Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 04 de abril de 2001 - Nº 264 Arquivo
Maré Hotel de Ubatuba
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Prefeitura não fiscaliza a Petrobras
Montoro fala de turismo em Caraguatatuba
Congresso Estadual de Enfermagem acontece em Caraguatatuba
Praiamar inaugura nova linha
Caraguá recebe importantes obras no aniversário da cidade
Projeto de informatização terá início nas escolas municipais
O caiçara pescador como tema
Vem aí a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas


Prefeitura não fiscaliza a Petrobras

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), admitiu ontem que a prefeitura não tem poder para fiscalizar o cumprimento das exigências impostas à Petrobras para a renovação da licença ambiental do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso), concedida pelo Condurb (Conselho de Arquitetura e Desenvolvimento) em dezembro.
Uma das condições impostas pelo conselho foi a elaboração de um plano de contenção contra vazamentos de óleo.
O plano deveria ser debatido em janeiro, mas, segundo o Sindpetro (Sindicato dos Petroleiros, nenhuma proposta foi apresentada até hoje.
Julião disse que a prefeitura não tem nenhum documento que comprove a renovação da licença e que, legalmente, a estatal ainda tem sua atividade regulada pela antiga licença ambiental.
O prefeito encaminhou um requerimento que pede ao ex-secretário do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego, que acompanhou as reuniões que aprovaram a renovação da licença, encaminhe dos documentos.
O prefeito disse que, se as atas "não aparecerem", vai à Justiça.
"Os conselheiros alegaram que as atas haviam sido registradas em disquete e que não estavam disponíveis", disse Julião. (Fonte: Folha Vale)

Montoro fala de turismo em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O vereador Ricardo Montoro (PSDB-SP) vai falar sobre "O Turismo como fonte de renda para o município", amanhã, dia 4 de abril, no 28º Congresso Nacional de Vereadores André Franco Montoro, que está sendo realizado no Ilha Morena Praia Hotel, em Caraguatatuba.
O desenvolvimento do turismo é um dos pontos que o vereador de Sâo Paulo tem como prioritário neste seu primeiro mandato. Ricardo integra, na Câmara Municipal de Sâo Paulo, a Comissão Extraordinária de Apoio ao desenvolvimento do Turismo, Lazer e da Gastronomia.
Mais informações pelo telefone: (11) 99 77 07 83 com Vanice Assaz - assessoria de imprensa ou pelo e-mail vassaz@uol.com.br

Congresso Estadual de Enfermagem acontece em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Ilha Morena Praia Hotel de Caraguatatuba sediará nos dias 6, 7 e 8 de abril o I Congresso Estadual dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de São Paulo “A Enfermagem do Século XXI e sua importância”. Serão discutidos no evento os seguintes temas: “Sistema COFEN/COREN’s, Projeto de Lei nº 120/99”, por Gilberto Linhares Teixeira, presidente do COFEN; “Organizações Sociais”, por Eliane Cruz, presidente da CNTSS que fará palestra e oficina de trabalho; “Redescobrindo Valores”, por Sérgio Luz, conselheiro gestor do hospital São Camilo, conselheiro do COREN-SP e diretor do editorial da revista Nursing; “Polivalência e a Especialização dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem: Formação e Mercado de Trabalho, com a Enfermeira Vanderli de O Dutra, vice-presidente do COREN - SP e coordenadora da Câmara de Ensino Médio do COREN -SP; e, “O Papel dos Profissionais do Nível Médio nas Comissões de Ética de Enfermagem - CEE’S”, com a Enfermeira Rita de Cássia Chamma, coordenadora das Comissões de Ética de Enfermagem - CEE’s do Estado de São Paulo e conselheira do COREN - SP. O evento terá início às 8h30 com entrega do material; às 9h30 terá uma sessão solene de abertura, e às 10h30 começam as palestras. (Fonte: PMC)

Praiamar inaugura nova linha

Caraguatatuba - A Praiamar Transportes, empresa responsável pelo transporte urbano em Caragutatuba iniciará uma nova linha de ônibus no município à partir do dia 16 de abril. Trata-se da linha Gaivotas Olaria via Martim de Sá e Rodoviária. A nova linha foi solicitada pelo de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva e prontamente atendida pelo diretor da Praiamar, Marcelo Augusto Pereira. O prefeito Antonio Carlos da Silva vai inaugurar a nova linha de ônibus da Praiamar, percorrendo todo o trecho. A nova linha começará a circular às 7h50 do dia 16 de abril. A Praiamar Transportes passará a contar com 20 linhas no município, atendendo com um total de 52 ônibus, sendo oito deles recém adquiridos pela empresa. (Fonte: PMC)

Caraguá recebe importantes obras no aniversário da cidade

Caraguatatuba - A cidade estará comemorando o seu 144º aniversário de emancipação política administrativa com a inauguração de mais de dez obras no município, entre escolas, creches, pavimentações de ruas, pontes, um distrito policial e um novo entreposto de pesca. Obras de grande importância para a população.
No dia 16 de abril, às 17 horas, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, fará a inauguração da EMEF “Prof. Geraldo de Lima”, no Perequê Mirim. A obra compreende um total de 1.613 m2 de área, onde foram realizadas reformas e uma nova construção. No mesmo dia, às 19 horas a prefeitura do município inaugurará o CIEFI “Prof. Lucio Jacinto dos Santos”, no bairro Tinga, que recebeu uma nova escola, construída em uma área equivalente a 1.545 m2. No dia 17, às 11 horas será inaugurado pela Prefeitura Municipal o Entreposto de Pesca “Venício Ezequiel dos Santos”, no bairro Porto Novo. O Entreposto foi construído em uma área de 299 m2, desapropriada pela prefeitura.
No dia 18, às 10 horas, será inaugurado o Alojamento “Oswaldo Luiz de Mello” no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. A área da construção é eqüivalente a 810 m2. Às 16 horas do mesmo dia será inaugurada a Creche “Profª Ester Nunes de Souza”, no Sertão dos Tourinhos. Para concluir a obra o antigo prédio foi totalmente reformado e ampliado, totalizando um área relativa a 538 m2. No dia 19, a administração de Caraguá inaugurará o CIEFI Profª Aida de Almeida Castro Grazioli”, no bairro Rio do Ouro. A escola foi construída em uma área correspondente a 1.958 m2. Logo em seguida, inaugura-se a Creche Profª Honorina Pacheco Correa, também no bairro Rio do Ouro. A creche foi construída em uma área de 1.416 m2. No dia 20, às 11h30, será inaugurado o 1º Distrito Policial. A obra foi concluída em área da prefeitura no bairro Porto Novo. O prédio foi totalmente reformado para a construção do novo distrito policial da cidade, que contava até agora com uma Delegacia de Polícia. Além da reforma de uma área correspondente a 222,42 m2, o prédio onde funcionava a escola, ganhou mais uma área de construção correspondente a 135,46 m2. No prédio onde foi construído o 1º Distrito Policial, funcionava a EMEI Porto Novo, Escola Municipal de Educação Infantil, na O endereço do Distrito Policial é Av. José Herculano, Porto Novo.
Às 16 horas, será inaugurado o CIEFI “Prof. Oswaldo Ferreira” no bairro Casa Branca, que ganhou com isso mais uma obra de grande importância para seus moradores. A obra soma 1.837 m2. Além disso foram pavimentadas várias ruas no bairro, totalizando 11.850 m2. O bairro Casa Branca também receberá 85 casa populares, o que totaliza 2.915 m2. Os moradores do bairro Olaria também poderão comemorar com a inauguração de pontes e a pavimentação de diversas ruas, com um total de 28.262 m2. (Fonte: PMC)

Projeto de informatização terá início nas escolas municipais

Caraguatatuba - A Secretaria de Educação vai apresentar nesta quinta feira, dia 5, às 19 horas, na Fundacc - Fundação Cultural de Caraguatatuba, o projeto de informatização nas escolas. O projeto começou a ser realizado em janeiro deste ano, com a implantação do sistema de administração escolar. E agora, terá continuidade com a informatização na sala de aula, ou seja, o professor poderá usar a informática como mais um meio de aplicar suas aulas. O Prefeito Antonio Carlos da Silva, a Secretária de Educação, Roseli Morilla Batista dos Santos; diretores de escolas, educadores e professores estarão presentes. O objetivo da reunião é mostrar a todos qual a metodologia a ser usada em sala de aula e de que forma poderá ser explorado o novo sistema de informatização.
No dia, estarão disponíveis computadores com software e demonstrativos de aplicativos que serão utilizados nas escolas, além de monitores auxiliando a todos. Para dar início ao sistema de informatização na sala de aula, foram contratados 26 estagiários, que irão atuar como monitores nos laboratórios de informática da rede municipal de ensino. Os estagiários estão em treinamento até sexta-feira, dia 6. Os professores também receberão treinamento para aprender a desenvolver a nova possibilidade como material didático, utilizado nos laboratórios de informática e em sala de aula. Segundo o coordenador do projeto de informatização nas escolas o objetivo é utilizar o computador como ferramenta de apoio pedagógico. (Fonte: PMC)

O caiçara pescador como tema

Caraguatatuba - Dando continuidade ao projeto, a Fundacc pesquisa agora um novo tema, o pescador, o caiçara, com suas histórias de vida que se mesclam com o passado da cidade, onde o progresso chega e com ele a tecnologia, modificando o dia-a-dia da comunidade pesqueira. À esposa do pescador foi dedicado um grande destaque; seus afazeres enquanto o marido vai para o mar, as receitas, remédios, crendices e benzimentos que são transmitidos a cada geração pelas mulheres da família.
Foram ouvidos pescadores de três comunidades de pescadores artesanais; no Porto Novo, região sul da cidade; no camaroeiro, região central e no norte, na praia de Massaguaçu. Foram colhidos depoimentos de 30 pescadores juntamente a suas esposas.
As festas tradicionais, as festas familiares regadas a muitos frutos do mar, as parteiras, as grandes pescarias foram registradas, assim como as tempestades em alto mar. Muitas lembranças foram trazidas à tona, contando um passado muito feliz dessas famílias, onde havia muita fartura de peixe, o mar era limpo, todos respeitavam as leis da natureza e viviam em harmonia.
Hoje eles apontam a escassez dos peixes devido à pesca em período de defeso, que vem sendo realizada na maioria das vezes pelas grandes embarcações de arrasto, que atualmente pescam toneladas, e acabam jogando no mar os peixes miúdos já mortos, alterando o ciclo natural da vida marinha.
Hoje, apesar das dificuldades, os pescadores estão procurando de organizar e juntos realizarem alguns projetos interessantes, como a Ong ACAJÚ -Associação Caiçara Juqueriquerê, que estão lutando para melhorar as condições do rio e da comunidade ribeirinha, e o Cultivo de Mexilhões, na praia da Cocanha, onde uma Associação de pescadores trabalha em conjunto.
Os depoimentos continuam e a Fundacc promete entregar à comunidade o livro “Pescadores de Caraguatatuba: Estórias e Histórias” durante as festividades dos 144 Anos de Emancipação-Político-Administrativa de Caraguatatuba, no dia 18 de abril, no Centro Cultural Maristela de Oliveira, às 20h, com a participação de todos os pescadores entrevistados.
Segundo Eloíza Aparecida A. A. de Oliveira, Presidente da Fundacc, o maior objetivo deste projeto é estar reunindo através dos depoimentos, uma parcela da tradição oral caiçara e suas curiosidades "Assim deixamos para as gerações futuras, um pouco da história da nossa gente" comenta a presidente. Para essa segunda pesquisa do "Recontando Caraguá", o projeto conta com a documentação fotográfica da jornalista Adriana Coutinho, e imagens de Fernando Braun. (Fonte: PMC)

Vem aí a 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas

Caraguatatuba - A Setur-Secretaria de Turismo e Fomento de Caraguatatuba está apoiando a realização da 3ª Etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas no município. A realização será feita em parceria com a Federação Aquática Paulista. A etapa do campeonato que seria realizada em Ibiúna, interior de São Paulo, irá acontecer no dia 8 de abril na Praia da Cocanha, às 8 horas, com com três provas a serem disputadas: 1, 2 e 3 km. . Segundo Igor de Souza, árbitro geral do campeonato, esta competição é considerada uma das maiores da América Latina por reunir grande número de atletas participantes. Para se ter uma idéia 840 atletas de mais 70 equipes vindas do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Espírito Santo estarão disputando a etapa em Caraguatatuba. A competição contará com a presença de grandes nadadores, como Glauco Rangel, campeão em 1998 e 1999 da Maratona Interamericana realizada no México; Regis Benevente, 3º lugar no Sul Americano Argentino de 2001 e Fabiana Uivari, convocada para o campeonato Mundial de Maratonas, que acontecerá em julho deste ano, no Japão,. Caraguá irá sediar ainda a última etapa do Campeonato Paulista em outubro na Martim de Sá. (Fonte: PMC)


Litoral Virtual

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor