Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de outubro de 2001 - Nº 389 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Ventos fortes assustam a população do Litoral
OAB pede interdição de cadeia de São Sebastião
Ameaça de bomba provoca fechamento de Fórum
Construções irregulares são derrubadas no litoral norte
Morto em Caraguá suspeito do assassinato do prefeito de Campinas
Moradores vivem noite de susto
Toninho PT morreu dentro de seu carro
PT mantém versão de atentado
Programa de Desenvolvimento Regional SEBRAE-SP
Uma conquista da Educação em Ilhabela
Projeto para Adequação do Lixo
Fórum do Idoso reuniu quase 500 pessoas na Praça de Eventos
“Dia Mundial da Caminhada” acontecerá em Caraguá
Grupo de Escoteiros realizará Acampamento Modelo em Caraguá
Fundacc abre inscrições para oficina de pintura a óleo
Poetas e contistas participam de Concurso Literário
24ª exposição de orquídeas acontece em Caraguá
Fim de Semana de esportes foi agitado em Caraguá


Ventos fortes assustam a população do Litoral

Litoral Norte - Ventos de aproximadamente 70 quilômetros por hora assustaram ontem os moradores do Litoral Norte. Placas de publicidade voaram, árvores caíram nas ruas e sobre casas, telhados foram descobertos e o mar ficou revolto a maior parte do dia.
Durante a madrugada o vento noroeste chegou trazendo fortes rajadas. Por volta das 15 horas o vendaval aumentou e atingiu picos de até 74 quilômetros por hora, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), de São Paulo.
Em São Sebastião a travessia da balsa chegou a ser interrompida entre 15h30 e 15h40, e em Caraguatatuba várias placas caíram e parte de um atracadouro se soltou, ficando à deriva. A Defesa Civil do município atendeu cerca de 20 ocorrências, mas nenhuma com gravidade.
ALAGAMENTO - O período das chuvas nem chegou e os moradores do bairro Sonho Meu Três, em Aparecida, já estão sofrendo com as inundações. A chuva da madrugada de anteontem deixou três ruas do bairro alagadas e cheias de lama. O local fica no pé do Morro do Cruzeiro, local de visitação dos romeiros, e recebe toda a água que vem da encosta.
Segundo o presidente da Associação Amigos de Bairro, Francisco Ricardo de Oliveira, nas ruas que ficaram alagadas o nível da água chegou a um metro. "Foram feitos melhoramentos no alto do morro para receber os romeiros e toda a água da chuva foi direcionada para cair aqui no bairro", disse Oliveira.
Segundo o agente da Defesa Civil, Paulo de Castro, a água da chuva formou uma valeta no morro e assim a água não tem mais para onde escoar, por isso inunda as casas que ficam nas ruas mais baixas do bairro.
"Seria necessária uma obra de escoamento, com a retirada da água através de uma tubulação. Assim o problema ficaria resolvido", frisou. De acordo com o diretor do Departamento de Obras da prefeitura, Silvino Correa, as obras ainda não foram feitas por falta de verba.
REPRESAS - As chuvas que caíram na segunda-feira serviram para melhorar um os níveis dos reservatórios de água da região. Em Paraibuna, onde o nível vinha baixando de 4 a 6cm por dia, ontem caiu apenas 1cm. A represa está com 14,60m abaixo do seu nível normal. Na represa do Jaguari, em Jacareí, o nível subiu 8cm. (Fonte: ValeParaibano)

OAB pede interdição de cadeia de São Sebastião

São Sebastião - A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião acionou anteontem o Ministério Público para pedir a intervenção na cadeia pública na cidade, devido à superlotação, problemas de infra-estrutura e insalubridade. A entidade também solicitou uma vistoria ao Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Epidemológica do Estado. A cadeia possui 158 presos e capacidade para apenas 60 detentos. Para o promotor de Justiça de São Sebastião, Fernando César Bourgogne de Almeida, não haveria necessidade de intervenção porque a cadeia está em condições "razoáveis". Ele afirmou ontem que ainda não havia recebido o documento da OAB. (Fonte: ValeParaibano)

Ameaça de bomba provoca fechamento de Fórum

Ubatuba - Uma ameaça de bomba provocou o fechamento do Fórum de Ubatuba às 16h de ontem. Dezenas de funcionários foram retirados às pressas do prédio, que fica no centro da cidade, que foi vistoriado pela Polícia Militar. Nenhum artefato foi localizado no local pela polícia. Segundo a PM, uma pessoa teria feito uma ligação telefônica anônima para o Fórum avisando que haviam colocado uma bomba em uma das repartições. A PM foi acionada e os trabalhos do Fórum foram cancelados faltando uma hora para o horário previsto de fechamento. Os policiais vistoriaram o prédio. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Construções irregulares são derrubadas no litoral norte
Prefeituras de Ubatuba e São Sebastião fizeram blitze para impedir obras em áreas de preservação

Litoral Norte - Nos últimos cinco dias a Polícia Florestal e técnicos do Instituto Florestal e das prefeituras de Ubatuba e São Sebastião realizaram operações-surpresa contra construções clandestinas em áreas de preservação da Serra do Mar nos dois municípios do litoral norte. Todas as obras foram embargadas e, na maioria dos casos, foram demolidas no momento da autuação.
Em Ubatuba, a operação ficou concentrada na ocupação irregular no bairro chamado Pé da Serra , quando foram retirados barracos e demarcados 22 pontos dentro da área do parque informando que as áreas encontram-se em recuperação e é proibida sua ocupação. Dois barracos de caçadores foram derrubados, assim como demolidos os alicerces de quatro casas, já preparados para levantar paredes.
A ocupação do bairro Pé da Serra está colocando em risco de poluição o Rio Grande, que é responsável por 90% do abastecimento de água de Ubatuba.
Segundo a coordenadora da operação, engenheira agrônoma Viviane Buchianeri, a ocupação da área poderá ter grande impacto ecológico no município. Segundo levantamento do Instituto Florestal, existem mais 90 posses cadastradas em área irregular na cidade.
Em São Sebastião, a ação da Polícia Florestal e técnicos da prefeitura concentrou-se em Maresias, na costa sul do município, onde dois barracos em início de construção, em área de preservação foram embargados, demolidos e seus proprietários, multados. Outras três áreas que estavam sendo aterradas para início de construção também foram embargadas e seus proprietários, multados.  (Fonte: Estado de S.Paulo)

Morto em Caraguá suspeito do assassinato do prefeito de Campinas
Polícia de Campinas mata 4 suspeitos em condomínio de Caraguá; um deles teria ligação com caso Toninho do PT

Caraguatatuba - Quatro acusados de sequestros na região de Campinas foram mortos na madrugada de ontem em Caraguatatuba após troca de tiros com policiais civis. O grupo teria ligação com o assassinato do prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, ocorrido em setembro.
Os quatro foram mortos em um casa de um condomínio fechado na praia Martin de Sá, onde morava uma das vítimas, o vendedor Fábio Soares Menengrone, 22 anos, também de Campinas.
Além de Menengrone, morreram Alessandro Renato Pereira de Carvalho, 23 anos, Anderson José Bastos e Valmir Conti, o Valzinho. Bastos e Valzinho são considerados pela polícia como bandidos de alta periculosidade.
Menengrone levou um tiro no rosto e um no peito, Carvalho, dois tiros no rosto e um no braço, Bastos recebeu tiro no rosto, dois no peito, um no braço e um na cabeça e Valzinho levou dois tiros no rosto e um no peito. Nenhum policial se feriu.
Toda a ação foi feita pela Polícia Civil de Campinas, que investiga a suposta participação de Valzinho na morte do prefeito.
Ele teria sido visto em um Vectra cinza semelhante ao que apareceu na cena do crime de Campinas. Além disso, na casa de Caraguá foram apreendidas duas pistolas, uma delas 9 milímetros, modelo da arma que matou o prefeito. A arma foi encaminhada para exame de balística.
A outra arma é uma pistola 765. Na casa, também seria sido encontrada pequena quantidade de maconha. A polícia de Campinas informou que soube que os suspeitos estavam em Caraguá durante a investigação de um sequestro.
Valzinho e Bastos eram procurados por pelo menos cinco seqüestros praticados entre junho e setembro desse ano na região de Campinas (leia texto nesta página).
CARAGUÁ - Segundo o delegado do 4ª Distrito Policial de Campinas, Marcos Antônio Manfin, haviam indícios de que Valzinho e Bastos estavam em Caraguá porque o carro que usavam --um Passat alemão placas CEM-1109, de Campinas-- foi visto no Litoral Norte.
Os policiais chegaram ao litoral anteontem e depois de investigação localizaram o Passat no condomínio Vivendas Maré 2. Segundo o delegado, quando os policiais foram abordar os acusados, eles dispararam e houve troca de tiros.
O delegado de Caraguá que registrou a ocorrência, Orley Siqueira, disse que Bastos já esteve preso por latrocínio e outros crimes e havia sido resgatado da cadeia de Hortolândia (SP), na região de Campinas.
A polícia ainda investiga a participação dos outros dois mortos. Segundo a polícia, Fábio Menengrone era de Campinas e estava morando em Caraguá havia três anos.
"A informação que temos é que ele se envolveu com o grupo de Bastos e por conta disso a família o enviou para Caraguá."
A mãe de Menengrone, Cristina Helena Soares Menengrone, esteve ontem em Caraguá, mas não quis falar sobre o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores vivem noite de susto

Caraguatatuba - A morte de quatro homens no Martin de Sá assustou os moradores do bairro. Muitos disseram que acordaram assustados com o tiroteio porque não sabiam de onde vinham os tiros.
A estudante G.A.F., 16 anos, disse que os tiros pareciam dentro de sua casa. "Meu pai desceu para ver o que estava acontecendo e vimos um carro da polícia parado no condomínio."
Um moradora que se identificou apenas como Ana, disse que conhecia de vista o vendedor Fábio Menengrone, mas não sabia nada sobre ele. "Escutei os tiros, mas não sabia o que estava acontecendo."
O porteiro do condomínio, que não quis se identificar, disse que três dos quatro mortos chegaram na sexta-feira à tarde e aparentavam comportamento normal.
O condomínio tem 30 apartamentos, mas só três estavam ocupados ontem.
A mãe de Menengrone, Cristina Helena Soares Menengrone, esteve ontem cedo no local, mas não quis fazer comentários sobre a morte do filho.
Segundo a polícia, pelo menos Anderson Bastos e Valmir Conti eram considerados perigosos. Em um dos casos, a audácia da dupla surpreendeu a polícia. Em julho, eles foram pegar o resgate na porta da casa da vítima. (Fonte: ValeParaibano)

Toninho PT morreu dentro de seu carro

Caraguatatuba - O prefeito de Campinas Antônio da Costa Santos (PT), o Toninho do PT, foi assassinado dentro de seu carro no dia 10 de setembro na saída do Shopping Iguatemi, em Campinas. Ele teria sido vítima de um grupo de assaltantes em fuga.
Ele foi atingido por um tiro que entrou por seu ombro, atravessou o oração e o pulmão e saiu pelas costas. Segundo a polícia, os tiros foram efetuados por três homens que estavam em um Vectra prata.
Na época, o principal suspeito do crime, Fábio Aparecido Garbin, foi preso pela polícia em Uberlândia (MG) no dia 25 de setembro. Não há informações sobre a suposta ligação de Garbin com o grupo morto ontem.
Garbin teria sido o autor do roubo do Vectra prata, encontrado pela polícia de Campinas, horas depois do assassinato do prefeito. A hipótese da polícia é que três assaltantes que estavam ocupando o veículo na noite do crime atiraram contra o carro de Toninho, pois o veículo do prefeito estava atrapalhando a fuga do trio.
O crime chocou a população. O enterro de Toninho reuniu milhares de pessoas e lideranças políticas do país. O esclarecimento do caso é considerado prioridade máxima para a polícia de Campinas, que está sendo pressionada por políticos da região.
O ministro da Justiça, José Gregori, recebeu um relatório da Polícia Federal com informações sobre o assassinato do prefeito. A PF está ajudando a Polícia Civil nas investigações.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) reforçou o número de policiais civis que trabalham na investigação do crime. O efetivo da PM também foi reforçado. (Fonte: ValeParaibano)

PT mantém versão de atentado

Caraguatatuba - O deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT) disse ontem que continua acreditando que a morte do prefeito de Campinas, Antonio da Costa Santos (PT), o Toninho do PT, teve motivação política.
Greenhalgh é o deputado indicado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal para acompanhar o caso e também atua em uma comissão interna do PT que acompanha as investigações sobre o crime.
"Esse crime teve natureza política, com mandantes. Quem praticou o ato pode até ser pistoleiro ou bandido comum, mas o assassinato teve motivações políticas", disse o deputado.
Greenhalgh, que também é advogado, disse que manteve contato ontem à tarde com a Polícia Civil em Campinas, que confirmou a suspeita de que os sequestradores mortos em Caraguatatuba têm relação com o assassinato do prefeito.
"O delegado me disse que foi encontrada uma pistola com um dos bandidos em Caraguá que pode ter sido a arma usada no crime e será feita uma perícia", disse o deputado.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de Campinas informou ontem que membros do governo não vem se posicionando sobre o assunto e vão esperar a conclusão das investigações da polícia para comentar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Programa de Desenvolvimento Regional SEBRAE-SP

Litoral Norte - Desde o primeiro semestre, o Escritório Regional do SEBRAE Litoral Norte vem intensificando a oferta de cursos que fortaleçam a cultura empreendedora e aperfeiçoem a qualificação das lideranças comunitárias como formas de alavancar o desenvolvimento. Os cursos são subsidiados pelo SEBRAE / SP e o investimento do participante são de apenas R$ 10,00.
No Litoral Norte já foram capacitadas 536 pessoas, entre empresários, líderes comunitários e informais. Como o subsídio de treinamento encerra-se em 1º de dezembro e ainda há a autorização para realizar 20 turmas, o SEBRAE Litoral Norte apresenta o Programa de Desenvolvimento Regional SEBRAE-SP.

Agenda de Cursos - OUTUBRO

SABER EMPREENDER

Destinado a micro empresários, desenvolve o comportamento empreendedor. Carga horária 27 horas. Investimento: R$ 10,00. Mínimo 25 participantes.

Caraguatatuba 16 a 18 de outubro
29 a 31 de outubro
Informações  422-1744
Ilhabela 29 a 31 de outubro Informações 422-1744  
Ubatuba 15 a 17 de outubro
19 a 21 de outubro
Informações 422-1744
São Sebastião 29 a 31 de outubro Informações 422-1744

LÍDER CIDADÃO

Destinado a: Vereadores, Secretários Municipais, Presidentes de Associações, Sociedade Amigos de Bairros, Entidades de Classe, ONGs, líderes comunitários. Investimento R$ 10,00. Carga horária 40 horas. Mínimo 25 participantes.

Caraguatatuba 18 a 20, 26, e 27 de outubro 22 a 26 de outubro Informações 422-1744  
São Sebastião 18 a 20, 26, e 27 de outubro Informações 422-1744  
Ilhabela 22 a 24 , 29 e 30 de outubro Informações 422-1744

A inscrição pode ser feita no Escritório Regional SEBRAE / SP, Avenida Arthur da Costa Filho, 979- Caraguatatuba ou nas Associações Comerciais de São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

Uma conquista da Educação em Ilhabela

Ilhabela - Três novas escolas serão construídas com verba do Governo do Estado O secretário municipal de Ilhabela, professor Antonio Cornélio,esteve no último dia 14 de Setembro em reunião na secretaria Estadual de Educação. Por um convênio firmado com a Prefeitura de Ilhabela,o Governo do Estado está repassando a verba de R$ 1.280.000,00 ( Um milhão duzentos e oitenta mil Reais ) para a construção de três novas escolas no município. No total serão 23 novas salas de aula. A Escola Municipal da Água Branca terá um prédio com 10 salas, a Escola Municipal do Itaquanduba, contará com seis novas salas e na Escola Estadual Profa. Anna Leite Julião Torres, do bairro da praia Grande, haverá uma reforma onde serão construídas 7 novas salas, contemplando as reivindicações da população local feitas durante a campanha do Prefeito Manoel Marcos. Em negociação com a secretária Estadual da Educação, Rose Neubauer e com a FDE,o secretário Antonio Cornélio conseguiu aprovar todos os projetos propostos nesta reunião. (Fonte: PMI)

Projeto para Adequação do Lixo

Ilhabela - O Projeto para adequação do lixão apresentado pela Prefeitura de Ilhabela, através da secretaria de Meio Ambiente, para o FEHIDRO, foi aprovado em Primeiro lugar. A verba de R$ 124.000,00 será suficiente para dar inicio ao processo de readequação. Este que será um grande projeto do município, propiciará a passagem de lixão para Aterro Controlado, para mais tarde introduzirmos um tratamento Mecânico Biológico necessário para a qualidade ambiental de vida em nosso município. (Fonte: PMI)

Fórum do Idoso reuniu quase 500 pessoas na Praça de Eventos

Caraguatatuba - O 1º Fórum do Idoso realizado em Caraguá no último fim de semana foi um sucesso. A chuva e o vento forte não impediram que quase 500 pessoas se locomovessem durante os três dias do evento, até a Praça de Eventos. O Centro de Convivência Estrela do Mar distribuiu duas mil Cartilhas do Idoso aos participantes e ao público em geral. No primeiro dia do evento, Maria Helena Guimarães arrancou muitos aplausos do público cantando “Gente Humilde” e “Champagne”.
Na mesa, autoridades como o vice prefeito José Pereira de Aguilar, representando o prefeito de Caraguá; o Delegado Seccional Dr. João Batista, a presidente da 1 e 2ª gestão do Conselho do Idoso, Heloísa Aparecida entre outras autoridades convidadas abrilhantaram o evento. Na abertura se apresentou o Água Viva Coral, em seguida o Dr. João Barbosa ministrou uma palestra abordando temas de grande valor para a conscientização de todos sobre a grande porcentagem de idosos atuantes que já temos e que o número vai triplicar daqui a alguns anos devido a maior expectativa de vida.
Temas como casa própria, comodato, valorização e respeito, saúde e outros assuntos em prol do idoso foram debatidos. Houve a participação de jovens e idosos com shows musicais, dança, poesia e muitas atrações. Os cantores João Marcos e Juliano deram um show à parte. A cantora Maria Helena Uffini foi outro espetáculo que marcou o evento. Entre tantos outros podemos citar a apresentação de Rumba com Rosálvia, Pará e Valdívia; Maria Luiza e Guimarães da Fundacc; Dancing Days; uma apresentação cover do Frank Sinatra com Pará; La Violetera, com Pará e Cida Yusi, a mensagem ao Idoso de Selva Helena di Neca entre outras manifestações que empolgaram, emocionaram e envolveram e valorizaram os participantes.
A palestra do professor Hipólito de Carvalho Santana reuniu os participantes numa dinâmica em grupo para chamar a atenção de todos sobre o valor da vida. Ele abordou a questão da nutrição e da vida sedentária, enfatizando a importância da boa alimentação desde que somos crianças e da importância dos exercícios físicos na terceira idade. “Até tarantella nós dançamos disse a professora Jupira. O fórum teve a finalidade de levar diversão lazer e informacão ao idoso e chamar a atenção de todos sobre tudo o que está relacionado e vida e aos direitos do Idoso e acho que conseguimos. Esperamos que o 2º seja melhor ainda.
No domingo a Secretaria Municipal de Esporte desenvolveu com os participantes atividades esportivas como ginástica, dança senior, caminhada e jogos como baralho, dominó e outros. (Fonte: PMC)

“Dia Mundial da Caminhada” acontecerá em Caraguá

Caraguatatuba - Nesta sexta-feira, 7 de setembro, acontecerá em Caraguá o “Dia Mundial da Caminhada”. O evento de caráter nacional, visa a integração dos cidadãos pessoas de todas as idades e em todas as cidades do Brasil. A saída acontecerá às 9h em frente da Praça de Eventos de Caraguá, no centro da cidade, com retorno previsto para acontecer na Praia do Camaroeiro.
O evento tem a organização da Secretaria de Esportes e Turismo e do Governo do Estado, Ministério da Cultura, Organização Mundial da Saúde, com o apoio da DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), Universidade da Água, Embratur, além da Sport For All Trim e Fitness Internacional e Rede Terra. (Fonte: PMC)

Grupo de Escoteiros realizará Acampamento Modelo em Caraguá
Evento vai arrecadar materiais de construção para a reforma da Casa da Criança. Demonstrações de atividades e jogos prometem chamar atenção na Praça de Eventos durante três dias de acampamento.

Caraguatatuba - O grupo de Escoteiros Caraguatá fará um Acampamento Modelo na Praia do Centro de Caraguá no feriado de 12 de outubro. Cerca de 50 crianças, além de pais e familiares irão participar do evento que terá demonstração de atividades e jogos durante os dias 12, 13 e 14 de outubro na Praça de Eventos. O evento será realizado, pela primeira vez em Caraguá, em uma área de 50m. O Grupo Caraguatá estará fazendo uma campanha para arrecadar donativos para a Casa do Menor, cuja sede precisa de uma reforma em toda a sua estrutura, além de divulgar o escotismo durante o acampamento. O arquiteto, presidente do grupo Sérgio Augusto Garcia, que está dando toda assistência técnica para a Casa do Menor, explicou que a reforma precisa ser feita com urgência e que para isso o Grupo Caraguatá com o apoio do Rotary Clube e da Prefeitura Municipal de Caraguá, estará recebendo doações de todo tipo de material de construção.
O evento pretende fazer uma demonstração das atividades dos escoteiros. Para isso diversas barracas de lona e de bambu terão fogão feito com barro e bambú, mesa, cadeira e outros objetos feitos artesanalmente, alguns serão construídos durante o evento. Outra curiosidade do evento é o canto do lenhador, onde ficam a lenha e as ferramentas utilizadas pelos escoteiros. O visitante poderá conhecer ainda o processo de armazenamento e separação do lixo, o cardápio dos escoteiros, incluindo produção de pães ao vivo e brincadeiras, como o jogo do kin, por exemplo, usado no escotismo para desenvolver a atenção, o estado de alerta e cidadania. Os escoteiros também farão uma demonstração de sinalização usada em trilhas e também do Fogo do Conselho, em que os participantes ficam ao redor da fogueira e cada patrulha (divisão dos escoteiros por grupos) e fazem apresentações de teatro, canto ou dança. Muitos outros jogos e atividades serão demonstrados pelos escoteiros durante o evento. O visitante poderá inclusive participar de alguns deles.
O Grupo Caraguatá participará também do Encontro de Lobinhos nos dias 6 e 7 em Guaratinguetá. Para participar do Grupo de Escoteiros Caraguatatá basta se inscrever na sede que fica na Av. dos Ingleses, nº 421, Santa Marina. A mensalidade é de R$ 10,00 e a taxa anual de R$ 20,00. As aulas acontecem aos sábados das 14h30 as 17 horas. O telefone para contato é 423-6266. (Fonte: PMC)

Fundacc abre inscrições para oficina de pintura a óleo

Caraguatatuba - A artista plástica Van M.Duarte estará ministrando de 15 de outubro a 17 de dezembro de 2001, uma Oficina de Pintura em óleo obre tela na Fundacc, num total de 40 horas/aula.
As aulas acontecerão nas segundas, terças, e sextas-feiras, em três períodos.As vagas são limitadas, sendo somente quatro alunos por horário.
Ao final da Oficina a artista realizará uma exposição com os alunos na Fundacc. Segundo a artista, a oficina custará R$ 30,00 que poderão ser pagas em duas parcelas.
Mais informações na Fundacc (12) 38839770 /4225231.
A artista - Van M.Duarte tem trabalhos em exposição na Fundacc até o dia 12 de outubro, prorrogando o período previsto para sua mostra. São obras mostrando um pouco de cada estilo, como casarios, paisagens, marinhas, florais e nus. Van M. Duarte, é publicitária e terapeuta holística, e em São José dos Campos, ministrava aulas de pintura em seu ateliê. Estudou com grandes mestres da pintura. Atualmente está residindo em Caraguatatuba. Suas obras em óleo sobre tela, indicam a flexibilidade da artista, que mostra telas abstratas, acadêmicas, e impressionismo moderno. Há seis anos na área de artes plásticas, a artista já expôs no Shopping Colinas, Shopping Center Vale SJC e em Obras Assistenciais.
Quem quiser conhecer suas obras podem visitar a exposição no período das 9 às 21 horas.A Fundacc fica na Rua Santa Cruz, 396 no centro. (Fonte: PMC)

Poetas e contistas participam de Concurso Literário

Caraguatatuba - A Fundacc promove através da Comissão Municipal Setorial de Literatura, o 1º Concurso de Poesias Contos e Crônicas de Caraguatatuba, com o objetivo de incentivar a produção cultural, valorizando a criatividade, sensibilidade e potencial artístico da comunidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de novembro de 2001 na Fundacc. A intenção da Comissão de Literatura é editar um livro com os trabalhos que forem selecionados. Mais informações na Fundacc- Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba - Rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones (12) 38839770 / 4225231. (Fonte: PMC)

24ª exposição de orquídeas acontece em Caraguá

Local: Setur - Caraguatatuba
Data: 11 a 14 de outubro - abertura dia 11, às 20h30

Será realizada em Caraguatatuba, de 11 a 14 de outubro, a 24ª exposição de orquídeas, da AOLN - Associação de Orquidófilos do Litoral Norte. O evento, que trará expositores de várias regiões como Belo Horizonte (MG), São José dos Campos, Pindamonhangaba, Assis, São Vicente, Guarujá, entre outros, estará mostrando diferentes tipos de orquídeas que a cada ano encantam os visitantes pelas cores e beleza das plantas.
A Associação foi fundada em Caraguatatuba em 1978 e desde então vem realizando anualmente a exposição de plantas. Com cerca de 20 associados atuantes, a AOLN estará abrindo a exposição na Quinta-feira, 11 de outubro, às 20h30, no salão de exposições da Setur - Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba. (Fonte: PMC)

Fim de Semana de esportes foi agitado em Caraguá

Caraguatatuba - Caraguatatuba teve um final de semana com muita atração no meio esportivo. No Domingo, foram disputadas várias partidas válidas pelo Campeonato de Futebol Amador, entre elas o confronto entre o E.C Cruz de Malta e o Rio do Ouro. O Malta venceu por 5 x 2 com gols de Hélio(2), Édson, Marcos e Benedito. Já o outro time marcou dois com Valdeir e Fábio.
As partidas foram realizadas no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) e contou também com as vitórias do “Jaraguazinho” sobre o E.C Brasília , e do E.C Pegorelli contra o Fluminense F.C . Estas equipes ganharam de seus adversários por 2 x 0. Os gols do Pegorelli foram marcados por Valter enquanto que Alex e Valdemir fizeram para o Jaraguazinho.
No campo do Indaiá F.C, o Barcelona perdeu para o Estrela do Morro por 6 x 1 enquanto que o União do Litoral venceu o AF Santa Cruz por 3 x 0. Jackson fez o gol de honra para o Barcelona e Kléber (3), Valdeir (2) e Pedrinho balançaram as redes do seu oponente. Já o União marcou com Orlando, Marcelo e Cassio.
Hoje às 20h30 jogam E.C. Cruz de Malta, pela chave A (Primeira Divisão), enquanto Augusto Velloso e A.A Corinthians se enfrentam pela Segunda Fase, da Segunda Divisão do Campeonato. (Fonte: PMC)



Publicidade Alphamarina


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor