Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 07 de fevereiro de 2001 - Nº 225 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper
Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Principais Manchetes:

Superlotação ameaça segurança de cadeia em São Sebastião
Estado tenta vagas para litoral
Litoral faz opção pelas ciclovias
Litoral debate planejamento regional
Prefeitura aumenta carga horária, mas mantém salário de servidor
Caravana da Saúde atendeu mais de 1.500 no fim de semana
Conselho Tutelar divulga resultados
Manicures e pedicures serão vacinados
PM prende casal com drogas em motel
Dupla dispara contra ajudante geral em Caraguá
Policial do Denarc é acusado por agressão
Matador de Pareja vai voltar para Goiás


Superlotação ameaça segurança de cadeia em São Sebastião
Prédio tem 20 presos por cela, o triplo da capacidade; polícia diz que vizinhos correm risco

São Sebastião - A superlotação --que se agravou com a temporada-- está colocando em risco as cadeias públicas de São Sebastião e Caraguatatuba. O número de presos recolhidos durante a temporada foi até 40% superior, comparado com o mesmo período do ano passado. As prisões resultaram do reforço no policiamento do litoral no verão.
Em São Sebastião, o prédio está com mais do triplo de sua capacidade, que é de 60 presos --seis em cada cela. Até o final da tarde de ontem, haviam 209 detentos no prédio --média de 20 presos por cela.
O clima é considerado tenso na cadeia, principalmente quando os presos são recolhidos do pátio, no final da tarde. "A gente tem que dormir feito sardinha em lata", disse o detento André Luiz Santos Soares, 34 anos, que está preso há cerca de um mês, por desacato.
"Isso aqui está pior do que animal trancado em jaula", disse o preso Márcio Borelli, 33 anos, que entrou há uma semana, após uma tentativa de furto em Ubatuba. "A situação está insustentável, ninguém está aguentando mais ficar aqui."
Humberto Lucas, 22 anos, alega estar esperando há 10 meses ir para o semi-aberto. "Está faltando água, médico e assistência judiciária."
Um dos fatores que contribui para a superlotação na cadeia pública de São Sebastião é a transferência de presos da cidade de Ubatuba, que só tem cadeia feminina.
O encarregado da cadeia, Marcos Antônio Silva Alvarenga, disse que mais de 50% dos detentos são de Ubatuba. Eles não são mais levados para Caraguá porque a situação também é crítica.
Em Caraguá, a situação é grave. Com capacidade para 48 presos em 6 celas, o prédio tinha ontem 157 --média de 26 para cada cela.
O diretor da cadeia de São Sebastião, José Lamartine Fagundes, disse que no sábado o prédio abrigava 199 presos, chegou ontem a 211 e terminou em 209.
"Os moradores dessa região estão correndo risco. Em junho, dois presos foram resgatados e mais de 50 fugiram. A cadeia fica na Vila Amélia, na região central.
O diretor quer a construção de um muro maior ao longo da cadeia e cachorros para evitar fugas. (Fonte: ValeParaibano)

Estado tenta vagas para litoral

São Sebastião - A Assessoria de Assuntos Prisionais, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Estado, informou ontem que está ciente do problema da superlotação nas cadeias de São Sebastião e Caraguatatuba e que estão sendo negociadas vagas junto à Coespe (Coordenadoria de Estabelecimentos Penitenciários do Estado de São Paulo) para tentar reduzir o problema nos próximos dias.
O secretário da cadeia de Caraguá, Sylvio de Oliveira Filho, disse que diariamente é enviada uma estatística sobre a situação dos presos para a Assessoria de Assuntos Prisionais.
"O mais preocupante é que até pouco tempo o número de presos condenados era maior. Hoje a situação é inversa". São 42 condenados e 115 provisórios em Caraguá. Em São Sebastião, dos 209 detentos, só 20 foram sentenciados.
O aumento no número de presos é atribuído à atuação da PM, que enviou mais de 400 homens para a Operação Verão. Só em Caraguá, foram registrados 45 flagrantes no mês de janeiro. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral faz opção pelas ciclovias

Caraguatatuba - As cidades de Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião estão optando pelas ciclovias como alternativa para o transporte urbano. A Prefeitura de Ubatuba começou nesta semana a ampliação da Ciclovia do Povo, construída às margens da rodovia Oswaldo Cruz (Taubaté-Ubatuba).
Atualmente, a ciclovia é o principal meio utilizado pelos moradores do bairro do Ipiranguinha, um dos mais populosos do município, e também é usado pelos moradores dos bairros Morro das Moças e Horto Florestal.
Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, após a construção dessa faixa exclusiva para ciclistas, o índice de acidentes naquele trecho reduziu em mais de 95%.
A Prefeitura de São Sebastião optou por seguir esse exemplo e construiu uma ciclovia junto à estrada Rio-São Paulo, que liga o centro da cidade como os bairros da costa sul e tornou-se uma das principais ligações viárias desse trecho do município.
Essa faixa de rodagem de uso exclusivo para bicicletas também terá novos investimentos nos próximos meses.
O plano diretor que contemplou uma mudança radical na fisionomia urbana na orla marítima de Caraguatatuba reservou espaços para a criação de uma extensa ciclovia na região central da cidade. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral debate planejamento regional

Ubatuba - O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), terá as presenças dos prefeitos de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela para o encontro sobre desenvolvimento sustentável, que acontece na próxima quinta-feira, dia 8, à partir das 13h no hotel Cassino Sol e Vida, em Ubatuba. Neste encontro, discutirão a elaboração de um planejamento estratégico para o Litoral Norte.
Na reunião, além dos prefeitos e secretários, haverá a participação do presidente da FBDS - Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável-, Israel Klabin, empresa que será a responsável pelo desenvolvimento do projeto, do doutor e cientista Enéas Salati e a presença ainda do Delegado Regional de Turismo do Cone Leste, Paulo de Tarso. A FBDS possui grande experiência na realização de projetos relacionados a planejamento regional estratégico, que inclui questões ambientais, sócio-econômicas e institucionais. Tais projetos vem sendo desenvolvidos pela FBDS em diversos municípios, instituições públicas e privadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A FBDS estará fazendo todo o levantamento dos municípios que será uma radiografia completa das cidades do Litoral Norte. No final, emitirá 11 cartas que poderão ser operadas em sistema digital, com cruzamento de todos os dados, cujo objetivo é gerar informações básicas através de um sistema de gestão territorial.
As cartas estarão apontando todas as questões agrícolas e onde ocorrem as plantações de cultivo temporário e permanente, vegetação nativa, reflorestamento, tipos de vegetação, formação do sub-solo, áreas de assoreamento, dimensões e profundidades de rios, limites, alturas e vegetações de morros e montanhas, áreas de influência urbana em expansão desorganizada e isolada, área de aglomeração rural, vias de circulação como estrada pavimentada, caminho, trilha, ponte, etc.
Para o articulador deste projeto no Litoral Norte, Roberto de Carvalho Rezende, assessor de Expediente e Gabinete da prefeitura de Ubatuba, esta ação nos dará subsídios para desenvolver um planejamento urbano eficaz, recuperar mangues e matas ciliares, planejar melhor a coleta e destino de lixo e esgoto.
O prefeito Paulo Ramos acredita que desta maneira estaremos investindo num futuro melhor para todo o Litoral Norte. “Com todos esses dados em mãos poderemos elaborar um Plano Diretor coerente e eficiente para Ubatuba”, afirma Ramos.
O projeto que será elaborado pela FBDS em parceria com as Prefeituras e apoio da Petrobras terá a duração de até 1 ano. (Fonte: ACS-PMU)

Prefeitura aumenta carga horária, mas mantém salário de servidor

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Paulo Julião (PSDB), assinou um decreto, na última segunda-feira, que eleva de seis para oito horas diárias a carga horária dos servidores públicos municipais, sem pagar aumento salarial pela jornada extra.
O prefeito informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve mudança", mas a "anulação" de decreto anterior que havia alterado a jornada diária para seis horas.
Um decreto do ex-prefeito João Siqueira (PSB) reduziu de oito para seis horas corridas a carga horária dos servidores para reduzir custos na prefeitura.
Segundo a prefeitura, todos os 2.700 funcionários da administração municipal já estão cumprindo as duas horas a mais, previstas pelo decreto.
Em debates anteriores com servidores, o prefeito argumentou que não poderia conceder aumento salarial nem pagar compensações pela mudança devido ao endividamento da prefeitura (que deve R$ 23 milhões) e às exigências impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais ameaçou entrar com uma ação na Justiça contra a medida, considerada "desproporcional".
A prefeitura não teria atendido a reivindicação dos funcionários de pagar vale-transporte e vale-refeição, já que agora eles terão hora de almoço, passando mais tempo na prefeitura.
Os vereadores da oposição Benedito Amâncio dos Santos (PPS), Erwin Edson Aparecido Mota (PDT) e Edvaldo Reimberg (PPS) aproveitaram a polêmica e usaram o plenário da Câmara ontem para defender a reivindicação dos servidores.
Julião se comprometeu a dar reajuste salarial de 8% aos servidores da prefeitura, em março. (Fonte: Folha Vale)

Caravana da Saúde atendeu mais de 1.500 no fim de semana

Caraguatatuba - A Caravana da Saúde realizada pela empresa de medicamentos Pfizer, nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Caraguá, atendeu cerca de 1.500 pessoas. A Caravana da Saúde instalada na praça Antonio Fachini, na Praia Martim de Sá, manteve 28 orientadores e 20 enfermeiros prestando orientações sobre saúde à moradores, veranistas e turistas. Foram realizados ainda exibição de vídeos e exames de pressão e diabetes. A Pfizer aproveitou ainda a realização da Caravana da Saúde para promover uma pesquisa sobre a sexualidade do brasileiro.
Caraguá foi a primeira cidade do Litoral Norte a realizar a Caravana da Saúde, graças ao apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Químicos de Guarulhos. Segundo Cristina Romualdo, do Instituto Kaplan, também participante do projeto, a Caravana da Saúde tem garantido as pessoas orientações gratuitas sobre saúde em várias áreas. “ Como o atendimento é feito por profissionais de fora da cidade, as pessoas se abrem muito mais, tratando de assuntos, como os problemas sexuais, que a maioria evita apresentar a seu médico particular”, comentou Cristina.
O gerente de saúde masculina da Pfizer, Jurandir Sestari, explicou que a Caravana da Saúde tem sido importante para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “ Um problema sexual prejudica a vida familiar e até o desempenho profissional das pessoas. Por isso é importante a prevenção”, afirmou Jurandir Sestari. O prefeito Antonio Carlos da Silva elogiou a iniciativa da Pfizer e do Sindicato dos Químicos de Guarulhos. “ O atendimento gratuito é importante para todos, principalmente, para comunidade mais carente”, comentou o prefeito.
No primeiro dia da Caravana da Saúde foram atendidas 750 pessoas. O turista Carlos Roberto Fonseca, de São Paulo, deixou de lado o sol e o forte calor para fazer exames de pressão e diabetes. “ As orientações e os exames são importantes, principalmente, para as pessoas que já passaram dos 40 anos”, comentou. (Fonte: PMC)

Conselho Tutelar divulga resultados

Caraguatatuba - O Conselho Tutelar de Caraguatatuba colocou a disposição da comunidade. O resumo das atividades por ele desenvolvidas durante o ano 2000. Foram 2878 atendimentos realizados sendo 4092 crianças e adolescentes atendidos.
No item Direito à vida e à saúde, foram 228 casos, entre acompanhamentos em atendimento hospitalar, tutela e acompanhamento em tratamentos psicológicos, adolescentes grávidas, e tratamentos médicos diversos. No item relativo ao Direito à liberdade, ao respeito e a dignidade, os atendimentos chegaram a 454 casos. Entre eles, casos de violência fisica e psicológica, maus tratos, assédio sexual, humilhação, prostituição, abuso sexual e uso de drogas . No tópico relativo ao Direito à convivência familiar e comunitária.
O número de casos chegou a 758. Crianças em situação de risco, rebeldia, fugas de casa, negligência materna e paterna, autorizações de viagens, transferência de guarda, desinteligência familiar, abandono, pensão alimentícia, e desaparecimentos foram alguns dos casos No item que diz respeito ao Direito à educação, cultura, esporte e lazer, foram 785 casos entre agressões, passe escolar, evasão escolar, transferência de escola e outros.
No caso do Direito à profissionalização e proteção no trabalho, foram 10 casos. Vários encaminhamentos foram efetuados para escolas, creches, secretarias e outros órgãos oficiais perfazendo um total de 1063 casos. Foram elaborados 53 Termos de Advertência, 1824 Notificações e 119 termos de compromisso e responsabilidade.
As crianças e adolescentes atendidos tem idade variável de 00 a 17 anos e procedência diversa, entre elas crianças de Angola (Africa) Rio de Janeiro Minas Gerais e cidades do interior de São Paulo. As atividades do Conselho Tutelar englobam ainda, participações em diversos eventos onde registram todo seu ritmo de trabalho marcante e dinâmico. (Fonte: PMC)

Manicures e pedicures serão vacinados

Caraguatatuba- A Secretaria Municipal de Saúde divulgou boletim informando que manicures e pedicures deverão ser imunizados recebendo várias vacinas: Serão 3 doses de Hepatite B, Dupla adulto ( difteria e tétano) e Dose única em Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola).
Se o profissional da área já possuir Caderneta de Vacinação, deverá apresentá-la em qualquer Posto de Saúde, de 2ª a 6ª feira, das 8 ás 11 h e das 13 às 16h para atualizar seu esquema de vacinação. A Campanha terá inicio no decorrer do mês de Fevereiro.
A Secretaria de Saúde esclarece ainda que todos os profissionais que desenvolvam essa atividade, ainda que em suas residências, deverão ser vacinados. Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos diretamente com a Vigilância Epidemiológica através do telefone 420.8196 com a Enfa. Luciana. (Fonte: PMC)

PM prende casal com drogas em motel

Caraguatatuba - Um casal foi preso em um motel de Caraguatatuba, acusado de tráfico de drogas. A prisão ocorreu após a denúncia de funcionários de Motel Stylus, que fica no bairro Perequê Mirim.
Os funcionários teriam se assustado quando ouviram uma conversa do casal a respeito de drogas e armas e acionaram a Polícia Militar. No local, os policiais prenderam Paulo Roberto Nascimento, 30 anos e Vera Lúcia de Medeiros, 45 anos.
Na bolsa de Nascimento, foram encontradas 12 pedras de crack e uma porção de maconha. Os policiais militares também encontraram dois cheques no valor de R$ 150 cada e R$ 300 em dinheiro.
O acusado teria dito aos policiais que a droga pertencia ao auxiliar de escritório Cristian Carpineti, 23 anos, que mora no bairro Indaiá. No endereço, a polícia localizou um revólver calibre 38 com numeração raspada e um cheque no nome da mesma pessoa que os policiais encontraram dentro do quarto de motel.
Os dois homens foram levados para a cadeia pública da cidade e a mulher foi transferida para a cadeia feminina de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Dupla dispara contra ajudante geral em Caraguá

Caraguatatuba - O ajudante geral Giovane dos Santos, 24 anos, foi baleado anteontem à noite no portão de sua casa, no bairro do Tinga, em Caraguatatuba, por dois homens que estavam de moto. A dupla fez vários disparos. Santos se escondeu na casa de um vizinho, mas teve ferimentos no peito e passou por cirurgia na Santa Casa. O pai da vítima, Sérgio Antônio dos Santos, 48 anos, disse que o filho estava sendo ameaçado por um homem conhecido por Gibi. Santos tem passagem pela polícia por tráfico de drogas. (Fonte: ValeParaibano)

Policial do Denarc é acusado por agressão

São Sebastião - Dois moradores de São sebastião estão acusando um investigador do Denarc (Departamento de Narcóticos), de São Paulo, por agressão. O caso teria ocorrido no domingo, quando L.F., 20 anos e E.O., 19 anos, estavam em um quiosque na Praça da Vela, em São Sebastião, e teriam apanhado durante uma blitz do órgão. Os dois não querem ser identificados temendo represálias. A Polícia Civil está investigando o caso e pediu exame de corpo de delito, já que um deles apresenta ferimento no olho. Segundo a denúncia, o policial também teria atirado contra eles. O Denarc não retornou as ligações ontem para comentar o caso. (Fonte: ValeParaibano)

Matador de Pareja vai voltar para Goiás

Caraguatatuba - A direção da Cadeia Pública de Caraguatatuba está em contato com a delegacia de Anápolis (GO) para definir a data da transferência do preso Eduardo Rodrigues Siqueira, o Baixinho, acusado de matar o sequestrador Leonardo Pareja, em dezembro de 96. Ele foi detido anteontem, em Caraguá, após uma discussão na rua. Desde que fugiu de Anápolis, Baixinho disse que estava morando no litoral. O secretário da cadeia, Sylvio de Oliveira Filho, disse que o contato com Goiânia já foi feito e a previsão é que uma equipe de policiais chegue em Caraguá ainda esta semana para buscar o preso. (Fonte: ValeParaibano)


Cit-Férias

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias
Navegando
Navegando
 Pedro Monte-Mór

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2000 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor