa nos demais períodos do ano. Estas contratações são regularizadas por uma lei municipal", disse.
Segundo o procurador, a Justiça do Trabalho havia acatado um agravo regimental da prefeitura para cancelar a suspensão das contratações, mas a atendeu a uma ação civil do Ministério Público Federal, que questiona as frentes de trabalho.
"A Justiça informou que o agravo deveria ser substituído por um mandado de segurança", disse.
O procurador disse que a prefeitura contratou também 70 professores para trabalhar em novas escolas e creches na cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Polícia encontra buraco em cadeia de Caraguá

Caraguatatuba - A polícia frustrou ontem a possibilidade de uma fuga na Cadeia Pública de Caraguatatuba ao localizar um buraco dentro de uma das celas. Os detentos tinham cavado o buraco e tentariam a terceira fuga em menos de um mês. A Polícia Civil isolou a cela para tapar o túnel que daria acesso à rua. Os presos foram transferidos para outras celas. A cadeia está superlotada. Com capacidade para 48 detentos, atualmente abriga 150 presos. No local funciona a Delegacia de Polícia Civil, nos fundos a cadeia e atrás da companhia da PM com uma torre de observação. (Fonte: ValeParaibano)

Assembléia define rumo da CPI dos precatórios ambientais

Litoral Norte - A Assembléia Legislativa define hoje o rumo da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga supostas superavaliações nos cálculos dos precatórios em todo o Estado.
O Litoral Norte tem um dos maiores precatórios do país no valor de R$ 1,4 bilhão. A dívida é reivindicada por empresas em desapropriações de uma área de 13,2 mil hectares no Parque Estadual da Serra do Mar.
Os deputados planejam realizar uma devassa nos cartórios de imóveis, para análise das escrituras das áreas e estudam ainda pedir a paralisação de um ano nos processos de indenização.
O deputado estadual Salvador Khuriyeh (PSB), relator da CPI, disse que a reunião vai decidir como será encaminhada a investigação.
"Vamos acionar os órgãos competentes para que procedam com a devida correção dos problemas e punição das pessoas envolvidas."
NOVA TAXA- Os deputados que integram a Comissão de Meio Ambiente também discutirão hoje projeto de lei do governo do Estado que regulamenta a cobrança pela extração das águas em rios e lençóis freáticos.
O projeto prevê uma taxa adicional para empresas e companhias que captam a água. O valor poderá ser repassado aos usuários no teto de R$ 0,01 por metro cúbico de água consumida.
"Os usuários que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês serão isentos da taxa", disse o deputado estadual Carlinhos de Almeida (PT). (Fonte: ValeParaibano)

Record na Praia de Maranduba

Ubatuba - Neste último domingo dia 29, aconteceu na praia de Maranduba, em Ubatuba, o Campeonato de Som Automotivo válido pelo ranking da MTM no circuito brasileiro e paulista. A prova, organizada pela 101% Eventos Esportivos, reuniu 84 veículos e cerca de 200 competidores, distribuídos nas categorias trio elétrico e spl, além do carro show da fábrica de potências Banda.
A participação no evento ficou por conta dos participantes vindos de todas as regiões do Estado, principalmente da região Bragantina. Saindo da regra dos eventos já realizados, desta vez não houve nem uma inscrição de participantes locais.
Dentre os veículos inscritos, o destaque foi para a equipe da Borbinha Pneus, que veio com uma saveiro equipada com 35 cornetas, tornado-se assim recordista no número de equipamentos instalados e também de pico sonoro para a prova de trio elétrico na categoria acima de 12 cornetas.
Quem acompanhou os participantes pode ver veículos nacionais e importados com equipamentos de DVD´s e até videogames, um verdadeiro show de tecnologia.
Impressionados com o local os participantes até sugeriram a realização de um campeonato que abrangesse toda a orla do litoral norte, proposta que será analisada pelos organizadores.
O evento realizado com o apoio da Contur de Ubatuba terá a divulgação dos resultados nas próximas edições das Revistas Som & Carro e Car Stereo.

Vacinação contra gripe para idosos vai até amanhã

Litoral Norte - Vai até o dia 4 de maio a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso Contra Gripe. Idosos à partir de 60 anos de idade devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa, entre 8 e 17 horas, portando a carteira de vacinação pessoal. A meta da Seção de Vigilância Epidemiológica é vacinar 5.300 idosos até o final da campanha. A Campanha começou no dia 23 de abril. Até o dia 28 de abril, o número de idosos vacinados era de 2 mil. O período de imunização após a vacina é de 12 meses. Há contra indicações apenas para pessoas com alergia a ovo de galinha ou albumina. Dor no local da aplicação é a única reação que a vacina poderá provocar. (Fonte: PMC)

Caraguá vai sediar o 9º Encontro dos Conselhos Tutelares

Caraguatatuba - A cidade vai sediar o 9º Encontro dos Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo ano que vem. A escolha da cidade para sediar o encontro aconteceu no encerramento do 8º Encontro dos Conselhos Tutelares, realizado na cidade de Baurú entre os dias 19 e 22 de abril deste ano. Caraguá foi escolhida pela maioria dos 480 representantes dos Conselhos Tutelares do Estado de São Paulo. O município de Caraguatatuba foi representado no 8º Encontro dos Conselhos Tutelares pelas Conselheiras Elizabeth Nogueira de Castro Gonçalves e Kátia Sumerfeldt. No Encontro foram discutidos temas como Política Estadual para a Infância e Juventude; Regulamentação do artigo 134 e o Funcionamento dos Conselhos Tutelares; Competências e Relações Institucionais e Formação de Conselheiros Tutelares. Também foi realizado no dia a eleição de delegados para o 1º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares. A Conselheira Elizabeth, de Caraguá, foi eleita delegada da Associação dos Conselhos como representante das cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. O 1º encontro Nacional de Conselhos Tutelares vai acontecer em Joinville, Santa Catarina entre os dias 22 e 26 de agosto de 2001. (Fonte: PMC)

Prefeitura de Caraguá promove “ 3º Circuito Colorir”

Caraguatatuba - A SETUR (Secretaria de Turismo) de Caraguá em parceria com a organizadora de eventos “Colorir Lazer” de São Paulo, realizará no próximo dia 25 a 27 de maio, o “Circuito Colorir”. O evento acontecerá no Hotel Pousada Tabatinga, a partir das 15h e deve contar com um grande número de participantes.
O encontro, que será em forma de palestras, terá como objetivo aperfeiçoar profissionais da área em recreação. Haverá módulos teóricos e práticos reunindo alguns dos melhores profissionais na área de lazer, eventos e recreação além da participação de estudantes e profissionais de Turismo, Educação Física, Pedagogia, Artes, Psicologia, Hotelaria, Animação entre outros.
Serão oferecidos os cursos de “Talentos e Passatempos”, “Gincanas e Criatividade”, “Cantigas, Corpo e Movimento”, no dia 26/05 das 8h às 11h30. Na parte da tarde serão ministrados os cursos de “Projeto de Recreação na Hotelaria”, “Grandes Jogos- Hotéis e Acampamentos” e “Shows, Perfomances e Brincadeiras”, estes terão início às 15h e estão previstos para acabar às 18h.
Já no dia 27 (Domingo de manhã), ocorrerão os cursos de “Recreação Aquática”, “Organização de Eventos e Liderança” “Recreação para Adultos - como ser coordenador”.
Paralelamente estará sendo realizando também o “2º Ganso”, um gincana de integração entre estudantes e profissionais da área. Poderá participar todos que estiverem inscritos nos cursos.
A organização do evento estará saindo da Rua Vergueiro, nº 1000, às 13h em frente ao Centro Cultural da cidade de São Paulo. Mais informações sobre o encontro, telefone (0xx11) 6606-4904
O evento teve o apoio também do “Instituto de Reabilitação Infantil Dr. Rafael Tatonetti”, “Cec’Art Gráfica”, além da “Assahi - Turismo e Bureau” e Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e SETUR (Secretaria de Turismo de Caraguatatuba). (Fonte: PMC)

Mais de seis mil pessoas assistem 3ª Maratona “25 Horas Nadando”

Caraguatatuba - A competição “25 Horas Nadando” em sua terceira versão foi mais uma prova de sucesso realizada pela Academia Linha D’Água em Caraguá. O evento teve início às 10 horas do sábado e terminou às 11 horas do domingo, tendo reunido 100 participantes de cinco equipes.
Nadadores conceituados como Viviane Hides, atual campeã sul-americana master 100 peito; Marcelo Friggi, 2º lugar circuito águas abertas 2000 de Ubatuba; Daniel Perius, atual lider do circuito paulista de águas abertas 5 km; Nilene Toledo Ribeiro, atual campeã sul-americana 200 medley; entre outras personalidades do esporte. A equipe vencedora foi Eli Eli, Distribuidora do Estadão, com 110.900 metros.
A disputa entre a equipe Eli Eli e Pró-Nadar, de Ubatuba foi bastante acirrada durante toda a competição. A equipe Pró- Nadar, de Ubatuba, ficou em segundo lugar com 109.920 metros. A terceira colocação foi para equipe da Samesp, de Caraguá, com 91.225 metros; em quarto a Academia Noctiluca, de São José dos Campos, com 87.450 metros e em quinto, o Colégio ACEI, com 67.575 metros.
Todas as equipes foram premiadas com troféus, medalhas, certificados e brindes como camisetas e Cds. A Academia premiou ainda o nadador mais velho, Mário Bello, de 68 anos, de Ilhabela, e o mais novo, Sohan B. Silva, 9 anos, também de Ilhabela. Como destaque também podemos citar a participação de dois pára-atletas, das equipes Ilhabela e Samesp, ambos com notável desempenho.
A 3ª Maratona “25 Horas Nadando”, quebrou a hegemonia de Ubatuba, que venceu as duas provas anteriores. Desta vez, Ele Eli de Caraguá quebrou o recorde total da prova, com 110.900 metros, equivalente a 4.430 piscinas. O recordista masculino foi Eugênio Kiyoshi C. Shinakura, da equipe Eli Eli. Ele nadou 2.525 metros em meia hora. Já a recorde feminino foi da atleta Thais Batista Nogueira, da mesma equipe, com 2.250 metros em 30 minutos.
Durante a competição, a Academia ofereceu várias atrações como música ao vivo, roda de capoeira, apresentação de axé, com professores e alunos da academia, e videokê. Segundo o proprietário da Academia, Ernesto Nardi Marques, a prova foi considerada excelente pelos participantes, muitos deles já tendo confirmado presença para a maratona de 2002. Para ele, o evento vem atingindo um dos objetivos, que é o de massificar a natação. (Fonte: PMC)

Derrota derruba treinador do XV

Caraguatatuba - Os dois resultados negativos de domingo e terça-feira derrubaram o técnico do XV de Caraguatatuba, o ex-volante Pires.
"Joguei com o time cheio de desfalques e ainda carente de alguns reforços. Mesmo assim, compreendo a decisão da diretoria, porque a campanha da equipe não é boa", disse o treinador demitido ontem.
O XV ocupa a 11ª colocação no Campeonato Paulista da Série B-1, depois de 12 rodadas disputadas e Pires foi o segundo treinador da equipe na competição, substituindo Viriato Mendes Neto. Hoje, o presidente Francisco Mastromônico deve anunciar o novo técnico que estrearia no próximo domingo, em casa, contra o Grêmio Mauaense.
No domingo passado o XV empatou recebeu o Palestra de São Bernardo e perdeu nos pênaltis. Na terça-feira, visitando o Velo Clube de Rio Claro, levou dois gols nos últimos sete minutos e acabou derrotado por 2 a 0. (Fonte: ValeParaibano)



Maré Hotel de Ubatuba
 Hotel Fazenda Bosques do Massaguaçu Parque.com


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor