Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 06 de novembro de 2001 - Nº 411 Edições Anteriores
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Modulo

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Campeão brasileiro de Jiu-Jitsu morre em acidente em Caraguá
Frota da saúde é terceirizada
Pedreiro é executado na Martin de Sá
Litoral faz debate sobre segurança
Assaltantes armados são presos
Cultura Negra é celebrada em Caraguatatuba
Congresso de Comitês de Bacias do Estado de São Paulo
Caraguá vai para o 1º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares
Câmara vota as contas da Prefeitura de 1999
Comissão de Saúde apura morte no Hospital
Câmara de Caraguá realizou mais uma Audiência Pública
Moralino reivindica ao DER segurança na Oswaldo Cruz
Show de Surf no Circuito St/Comp Sebastinense de Surf
Pista de bicicross será inaugurada em Caraguá
Carta do Leitor


Campeão brasileiro de Jiu-Jitsu morre em acidente em Caraguá


Caraguatatuba - O campeão brasileiro de Jiu-Jitsu, Rodrigo De Boni, 28 anos, morreu ontem pela manhã em um acidente no km 87,7 da Rio-Santos (SP-55), em Caraguatatuba. O carro que ele dirigia bateu de frente com um ônibus.
O acidente aconteceu por volta das 10h, no bairro da Cocanha. Boni saiu com seu Golf placas DEC-0704 (SP) do condomínio Costa Verde Tabatinga, onde passou o feriado, e voltava para São Paulo.
Segundo testemunhas, ele fez uma ultrapassagem e bateu de frente com o ônibus da Praiamar que seguia no sentido contrário.
O motorista do ônibus, José Valter Pereira da Silva disse que não houve tempo de fazer nada. "Só vi o carro na contramão atingindo o ônibus." Nenhum passageiro ficou ferido.
Segundo a polícia rodoviária, Boni morreu no local. Ele transportava em seu carro um casal de cachorros Pitbull. Um dos animais foi encontrado no final da tarde na praia do Capricórnio, próximo ao local do acidente. O outro cachorro fugiu.
O corpo de Boni foi transferido ontem à noite para São Paulo. O enterro está previsto para acontecer hoje, às 9h, no cemitério da Vila Mariana.
CAMPEÃO - A morte do campeão brasileiro de jiu-jitsu chocou os adeptos de artes marciais.
O presidente da Federação do Estado de São Paulo de Jiu-Jitsu, Moisés Murad, disse que Boni tinha um futuro brilhante. No ano passado, ele ganhou o campeonato brasileiro e tinha vários outros títulos, como campeonatos estaduais e pan-americano.
"Ele era um excelente lutador e nós contávamos com sua participação na Copa que acontece no final deste mês." (Fonte: ValeParaibano)

Frota da saúde é terceirizada

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba vai investir R$ 18 mil mensais com a terceirização da frota da Secretaria da Saúde. A transferência do serviço para a iniciativa privada ocorre após denúncia de irregularidade envolvendo servidores municipais. Treze motoristas foram afastados. Eles são investigados em uma sindicância.
Segundo o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB), a empresa Trans70 assumirá o serviço no período que durar a sindicância --prevista para terminar em 60 dias.
Uma comissão da prefeitura investiga um suposto esquema em que motoristas teriam fraudado notas fiscais com o apoio de frentistas de postos de combustível da cidade.
Antônio Carlos disse que o resultado da investigação definirá se vai ser aberto concurso público ou se o serviço será definitivamente terceirizado. A terceirização representa uma economia de 10% para a administração.
A empresa colocou à disposição da prefeitura 10 veículos e ficará responsável pela manutenção e limpeza da frota. Cabe ao município fornecer o combustível e a reposição de peças.
A presidente do SindServ (Sindicato dos Servidores), Vera Albok, criticou ontem a medida adotada pelo prefeito. Segundo ela, hoje será protocolado um documento pedindo informações sobre o contrato. "A gente não sabe se esses motoristas são habilitados para dirigir ambulâncias", diz. (Fonte: ValeParaibano)

Pedreiro é executado na Martin de Sá

Caraguatatuba - O pedreiro Alexandre Costa de Paula, 20 anos, foi assassinado na madrugada de anteontem, na praia Martin de Sá, em Caraguatatuba, com dois tiros. Um dos disparos acertou a cabeça.
Um outro rapaz, L.B.S., 20 anos, de São José dos Campos, também foi baleado e levado em estado grave para a Santa Casa de Caraguá.
Esse é o segundo homicídio ocorrido na praia Martin de Sá em menos de 20 dias. Os comerciantes e usuários afirmaram que a praia não está tendo segurança suficiente para a demanda de turistas.
O rapaz que ficou ferido levou seis tiros, três nas costas, dois no peito e um no ombro, após um briga. S. foi transferido para o Pronto-Socorro de São José dos Campos onde permanece internado.
Os disparos aconteceram por volta das 2h quando a avenida Aldino Schiav, principal via do bairro, estava lotada de turistas e moradores. O tiroteio provocou pânico entre os presentes. "Eu pensei que fosse escapamento de um carro, mas vi as pessoas saindo correndo e me deitei no chão", disse o estudante P.R., 20 anos.
Um comerciante, que preferiu não se identificar temendo represália, disse que no momento dos tiros, não havia policiais na avenida. "As viaturas só apareceram depois do crime."
Segundo o SIG (Setor de Investigações Gerais), a polícia está investigando um suspeito do homicídio de anteontem.
O comandante-interino da Polícia Militar de Caraguá, tenente Alessandro Morau, disse que a viatura destacada para ficar na Martin de Sá estava atendendo uma outra ocorrência quando aconteceu o crime.
Ele adiantou que, para o feriado de 15 de novembro, será feita escala extra para os policiais visando aumentar o policiamento na região. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral faz debate sobre segurança

Caraguatatuba - A segurança pública no Litoral Norte é o principal tema do encontro que acontece hoje em Caraguatatuba e que vai reunir políticos, empresários e representantes das polícias Civil e Militar.
Prefeitos das quatro cidades --Caraguá, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba-- presidentes das associações comerciais e industriais, câmaras e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) discutem o que pode ser feito para melhorar a segurança na região.
O delegado do Deinter (Delegacia do Interior), Antônio Carlos Gonçalves da Silva, e o comandante da Polícia Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, coronel Sebastião Souza Pinto, devem participar do debate.
Eles pretendem apresentar a atual situação da região e propostas para o reforço durante a temporada de verão.
Segundo o prefeito de Caraguá, Antônio Carlos da Silva (PSDB), os municípios querem desenvolver programas conjuntos com o objetivo de melhorar a segurança.
Uma das sugestões é a instalação de uma escola para soldados na região. "Temos que fixar o policial do litoral porque muitos se deslocam para cá e pedem transferência por causa do alto custo de vida."
A sugestão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de construir um CDP (Centro de Detenção Provisória) também deve ser debatida no encontro de hoje, previsto para começar às 9h, na pousada Alto da Serra, no bairro Pouso Alto. (Fonte: ValeParaibano)

Assaltantes armados são presos

Ubatuba - Policiais da Força Tática de Ubatuba prenderam no final de semana uma dupla acusada de assaltar casas de veraneios no Litoral Norte.
Os homens usavam arma com silenciador para amedrontar as vítimas. A prisão ocorreu após assalto no bairro do Itaguá.
Os policiais localizaram Cristiano da Silva, 18 anos, no bairro da Estufa 2 e em seguida encontraram Amauri Fernando Parras Vogt, 23 anos. Com eles foram apreendidas uma pistola 380 com silenciador e um revólver calibre 38 com numeração raspada.
O comandante da Polícia Militar em Ubatuba, capitão Marcos Antônio Marcondes de Carvalho, disse que no feriado passado houve uma ocorrência semelhante a que foi registrada no final de semana. (Fonte: ValeParaibano)

Cultura Negra é celebrada em Caraguatatuba
A Comemoração faz parte da “Semana da Consciência Negra” que mostrará muita dança, religião e música

Caraguatatuba - “O intuito dessa celebração é fazer com que nossa cultura seja melhor entendida pelas pessoas”, afirma Teresinha de Oliveira M. Costa, coordenadora do Movimento Negro de Caraguatatuba. Ela esta à frente de um Projeto com vários grupos étnicos da região que estará realizando no próximo dia 10, às 21h no Centro Comunitário do Poiares, apresentações de danças, músicas, ritmos e costumes afro-brasileiros.
A comemoração terá seu início com um grande jantar no Centro Comunitário seguidos de apresentações teatrais enfatizando a forma cruel de como o negro chegou ao Brasil. Serão contadas também histórias da “Puxada de Rede” e do ritmo “Hip Hop”. Orações negras como a “Kosie-Seleia” (Abençoe Senhor a África) convidarão aos presentes de todas as raças a integrar-se nesse momento tão importante da história brasileira. Em seguida serão mostradas ao público ritmos com vários dançarinos da região como o Rap e as danças Pooplooking e o Breaking. Os convites para os shows poderão ser adquiridos através do telefone (0**12) 3883-8959.
A coordenadora do Movimento diz que várias decisões tomadas em um Congresso Mundial realizado na África do Sul neste ano melhorará o ensino no Brasil. “Este congresso com a participação de grupos étnicos de todo o mundo, inclusive nós de Caraguá, revolucionará o ensino em diversos países. Ficou decidido que a partir de agora serão inseridas a cultura, religião e mitos negros nos livros didáticos do Brasil, principalmente o grande líder Zumbi dos Palmares que nesta reunião ficou sendo oficialmente declarado Herói Nacional”.
O dia da Consciência Negra é oficialmente comemorado no dia 20 de novembro e conforme diz Teresinha as apresentações acontecerão antes devido a “muitos compromissos que a entidade terá daqui em diante”. Ela diz também que está em fase de viabilização a construção de uma ONG (Organização Não-Governamental) levando o nome de “Zambô” (filhos de negros e índios). Esta entidade terá por enquanto o apoio da Prefeitura Municipal através da FUNDACC (Fundação Cultural de Caraguatatuba). (Fonte: PMC)

Congresso de Comitês de Bacias do Estado de São Paulo

Litoral Norte - Acaba de ser confirmada a realização do I Congresso Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas e do Concurso “Melhores Práticas”. Estes eventos ocorrerão em São Pedro (perto de Piracicaba) entre 12 e 14 de dezembro, e está sendo promovido pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
O objetivo do Congresso é avaliar os 10 anos de existência do Sistema de Gestão de Recursos Hídricos, reunindo representantes dos 21 Comitês de Bacias existentes no Estado. Serão tratados por especialistas nacionais e internacionais, os seguintes temas: Gestão de Bacias e Negociação de Conflitos; Políticas fereral e estadual; Educação Ambiental; Interface entre recursos hídricos, saneamento e saúde (sendo que uma das palestrantes será Denise Formaggia da Secretaria da Saúde - Caraguá); Cobrança pelo Uso da Água e Agência de Bacias, entre outros temas.
Todos os Comitês de Bacias terão direito a 15 representantes, de preferência 5 de cada segmento (Estado, Municípios e Sociedade Civil). A data limite para inscrição é dia 16 de novembro. As inscrições devem ser feitas junto à Secretaria Executiva do CBH-LN - Rua Cunhambebe, 521, Ubatuba, informações pelo telefone (0XX12) 432 3816, pois em conjunto, serão levadas até o dia 20 para a coordenação do evento.
Como etapa preparatória do congresso, nos dias 9 e 10 de dezembro três delegados de cada um dos Comitês estarão avaliando profundamente o andamento do Sistema de Gestão, e o resultado da avaliação será divulgado durante o Congresso. Serão delegados pelo Litoral Norte Rosa Maria Mancini da CETESB e Secretária Executiva do CBH, Marcos Couto do Módulo e Vice_presidente e ainda, a confirmar, o Prefeito Paulo Ramos, presidente do CBH-LN.
Com relação ao Concurso “Melhores Práticas”, este tem como objetivo premiar e divulgar experiências inovadoras e eficientes no gerenciamento de recursos hídricos, saneamento, saúde e meio ambiente, desenvolvidas no Estado de São Paulo. As 3 melhores práticas, eleitas por um juri especializado, serão premiadas além dos trabalhos serem publicados. Podem participar do concurso práticas de âmbito municipal, intermunicipal ou regional, em execução há pelo menos 6 meses ou, em caso de projetos, com pelo menos 50% já executado. A premiação será no dia 13, quinta feira.O prazo máximo para inscrição é dia 20 de novembro, e informações detalhadas das regras para participação e formulário para inscrição são obtidas nos sites: www.fundap.sp.gov.br ou www.sigrh.sp.gov.br (acesso por concurso melhores práticas), ou também na Secretaria Executiva do CBH. (Fonte: CBH-LN)

Caraguá vai para o 1º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares
O presidente da República Fernando Henrique Cardoso participará da abertura do evento

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba vai participar do 1º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares que será realizado entre os dias 14 e 18 de novembro em Brasília-DF. Duas representantes do Conselho Tutelar de Caraguá, Elizabeth Nogueira de Castro Gonçalves e Katia Di Giaimo Sommerfeldt foram eleitas e fazem parte da delegação paulista que lá se fará presente. A eleição ocorreu durante o VIII Encontro Estadual realizado em Baurú no mês de abril e o III Seminário de Conselhos Tutelares realizado no mês de outubro em Piracicaba.
O congresso terá por objetivo proporcionar ampla discussão entre os Conselhos Tutelares do Brasil, buscando a construção de uma metodologia de trabalho comum. Pretende conseguir isso através da rede de intercâmbio, na troca de experiências e da identificação visando operacionalizar de forma efetiva os mecanismos garantidores de direitos da criança e do adolescente para que se efetivem o sistema de garantia de direitos e a concretização do Estatuto da Criança e do Adolescente. O presidente da República Fernando Henrique Cardoso, estará na solenidade. O conteúdo do congresso inclui Ética e procedimento dos Conselhos Tutelares, funcionamento dos Conselhos Tutelares e a Política Nacional de Atendimento à Criança e o Adolescente.
Graças a dinâmica de trabalho que vem sendo imprimido pelos atuais conselheiros, o Conselho Tutelar de Caraguá alcançou elevado conceito no Estado, com efetivas a atuantes participações em todos os encontros regionais.
Em conseqüência, o nome de Caraguá está bem cotado entre as cidades de melhor atuação dos Conselhos Tutelares, o que vem justificar inclusive a escolha de duas representantes do município como delegadas da delegação paulista.
“Esta situação de destaque não seria possível sem o irrestrito apoio do prefeito Antonio Carlos da Silva, que sempre possibilitou as nossas participações dando oportunidade para que pudéssemos divulgar aquilo que estamos fazendo”, comentou a conselheira Elizabeth Nogueira de Castro. (Fonte: PMC)

Câmara vota as contas da Prefeitura de 1999

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba vota nesta terça-feira, dia 6 de novembro, na 35ª Sessão Ordinária do Legislativo apenas o parecer do Tribunal de Contas sobre as contas do Executivo de 1999. Segundo o Regimento Interno quando o parecer entra na pauta apenas ele é discutido.
Conforme reza a lei, o Tribunal de Contas é o órgão analisador das contas do Executivo e anualmente verifica as Cartas Convite, Concorrências, Licitações, compras de material, aumentos salariais, gratificações, reserva de verba para obras e construções, entre outros.
As contas de 1999 tiveram como Relator o Conselheiro Robson Marinho, que as aprovou na íntegra. Segundo a Lei de Responsabilidades Fiscais as contas do Executivo são submetidas a aprovação da Câmara, enquanto que as do Legislativo são enviadas diretamente ao Ministério Público. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Comissão de Saúde apura morte no Hospital

Caraguatatuba - A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde, da Câmara Municipal de Caraguatatuba vai apurar uma denúncia de maus tratos, ocorrida com Agnaldo da Silva dos Santos, de 36 anos, falecido em 21 de outubro deste ano, na Casa de Saúde Stella Maris, ocorrida por falta de um melhor atendimento. A comissão ouviu a esposa de Agnaldo e sua cunhada, respectivamente Rosemeire da Silva dos Santos e Maria Celeste Alves.
A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba foi formada em junho deste ano, para analisar a situação física e estrutural do setor na cidade. A comissão é formada por Aurimar Mansano (PTB), presidente; José Benedito Gonçalves Pinto (PDT) - o Zézinho Prequeté, relator e os seguintes membros: Omar Kazon (PL), Leonor Diniz (PDT) e Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB) - o Lobinho.
Dentre as várias visitas feitas até o momento nas diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, chegou a comissão a denúncia de maus tratos por falta de um melhor atendimento contra a Casa de Saúde Stella Maris que culminou com o falecimento de Agnaldo da Silva dos Santos, no final de outubro.
Prestaram depoimento ao presidente da Comissão, o Vereador Aurimar Mansano, que também é Delegado de Polícia, a esposa do falecido, Rosemeire da Silva dos Santos e sua cunhada, Maria Celeste Alves. Os depoimentos são idênticos e passamos a relatar um resumo.
Segundo consta Agnaldo chegou ao hospital por volta das 16 horas, sentindo fortes dores de cabeça e vômitos constantes socorrido pelo irmão, um obreiro da Igreja Universal e sua esposa. Chegando ao hospital sua consulta foi marcada e Agnaldo permaneceu esperando numa cadeira de rodas no corredor.
De acordo com os depoimentos a cunhada Celeste, ao chegar e ver o cunhado daquela maneira chegou a implorar um atendimento mais rápido ao médico, que frisou ter "ordem de atendimento por fichas e que a dele era a última". Uma discussão ocorreu e o médico de plantão pediu a retirada de todos do recinto e deu ordem a enfermeira para que Agnaldo fosse levado para os fundos do corredor, com a recomendação de que ninguém entrasse ali.
Depois dessa discussão, Celeste e Rosemeire contam que levaram Agnaldo para a Clínica São Camillo, sendo atendido imediatamente por 3 médicos, que lhe recomendaram o retorno ao hospital, pois o paciente necessitava de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Agnaldo retornou ao hospital numa ambulância e com encaminhamento de um dos médicos da São Camillo. Ao chegar junto com Agnaldo, Celeste foi vista pelo médico de plantão que pediu a sua retirada do local, alegando que não atenderia o paciente. Depois de uma ligeira discussão, Agnaldo foi levado para um quarto, colocado numa maca e tendo sido atendido por volta das 23h30.
No dia seguinte, por volta das 11 horas um dos médicos da São Camillo esteve no local e pediu um raio-X para Agnaldo, quando Rosemeire deu-lhe banho. Nesse momento ele começou a vomitar. Horas depois o responsável pela UTI disse que a situação era grave e que o paciente não seria internado no local, visto que seria judioso para ele, orientando que fosse internado em outro local. Os familiares informam que saíram do hospital por volta das 17 horas, retornando por volta das 20 e ao chegarem, receberam a informação de que Agnaldo teria falecido por volta das 17h30.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o Vereador e Delegado de Polícia Civil Aurimar Mansano disse ter conhecimento de vários casos. "Desde que iniciamos a comissão, já ouvimos diversos casos parecidos como esse, mas foi o primeiro que decidiu contá-lo na forma de depoimento", disse. Mansano pretende se aprofundar e ouvir outras pessoas ligadas ao fato. "Vamos apurar e encaminhar o caso dentro dos procedimentos da lei", frisou. O caso será encaminhado ao Delegado Titular de Polícia Civil, Dr. Fábio de Carvalho Joaquim e para o Ministério Público, que irão apurar os fatos. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Câmara de Caraguá realizou mais uma Audiência Pública

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou mais uma Audiência Pública, nos dias 29 e 31 de outubro, para tratar de assuntos referentes à Lei de Zoneamento. As audiências foram realizadas às 18 horas e a Sociedade Civil Organizada participou ativamente.
Segundo a Lei Orgânica Municipal, com base na Sub Seção 3 (Das Leis), artigo 36, toda vez que houver alteração do Código Tributário, Lei de Zoneamento, Plano Diretor, Código de Obras e outros, haverá Audiência Pública com a participação da população. Serão sempre 2 audiências, com data e horário previamente marcado, com antecedência de 5 dias.
Nas audiências públicas a Sociedade Civil Organizada, desde que participante e inscrita, poderá falar, esboçar opiniões e críticas e manifestar-se sobre os projetos em discussão. Esta última Audiência Pública foi a quinta realizada este ano no Legislativo de Caraguatatuba.
A Lei de Zoneamento, a 200/92 disciplina a metragem e o tipo de residências e comércios pela cidade, com a respectiva área de ocupação e construção sobre o terreno, variando pelo bairro ou região, bem como qual tipo de comércio poderá ser instalado em determinado bairro.
Com um bom público, composto por entidades e associações amigos de bairro, os Vereadores discutiram 3 projetos, de autoria dos Vereadores Aurimar Mansano (PTB), Agostinho Lobo de Oliveira - o Lobinho (PSDB) e João Rodrigues de Godoy Filho - o Baduca (PL).
O projeto do Vereador Aurimar Mansano pede a inclusão da categoria de uso S 3.2, destinadas a Marcenarias, Carpintarias, Serralherias, Oficinas, etc, na rua Falcão, situada no Jardim Gaivotas, zona Z2-2, na zona sul da cidade.
Outro projeto, este do Vereador Lobinho, permite que na zona de uso ZGE-2 (Zona de Gerenciamento Especial), seja incluída a categoria de uso E1, destinada a Parques Infantis, Maternal, Área de Recreação, Escolas de 1º grau, entre outros.
O último projeto discutido na Audiência Pública tem o Vereador Baduca como autor e permite que na Z1, localizada no Jardim Primavera, sejam permitidas as categorias de uso S1 e S2, respectivamente a instalação de escritórios e consultórios, clínicas e laboratórios.
As discussões foram acirradas com respeito aos projetos, que agora serão encaminhados às comissões para os pareceres de praxe, indo posteriormente ao plenário, para votação única e aprovação por maioria simples dos Vereadores. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Moralino reivindica ao DER segurança na Oswaldo Cruz

Ubatuba - Na quarta-feira, 31, o vice-prefeito de Ubatuba, Moralino Valim (PMDB) e o assessor de Governo, Casemiro Galvão, estiveram reunidos na Prefeitura com representantes de segurança do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) de Taubaté, Luiz Roberto Previato e Silvio Ferreira, para encaminhar a solicitação de um estudo que ofereça segurança na rodovia Oswaldo Cruz.
Moralino argumentou sobre a necessidade de maior segurança aos moradores da região do Ipiranguinha, que possui cerca de 25 mil pessoas. Segundo Moralino, várias pessoas foram vítimas fatais em acidentes na rodovia, em trechos de alto risco. “Pedestres e ciclistas que circulam fora da ciclovia correm risco de vida”, afirmou Moralino.
O engenheiro de segurança do DER, Luiz Roberto Previato, considerou os argumentos pertinentes e comprometeu-se a despachar positivamente para encaminhar ao diretor regional que analisará o parecer, e depois ao superintendente do DER, que dará a decisão final. Para Previato, lombadas podem ser necessárias para a segurança da população.
Os representantes do DER falaram da dificuldade que o departamento enfrenta na disponibilização de material para instalações de lombadas. Moralino colocou a Prefeitura à disposição para viabilização do material necessário, inclusive à confecção de placas indicativas e de sinalização, que também são necessárias.
Para a instalação de lombadas, as medidas são determinadas por lei, com 3,70 m de largura, 10 cm de altura, sobre a extensão somente da pista. Segundo Moralino, a população reivindica lombadas em trechos considerados de alto risco, nos bairros da Figueira, Ipiranguinha, Carolina e também nas alturas do Tênis Clube e do trevo de entrada da cidade.
Há cerca de quatro anos algumas lombadas na rodovia Oswaldo Cruz foram retiradas pelo próprio DER. No primeiro mandato do prefeito Paulo Ramos (PFL) foi criada a Ciclovia do Povo, na Oswaldo Cruz, que reduziu em quase 100% o número de acidentes com ciclistas. (Fonte: ACS-PMU)

Show de Surf no Circuito St/Comp Sebastinense de Surf

São Sebastião - A praia de Juquei, costa sul de São Sebastião, recebeu nos dias 2, 3 e 4 a 3ª Etapa do 10° Circuito ST/Comp Sebastianense de Surf. O sol não apareceu, mas o público esteve presente e as boas e longas ondas de um metrão fizeram a alegria dos 112 competidores durante os três dias de competição.
Com disputas acirradas desde as primeiras fases até as finais, a etapa teve um fato inusitado. Na disputa pela “Wall Water Best Wave “(melhor onda do evento), quatro atletas estavam empatados ao final do evento com a média 8,00. A comissão técnica optou por uma votação entre os juizes, nesta, o atleta de Praia Grande, Davi do Carmo foi eleito o vencedor.
Diversos atletas chegaram a mais de uma final, colocando assim muitos nomes como destaque na etapa.
Davi do Carmo, vencedor da Best Wave foi o campeão da categoria Open. O sebastianense Oscar de Souza, foi o segundo.
A categoria Junior Interna foi vencida por Erivaldo Paraibinha, Robson Santos ficou em segundo, Igor Moraes em terceiro e Paulo César em quarto.
Robson Santos também foi vice campeão na Junior Aberta, vencido pelo bertioguense, Rafael Carvalho.
Entre os surfistas mais experientes o santista Carlinhos Silvares, venceu o também santista, mas radicado em São Sebastião Marco Aurélio, segundo colocado. Na categoria master (acima de 35 anos).
Na pré master (acima de 28), Marco Aurélio foi o terceiro. O campeão foi Kleiton Silva, do Guarujá.
Vice campeão na JR Aberta e Interna, Robson Santos foi o nº 1 na categoria Iniciantes, Aristides Tavares ficou em segundo.
O local de Juqueí, Ulisses dos Santos venceu a categoria Mirin, Janailson Araújo foi o segundo com Igor Moraes em terceiro.
Pedro José e Pedro Aguiar foram respectivamente campeão e vice campeão na categoria Petit, repetindo o resultado na categoria Estreantes.
Entre as mulheres Patrícia Oliveira foi a grande campeã, Bruna Queiroz ficou em segunda colocação e Tainã Cezar foi a terceira.
No longboard, Alexsandro Abolição quebrou a seqüência de vitórias de Carlos Bahia, o segundo colocado. Cristiano Aladin foi o terceiro.
Na 3ª etapa, foram distribuídos R$8.500,00 em prêmios dos 1° aos 4° colocados das 11 categorias. Foram eles: 10 pranchas, 01 longboard, 46 kits e 46 troféus além de uma Bike que foi sorteada entre 112 inscritos e o ganhador foi Artur Aguiar.
A próxima etapa será realizada nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, na Praia de Maresias. (Fonte: ASSS)

Pista de bicicross será inaugurada em Caraguá

Caraguatatuba - Uma nova pista de bicicross será inaugurada no domingo que vem em Caraguá. A pista foi denominada de Praça de Esportes Tom Ferreira em homenagem ao atleta e advogado Everton Ferreira, falecido em acidente na Tamoios no ano de 1999. A idéia de homenagear “Tom” como era conhecido, partiu dos próprios pilotos de bicicross e reforçada pelo prefeito Antonio Carlos da Silva.
Estará presente à inauguração o prefeito Antonio Carlos e várias autoridades locais. Na ocasião será realizado o 1º Open de Bicicross de Caraguatatuba, um campeonato municipal no qual atletas de todas as categorias poderão participar. O campeonato será realizado nas modalidades Aro 20, Aro 24, Feminino e Masculino, nas categorias Elite, Junior e 19+. Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados das categorias Elite, Junior e 19+ da Aro 20 - masculino. Serão premiados com troféus os três primeiros de cada categoria disputada, além de medalhas do 4º ao 8 0186 de cada categoria.
As inscrições poderão ser feitas na hora e no local do evento. O início da prova está marcado para as 10 horas. O valor das inscrições é de R$10,00 para as demais categorias e R$ 15,00 para Elite, Júnior, 19+ (Aro 20). Mais informações com o presidente do Caraguá Bicicross Clube pelos telefones 423-2742 e 9144-6982, ou na Secretaria de esportes 427-5922.
A pista é considerada uma das melhores do país pelos pilotos de bicicross da cidade, uma das melhores do país, o que irá possibilitar a realização de campeonatos estaduais e brasileiros de bicicross. “A nossa pista conta tecnologia muito grande, nossas medidas estão de acordo com a UCI-União Ciclística Internacional, as rampas são perfeitas tecnicamente”, disse o piloto Tiago Brasil. O start onde ficam as bicicletas para largada é feito com inox, assim como outras peças da pista, o inox é um metal que não enferruja e isso fará com que a pista permaneça por longos anos intacta.
Outra diferença de nossa pista para muitas outras é o gate de largada que é eletrônico, com acionamento pneumático, a maioria das pistas tem acionamento mecânico. A informação foi dada pelo técnico do gate Felix Iengo. (Fonte: PMC)

Carta do Leitor

Aqui vai meu apoio a este importante informativo sobre o nosso Litoral Norte.
Parabéns a todos.
Obtigado

Franklin Rosevelt
fteixeira@sifco.com.br


Costa Verde Refúgio Lagoinha

 

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão:
Clique Aqui.

 

Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor