Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 05 de março de 2001 - Nº 241 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Fim da Temporada: Litoral inova para manter movimento
Desemprego é ameaça iminente
Aeroporto de Ubatuba será ampliado
Ubatuba volta a obter verba para merenda
Fim da temporada tira 400 PMs do Litoral Norte
Prefeitura combate déficit de salas de aula
Campanha de arrecadação foi sucesso
Diocese de Caraguatatuba e a Campanha da Fraternidade 2001


Fim da Temporada: Litoral inova para manter movimento
Prefeituras apostam em marketing direto e pesquisa de feriados com potencial de movimento para manter turistas

Litoral Norte - Um serviço de mala direta para os veranistas com casas na região e uma pesquisa minuciosa dos feriados que poderão levar turistas às praias: estas são as duas novas armas das prefeituras do Litoral Norte para driblar a queda no movimento com o fim da alta temporada de verão.
Este ano o verão foi considerado o melhor dos últimos tempos por comerciantes, hoteleiros e prefeituras.
Para garantir que a presença contínua de turistas nas praias, a Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) identificou 27 cidades do Estado de São Paulo que fazem aniversário no final ou início da semana entre março e novembro.
O presidente da empresa, Luiz Bischof, disse que serão veiculados informes publicitários nestas cidades, convidando os moradores para passar o final de semana prolongado em Ubatuba.
A prefeitura também planeja instalar um serviço de informações gratuitas para os turistas --o sistema 0800-- na centro receptivo turístico da cidade.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) afirma que a meta é divulgar que as atrações de Ubatuba não se resumem às praias, dando uma atenção especial aos passeios que podem ser realizados mesmo com o tempo chuvoso.
CARAGUATATUBA - Em Caraguatatuba, o secretário municipal de Turismo, Salim Burihan, também está com uma programação extensa para ser desenvolvida ao longo do ano.
Segundo ele, eventos tradicionais como Festival do Camarão, Arraiá na Praia e Inverno Quente serão mantidos. Haverá ainda uma programação especial na Semana Santa.
Mas, a maior arma do Turismo, segundo Burihan, é o envio de mala direta aos veranistas, mantendo-os informados sobre a programação existente na cidade.
"Sempre que houver alguma atividade de interesse o nosso veranista saberá com antecedência podendo descer para o litoral e participar do evento."
Burihan cita ainda eventos que têm repercussão nacional, como o Megacycle, confirmado para a agosto e que, além da motos, pode vir a ter exposição de carros e motos antigas, e o Festival de Dança que reúne participantes de pelo menos quatro Estados.
ILHABELA - O setor de esportes é outro que deve ganhar repercussão esse ano com uma etapa do campeonato brasileiro de Vela, Balonismo e Skate.
Essa também deve ser aposta da Secretaria de Turismo de Ilhabela que tem confirmados eventos como as regatas de Vela de Monotipo, Alcatrazes por Boreste, Veleiro de Oceano e Volta a Ilhabela.
O secretário Eduardo Espiaut adiantou que uma das metas do município é apostar no Turismo de Negócios e que para este ano devem ser realizados o Festival de Blues e o Festival de Cinema. "Estamos confiantes na receptividade para esses programas". (Fonte: ValeParaibano)

Desemprego é ameaça iminente

Litoral Norte - O desemprego já ameaça a vida de trabalhadores que, nos últimos três meses, conseguiram uma vaga no comércio do Litoral Norte.
A diretora do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), em Caraguatatuba, Ana Cristina Reis de Souza, estima que pelo menos 60% das 2.500 vagas temporárias criadas no final de 2000 serão extintas a partir de agora.
Segundo ela, diariamente são distribuídas cem senhas para pessoas desempregadas, mas a procura está aumentando desde o final de janeiro. "A tendência é crescer mais com o final da temporada."
Uma das vítimas do emprego de verão é Ana Sueli Camargo, 46 anos.
Ela disse que conseguiu emprego em um supermercado na Praia das Palmeiras por dois meses e no dia 1ª de março foi dispensada. "Preciso de um emprego urgente."
A previsão na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Caraguá) é mais otimista com relação ao movimento no comércio.
A informação da entidade é que nesta temporada houve uma movimentação maior de dinheiro e com isso os comerciantes estão mais propensos a investir em seus estabelecimentos.
A associação calcula que 30% da mão-de-obra usada no período deverá permanecer empregada, principalmente porque a maioria dos feriados este ano cai nos finais de semana e são interessantes para a região.
O presidente da Aciu (Associação Comercial e Industrial de Ubatuba), Josias Baltazar Sabóia também acredita que os setores de comércio e hotéis não vão se desestabilizar neste período de sazonalidade.
Segundo ele, o movimento na cidade superou todas as expectativas com os eventos realizados durante a temporada e o Carnaval.
A estimativa das associações comerciais da região é que pelo menos 1,6 milhão de turistas estiveram no Litoral Norte durante a alta temporada de verão. (Fonte: ValeParaibano)

Aeroporto de Ubatuba será ampliado

Ubatuba - O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) confirmou ontem que o aeroporto de Ubatuba será ampliado e terá capacidade para receber aeronaves comerciais.
As obras de ampliação estão previstas para começar este ano após o encerramento do processo de licitação. O recurso de R$ 1 milhão para a reforma está sendo repassado pelo Estado.
O secretário municipal de Obras, Andrade Henrique dos Santos, disse que a ampliação do aeroporto poderá dar um novo impulso ao turismo na cidade.
Com a ampliação o aeroporto Gastão Madeira vai ganhar um terminal de embarque e desembarque de passageiros construído em uma área de 300 metros quadrados e estacionamento.
A ampliação da pista de pouso é um dos pontos mais importantes dessa reforma porque o aeroporto passa a ter condições de receber aeronaves com até 50 passageiros. A área também vai ganhar uma nova pavimentação.
Segundo Andrade Henrique, hoje, apenas aviões com até 10 passageiros e aeronaves de turismos utilizam o aeroporto da cidade.
O superintendente do Daesp, Dario Rais Lopes, disse que apesar de a obra ser executada e administrada pelo departamento, é necessária a participação da prefeitura nos detalhes como pavimentação externa e calçamento, como ocorre em outras cidades.
CARAGUÁ - Recentemente uma comissão de engenheiros do Instituto de Aviação Civil, Serviço Regional de Proteção ao Vôo e Serviço Regional de Engenheiros vistoriou uma área onde poderá ser instalado o aeroporto regional de Caraguatatuba. O relatório está sendo avaliado pelo Comar (Comando Aéreo), em São Paulo. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba volta a obter verba para merenda

Ubatuba- A Prefeitura de Ubatuba conseguiu retomar os repasses de R$ 35 mil do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escola). A liberação do recurso havia sido cortada devido à falta de informações sobre a aplicação do dinheiro.
A primeira parcela deste ano foi depositada esta semana após o município ter entrado com uma representação no Ministério Público contra o ex-prefeito Zizinho Vigneron (PPS) pela não apresentação das contas de 99-2000.
O secretário municipal de Educação, Corsino Aliste Mezquita disse ainda que havia um questionamento do Ministério da Educação quanto à distribuição da merenda nas escolas e a falta de uma nutricionista na rede municipal.
"Mostramos ao ministério que todas as metas estão sendo seguidas inclusive com a contratação de uma nutricionista", disse Mezquita.
O prefeito Paulo Ramos (PFL) disse que desde o dia 12 de fevereiro, quando tiveram início as aulas na rede municipal, a prefeitura assumiu os custos e responsabilidades de toda a distribuição da merenda para cerca de 20 mil alunos.
Ramos disse ainda que quer mais investimentos para melhorar as estruturas físicas das escolas e mais qualidade para o ensino no município. O ex-prefeito Zizinho Vigneron não foi localizado ontem para comentar o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Fim da temporada tira 400 PMs do Litoral Norte

Caraguatatuba - O Litoral Norte perdeu cerca de 400 policiais militares que integraram a Operação Verão de reforço no policiamento, iniciada em 26 de dezembro.
A redução do efetivo após o término da temporada de verão já preocupa os moradores. A região também está perdendo 20 Bases Móveis.
A PM tem cerca de 400 homens no Litoral Norte e não informa o déficit de policiais na região.
De acordo com o chefe de operações do 20ª Batalhão da PM em São Sebastião, capitão Eduardo Rosmaninho, soldados que estão em formação em Taubaté, devem ser destacados para o litoral. O curso termina este mês.
Embora a PM não tenha estatística das ocorrências durante a Operação Verão, Rosmaninho disse que houve queda no número de crimes mais graves, como homicídios e roubos. Durante o Carnaval foram registradas duas mortes em Ubatuba, 19 flagrantes e 21 pessoas detidas.
O delegado seccional-assistente Eduardo Iasco disse que o policiamento mais ostensivo da PM reduziu as ocorrências de furto em janeiro. Foram 33 este ano contra 39 ano ano passado.
Para o presidente do Conselho de Segurança de Maresias, Lineu Alvim Coelho Júnior, a maior preocupação é com a redução de policiais. "Esperamos que a Secretaria de Segurança Pública mande mais homens." (Fonte: ValeParaibano)

Prefeitura combate déficit de salas de aula

Ubatuba - A secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba está intensificando os trabalhos para que, na próxima semana, todas as crianças estejam dentro das salas de aula. O prefeito Paulo Ramos (PFL) recebeu da administração anterior um déficit de 1200 alunos sem acomodações para estudar. As aulas nas redes municipal e estadual tiveram início no dia 12 de fevereiro.
Para atender a demanda foram construídas 6 salas de aula no Terminal Turístico do Perequê-Açu que estará recebendo 400 alunos. No bairro da Estufa II foi alugado imóvel que irá comportar mais 100 alunos. Ambos os locais estão aguardando móveis que chegarão no começo da próxima semana, para o início do ano letivo. Os alunos terão reposição dos dias perdidos com uma compensação de 30 min/dia a mais de aula.
Hoje a escola municipal Madre Maria da Glória está funcionando em 3 períodos com 2 classes improvisadas nas mesas da merenda, até a construção de mais 2 salas de aula. Escolas da rede estadual cederam 9 salas para a rede municipal. Ainda para este mês de março deverá ser concluída e inaugurada a escola do bairro da Sesmaria, que está em fase de acabamento. No bairro da Estufa II a escola deverá ser inaugurada até julho deste ano. Nos próximos dias deverá acontecer o início das obras das escolas dos bairros do Araribá, Vila Suré e Taquaral. A escola do bairro do Perequê-Açu deverá ter sua conclusão até o final deste ano.
Segundo o secretário de Educação, Corsino Aliste Mezquita, ainda é necessário encontrar soluções para os bairros do Perequê-Mirim, Marafunda, Bela Vista e Ipiranguinha. (Fonte: ACS-PMU)

Campanha de arrecadação foi sucesso

Ubatuba - A campanha de arrecadação de alimentos realizada na quinta-feira, 1, pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com o Circo Spacial encerrou com sucesso absoluto. Foram cerca de 1500 pessoas que tiveram como ingresso 1 quilo de alimento não perecível, o que totalizou cerca de 1,5 toneladas de alimentos que serão distribuídos pela secretaria de Assistência Social às entidades filantrópicas do município.
O Circo Spacial, em parceria com o Fundo, cedeu as 2 sessões, das 19 e das 21h. Para a direção do Circo, participar deste tipo de ação solidária faz parte da política social da administração. A presidente do Fundo Social, Cláudia Regina da Fonseca, ficou muito satisfeita com o resultado apresentado na bilheteria do Circo. “O que observamos foi o comprometimento da cidade com as causas sociais e um grande número de pessoas humildes que colaboraram com a campanha”, disse Cláudia. A campanha contou com a colaboração da esposa do vice-prefeito Solange Nunes Coelho, que é voluntária e auxiliar da presidente do Fundo Social.
Neste sábado, dia 3, O Circo Spacial estará cedendo espaço para um bingo da Santa Casa, que terá como prêmio um carro 0 km. O circo encerra suas apresentações em Ubatuba no próximo domingo, 4, que além da sua programação normal terá como show de despedida o artista cômico Chiquinho do programa da Eliana. (Fonte: ACS-PMU)

Diocese de Caraguatatuba e a Campanha da Fraternidade 2001

Caraguatatuba - A diocese de Caraguatatuba estará promovendo no próximo dia 3 de março, às 19 horas na Catedral Divino Espírito Santo, em Caraguatatuba, a abertura oficial da Campanha da Fraternidade: Vidas Sim, drogas não”.
A proposta para que este momento fosse criado foi a de reunir forças numa ação comunitária e de parceria entre os diversos segmentos da sociedade, desde administradores públicos, polícia civil e militar, presidentes de entidades, Conselhos Municipais e Imprensa.
Dom Frei Fernando Mason, bispo diocesano, disse que é preciso ter cautela ao se falar sobre este assunto, visto a própria situação de violência a que estamos expostos, entretanto, “ faz parte da missão da Igreja encarar a partir das palavras de Jesus Cristo , todas as questões que se referem a vida humana. Não acredito na utilidade do denunciar, mas no “ reunir forças” e neste ítem a Igreja pode contar com a participação de sua comunidade, nos seus numerosos agentes de pastoral, além de ser elo de ligação entre os “homens de boa vontade” fora de seu meio.”
Após a abertura oficial da CF 2001, será celebrada a Santa Missa Nesta data, também comemora-se o aniversário de dois anos de criação da Diocese de Caraguatatuba.


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor