Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 06 de junho de 2001 - Nº 307 Arquivo

Maré Hotel de Ubatuba
 Anuncie Aqui
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Litoral quer turista de outro estado
"Litoral Virtual" atinge 5 milhões de visitas
Caraguá debate anistia de impostos
Câmara realiza Audiências Públicas dias 6 e 7
Sobradão do Porto ganha pintura externa
Secretaria de Saúde realiza vacinação contra a Paralisia Infantil
Onde serão realizadas as vacinações em Caraguá


Litoral quer turista de outro estado

Litoral Norte - As quatro cidades do Litoral Norte estão se unindo para tentar "vender" a região em outros Estados. O objetivo é fortalecer o turismo e promover campanhas com caráter regional.
Foi definido que a região deverá ter um site na Internet, além de campanhas de divulgação em cidades do interior de São Paulo e nos estados de Minas Gerais, Goiás e Paraná. Também há previsão de parcerias com hotéis, pousadas e restaurantes.
A decisão foi tomada após reunião entre os secretários de turismo das quatro cidades.
O secretário de Turismo de Caraguá, Salim Burihan, disse que o tema da campanha "Costa Verde do Litoral do Estado de São Paulo" pode se transformar no marketing turístico do Litoral Norte. "A idéia é explorar o potencial de toda a região respeitando as características de cada município."
Ainda este mês, os secretários deverão se reunir para discutir a participação na FIT (Feira Internacional de Turismo), que acontece em outubro, em Buenos Aires. (Fonte: ValeParaibano)

"Litoral Virtual" atinge 5 milhões de visitas

Litoral Norte - O site Litoral Virtual atingiu este mês a marca de 5 milhões de visitantes que acessaram sua páginas desde sua criação, em dezembro de 1995. Neste período o primeiro guia do Litoral Norte Paulista na Internet sofreu inúmeras atualizações, sendo a principal delas a sua versão em inglês traduzida por Hans Durich, que declarou ter apreciado muito a qualidade das informações contidas no site.
Outro grande diferencial é a quantidade e a qualidade das imagens, pois quase a totalidade das fotos apresentadas estão disponível também no formato para wallpaper (papel de parede), além dos aplicativos de screen-savers (protetores de tela).
A audiência do site chegou a 300 mil visitantes durante o último mês de janeiro, período de pico da alta temporada, o que beneficiou todos os anunciantes e patrocinadores que colaboraram com a criação do guia. Atualmente o site recebe em média 60 mil visitantes por mês.
O site conta atualmente com mais de 1000 páginas e possui também uma newsletter com as últimas notícias da região que é enviada  para mais de 1800 assinantes via e-mail.

Caraguá debate anistia de impostos

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba encaminhou à Câmara projeto para anistiar contribuintes que estão em débito até dezembro do ano passado. Essa proposta e outras alterações no código tributário serão discutidas durante duas audiências públicas programadas para hoje e amanhã na sede do Legislativo. Se o projeto for aprovado, o contribuinte terá até o dia 30 de setembro para renegociar o débito. Também será discutido durante as audiências públicas o novo Código de Limpeza Urbana. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara realiza Audiências Públicas dias 6 e 7

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã, quarta e quinta-feira, sempre às 17 horas, em seu plenário, Audiências Públicas de projetos do Executivo. Serão discutidas alterações no Código Tributário Municipal e o Código de Limpeza Urbana. As audiências públicas são obrigatórias para esses casos, conforme a Lei Orgânica Municipal.
Com relação ao Código Tributário, o Executivo deseja fazer alterações significativas, como a isenção de multas e juros para os devedores de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) até dezembro do ano passado, desde que o contribuinte pague à vista, até 30 de setembro deste ano. Segundo o Executivo, não haverá prejuízo aos cofres públicos, pois o montante principal, que está incluído no orçamento, será pago.
Outra alteração diz respeito a mudança na forma da cobrança, passando da extinta Ufir (Unidade Fiscal de Referência), para a VRM (Valor de Referência Municipal). A Ufir foi extinta em novembro do ano passado. A VRM tem o valor de R$ 1,1278. No mesmo projeto consta artigo que libera o contribuinte a pagar seus débitos de IPTU com imóveis. De acordo com o artigo, os imóveis a serem pagos deverão ser analisados antes de serem dados pela dívida.
Ao mesmo o projeto do prefeito quer dar uma revisão nos valores venais dos imóveis que se encontrarem em áreas de conservação. Segundo a justificativa, imóveis que não podem ser vendidos, por estarem em áreas de conservação ambiental devem ter uma revisão nos valores venais para redução de valores.
O outro projeto fala da criação do Código de Limpeza Urbana de Caraguatatuba. No projeto há a definição dos tipos de resíduos, as tarefas da Limpeza Urbana e a especificação da Coleta, Transporte e Destino de lixos do tipo domiciliar, de logradouros públicos, hospitalar e similares, de construções, o lixo especial, de bares, feiras e similares.
Na audiência serão discutidos também os resíduos sólidos, a Educação Ambiental, bem como os atos lesivos, a fiscalização e as penalidades a quem não cumprir os artigos do código.
As audiências tem entrada franca e deverão ter a participação da Sociedade Civil, de membros da Prefeitura, Câmara e Organizações Ambientais. Após as discussões, o projeto seguirá para as comissões permanentes da Câmara, sendo colocado em votação após os pareceres, necessitando de aprovação de 2/3 dos Vereadores. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Sobradão do Porto ganha pintura externa

Ubatuba - A Fundart iniciou ontem, dia 5, a montagem dos andaimes para a pintura da fachada do Sobradão do Porto. Em uma segunda etapa, serão recuperadas as instalações do prédio com orientação do Instituto de Patrimônio Artístico Nacional - IPHAN, que desde o início da atual administração vem sendo acionado para prestar toda assessoria necessária. Flávio Girão, presidente da Fundart, solicitou a vistoria do prédio e , após laudo técnico do IPHAN, foi autorizado sua ocupação como sede da Fundação, que até março estava instalada na Biblioteca Municipal. A desocupação do Sobradão, desde meados de 1999, vinha determinando a deterioração gradativa deste valioso patrimônio.
A pintura vai abranger a fachada principal e as laterais, com cerca de 500 m2, sendo que as paredes lisas serão pintadas em rosa; as pilastras, os caixilhos e cimalhas (detalhes ao redor das portas e janelas) serão pintados de branco e as portas, janelas e batentes em azul anil. Os elementos metálicos serão pintados em grafite escuro. As definições das cores tem como diretriz o relatório encaminhado pelo especialista em conservação e restauro, Júlio Moraes, atendendo determinações do IPHAN.. As obras deverão estar concluídas nos próximos 30 dias.
O edifício, construído em 1846, é uma versão litorânea da arquitetura urbana que começa a aparecer a partir de 1840, sobretudo nas vilas do Planalto. Para sua construção, Manoel Baltazar da Cunha Fortes mandou vir de Portugal as vigas, os gradís das varandas e os portais de pedra das portas. As pinturas das paredes foram feitas por franceses. Trata-se do último testemunho de uma época de riqueza para Ubatuba, que plantava café e exportava sua produção por via marítima. O prédio, que tem um salão de exposições em seu andar térreo, foi desapropriado pela Prefeitura em 1983. Na opinião do escritor Mário de Andrade, “trata-se de um edifício interessantíssimo tanto do ponto de vista histórico, como arquitetônico, de caráter apalaçado. É tradição que seu traço e cantaria vieram trazidos de Portugal”. (Fonte: Fundart)

Secretaria de Saúde realiza vacinação contra a Paralisia Infantil

Caraguatatuba - A Seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá, estará realizando no próximo 9 de junho, a 1ª etapa da Campanha de Multivacinação contra a Paralisia Infantil.
As UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, estarão vacinando as crianças menores de 5 anos, contra o Póliomielite, Tuberculose, Difteria, Coqueluche, Tétano, Hepatite B e Haemophilus.
Já nos outros postos que incluem as Escolas Municipais, EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), e EMEF’s (Escola Municipal de Educação Fundamental), haverá apenas a aplicação das vacinas contra a Pólio.
A vacinação que começara por volta das 8h e durará até às 17h, estará também prevenindo os adultos que estarão recebendo a aplicação da vacina contra Difteria e Tétano.
Os postos de vacinação são os seguintes; na região sul da cidade A UBS do Perequê-Mirim estará atendendo na Av. Jaraguá, s/nº, telefone (012) 3887-8181 e na EMEF do Travessão a vacinação estará sendo feita na Rua Guarujá, nº 381, telefone (012) 427-2612. No bairro do Pegorelli, também na região sul, a aplicação acontecerá na EMEF “Massako Sone”, na R. Abra de Dentro, s/nº, telefone 427-2444. No Porto Novo, o atendimento será na CIEF do Porto Novo e na UBS do bairro, na Rua 1º de maio, nº 25, telefone 427-3836 e também na Avenida José Herculano, nº 8550, telefone 420-8152. No Morro do Algodão, a UBS do bairro estará vacinando as pessoas, informações telefone 3887-9100, a Unidade de Saúde fica na Avenida Guilherme de Almeida, 862. No Barranco Alto, a vacinação acontecerá na EEPG Ismael Iglésias, na Av. Manoel Severino de Castro, 631, telefone 427-1699
Na Região Central da Cidade, o Centro de Saúde II, na Avenida Anchieta, 975, estará realizando as vacinações, mais informações, telefone 3883-9910. A EMEI do bairro Estrela D’Alva também fará a vacinação - este posto fica na Rua Antonio Nardi, nº 200, telefone 420-8185.
Na UBS do Jaraguazinho, o atendimento será na rua Benedito Silveira Santana, 57, telefone 3883-3500. No EMEF Dr. Carlos Rodrigues, que fica no bairro do Indaiá, a vacinação estará sendo realizada Av. Pernambuco, nº 1101, telefone 422-4679. O posto de atendimento do bairro do Tinga atenderá as pessoas no endereço Rua Antonio dos Santos, nº s/nº, telefone 3883-9910. No Poiares, A EMEF Prof. João B. Gardelin, estará recebendo as pessoas no endereço Rua Joaquim José da Silva Xavier, 180, telefone 427-3101.
Na Região Norte de Caraguá, a vacinação será composta pelos bairros do Jetuba, Massaguaçú, Tabatinga, Jardim Casa Branca, Canta Galo e Ipiranga. (Fonte: PMC)

Onde serão realizadas as vacinações em Caraguá

Caraguatatuba - A Vigilância Epidemiológica de Caraguá, que organizou a campanha, alerta às pessoas de não esquecerem de levar as carteiras de vacinação, no momento da aplicação das vacinas. A campanha teve apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba além da Secretaria de Municipal de Saúde Comus - Conselho Municipal de Saúde.

Massaguaçu - Rua Antonio Alexandre, s/nº, telefone 424-1999
Jd. Casa Branca - Rua José Pedro O. Barbosa, 07, telefone 3883-9077
E.E.P.G Benedita Pinto Ferreira - Rua José Pedro O. Barbosa, 119, telefone 3889-0229
Jetuba - Rua Vinte e Quatro, s/nº, telefone 424-0218
Tabatinga - UBS Tabatinga - Rua Manoel Pereira dos Santos, s/nº, telefone 424-1999
Canta Galo - EMEF João Timóteo do Rosário - Estrada do Canta Galo, s/nº
Ipiranga - U.N.I.M.E.I Messias Mendes de Souza - Av. Brasil, 1350, telefone 3883-9788



Maré Hotel de Ubatuba
 Alpha Marine Garagem Náutica Royal Segurança


Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor