Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 04 de junho de 2001 - Nº 305 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Prefeitura planeja o desenvolvimento de Ubatuba
Avenida Thomaz Galhardo terá ciclovia
Prefeitura adota programa para redução de energia
“Hotel Cabeça de Boi” assume ruínas da Lagoinha
Agenda da Fundart
Valmir revoluciona Câmara de Caraguá em 5 meses
Criança vê o pai morrer e é baleada no peito
Comerciante é assassinado em Caraguá
XV de Caraguá fica em nono lugar


Prefeitura planeja o desenvolvimento de Ubatuba

Ubatuba - O SEBRAE/SP, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, Universidade de Campinas (Unicamp) e Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU) realizou na última terça-feira, 29, o Seminário do Programa de Desenvolvimento Local, no auditório da escola Padre José de Anchieta e contou com a presença de autoridades, empresários, associações de bairros e entidades de classes. O seminário buscou discussões entre segmentos organizados da sociedade para a indicação de ações estratégicas para o desenvolvimento.
Na solenidade de abertura, o assessor de Assuntos Externos da Prefeitura, Pedro Paulo Teixeira Pinto, representando o prefeito de Ubatuba Paulo Ramos (PFL) falou da importância da cidade ter dados fundamentados para o seu desenvolvimento. “O planejamento e a regionalização são fundamentais para o desenvolvimento como um todo. Sozinho ninguém faz nada”, acredita Teixeira. O prefeito Paulo Ramos acredita que esta nova mentalidade da administração, buscando parcerias e o desenvolvimento de ações estratégicas, são fundamentais para o desenvolvimento organizado. “ Nossa administração está buscando uma nova fase para Ubatuba, buscando profissionalismo e ações definidas através de planejamento estratégicos, da participação de todos através de seminários, encontros. Se não planejarmos não teremos resultados concretos”, acredita Ramos.
Na parte da manhã foi exibido um filme institucional do Sebrae/SP e logo após foram ministradas palestras pela gerente do Sebrae/Litoral Norte, Clorinda Elói e pelo professor da Unicamp, Dr. Miguel Juan Bacic. No período da tarde formaram-se grupos temáticos onde os assuntos abordados foram turismo, agro-negócios (pesca e maricultura), artesanato e desenvolvimento turístico, que discutiram ações e propostas individuais e regionais, que serão levadas ao seminário regional do Litoral Norte, que ocorrerá entre junho e julho deste ano.
Planejamento da Pesca discute estratégias para o setor
A secretaria de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura de Ubatuba finalizou na última quarta-feira, 30, as discussões sobre o Planejamento Estratégico dos Negócios da Pesca Artesanal, Maricultura e Turismo Náutico. A primeira etapa, realizada no dia 9 de maio, apresentou problemas nas áreas de organização, infra-estrutura, financiamento, fiscalização, comercialização, legislação e poluição. As discussões aconteceram no Campus da Unitau, no Itaguá
A segunda etapa contou com cerca de 60 participantes, incluindo pescadores, maricultores e representantes do Instituto de Pesca, Instituto Oceanográfico (USP), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ACATI (Coordenadoria de Assitência Técnica Integrada), Amesp (Associação dos Maricultores do Litoral Norte), Colônia dos Pescadores e Projeto Tamar. Foram formados grupos onde técnicos e pescadores apresentaram propostas para os problemas levantados desde a primeira fase.
Para o secretário municipal de agricultura, engenheiro agrônomo Antônio Marchiori, essas discussões promovem a ampliação de horizontes para pescadores e técnicos. “ Sem planejar não faremos nada. As discussões mostram que a pesca é uma atividade importante e que as ações são necessárias para os problemas de hoje”, acredita Marchiori. Ainda segundo o secretário a participação de pescadores só não foi maior porque muitos estavam preparando seus barcos para a abertura do final do defeso do camarão, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 1º de junho.
Dos problemas abordados no planejamento, a secretaria de Agricultura já priorizou algumas ações como os problemas enfrentados com a comercialização dos pescados, a falta de infra-estrutura para armazenamento e desembarque dos produtos e a organização do setor como um todo.
Durante os trabalhos da segunda fase, a Sociedade dos Pescadores Artesanais e Profissionais do Perequê-Açu distribuiu um panfleto parabenizando a iniciativa da Administração: “Nós, da Sociedade dos Pescadores Artesanais e Profissionais do Perequê-Açu, só temos que parabenizar esta Administração Municipal pela iniciativa através da Secretaria de Agricultura e Pesca em promover o “Planejamento Estratégico”, que proporciona a nós pescadores a oportunidade de participar dos rumos que esta administração tem em benefício do setor pesqueiro em Ubatuba. Já na primeira etapa das palestras muito aprendemos com os técnicos, que muito estudam em encontrar alternativas que nos vem beneficiar num futuro próximo, melhorar as nossas atuais condições, sem comprometer as gerações futuras também é nosso propósito, por isso agradecidos estamos aqui participando na expectativa do desenvolvimento do setor”.
No mês de março, a secretaria de Agricultura realizou no Núcleo Picinguaba o encontro sobre Planejamento Estratégico dos Agronegócios da Agricultura Familiar de Ubatuba e Região da Mata Atlântica, onde reuniu cerca de 130 participantes. PMU. (Fonte: ACS-PMU)

Avenida Thomaz Galhardo terá ciclovia

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba está estudando e discutindo a construção de uma ciclovia de 1520 metros na avenida professor Thomaz Galhardo. Segundo dados do Serviço Municipal de Trânsito, em um único dia passam pelo entroncamento das avenidas Rio Grande do Sul com professor Thomaz Galhardo cerca de 14 mil bicicletas, conforme pesquisa realizada, das 7 às 19 horas.
No projeto, a ciclovia será construída na margem esquerda da avenida (sentido bairro-centro) e terá 2,20 metros de largura. Para a execução do projeto serão retirados apenas 600 metros de estacionamento do trevo até a avenida Iperoig, já que o restante já é impedido Na mão direita da avenida não haverá alterações quanto ao estacionamento, embarque e desembarque de passageiros de ônibus e pontos de táxis.
Na quarta-feira, 30, o Serviço Municipal de Trânsito esteve apresentando o projeto da ciclovia para representantes de 18 associações de bairros, como a do Jardim Carolina, Morro das Moças, Silop, Umuarama, Parque dos Ministérios e outras que diretamente utilizam a Thomas Galhardo todos os dias.
O Serviço de Trânsito esteve reunido na quinta-feira, 31, com a Associação Comercial e Industrial de Ubatuba onde apresentou detalhes técnicos da obra a cerca de 70 pessoas, entre comerciantes e representantes de associações de bairros. Dentre as propostas apresentadas pelos comerciantes para a Prefeitura está a redução do passeio (calçada) que será estudada pela secretaria de Arquitetura e Urbanismo. Para o chefe do Serviço de Trânsito, Douglas Libertti Incao, a construção da ciclovia significa segurança. “Essa obra repercutirá em segurança para nosso ciclistas. Precisamos criar na Thomaz Galhardo um espaço para eles antes que aconteça algum acidente de grandes proporções. Queremos harmonizar motorista, bicicleta e pedestre”, explica Incao. Junto as escolas estarão trabalhando a conscientização da importância do uso da ciclovia.
“Trânsito Legal” - O Serviço de Trânsito está desenvolvendo a campanha de trânsito unificada, buscando envolvimento de várias entidades na conscientização da utilização correta da bicicleta no trânsito. Intitulada “Respeitar o Trânsito é Legal”, busca reforçar o aspecto educacional, mudanças de hábitos e disciplinar o trânsito de ciclistas e também de motoristas e pedestres. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura adota programa para redução de energia

Ubatuba - O Prefeito Paulo Ramos (PFL) esteve reunido com técnicos da Elektro, concessionária de energia elétrica de Ubatuba, onde decidiu-se o plano de racionamento da iluminação pública do município, que tem como meta a redução de 35%, exigida pelo Governo Federal. Também estiveram na reunião o vice-Prefeito Moralino Valim (PMDB), o secretário de Obras, Andrade Henrique, o secretário de Finanças, Luiz Nunes e o secretário de Administração, Luiz Marino Jacob. A Elektro já havia começado o corte parcial de iluminação na cidade nas avenidas Maria Alves e Thomaz Galhardo e não contava com um plano mútuo com a Prefeitura, que também já conta com os cortes nos belvederes do município.
Para obter-se a meta mínima de 35%, a proposta aprovada em reunião foi compensatória com o desligamento de 50% das lâmpadas públicas em toda a cidade, já que será preservada a iluminação em pontos de ônibus, escolas, delegacias, hospitais, igrejas e locais de grande concentração de pessoas. Esse desligamento será feito intercalado, ou seja, lâmpada sim, outra não. A Prefeitura, através da secretaria de Obras, será responsável pelo corte de 50% da iluminação das praças, luzes ornamentais e todas aquelas que não estiverem nos postes da Elektro. Na rodovia BR-101 foi decidido que a Elektro desligará todo o lado direito, no sentido Caraguá-Ubatuba, garantindo maior iluminação e segurança para o trânsito de bicicletas, segundo os técnicos da concessionária.
A partir da próxima segunda-feira, 4, o expediente da Prefeitura será alterado e o funcionalismo terá 1 hora a menos de almoço, saindo 1 hora mais cedo, para a redução de consumo de energia. O expediente será das 8 às 12h e das 13 às 17h. A secretaria de Saúde estará trabalhando em dois turnos, das 7 às 16h e das 8 às 17h. O secretário de Administração anunciou a implantação do “Programa de Redução de Energia Elétrica Municipal”, que será desenvolvido nos prédios públicos e também em áreas externas. O Programa contará com uma equipe técnica que fará a implantação das medidas internas e externas de racionamento. Estará identificando os desperdícios mais evidentes, revisando toda a rede elétrica, redimensionando luminárias e equipamentos, entre muitas outras medidas.
O engenheiro da Elektro, Carlos Lio, anunciou que existem cerca de 8 mil lâmpadas públicas em Ubatuba com potências de 400, 250 e 80 quilowatts/hora que custam mensalmente à Administração Pública cerca de R$56 mil, com um consumo de cerca 450 quilowatts/hora. “A meta de consumo com o racionamento é de 292 quilowatts/hora, que reduzirá a conta para cerca de R$ 36 mil”, explicou Lio. Segundo a Elektro, após a execução do corte em toda a cidade haverá a manutenção intensa com limpeza de todas as luminárias e maior rapidez na troca de lâmpadas queimadas. O prazo para que a Elektro conclua o plano de racionamento é de até o final de junho. Os postes que fizerem parte do racionamento terão a identificação da Elektro com a letra “R”, pintada em amarelo.
No final da reunião, o prefeito Paulo Ramos acertou com a equipe técnica da concessionária a poda de todas as árvores do município. A parceria será através da secretaria de Obras que contará com a equipe de eletricistas da Elektro. (Fonte: ACS-PMU)

“Hotel Cabeça de Boi” assume ruínas da Lagoinha

Ubatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Fundart, assinou convênio com o Hotel “Cabeça de Boi”, para que o mesmo assuma a manutenção das ruínas da Lagoinha por tempo indeterminado. Esta autorização já existia mas foi cancelada. A reativação permite à empresa projetos de paisagismo e infra-estrutura para atendimento e conforto de turistas e visitantes visando a conservação da área.
São 2.400 m2 de área do antigo engenho da Fazenda Bom Retiro da Lagoinha do Município de Ubatuba, cujas ruínas foram tombadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - CONDEPHAAT em 16 de dezembro de 1985. Foi classificado como engenho devido ao grande aqueduto existente e ao que restou das instalações de uma roda d´agua.
Flávio Girão, presidente da Fundart está confiante na parceria pois permitirá a manutenção de um patrimônio público com toda segurança.
Gustavo Arraes, proprietário do “Hotel Cabeça de Boi”, diz que seu hotel construído há mais de 8 anos e com 34 chalés, tem o maior interesse em voltar a ser responsável pela manutenção do patrimônio. “ Pretendemos inclusive convidar os moradores da região da Lagoinha para encaminhar peças de valor histórico para que possamos construir um museu junto às ruínas. Desde já estaremos à postos para receber doações para a constituição desse museu que vai valorizar o bairro e transformar-se em mais uma atração turística”, finaliza. (Fonte: Fundart)

Agenda da Fundart

Ubatuba - Confira aqui a agenda da Fundação de Arte de Ubatuba:
05/06 - terça-feira - 17:30 horas - Reunião do Grupo Setorial de Literatura, no Sobradão do Porto
07/06 - quinta-feira - 19 horas - Reunião do Grupo Setorial de Artesanato, no Sobradão do Porto
15/06 - sexta-feira - termina o prazo para os sócios da Biblitoteca Municipal devolverem os livros em atraso, sem a necessidade do pagamento da multa
18/06 - segunda-feira - terminam as inscrições para o Concurso Rainha dos Pescadores 2001. As fichas de inscrição podem ser retiradas na portaria da FUNDART.
19/06 - terça-feira - 17 horas - Reunião do Grupo Setorial de História e Geografia de Ubatuba, no Sobradão do Porto. (Fonte: Fundart)

Valmir revoluciona Câmara de Caraguá em 5 meses

Caraguatatuba - Desde que assumiu a presidência Câmara Municipal de Caraguatatuba, em janeiro deste ano, no seu terceiro mandato, o Vereador Valmir Gonçalves, mais conhecido como "Valmir da Colônia", revolucionou o dia-a-dia do Legislativo do município, através de suas idéias, portarias e projetos de resolução. Com Valmir na presidência, o Parlamento da cidade ganhou mais dinamismo.
O poder de veto das Comissões Permanentes foi a primeira atitude de Valmir como presidente do Legislativo em Caraguatatuba. Anterior a aprovação da Resolução, as comissões davam seus pareceres que não tinham força ou eficácia alguma, deixando ao sabor do plenário a decisão de aprovar um projeto inconstitucional.
A idéia de franquear debates políticos-partidários quando a pauta estiver ociosa também é idéia do atual presidente da Câmara, que com isso quer fortalecer as discussões sobre os assuntos locais e nacionais. Ainda na tese de privilegiar os partidos com representantes no Legislativo, Valmir da Colônia instituiu que em cada projeto discutido em plenário, a primeira palavra será dos líderes dos partidos. Caraguatatuba tem 17 Vereadores de 6 partidos diferentes.
Os estudantes também serão privilegiados no Parlamento de Caraguatatuba. Na primeira terça-feira de cada mês, um grupo de estudantes do Ensino Médio estará visitando as dependências da Câmara, com a oportunidade de assistir a uma sessão ordinária e com isso, conhecer os trâmites e o dia-a-dia do Legislativo. Privilégio também foi dado ao político e o trabalhador, com as sessões solenes que homenagearam a Segurança Pública, a Mulher, o Trabalhador e os ex-Prefeitos e Vereadores.
As dependências da Câmara estão com o seu espaço físico comprometido, devido ao número de funcionários e o volume de serviço diário, que inclui também os gabinetes dos Vereadores com os respectivos assessores. Para resolver isso, está em estudos a desapropriação de uma residência que faz divisa com o prédio do Parlamento, onde serão construídos os gabinetes dos Vereadores, um vestiário e a garagem dos veículos do Legislativo, que hoje conta com 3 carros.
Atualmente há um livro de presença na Câmara, seja para a visita diária ao Vereador, seja nas sessões ordinárias ou solenes, onde cada Vereador sabe quantas pessoas está recebendo diariamente e ao final de cada mês e onde o Parlamento tem ciência de quantas pessoas a visitaram. O atendimento se estende também aos gabinetes, onde funcionários treinados orientam os munícipes até o local desejado.
A informação é outro ponto de destaque na administração de Valmir da Colônia. Instalado há cerca de 3 meses, a Câmara de Caraguatatuba conta com o seu primeiro telefone do tipo 0800, de número 0800-772-1233, que atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 17 horas, anotando reclamações, sugestões e opiniões dos cidadãos.
Segundo Valmir, suas atitudes a frente do Legislativo foram simples, detalhes pequenos que não haviam sido percebidos pelos presidentes anteriores. "Quero dar ao Legislativo o destaque, a importância e o respeito que merece, pois além de independente, somos um dos poderes deste país", disse. Para Gonçalves, o Vereador é o "alicerce, o operário da política brasileira". (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Criança vê o pai morrer e é baleada no peito
Crime aconteceu anteontem à noite em bar no bairro do Ipiranguinha, em Ubatuba

Ubatuba - Uma criança de três anos foi baleada no peito, anteontem à noite, em um bar no Vale do Sol, Ipiranguinha, periferia de Ubatuba, e corre risco de morrer.
Segundo a dona do estabelecimento, que não quis ser identificada, a criança estava no colo da mãe quando foi atingida.
Ela disse à Polícia Militar que um homem desconhecido entrou no bar e pediu um maço de cigarros e uma pinga.
Poucos minutos depois, sacou um revólver e fez vários disparos em direção do pai da criança, Valdemar Alves Gonçalves, 32, que morreu na hora.
Gonçalves foi atingido por um tiro na cabeça. A mãe e a criança estavam ao lado e não tiveram tempo para fugir.
A criança foi socorrida no pronto-socorro municipal de Ubatuba e sofreu uma cirurgia de emergência.
Segundo informações do hospital, o estado de saúde da criança é grave.
A polícia não tem pistas do assassino. Segundo testemunhas, o acusado não havia sido visto antes pelo bairro.
Caraguatatuba - Alessandro Fiore, 27, foi encontrado morto com nove perfurações no corpo pela Polícia Militar na madrugada de ontem, na zona sul de Caraguatatuba.
Segundo a polícia, a vítima foi atingida por cinco tiros na cabeça, dois no tórax, um nas costas e um na nádega.
Foram encontradas ao lado dele uma carteira e uma bicicleta. A vítima era de Mogi das Cruzes.
A polícia disse que o crime pode ter sido execução pelo grande número de perfurações.
Roberto Corrêa, 43, foi baleado com quatro tiros no abdome e tórax por dois desconhecidos, na madrugada de ontem, no bairro Perequê-Açu, em Ubatuba. Ele foi socorrido e levado ao pronto-socorro municipal. Segundo o hospital, Corrêa passa bem. (Fonte: Folha Vale)

Comerciante é assassinado em Caraguá

Caraguatatuba - O comerciante Jesuel Cupaioli, 31 anos, foi morto a tiros na última sexta-feira às 22h em um bar no bairro do Travessão, em Caraguatatuba. Segundo a polícia, ele estava conversando com dois desconhecidos no local quando foi morto.
O bairro é um dos mais violentos do município. A Polícia Militar está "mapeando" os principais pontos de drogas em bares da região sul para tentar diminuir os índices de violência.
A polícia não tem pistas dos criminosos. O caso está sendo investigado pelo SIG (Serviço de Investigações Gerais). (Fonte: ValeParaibano)

XV de Caraguá fica em nono lugar

Caraguatatuba - A segunda partida do XV de Caraguatatuba sob o comando do técnico Nei Amaral resultou em mais uma vitória para a equipe. O XV venceu o Lemense por 2 a 1, em casa.
O novo treinador estreou na equipe do litoral norte ganhando nos pênaltis do Guarulhos. Amaral está no comando do Caraguá há apenas dez dias.
O XV de Caraguá está em nono lugar na classificação da Série B-1 do Campeonato Paulista, com 16 jogos, quatro vitórias e cinco empates. O próximo jogo da equipe é no domingo, contra o EC Osasco, na casa do adversário. (Fonte: Folha Vale)



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Chalés Arco Íris


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor