Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de julho de 2001 - Nº 325 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Semana de Vela de Ilhabela terá a presença dos melhores do País
Ubiratan vai pescar em Ilhabela
Barequeçaba recebe coletores
São Sebastião incentiva migrante a voltar
Ubatuba dá início ao “Comunidade em Ação”
Caraguá dá anistia de IPTU
Campanha SOS Nordeste começa em Caraguá
Prefeito assina convênio com ex-alunos da Faculdade da Terceira Idade
Caraguá sediou o 3º Encontro de empresários da indústria imobiliária
Victor Corrêa volta a vencer no Praiano de Kart
Atleta de Caraguá se destaca no exterior


Semana de Vela de Ilhabela terá a presença dos melhores do País
Irmãos Grael e Scheidt são alguns dos que já se inscreveram na competição, de 14 a 21 de julho

Ilhabela - Torben Grael, Robert Scheidt, Lars Grael, Eduardo Souza Ramos e Alex Welter. Os maiores velejadores do Brasil já estão confirmados para a disputa da 28.ª Semana de Vela de Ilhabela, de 14 a 21 de julho. A competição, a mais importante do gênero no País, reunirá mais de 120 veleiros e a regata de abertura será de longo percurso, a Eldorado FM/Alcatrazes por Boreste.
José Manoel Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela, está otimista. "O evento cresce a cada ano. Para esta edição estamos prevendo regatas mais técnicas e mais rigor nos ítens de segurança dos barcos."
Barcos das categorias IMS, ORC, RGS, Bico de Proa e Multicasco, por ordem de importância, competirão juntos, mas com classificação em separado. A presença dos Multicascos será uma das novidades. Pela primeira vez, a categoria terá, pelo menos, oito barcos do gênero.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a regata Eldorado FM abre a Semana de Vela. Ela nasceu como uma competição de aquecimento para os velejadores mas, em 99, passou a somar pontos. "É uma regata de 50 milhas náuticas (cerca de 90 quilômetros) que exige dos participantes a técnica de navegar no canal de São Sebastião e em mar aberto", avisa Plínio Romeiro, da Rádio Eldorado. A largada será dada às 10h30 no través do Pier da Vila, pela fragata União da Marinha do Brasil que, pela segunda vez, participa da Semana de Vela.
Ao todo, a competição, com o patrocínio da Volvo Ocean Race (a antiga Whitbread) e Semp-Toshiba, terá cinco regatas. As inscrições para a Semana poderão ser feitas através do endereço eletrônico: www.yci.com.br. (Fonte: Estadão)

Ubiratan vai pescar em Ilhabela

Ilhabela - O coronel PM Ubiratan Guimarães já tem programa para o próximo fim de semana. Condenado sábado passado a 632 anos de cadeia, pela morte de 102 presos na Casa de Detenção, em 2 de outubro de 92, Ubiratan carregará vara de pescar, anzóis e iscas para a paradisíaca Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, a cerca de 100 quilômetros da capital. ''Vou passar o fim de semana pescando e pensando'', disse ontem por telefone, após um dia inteiro em que, assegurou, recebeu dezenas de telefonemas de solidariedade. E não eram só manifestações de apoio de amigos ou parentes. ''Muitas autoridades me apóiam'', revelou, sem dar nomes. (Fonte: BOL Política)

Barequeçaba recebe coletores

São Sebastião - A instalação de 18 postos de visita de coletores de esgoto na orla da praia de Barequeçaba, costa sul de São Sebastião, está preocupando moradoresdo local. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), garante que não há problemas.
O presidente da Associação dos Moradores, Sérgio Pereira de Souza, disse que houve um consenso para a instalação porque a empresa se comprometeu a colocar algumas jardineiras para amenizar o visual negativo.
"Nossa maior preocupação é sabe se estas jardineiras não serão levadas pelas marés em período de cheia e se não há risco de entupimento ou vazamentos nesses postos."
O vereador Marquinhos de Souza (PSDB) encaminhou um pedido de esclarecimento à Sabesp sobre esses riscos e ainda não teve retorno. "Porque eles não instalaram esses postos ao longo das ruas como normalmente ocorre?", questiona.
O vice-presidente da Sabesp para o litoral Norte, Oswaldo Aly, disse que os postos de visitas foram colocados na praia porque a coleta é feita por gravidade devido à declividade da região. Ele acrescentou ainda que será desenvolvido um projeto paisagístico para integrar esses postos à praia. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião incentiva migrante a voltar
Prefeitura oferece passagens para famílias que moram em área irregular e querem deixar a cidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião está incentivando os migrantes que moram em construções irregulares em área de risco ou de preservação ambiental a retornarem às cidades de origem.
Segundo Vera Alonso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, caso o migrante mostre interesse em deixar São Sebastião, mas não tenha dinheiro para arcar com a passagem de volta à cidade de origem, a prefeitura vai disponibilizar o dinheiro necessário para o retorno das famílias.
"Todos têm o direito de ir e vir, mas, se as pessoas desejam voltar para suas cidades, o município deve ajudar. Temos que contribuir para preservar a vida das pessoas", afirmou a secretária.
O município, segundo avaliação da prefeitura, tem cerca de 1.500 moradias irregulares, onde vivem 4.000 pessoas.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social está cadastrando, em conjunto com a Defesa Civil, todas as famílias que moram em áreas com risco de alagamento e desmoronamento de encostas ou de preservação ambiental.
Um levantamento preliminar feito pela Defesa Civil mostra que os bairros da Enseada, Canto do Mar, Barequeçaba, Toque-Toque Pequeno e Vila Débora têm 397 pessoas em em áreas de risco.
Para Rui Nogueira de Lima, assessor da prefeitura para assuntos de defesa civil e proteção ao cidadão, convencer as pessoas a deixarem as ocupações irregulares é a maior dificuldade encontrada pelas equipes da prefeitura.
"Mesmo morando sem a mínima infra-estrutura, elas não querem deixar a região", disse Lima. Segundo ele, a média de ocupação das áreas de risco é de aproximadamente nove anos.
"Dos 23 barracos que já cadastramos na Vila Débora, 20 pertencem a membros de uma mesma família. Eles só saem de lá se toda a família for junto.", disse. Segundo ele, consulta feita junto aos moradores do bairro constatou que cerca de 30% dos moradores querem deixar a cidade.
Segundo Lima, as pessoas que moram em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar estão sendo notificadas pela prefeitura e devem deixar as casas no prazo máximo de 15 dias, conforme determina a legislação ambiental.
"A prefeitura está negociando a construção de casas populares e ajuda quem quer voltar para sua cidade. Mas com quem invade áreas de preservação ambiental não tem negociação", afirmou.
Segundo o jurista Ives Gandra da Silva Martins, a política da prefeitura de pagar a passagem de volta a migrantes não fere a Constituição. (Fonte: Folha Vale)

Ubatuba dá início ao “Comunidade em Ação”

Ubatuba - Nesta segunda-feira,2, a Prefeitura de Ubatuba, através da secretaria de Obras, iniciou a ação que prestará atendimento completo ao bairro do Ipiranguinha, denominado “Comunidade em Ação”. A equipe da secretaria de Obras estará, neste começo de semana, identificando todas as demandas do bairro para o início das atividades no próximo dia 04.
A agenda no bairro do Ipiranguinha ficou definida com 4 semanas intensas de trabalho. Na primeira semana de julho, a Comunidade em Ação terá início no dia 4 e irá até o dia 6, com a presença das secretarias de Obras e Arquitetura e Urbanismo que promoverão serviço de limpeza, nivelamento e cascalhamento de ruas, recapeamento, sinalização, pintura de faixas, entre muitos outros serviços. Na segunda semana, de 9 a 11, haverão palestras, com o tema valorizando a vida, para estudantes, população e comerciantes do bairro. Na terceira semana, de 18 a 20, a secretaria de Saúde estará com os agentes comunitários do Programa Saúde da Família, levando campanhas de combate ao caramujo e a dengue, medição de pressão, entre muitas outras ações. Na quarta e última semana da Comunidade em Ação, a secretaria de Assistência Social estará prestando atendimento à população no dia 27, emitindo documentos, identificando os principais problemas sociais e deflagrando a campanha de arrecadação de agasalhos. E, no dia 28, a secretaria de Esportes e Lazer estará promovendo atividades esportivas e recreativas. À noite haverá o encerramento com show musicais.
A SABI estará mobilizando a comunidade do bairro do Ipiranguinha para a participação efetiva dos moradores que oferecerão mão-de-obra de pedreiros, pintores e todo tipo de profissional. Para o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), esta ação será a tônica da Administração. “O atendimento bairro a bairro com a participação efetiva da população é o comprometimento de todos os setores na solução de todos os problemas da cidade”, concluiu Ramos. A agenda dos próximos bairros que serão atendidos estará sendo definida em parceria com a secretaria de Saúde, priorizando as demandas endêmicas que o município apresente. (Fonte: ACS-PMU)

Caraguá dá anistia de IPTU

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba está revendo o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de contribuintes que são donos de terrenos em áreas de preservação ambiental.
O prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) disse que os proprietários que apresentarem um laudo ambiental que comprove que os terrenos estão em áreas de preservação e não podem sofrer modificações, como construção de casas, não pagarão IPTU.
O objetivo é estabelecer uma compensação para que o proprietário preserve a área, já que ela não pode ser utilizada. (Fonte: Folha Vale)

Campanha SOS Nordeste começa em Caraguá

Caraguatatuba - A população de Caraguatatuba já pode colaborar com a população do Nordeste, que está sendo realizada em todo o Litoral Norte e Vale do Paraíba. Para ajudar da campanha, basta doar alimentos não perecíveis até o dia 15 de julho. As doações podem ser feitas até esta data em todas as paróquias do Litoral Norte. Qualquer informação poderá ser obtida na Diocese de Caraguatatuba, que está realizando e coordenando a Campanha, através da Cáritas. A Diocese de Caraguatatuba compreende as 10 paróquias do Litoral Norte e todas estão participando da Campanha SOS Litoral Norte. A intenção dos organizadores é arrecadar 25 toneladas em todo o Litoral, o que corresponde a uma carreta completa de alimentos. Participe da campanha SOS Nordeste doando alimentos não perecíveis e ajudando a população do Nordeste. As arrecadações serão encaminhas através da Diocese de São José dos Campos, que está participando com suas 34 paróquias. (Fonte: PMC)

Prefeito assina convênio com ex-alunos da Faculdade da Terceira Idade

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, assinou na semana passada, o convênio entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Secretaria Municipal de Assistência Social com a associação de ex-alunos da Faculdade da Terceira Idade. O convênio vai garantir o funcionamento do Centro de Valorização, que conta hoje com 84 alunos com idade acima de 60 anos. Segundo a diretora técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Tereza Cristina Cardoso Pereira Leite Daniel, esta parceira só vem fortalecer o trabalho que a prefeitura desenvolve no município de acordo com as diretrizes do Plano Municipal do Idoso.
As aulas da Faculdade da Terceira Idade acontecem às quartas e quintas feiras das 14 horas às 16 horas nas dependências da Câmara Municipal. O curso tem 50 alunos matriculados. A intenção é aumentar o número de vagas, ampliando assim as chances de mais idoso participarem do curso. Segundo a secretária de Assistência Social, Maria do Carmo, O Centro Técnico de Aperfeiçoamento do Professor possui uma sala que será destinada ao curso. O Centro Técnico deverá ser inaugurado no início do ano que vem. (Fonte: PMC)

Caraguá sediou o 3º Encontro de empresários da indústria imobiliária

Caraguatatuba - A ACONVAP- Associação das Construtoras do Vale do Paraíba realizou, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, o 3º Encontro da Indústria Imobiliária - Produção e Mercado. O evento realizado no Hotel Tabatinga, reuniu empresários do setor, autoridades políticas da região e convidados. Foi um final de semana produtivo com palestras esclarecedoras , entretenimento e lazer.
Organizado pelo empresário Cedric Poli Veneziani, que é presidente da Aconvap, a reunião teve como pauta de trabalho palestras proferidas pelo, Sr. Romeu Chap Chap, presidente do Secovi - SP -maior sindicato da América Latina- que enalteceu a cidade e sua administração dizendo que surpreendeu-se com seu desenvolvimento. Luis Carlos Freize David, Secretário Adjunto dos Transportes em sua exposição, falou sobre as obras da SP-55 - Rodovia Ubatuba/Caraguá/São Sebastião - que deverão iniciar-se em dezembro próximo com recapeamento, acostamento e 3ªs. faixas em 68 kms. A rodovia dos Tamoios nos Km. 64 a 83 (trechos da serra) também receberão as mesmas benfeitorias. Rene Minia Vernice, gerente executivo da área comercial do Vale do Paraíba da Bandeirante de Energia, falou, por sua vez, a respeito da energia elétrica e com muito humor, da importância e necessidade da colaboração de todos na economia da energia para a normalização do setor. O representante da Embraer, Maurício Pinto Agostinho mostrou um vídeo de apresentação dos modelos e investimentos na empresa nacional, já considerada a quarta no mundo.
Na abertura das palestras a apresentação do Coral Água Viva encantou a todos. O prefeito Antonio Carlos saudou os presentes e falou da importância do evento para Caraguatatuba , falou também que a cidade é hoje um mercado atraente e que sua administração pretende criar incentivos para investimentos na construção civil. Agradeceu a presença de todos e desejou feliz estada aos participantes
Uma apresentação do humorista Sergio Rabelo após o jantar, encerrou a programação. (Fonte: PMC)

Victor Corrêa volta a vencer no Praiano de Kart

Caraguatatuba - O piloto mineiro Victor Corrêa voltou a vencer no Campeonato Praiano de Kart, disputado em Caraguatatuba, litoral de São Paulo. Ele largou na pole position e liderou de ponta a ponta a etapa do último domingo, cruzando a linha de chegada à frente de Marcelo Rocha e Alberto Iaia. "Fiquei muito feliz por voltar a vencer", disse o garoto de Alfenas, Minas Gerais. "Meu equipamento está melhorando e os resultados estão aparecendo. Tínhamos conseguido um pódio no fim de semana anterior, no Campeonato Paulista, e isso me deixa bastante motivado para o restante da temporada", completou Victor.
Após ter enfrentado uma maratona de corridas nos últimos cinco finais de semana, Corrêa terá 20 dias de descanso. Ele volta às pistas no próximo dia 21, para mais uma prova do Campeonato Sul-mineiro de Kart. "Essa corrida vai ser importante por dois motivos: valerá pontos para o Campeonato e será uma semana antes do Campeonato Brasileiro, em Salvador. Como eu vou estar parado um tempo, vou ter uma chance de pegar ritmo novamente", finalizou o mineiro. (Fonte: Gazeta Esportiva)

Atleta de Caraguá se destaca no exterior

Caraguatatuba - O atleta Glauco André Ferreira, que é natural de Caraguatatuba, vem se destacando há anos como jogador de futebol. O rapaz que tem 22 anos, começou sua carreira no XV de Novembro em 1997 e já no ano de 1999 foi negociado com o Taubaté, um time de maior repercussão regional. Após um período de contusões, retornou ao Taubaté e devido ao seu sucesso acabou sendo vendido ao Americano, do Rio de janeiro.
Glauco, num reduzido espaço de tempo, conquistou o seu lugar ao sol e desde 2000 defende o União da Madeira, clube de Portugal que está os maiores do país. Sem perder a simplicidade e sempre que pode vem visitar seus familiares e amigos de Caraguá, Glauco tem orgulho de falar que veio do litoral e que está onde está graças à sua cidade, seu irmão Cláudio, preparador físico do XV de novembro e principalmente seus pais.
Atualmente ele está passando férias em Caraguá desde o dia 28 de junho e terá de retornar a Portugal no dia 14 de julho, quando começa a temporada européia.
“Tudo o que eu posso divulgar sobre Caraguá eu mostro para os meus amigos de Portugal, desde camisas que sempre as uso até os sites da Internet de Caraguá e nossas praias, lógico”. Glauco ainda comenta que os portugueses dificilmente conseguem pronunciar o nome “Caraguatatuba” e que também elogiam demais nossa praias.
Filho de dona Rosa e seu Vicente, como são conhecidos na cidade, Glauco fala sobre as diferenças básicas que existem entre o futebol praticado aqui e lá. Segundo ele, os treinamentos são menos cansativos. “Lá só treinamos duas vezes por dia, enquanto que aqui eu tinha três vezes ou mais, fora o treino tático”.
Ele ainda fala sobre a beleza da Ilha da Madeira, da total ausência de assaltos ou alguma ocorrência do tipo e que algo há em comum com os torcedores brasileiros - o fanatismo. “Através do futebol estou conseguindo tudo o que eu quero, ou seja, conhecer pessoas, grande parte do Brasil, países, me realizar profissionalmente e financeiramente”.
Glauco tem 3 anos de contrato com o clube português e espera renovar segundo sua pretensões. (Fonte: PMC)



Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor