Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 05 de outubro de 2001 - Nº 391 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Delegado envia arma para exame em Campinas
Codivap ouve secretário da Habitação em Ilhabela
Liminar garante obra de pousada
Justiça condena ex-vereador do litoral por "Trem da Alegria"
Cardim nega erro e recorre ao TJ
Caraguá terá diversas ruas pavimentadas
Programa Saúde da Família agora tem dentista
Aterro Sanitário ganha qualidade
Fundart retoma tradição e ação nos bairros
Aniversário e MPB
Arte por um dia
Crochê é renda e terapia
Tau solta o verbo
“Moda Show 2001” acontece em Caraguá
Caraguá sedia torneio de Pesca e Lançamento


Delegado envia arma para exame em Campinas

Caraguatatuba - O delegado seccional de Campinas, Osmar Porcelli, disse que a pistola 9 milímetros encontrada com o grupo morto na terça-feira em Caraguatatuba deverá ser transferida hoje para exame de balística. O pedido foi encaminhado à delegacia seccional do Litoral Norte. A polícia quer saber se é a arma é a mesma usada no assassinato do prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho. Segundo Porcelli, a ação dos quatro policiais com na perseguição ao grupo foi considerada "normal". No confronto, morreram Anderson Bastos, Valmir Conti, Fábio Menengrone e Alessandro Carvalho. (Fonte: ValeParaibano)

Codivap ouve secretário da Habitação em Ilhabela

Ilhabela - O Codivap (Conselho de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) se reúne hoje, a partir das 14h, em Ilhabela para discutir a habitação popular na região. O evento terá a presença do secretário estadual de Habitação, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro e do presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Luiz Antonio Carvalho Pacheco. Alguns prefeitos como Emanuel Fernandes (PSDB), de São José, e José Antônio Fernandes (PSDB), de Areias, também farão palestras sobre o tema. A reunião em Ilhabela é o oitavo encontro do Codivap neste ano. (Fonte: ValeParaibano)

Liminar garante obra de pousada
Decisão evita demolição do prédio, mas a prefeitura continua apontando irregularidades na construção

São Sebastião - O empresário Luiz Carlos Marin, 52 anos, conseguiu liminar na 1º Vara Cível de São Sebastião para impedir a derrubada de uma pousada que está construindo em Maresias, na costa sul, naquele município.
Esse foi o primeiro caso de parecer favorável da Justiça desde que a prefeitura iniciou o processo de demolição de imóveis construídos de forma irregular ou dentro de área de preservação ambiental. A liminar foi concedida pelo juiz Rodrigo César Muller Valente.
O empresário disse que tomou essa medida depois que tratores da prefeitura foram levados no começo da semana para a frente de seu imóvel. "Eles não têm motivo para derrubar minha construção."
OUTRO LADO - Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, desde o início o empresário foi informado sobre a irregularidade e que nenhum maquinário foi levado ao local. A área foi embargada pela Polícia Florestal porque houve corte de árvores sem a devida autorização do DPRN (Departamento de Proteção aos Recursos Naturais).
Outra irregularidade apontada é que a pousada foi construída em um terreno de 900 metros quadrados, quando a lei de uso do solo estipula limite mínimo de 3.000 metros quadrados para aquela área.
A prefeitura assegura ainda que não houve apresentação de nenhum projeto da obra nos setores competentes. A prefeitura vai aguardar o prazo de 10 dias concedido pela Justiça para saber se o empresário vai encaminhar os projetos de acordo com a lei.
TROPICANGA - Desde o início do ano as secretarias do Meio Ambiente e Obras derrubaram 36 imóveis construídos de forma irregular ou em área de preservação.
Em uma tentativa de coibir as invasões, especialmente na costa sul do município, moradores da Vila Tropicanga, em Boiçucanga, se reuniram com representantes da Defesa Civil para discutir uma parceira.
A comunidade não deixa mais ninguém montar barraco e o município se compromete a assentar as 220 famílias que existem no local, providenciando a retirada de outras 15 que estão em área de risco.
O presidente a Associação dos Moradores, Djenal Souza Santos, disse que espera que a parceria dê certo porque entre 96 e 98 conseguiram evitar que novas famílias se instalassem na vila."Perdemos o apoio da prefeitura e isso impediu que continuássemos com o trabalho", afirmou o dirigente, que acredita num desfecho favorável do caso para a comunidade. (Fonte: ValeParaibano)

Justiça condena ex-vereador do litoral por "Trem da Alegria"

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara Cível de São Sebastião, Rodrigo César Muller Valente, julgou parcialmente irregular a contratação de 106 servidores feita pelo então presidente da Câmara, José Cardim de Souza (PPB) em 97.
Atual secretário de Turismo, Esporte e Cultura e vereador licenciado, Cardim foi condenado à perda dos diretos políticos por oito anos, ressarcimento integral dos danos, pagamento de multa equivalente a 10 vezes a remuneração recebida na época e proibição de contratação com o poder público ou recebimento de incentivos. Ele pode recorrer da sentença, que é de primeira instância.
A decisão do juiz é baseada em ação impetrada pelo Ministério Público para anular os atos administrativos com a nomeação de pessoal para cargos em comissão e admissão temporária em 98.
Em janeiro de 97, Cardim encaminhou projeto de resolução criando 106 novas vagas --42 para cargos efetivos e outras 64 em comissão-- sendo que 15 se destinavam a assessores parlamentares. Até então a Câmara tinha 17 funcionários.
Entre os cargos criados estavam os de motorista, vigia, telefonista, assessores, escriturários, serventes, copeiros e operadores de vídeo. Com a manifestação de representantes de entidades de classes, estudantes, MP e vereadores, contra o projeto, o ex-presidente recuou.
Cardim disse que os servidores que já trabalhavam na Câmara por meio da lei 860/92 foram reconduzidos ao cargo e isso foi "mal interpretado" pela Justiça (leia texto nesta página).
O juiz Muller Valente entendeu que houve "flagrante inconstitucional na readmissão dos servidores da Câmara, violando todos os princípios constitucionais inerentes ao erário público".
Para o juiz, o ex-presidente podia impedir as contratações temporárias e comissionadas providenciado processo para a realização de concurso público.
Atualmente a Câmara tem 51 funcionários e muitos cargos como motorista, telefonistas, operadores de vídeo são remanescentes de 97. (Fonte: ValeParaibano)

Cardim nega erro e recorre ao TJ

São Sebastião - O ex-presidente da Câmara e atual secretário de Turismo, Esporte e Cultura de São Sebastião, José Cardim de Souza, disse ontem que teria ocorrido um "equívoco" na interpretação do juiz Rodrigo Muller Valente com relação à contratação de funcionários do Legislativo.
Segundo ele, 29 servidores foram contratados pela Câmara por meio da lei 869/92. Com o projeto de resolução, esses funcionários seriam enquadrados na nova legislação.
"Como houve toda essa polêmica em torno das contratações, o projeto foi abandonado, e aqueles funcionários que já prestavam serviço à Câmara voltaram a ocupar suas funções de acordo com a lei anterior", afirmou.
Cardim disse que não achar justo que ele pague durante dois anos por esses funcionários quando esse ainda é o sistema que funciona na Câmara de São Sebastião. "Não tenho como devolver o que não recebi em toda a minha vida", disse.
A decisão da Justiça é em primeira instância e o ex-presidente disse que já está recorrendo ao Tribunal de Justiça do Estado. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá terá diversas ruas pavimentadas

Caraguatatuba - A Secretaria de Obras de Caraguatatuba estará entregando à população de Caraguatatuba nova ruas pavimentadas nos próximos meses. Estas ruas receberão concretização asfálticas na região central da cidade. Entre elas estão Rua Presciliana de Castilho, Avenida Frei Pacífico Wagner, Rua Teotino Tibiriçá Pimenta, Vital Brasil, Bonifácio de Freitas, José Damazo dos Santos, Cândido Mota, Altino Arantes e Avenida Padre Anchieta Estão nos planos da secretaria também as Ruas Santo Antonio, Guarulhos, Pereira Barreto, Santos Dumont, São Benedito, 9 de julho, Paul Harris, Sebastião Mariano Nepomuceno, Santa Cruz, além da Praça Diógenes Ribeiro de Lima, Rua Major Ayres, Luiz Passos Júnior, Gabriel Quadros e Rua Mogi das Cruzes.
O trevo de Caraguá receberá também uma urbanização com uma área com mais de mil e seiscentos metros quadrados. No total este projeto chega a asfaltar mais de 66 mil quadrados no interior da cidade. (Fonte: PMC)

Programa Saúde da Família agora tem dentista

Ubatuba - Há cerca de 2 meses foi inserido no PSF (Programa Saúde da Família) o atendimento odontológico na equipe do Ipiranguinha. A equipe piloto consiste em um dentista e um auxiliar de consultório dentário. Neste período mais de 500 pessoas foram atendidas e cerca de 1000 procedimentos foram realizados entre restauração, extração e curativo. O bairro do Ipiranguinha tem uma população de cerca de 20 mil pessoas.
O serviço odontológico do PSF funciona às segundas, terças e quintas-feiras com atendimento preventivo e curativo das 7 às 16h, no Posto de Saúde do Ipiranguinha. Às quartas e sextas-feiras a equipe realiza visita domiciliar para cadastramento e classificação do grau de urgência. Os casos mais graves são encaminhados e agendados na hora para o atendimento no Posto de Saúde. A média é de 20 atendimentos e visitas por dia. Periodicamente acontecem, também, palestras preventivas.
A dentista do PSF, Nanci Aparecida Cassador, disse que a população do Ipiranguinha, quase que na sua totalidade, necessita de tratamento dentário. “Esse piloto é para avaliar como vai ser encaminhada a ampliação deste serviço, que prevê um dentista para cada duas equipes do PSF”, afirmou Cassador. A chefe da Saúde Bucal é a dentista Rosa Maria Cassador. O prefeito Paulo Ramos (PFL) aposta nesta iniciativa do PSF para oferecer melhores condições de saúde à população. (Fonte: ACS-PMU)

Aterro Sanitário ganha qualidade

Ubatuba - Na segunda-feira, 1º de outubro, o aterro sanitário de Ubatuba ganhou reforço para a compactação do lixo com a chegada de um rolo compactador pé-de-carneiro da empresa Engeterra, contratada desde 11 de setembro para operação do lixo do município. O rolo compactador é uma máquina que pesa 24 toneladas, possuiu cabine com ar condicionado para o operador e proporciona um aumento de área em cerca de 40%, em relação ao trator esteira que operava no aterro. O investimento da empresa contratada foi de cerca de R$ 500 mil, para a aquisição desta máquina.
A Engeterra disponibilizou para operar no aterro sanitário uma escavadeira hidráulica, um trator de esteira, uma moto niveladora, uma retro escavadeira, dois caminhões basculhantes, um rolo compactador e oito funcionários que trabalham de domingo à domingo. Além dos 40% de otimização da área, há também um ganho de mais 20% em corte de terra realizado pela escavadeira hidráulica, o que antes era feito por uma pá carregadeira. O investimento total da Engeterra ultrapassa R$ 1 milhão.
No início da próxima semana serão instalados drenos para captação de chorume, inclusive com drenos verticais para coleta de gás que será liberado na atmosfera. Na sequência será colocado um tanque para tratamento do chorume. O prefeito Paulo Ramos (PFL) esteve no aterro para conhecer a máquina que rentabiliza a área. Segundo Ramos, o aterro de Ubatuba é considerado o melhor do Litoral Norte, segundo índice de classificação da Cetesb. “Hoje temos um aterro controlado. Com todos estes benefícios, no futuro teremos um verdadeiro aterro sanitário”, concluiu Ramos.
O valor do contrato com a Engeterra é estimado em R$ 833 mil por ano. O pagamento é feito por tonelada de lixo processado, que é de R$14,72 por tonelada. Na baixa temporada é recolhido cerca de 90 toneladas/dia e na alta cerca de 250 toneladas/dia. (Fonte: ACS-PMU)

Fundart retoma tradição e ação nos bairros

Ubatuba - O maior incentivo as festas populares tradicionais e a implantação de oficinas culturais nos bairros deverão marcar a passagem de Silvia Thomas Issa, indicada para a presidência da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba- Fundart, pelo prefeito Paulo Ramos, a partir do último dia 28 de setembro.
Tendo ocupado a função de assessora cultural e administrativa e a presidência da fundação em administrações anteriores, a presidente fala de suas metas:
“A Fundart é administrada pela Presidência em conjunto com o Conselho Deliberativo, formado por 8 membros que participam e opinam nas principais decisões e é mantida financeiramente pela Prefeitura. Dentro desse quadro, onde as limitações financeiras é uma realidade, vamos traçar nossas metas sem deixar de lado as manifestações culturais caiçara. Aliás, esta é uma cobrança permanente do prefeito Paulo Ramos que insiste em apoiar o artista local. A construção de uma canoa em frente ao museu, na Praça Nóbrega, revivendo uma tradição centenária, por exemplo, foi idéia do prefeito”, diz Silvia.
“Vamos também buscar o maior entrosamento possível com a Secretaria de Cultura do Estado para garantir maior participação em seus projetos”, complementa Silvia.
As festas tradicionais como Carnaval, Encenação da Paixão de Cristo, que este ano foi reeditada após dois anos de interrupção, Festa do Divino, Folia de Reis e nos bairros como Nossa Senhora das Dores, no Itaguá, Santa Cruz do Poruba, Festival do Camarão, na Almada, e outras promovidas em outros bairros continuarão a receber apoio da Fundart, informa a presidente.
As oficinas culturais tradicionais e os cursos, hoje contando com mais de 400 alunos, serão incentivados . “Vamos dar apoio as vocações dos artistas dos bairros. A comunidade vai dizer qual o curso pretendido e a Fundart, na medida do possível, apoiará sua instalação”, informa Silvia.
A formação de cooperativa dos artesãos, o levantamento da documentação histórica do município organizando o acervo existente e a captação de recursos com base na lei de incentivo cultural, são outros projetos visados pela Fundart. (Fonte: Fundart)

Aniversário e MPB

Ubatuba - A Prefeitura está montando um extenso programa para comemorar o 364o aniversário de Ubatuba no próximo dia 28 e a Fundart participa de sua organização. Entre inaugurações, desfile, encontro de automóveis antigos, baile de aniversário, etc. destaca-se a a realização da 14a Feira das Nações, de 26 de outubro a 4 de novembro, na Av. Iperoig, promovida pelo Rotary Club com apoio da Fundart e Comtur.
Na área musical, a Fundart estará realizando nos dias 17 e 24 de novembro o I Festival Fundart MPB, aberto a todas as categorias com premiação do primeiro ao quinto lugar. A inscrição é grátis e poderá ser feita de 15 de outubro a 10 de novembro. “Vamos revelar o talento musical de nossa cidade”, diz Silvia. (Fonte: Fundart)

Arte por um dia

Ubatuba - Os artistas plásticos de Ubatuba terão das 8 até as 17 h do dia 28, domingo, aniversário da cidade, para produzir uma tela e participar do 2o Festival “Aniversário da Cidade”, promovido pela Fundart por meio do Grupo Setorial de Artes Plásticas. O tema é livre e a pintura poderá ser feita em todas as modalidades. As telas em branco deverão receber o certificado de registro no Sobradão do Porto na manhã de domingo. Trata-se de uma homenagem aos 364 anos de nossa cidade e o festival está aberto a todos os artistas de nossa cidade. O grupo setorial conta hoje com 40 artistas cadastrados. Os trabalhos
Ficarão expostos no Centro de Informações Turísticas por uma semana. (Fonte: Fundart)

Crochê é renda e terapia

Ubatuba - Os 30 alunos do curso de crochê da Fundart aprendem como garantir uma renda mensal e ao mesmo tempo praticam terapia. A informação é da professora Laercia Fátima Arruda, que após um período no Rio Escuro vem desde março ensinando a arte do crochê. “Um rolo de barbante de R$ 5,50 dá para fazer de 5 a 6 bolsas, por exemplo, que poderão ser vendidas até por R$ 8,00 cada uma”, diz. O curso, patrocinado pela Fundart, tem a duração de 4 meses e é dado em dois turnos de 4 horas às quartas, quintas e sábados. Todo o trabalho é manual, ponto por ponto, com diz Laercia, transformando o barbante em tapete, bolsa, caminho de mesa, ou objetos de decoração mesclando com couro e restos de pano. O próximo passo é a formação de uma cooperativa com apoio da Prefeitura e do Sebrae, informa Laercia. Os alunos estão colaborando com as despesas doando parte da produção. O ambiente na aula mais parece uma reunião em família e alguns alunos praticam o crochê como terapia, atendendo recomendação médica. (Fonte: Fundart)

Tau solta o verbo

Ubatuba- O grupo de teatro TAU , de nossa cidade, estará se apresentando nos próximos dias 12 e 13 (sexta e sábado), às 20 horas, no auditório da Fundart com a peça
“Soltando verbo”, de Zé Carlos de Andrade. O ingresso custa R$ 1,00 e a peça aborda a comunicação literária com piadas, poemas, sátiras e vários histórias que levam o público a uma viagem com muita criatividade. O grupo já tem sua história pois conquistou o primeiro lugar, entre 27 concorrentes, em concurso de esquetes promovido pela Fundação “Cassiano Ricardo”, de SJC, com a peça “Quanto tempo o tempo tem?”. Atualmente conta com apoio da Fundart para suas apresentações e tem participado do programa da prefeitura “Comunidade em Ação” com o esquete sobre droga intitulado “O nome já diz
tudo” e vai representar nossa cidade com o “Soltando o Verbo”, no Mapa Cultural Paulista da Secretaria de Cultura do Estado, no próximo dia 29, em Taubaté. O elenco conta com os atores Alex Sander, Michel, Rafael, Hugo, Carla, Yara, Emmanuel, Isabelle e Juliano. (Fonte: Fundart)

“Moda Show 2001” acontece em Caraguá

Caraguatatuba - Acontece no dia 14 de outubro, a partir das 17h, em Caraguatatuba, o “Moda Show 2001”. O evento, organizado e dirigido pelo professor de aeróbica Marílio Rois, reunirá atletas de ginástica e dança da cidade e terá apresentações especiais de diversas modalidades das categorias de dança e fitness.
Durante o encontro, que será realizado no Ginásio Poliesportivo Jane Urbano Focesi, nas dependências do Colégio Módulo, acontecerão apresentações de danças como o “Body Combat” , “Lambaeróbica e Aeróbica. Estarão participando do Moda Show o vice-campeão mundial de aeróbica, João Felipe dos Santos e os professores Jefferson Luiz, Marílio Rois e Bruno Kimura. Na ocasião, os profissionais estarão demonstrando suas habilidades na modalidade.
Haverá desfiles da Coleção Primavera-Verão de comerciantes da cidades, além da presença da Miss Comércio de Caraguatatuba, Melissa Kawata Sá e Bruno Kimura, dançarino da apresentadora Eliana, do programa Eliana e Alegria, transmitido pela Rede Record.
Na abertura do evento será apresentada a coreografia Despertar, sob a coordenação do professor Marílio.
Vale lembrar que os convites podem ser adquiridos com antecedência nas lojas Século XXI, a R$ 3,00. Serão vendidas também mesas para o evento a preço de R$ 20,00, lembrando que todos os espectadores do Moda Show poderão participar da aula aberta de Body Combat e Lambaeróbica, que acontecerá durante a realização do evento. (Fonte: PMC)

Caraguá sedia torneio de Pesca e Lançamento

Caraguatatuba - Caraguá estará sediando no próximo dia 6 de outubro, o Torneio de Pesca e Lançamento, campeonato que foi autorizado pela Federação Paulista da categoria.
A disputa acontecerá na praia do Massaguaçú e contará com a presença dos melhores competidores deste esporte.
No dia 6 (sábado) , a Associação Desportiva Classista da Embraer/Avibrás - de São José dos Campos - estará competindo com outras equipes, das 13h30 às 18h. Já no Domingo 7, estarão participando de mais etapa da competição das 6h30 às 11h.
Quem quiser saber mais sobre o Campeonato, pode entrar em contato com a Federação Paulista de Pesca e Lançamento; o telefone é (0**11) 3672-0672. Outra opção é o site na internet, que é o www.fppl.hpg.com.br. (Fonte: PMC)



CaraSol Alphamarina Chalés Paradise


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor