Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 03 de agosto de 2001 - Nº 347 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Helicóptero estava no "olho" de ciclone
Laudo não revela data da morte do piloto
Bombeiros fazem varredura no mar com cabo de aço
Polícia prossegue investigação
Litoral Norte cria marca para turismo
Ubatuba paga parcela do 13º hoje
Ex-chefe de cartório de Ubatuba é presa
Advogado questiona decisão
Ruínas da Praia da Lagoa: aberto processo de tombamento
Mostra de Fotografia na Fundart
Ministério da Cultura aprova programa para biblioteca de Ubatuba
Fundart abre novas opções de cursos
Projeto Grão em Grão chega à Casanga
Armazem Cultural irá para a Praça da Matriz
Judô nos Bairros
Capoeira de Jequié
Secretaria de Esportes programa eventos para este mês
Sábado tem vôlei da Guarda Municipal


Helicóptero estava no "olho" de ciclone
Dois dias antes da queda da aeronave, comunicado de centro meteorológico já alertava para o fenômeno

São Sebastião - O helicóptero do grupo Pão de Açúcar que caiu na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), há uma semana, estava no centro de um ciclone extratropical, que atingiu a faixa que vai da região central do Estado de São Paulo até o sul do Rio de Janeiro.
A informação é do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), órgão ligado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), que havia distribuído na quarta-feira, dois dias antes do acidente, comunicado sobre a ocorrência do ciclone.
Segundo o centro meteorológico, uma frente fria intensa, responsável pela formação do ciclone, passaria pelo litoral norte de São Paulo entre 17h e 19h de sexta-feira da semana passada.
O helicóptero, que levava o empresário João Paulo Diniz, 37, e a modelo Fernanda Vogel (desaparecida), 20, além de dois pilotos, saiu do heliporto particular do Pão de Açúcar, localizado na avenida Brigadeiro Luiz Antonio, em São Paulo, às 17h30, quando o fenômeno meteorológico já ocorria na área de Maresias.
O ciclone é caracterizado pelo encontro de duas massas de ar -uma fria e outra quente-, que provocam mudanças na direção e velocidade dos ventos e trazem chuvas e nebulosidade, o que pode ter dificultado a visibilidade do piloto da aeronave, Ronaldo Jorge Ribeiro, 47, na hora do pouso. Ribeiro morreu no acidente.
A passagem do ciclone pode ter provocado a queda do helicóptero, segundo o meteorologista do CPTEC Fernando Lemos. De acordo com ele, durante a ocorrência do fenômeno no dia do acidente, os ventos atingiram até 25 km/h, o triplo da velocidade normalmente registrada na região.
A aeronave, segundo o co-piloto Luís Roberto de Araújo Cintra, 35, caiu no mar de ponta cabeça. Cintra e Diniz conseguiram nadar 3 km até a praia.
Um dia após a queda, segundo os bombeiros, a região registrou rajadas de vento de até 40 km/h.
Os efeitos da frente fria se estenderam da região central de São Paulo até a região sul do Rio de Janeiro, mas estava mais intensa no litoral norte paulista, especificamente no oceano, local onde o ciclone foi formado.
O CPTEC prevê a ocorrência de frentes frias e, consequentemente, a formação de ciclones, com dois de antecedência. As previsões do centro estão disponíveis no site www.cptec.inpe.br.
Segundo o meteorologista Sérgio Calbete, os dados climáticos também são trocados com a Aeronáutica, que elabora uma previsão própria e as distribui para os aeroportos espalhados pelo país.
A partir dessa carta do tempo, disse Calbete, é que as rotas de vôos são elaboradas e os pilotos podem decidir se há condições ou não para as viagens. "O aeroporto dá as orientações para os vôos, e o piloto sabe disso. Se mesmo assim ele decide prosseguir viagem, ele deve assumir os riscos."
Lemos disse que os ventos e chuvas do ciclone com a intensidade observada na sexta-feira podem causar instabilidade e prejudicar os vôos de qualquer aeronave, principalmente de helicópteros, mas as condições são normalizadas após três horas.
"No momento do ciclone não há condições de vôo, mas se o piloto esperar as três horas, ele pode voar por cima das nuvens e não enfrentar dificuldades", disse.
O piloto Ribeiro não tinha como saber exatamente a situação do tempo em Maresias, durante o vôo até a praia, porque não existe estação meteorológica na região. Segundo a Aeronáutica, os dados sobre as condições climáticas são fornecidas, em geral, pela torre de controle de São Paulo.
Os pilotos podem ainda, de acordo com o DAC (Departamento de Aviação Civil), comunicar-se com qualquer torre próxima para obter informações meteorológicas. No caso, Santos ou São José dos Campos.
Em aeroportos com controle de vôo, por exemplo, há um novo boletim meteorológico a cada 30 minutos para guiar os pilotos que se aproximam. As informações são passadas via rádio.
O heliponto onde o helicóptero desceria é privado, homologado pelo DAC, mas não possui um centro de controle de vôo. Não há exigência disso na lei.
De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Ribeiro poderia ter se informado sobre as condições do tempo no litoral paulista ainda no aeroporto do Campo de Marte, em São Paulo, de onde ele decolou na última sexta-feira por volta das 16h30.
Em Maresias, o piloto estava "por conta e risco próprio", segundo a assessoria da Aeronáutica. Caso julgasse arriscado descer, por causa da forte chuva, deveria abortar a operação e deslocar-se para o local seguro mais próximo, no caso, Santos. (Fonte: Folha Vale)

Laudo não revela data da morte do piloto

São Sebastião - O laudo da morte do piloto Ronaldo Jorge Ribeiro, 47, que conduzia o helicóptero do grupo Pão de Açúcar que caiu na sexta-feira passada, não conseguiu apontar o dia em que ele teria morrido.
De acordo com o médico legista José Roberto Nunes, que ajudou no trabalho de necropsia, os exames podem apontar apenas que a morte ocorreu no período entre dois e cinco dias anteriores à descoberta do corpo.
Na terça-feira, quando o corpo do piloto foi encontrado na praia de Santiago, o perito da Polícia Civil Reinaldo Alves de Souza disse que as características encontradas no corpo de Ribeiro -inchaço e sangramento- apontavam para um afogamento que teria ocorrido nas primeiras 24 horas após o acidente.
O laudo foi elaborado pelo médico Marcelo Saad, o mesmo que atendeu no sábado o empresário João Paulo Diniz, 37, vice-presidente do grupo Pão de Açúcar.
Saad não quis falar com a reportagem da Folha sobre o laudo. "Eu entreguei o laudo na delegacia. Quem pode ter acesso a ele são apenas os familiares", disse.
O laudo confirma que a morte do piloto foi por afogamento, já que seu corpo não apresentava nenhum hematoma ou outro sinal que indicasse algum tipo de traumatismo.
O delegado Odair Bruzos, responsável pelo inquérito que investiga o acidente, disse que ainda não havia tido acesso ao laudo até a tarde de ontem.
Bruzos afirmou que convidou Diniz ontem, por telefone, para prestar depoimento em São Sebastião sobre o caso, mas admitiu que o empresário pode depor em São Paulo, cidade onde mora.
"Seria importante que ele prestasse depoimento aqui [em São Sebastião], mas, se ele quiser ser ouvido em São Paulo, nós enviamos uma carta precatória e ele depõe lá", disse.
Até ontem, o delegado havia ouvido os depoimentos do irmão do piloto, Reinaldo Jorge Ribeiro, dos dois homens que encontraram o corpo do piloto -o autônomo Manoel Jesus Trindade, 33, e o servidor público Alexandre Siqueira Mota, 32-, e os funcionários do grupo Pão de Açúcar que fizeram o reconhecimento do corpo -José Carlos Navas e Adriana Bruno Castilho.
O delegado disse também que vai fazer uma vistoria no heliponto em Maresias para saber se o local tinha condições de receber um pouso naquela hora da noite. (Fonte: Folha Vale)

Bombeiros fazem varredura no mar com cabo de aço

São Sebastião - Com o reforço de dez homens e mais seis lanchas do Corpo de Bombeiros, a equipe de resgate encerrou ontem, sem sucesso, o sexto dia de buscas pela modelo Fernanda Vogel no mar do litoral norte de São Paulo.
Ontem, os bombeiros usaram cabos de aço amarrados a botes, numa distância de 50 metros entre um e outro, para fazer uma varredura no mar e tentar encontrar a modelo. Além disso, o navio Comandante Ciaculli, do Corpo de Bombeiros, continua vasculhando o fundo do mar com uma sonda que rastreia qualquer objeto.
As buscas serão reforçadas a partir de hoje com mais um navio, cedido pela Servmar, de São Sebastião.
Ele ficará a uma distância de cerca de 600 metros do Comandante Ciaculli. No meio das duas embarcações será instalada uma igaratéia -conjunto de cabos de aço pontudos-, que vai fazer uma espécie de arrastão.
Mergulhadores deslocados de Santos e Guarujá também participam da operação, que busca, além da modelo, a carcaça do helicóptero do grupo Pão de Açúcar -até agora, apenas destroços da aeronave foram encontrados em pontos distintos do litoral norte.
O comandante da operação de resgate, major Daniel Onias Nossa, descartou ontem a possibilidade de a modelo ter sido levada para alto-mar. "Não houve nenhuma corrente naquele sentido que pudesse tê-la levado até lá", disse o comandante.
Ontem, os bombeiros já falavam em "corpo" da modelo e não comentavam a hipótese de ela estar viva. "O corpo dela só vai ser achado quando boiar. Quanto mais frio, mais demora para o corpo boiar", disse Nossa.
Segundo ele, o trabalho dos mergulhadores está sendo prejudicado pelo fato de a água estar muito turva. (Fonte: Folha Vale)

Polícia prossegue investigação

São Sebastião - Sete pessoas já prestaram depoimentos esta semana ao delegado do 1ª DP de São Sebastião, Odair Bruzos, a respeito do acidente de helicóptero ocorrido há uma semana, na praia de Maresias, na costa sul, onde uma pessoa morreu e outra continua desaparecida.
Outras 15 pessoas, incluindo o empresário João Paulo Diniz e o co-piloto Luiz Roberto de Araújo Cintra, que sobreviveram ao acidente, serão ouvidas nos próximos dias. Bruzos disse que as intimações já foram entregues.
Ele disse ainda que está aguardando laudo preliminar elaborado pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) sobre as causas do acidente e seu houve falha humana ou mecânica. "Caberá à Polícia Civil à investigação para saber se houve dolo ou o acidente foi culposo."
Com a queda do helicóptero pertencente ao Grupo Pão de Açúcar na última sexta-feira o piloto Ronaldo Jorge Ribeiro, 47 anos, morreu afogado, de acordo com laudo do IML (Instituto Médico Legal) e a modelo Fernanda Vogel, namorada de Diniz, continua desaparecida.
O Corpo de Bombeiros reforçou ontem as buscas nas imediações onde ocorreu o acidente à procura dos destroços do helicóptero, mas nada foi encontrado.
Na hora da queda do helicóptero, por volta das 18h40, o tempo era considerado péssimo próximo à praia de Maresias, com ondas com mais de 2,5 metros e ventos fortes, segundo informou o meteorologista Carlos Fernando Lemos, do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), de Cachoeira Paulista.
"Uma frente fria de alta intensidade estava passando pelo litoral e isso estava previsto três dias antes." Segundo ele, com essa informação um vôo nesse horário não era aconselhável. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral Norte cria marca para turismo
Cidades montam estande "Costa Verde" em feira de turismo do Mercosul

Litoral Norte - Representantes dos municípios do Litoral Norte -- Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela -- participaram ontem de um encontro, em São Sebastião, para definir a criação da Costa Norte, marca que vai representar a região em eventos de turismo no Mercosul e mercado internacional.
O primeiro evento unindo as quatro cidades como um todo será em outubro durante a FIT (Feira Internacional do Turismo), que acontece em Buenos Aires, na Argentina. A região será 'vendida' para operadores de viagens e imprensa presentes na feira.
Cada município e associações ligadas ao turismo deverão contribuir com R$ 6 mil para a montagem do estande Costa Verde onde serão expostos produtos característicos da região. O restante será coberto pelo SEBRAE, que apóia o desenvolvimento do setor turístico.
O Litoral Norte tem cerca de 300 hotéis e 20 mil leitos. O maior problema está relacionado com o índice de ocupação que é muito baixo fora da alta temporada.
A região recebe uma média de 1 milhão de turistas por ano, sendo a maior parte provenientes de cidades paulistas. Desse total, a estimativa, é que em torno de 1% represente o turista argentino. Em Ilhabela, eles representam cerca de 20% dos turistas que visitam a cidade entre maio e dezembro.
Durante a reunião de ontem, os participantes avaliaram que na temporada de 2001 houve um número mais de turistas argentinos, mas com menos poder de compra. Este ano a quantidade de turistas caiu, mas aumentou o poder aquisitivo dos presentes.
Para o secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan, é necessário aliar esses dois perfis. Ele acrescentou que as Rodas de Negócios realizadas pela Embaixada no Brasil na Argentina, têm contribuído para a divulgação da região. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba paga parcela do 13º hoje

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba vai pagar hoje a primeira parcela do 13º salário para 1.722 servidores municipais. Até o início do ano, essa parcela era paga no mês de aniversário do funcionário.
O secretário de Administração Luiz Marino Jacob, disse que a medida visa impedir problemas de caixa no final do ano. O município vai desembolsar o equivalente a R$ 832 mil com o pagamento de hoje. A segunda parcela será paga até o dia 20 de dezembro.
Segundo a assessora de do Sindicato dos Servidores, Gláucia Gomes da Silva, muitos funcionários não gostaram da medida porque preferem receber todo o dinheiro no final de ano para fazer as compras de Natal. "Mas houve um consenso porque os servidores têm medo de que a prefeitura não tenha o dinheiro em dezembro." (Fonte: ValeParaibano)

Ex-chefe de cartório de Ubatuba é presa
Pivô de crise política em Ubatuba é condenada por falsificação de documento

Ubatuba - A ex-chefe do cartório eleitoral de Ubatuba Silvana Camargo de Oliveira Mateus, 41 anos, foi presa anteontem. Ela é acusada de fraudar documentos.
Silvana foi pivô da crise política vivida na cidade durante a administração do ex-prefeito Zizinho Vigneron (PPS) entre 96 e 2000. Na ocasião, ela foi citada no processo que investigou denúncias de irregularidades na filiação partidária do então candidato a prefeito Vigneron em 94.
A ex-chefe do cartório foi presa por investigadores da Polícia Civi na casa de um irmão, no bairro Ubatumirim, após mandado expedido pelo juiz eleitoral Carlos Guttemberg. Ela está detida na Cadeia Pública feminina de Ubatuba.
Em julho do ano passado, ela havia sido condenada a dois anos de prisão em um processo por falsificação de assinatura. Como ré primária, ela teve direito a "sursis" --benefício que permite a troca da pena por serviços prestados à comunidade.
Segundo o advogado de Silvana, Rodrigo de Oliveira Alksnins, o então juiz eleitoral Érico Próspero Gentil Leite, encaminhou um ofício à prefeitura para saber se haveria interesse de que a mesma prestasse serviço na administração. O ofício foi respondido em 24 de outubro e até abril desse ano teria ficado "parado" no cartório eleitoral.
Em fevereiro desse ano, a ex-chefe foi condenada em um outro processo pelo desaparecimento de um título eleitoral e a Promotoria pediu a revogação do benefício. (Fonte: ValeParaibano)

Advogado questiona decisão

Ubatuba - O advogado Rodrigo de Oliveira Alksnins, disse que na próxima segunda-feira vai a Brasília para entrar com um pedido de habeas corpus junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a fim de liberar a ex-chefe do cartório eleitoral Silvana Mateus.
Segundo ele, sua cliente teria sido vítima da "morosidade da Justiça". "Ela nunca saiu da cidade e não recebeu nenhuma notificação para que se apresentasse em qualquer órgão e prestasse serviço à comunidade, conforme determinação do juiz eleitoral."
Alksnins calcula que dos dois anos aos quais foi condenada, Silvana teria condições de ter cumprido pelo menos nove meses.
Para o ex-prefeito Zizinho Vigneron, que responde a um processo eleitoral junto com Silvana, o ex-vice prefeito Rogério Frediani e seu chefe de gabinete Délcio Sato, a prisão da ex-chefe do cartório não lhe traz nenhuma preocupação. "Esse processo ainda está em andamento."
A crise política em Ubatuba teve início em 96 quando o diretório do PSB denunciou à Justiça Eleitoral supostas irregularidades no registro de filiação política de Vigneron ao PRP, que teria sido rasurada por Silvana. (Fonte: ValeParaibano)

Ruínas da Praia da Lagoa: aberto processo de tombamento

Ubatuba - O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado - CONDEPHAAT, encaminhou ofício a Prefeitura de Ubatuba informando parecer favorável quanto a abertura de processo de estudo de tombamento de ruínas de antiga fazenda na Praia da Lagoa, em Ubatuba.
O referido bem cultural tem assegurada sua preservação conforme artigo 142 do Decreto Estadual 13.426 de 1979. Caberá à Fundart o acompanhamento do estudo para execução do projeto tendo em vista sua importância cultural e a transformação do local em mais um ponto para visitação. A conselheira relatora do órgão estadual foi Silvia Maranca, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.
O parecer, publicado no DO do último dia 24 de março, estabelece a preservação do bem até a decisão final da autoridade competente, ficando proibida qualquer intervenção que possa vir a descarecterizar a referida área sem autorização do CONDEPHAAT. O passo seguinte é a vistoria para análise e elaboração de relatório para efetivação de parecer técnico do colegiado daquele órgão de preservação estadual. (Fonte: FUNDART)

Mostra de Fotografia na Fundart

Ubatuba - O Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo da Fundart está promovendo a partir desta sexta-feira (03) até o próximo dia 22, Mostra de Fotografia no Salão de Exposição do Sobradão do Porto, com tema livre. Trata-se da primeira iniciativa do grupo recentemente empossado que tem como coordenador Hide Ikeda. O coordenador destaca a necessidade de as pessoas ligadas à fotografia procurarem a Fundart para se cadastrarem e participarem da mostra e de futuros projetos. Entre eles está a realização de curso de fotografia em parceria com a UNITAU, que cederá seus laboratórios para as aulas práticas. (Fonte: FUNDART)

Ministério da Cultura aprova programa para biblioteca de Ubatuba

Ubatuba - A Biblioteca de Ubatuba, Ateneu Ubatubense, foi incluída no programa “UMA BIBLIOTECA EM CADA MUNICÍPIO” que tem por objetivo implantar ou revitalizar bibliotecas em todo o país. De 1996 ao final de 2001 o programa terá implantado mais de 1.300 novas bibliotecas em todo o território nacional.
O benefício se constitui na doação de 2.600 livros, selecionados para este programa através de equipe formada por bibliotecários, escritores e educadores e contém : 1 Enciclopédia Barsa; Dicionários e obras de referência para estudantes e professores; Literatura Infanto Juvenil; Paradidáticos de vários tipos; Literatura adulta nacional e internacional, tanto clássica como recreativa e Obras úteis para a família, a mulher, a comunidade, a terceira idade e a cultura em geral.
Além dos livros serão doadas estantes em metal para acomodar o material e será oferecido curso de treinamento para a implantação e gestão do acervo aos servidores. Este curso é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional do Livro e Leitura, do Minc, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho, a Força Sindical e a Universidade de Brasília. Para receber o benefício as bibliotecas, através das prefeitura municipais deve obedecer alguns critérios como por exemplo : ter bibliotecário formado (a), espaço adequado para acomodar o acervo doado, dotação orçamentária municipal para manutenção, ser o local de fácil acesso à Comunidade etc.
A inclusão de Ubatuba neste programa se deve a solicitação da Secretaria de Assuntos Comunitários através de seu Secretário Sr. Arimar Vieira que teve o apoio do deputado federal Sampaio Dória no sentido de agilizar o processo para a Biblioteca de Ubatuba. A FUNDART já encaminhou os documentos necessários para formalizar a implantação do programa e a Biblioteca prepara-se para receber o novo acervo. (Fonte: FUNDART)

Fundart abre novas opções de cursos

Ubatuba - Atualmente com 342 alunos em 14 cursos a FUNDART estará ampliando as opções a partir desta semana. Os cursos, com grande aceitação da comunidade vem cumprindo a proposta de ampliar o atendimento .
A professora Daniela Miranda estará ministrando aulas de danças diversas e ginástica olímpica , a professora Márcia Regina irá dar aulas de trabalhos manuais como vagonite, ponto cruz, macramê e tricô e a ceramista Susana Bottini irá iniciar seu curso de cerâmica.
As inscrições estarão abertas na Fundart , na próxima semana, de segunda a Sexta das 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00 horas. (Fonte: FUNDART)

Projeto Grão em Grão chega à Casanga

Ubatuba - O projeto grão em grão é promovido pela Fundart e visa a ação itinerante de integrar as escolas do município às suas realidades históricas, geográficas e sociais em seus respectivos bairros. Consta de mala com livros de referência sobre Ubatuba (históricos), literatura, fotos antigas, fotos relacionadas ao universo cultural, recortes de jornais, vídeos, cds, objetos artísticos e artesanais locais, prospectos e mapas. No último dia 31 de julho o projeto chegou ao bairro da Casanga onde atenderá 6 turmas de 40 alunos, perfazendo o acesso a 240 crianças. O roteiro até o mês de outubro será : Itamambuca de 16/08 a 16/09 e Poruba de 17/09 a 18/10, ponto de partida para os bairros do Ubatumirim, Almada, Picinguaba e Camburí. Segundo Sonia Puccinin, autora e orientadora do projeto “... o objetivo é despertar o afeto do indivíduo ao entorno, para a história de sua vida e para a vida daqueles que estão próximos.” (Fonte: FUNDART)

Armazem Cultural irá para a Praça da Matriz

Ubatuba - Por motivo de reformas na praça Anchieta, em frente ao Sobradão, o Armazém Cultural da Fundart passará a ser feito na Praça da Matriz. Neste sábado, o Armazém ainda acontecerá na Praça Anchieta e terá como atrações músicos locais, o grupo de teatro da Fundart, leitura de poesias, malabarista das oficinas culturais e homenagem ao poeta Vinicius de Moraes. (Fonte: FUNDART)

Judô nos Bairros

Ubatuba - Após a conquista do 4o lugar na categoria kata no 3o Campeonato Mundial Master de Judô, no Arizona (EUA), o atleta Luiz Carlos Castillho Jr., Tutinha, está encaminhando à Fundart proposta de curso unindo o esporte à educação ambiental e social. A idéia é dar continuidade a experiência realizada no Parque dos Ministérios onde os alunos recolheram caixas de leite longa vida colocando pó de serra ou raspa de pneu para a confecção de tatame. Foram cerca de 2 mil caixas para um tatame de 40 m2. O curso irá contemplar alunos de 7 a 12 anos e constitui-se em mais uma alternativa para tirar as crianças das ruas e atraí-las para o esporte no próprio bairro onde moram.
O atleta de Ubatuba, hoje faixa preta 3o Dan, em sua segunda experiência internacional - em 1999 competiu na Dinamarca -, integrou a delegação brasileira no campeonato realizado em Phenix, de 28 de junho a 2 de julho, com a presença de 36 países. (Fonte: FUNDART)

Capoeira de Jequié

São Sebastião - Jaldo Mota da Silva, mestre Jequié, estará chefiando a equipe de alunos da Fundart, em São Sebastião neste final de semana no VI Encontro de Capoeira de Angola. Vão participar cerca de 12 equipes, incluindo outros Estados, onde haverá exibições, além de oficinas com palestras e vídeos. Mestre Dominguinhos, de S.Sebastião é um antigo aluno de Jequié e conta com uma turma de 600 inscritos . “A capoeira de Angola é uma das modalidades mais suaves, própria para jovens pois, desde o início, o praticante aprende um esporte de defesa , ensinando a eliminar a agressividade”, diz Jequié. (Fonte: FUNDART)

Secretaria de Esportes programa eventos para este mês

Ubatuba - O Setor de Surf da secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Pousada Recanto da Praia, realiza no sábado, 11, o 1º Surf Treino Recanto da Praia. O evento acontecerá na Praia Grande a partir das 8 horas e terá as categorias amador local, amador SP e amador feminino.
Esta iniciativa conta com o apoio da Associação Ubatuba de Surf e das empresas STHILL, Corner Blanks, Glasser, Kiosque do Meio (Sununga), Litoral Virtual, Jornal mais SURFE e Litoral Virtual.

Da Hui de Surf - A Associação Ubatuba de Surf e a secretaria de Esportes e Lazer promovem de 16 a 18 de agosto o “Circuito Municipal Da Hui de Surf”. O Circuito será disputado no Canto Baguari, na praia Grande, a partir das 8 horas.

Truco !!! - A Secretaria de Esportes e Lazer, em conjunto com a Clínica de Fraturas Santa Cruz, realizará dia 19 de agosto , a partir de 9 horas, no TUBÃO, o Campeonato Municipal de Truco. As inscrições já podem ser feitas na Secretaria de Esportes, no horário comercial.

Circuito de Águas - Dando prosseguimento ao seu calendário de Águas Abertas, a secretaria de Esportes e Lazer, realizará mais uma etapa do 5º Circuito Ubatuba de Águas Abertas. A Prova Natatória acontecerá dia 26 de agosto na praia do Perequê Açú, a partir das 10 horas. (Fonte: ACS-PMU)

Sábado tem vôlei da Guarda Municipal

Ubatuba - Neste sábado, 4, acontecerá no Ginásio de Esportes Tubão o 1º campeonato interno de vôlei da Guarda Municipal de Ubatuba, que conta com o apoio da secretaria de Esportes e Lazer. Foram formadas quatro equipes, Furacão, Twist, Tornado e Ciclone, que estarão disputando o campeonato das 8h às 13h.
A equipe Furacão terá na sua formação o comandante da Guarda, coronel Gilberto de Carvalho, o prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), e o vice Moralino Valim (PMDB). A equipe Twist será encabeçada pelo sub-comandante Arly Cruz e as equipes Tornado e Ciclone pelo inspetores Erisson e Cabral.
Para o coronel Gilberto de Carvalho esta atividade esportiva é apenas o início de uma série de eventos que visam a integração da corporação. “Essas modalidades proporcionam um maior condicionamento físico e emocional e com isso um melhor desempenho profissional individual e coletivo da Guarda”, afirma Carvalho.
Dentro do programa de reformulação da Guarda Municipal, o coronel Gilberto de Carvalho ao assumir o comando criou atividades físicas diárias para a corporação e trará cursos de defesa pessoal. Ainda dentro da preocupação de manter os membros psicologicamente equilibrados já está sendo criado o coral da Guarda que será coordenado pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).
Em continuidade ao Plano de Instrução da Guarda Municipal, no dia 10 de agosto a corporação terá palestra sobre trânsito no auditório do Hotel São Charbel, com o deputado Federal Ary Kara (PPB), relator do atual Código de Trânsito Brasileiro. “Estas reuniões são temáticas e realizadas quinzenamente para oferecer melhor qualidade no atendimento ao munícipe e ao turista”, diz Carvalho. (Fonte: ACS-PMU)



BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Orquídeas - Coleção e Cultivo


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor