Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 07 de agosto de 2001 - Nº 349 Arquivo
BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Free Wallpaper

Busca por palavras no Litoral Virtual:

Principais Manchetes:

Polícia pede relatório do DAC sobre plano de vôo de helicóptero
Policiais do litoral fazem treinamento na mata
Ilhabela inicia obra de ciclovia
Litoral norte vai a feira de turismo
Rede Gospel visita Caraguá para fazer filmagens
Contribuintes podem quitar dívidas de IPTU até 30 de setembro
Prefeito de Caraguá vai à Câmara prestar contas
Caraguá cria central de queixas da saúde
Comunidade dos “Tourinhos” recebe visita da Assistência Social
Festa de Nossa Senhora da Glória começa no dia 10
Comunidade doa história para resgate da memória da cidade
S.E.R. de Caraguá abre inscrições para Futebol e Handebol
Atletismo se destaca na Fase Regional e Pindamonhangaba
S.E.R divulga resultados dos Jogos SUCENO


Polícia pede relatório do DAC sobre plano de vôo de helicóptero
Delegado investiga procedimento de piloto de aeronave do Grupo Pão de Açúcar

São Sebastião - O delegado de polícia de São Sebastião, Odair Bruzos, responsável pelo inquérito do acidente com o helicóptero do Grupo Pão de Açúcar, onde viajava o empresário João Paulo Diniz e a modelo Fernanda Vogel, pediu ao DAC (Departamento de Aviação Civil) um relatório preliminar das investigações. Ele espera que o estudo explique se foi feito ou não um plano completo do vôo em que o aparelho caiu no mar.
Por procedimento de operação, o piloto do helicóptero, Ronaldo Jorge Ribeiro, teria obrigatoriamente de comunicar ao Centro de Controle de Tráfego Aéreo de São Paulo o plano de vôo da capital a Maresias, em São Sebastião. No acidente, ocorrido no dia 27, morreram o piloto e a modelo Fernanda Vogel, namorada de Diniz. Sobreviveram Diniz e o co-piloto, Luiz Roberto de Araújo Cintra.
Documentos de manutenção do helicóptero e também outros que mostrem as condições meteorológicas na hora do acidente serão requisitados pelo delegado, para serem juntados aos depoimentos. Foram ouvidas até hoje dez pessoas, entre bombeiros e parentes das vítimas, que reconheceram os corpos.
A mãe da modelo Fernanda Vogel, a comissária de bordo Myrian Vogel, também deverá ser ouvida.
"Se ela não quiser ser ouvida aqui será enviada uma carta precatória para que preste depoimento em uma delegacia do Rio de Janeiro, onde mora", disse o delegado Bruzos.
O inquérito tem prazo legal de 30 dias para ser concluído.
LAUDO- O helicóptero foi retirado no final de semana do fundo do mar e levado para Osasco (SP), onde fica o centro de manutenção da Agusta, empresa fabricante do aparelho.
A previsão é que ainda esta semana o helicóptero seja transferido para o CTA (Centro de Treinamento da Aeronáutica), em São José dos Campos, para que seja feita a perícia nas peças.
Segundo a assessoria do DAC, não há previsão para a apresentação do laudo oficial sobre a queda e de quem foi a responsabilidade.
O auditor fiscal do Ministério do Trabalho em São Sebastião, Cláudio Tarifa, disse que será aberto um processo de acidente de trabalho fatal para investigar a situação da contratação do piloto.
"É importante saber se ele era contratado pela família, pela empresa, como autônomo ou serviço terceirizado e se o contrato seguia as normas do Ministério." (Fonte: ValeParaibano)

Policiais do litoral fazem treinamento na mata

Litoral Norte - Um grupo de 20 policiais civis do Litoral Norte estão participando de um curso intensivo na mata para melhorar as técnicas de abordagem em locais de difícil acesso. O delegado titular de Caraguá, Fábio de Carvalho Joaquim, disse que os participantes terão técnicas de invasão de cativeiro, estouro de refino de drogas e acesso a áreas difíceis. O instrutor Robert Cruz, 26 anos, do GEAR (Grupo de Operações de Alto Risco) disse que a idéia é mostrar ao policial como se portar diante de uma situação de confronto. Para o delegado do 1º DP de Caraguá, Wuppslander Ferreira Neto, que participa do curso, as aulas vão ajudar a agir ante as quadrilhas especializadas. (Fonte: ValeParaibano)

Ilhabela inicia obra de ciclovia

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela iniciou as obras da primeira ciclovia da cidade, interligando o bairro da Vila à Barra Velha, na balsa.
O primeiro trecho --de três quilômetros-- deverá ser entregue à população no dia 3, durante a festa de aniversário do município.
Segundo o secretário de Obras, João Marques da Costa, a ciclovia terá cerca de 2,5 metros de largura será feita de asfalto e concreto. Uma parte da obra foi iniciada junto ao píer do Perequê.
Essa obra faz parte do projeto de reurbanização do município e a verba, de cerca de R$ 2 milhões, deverá ser repassada pelo Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado ao governo estadual. (Fonte: ValeParaibano)

Litoral norte vai a feira de turismo

Litoral Norte - As quatro cidades do litoral norte -Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela- vão participar da Feira Internacional de Turismo (FIT), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.
Ontem, os principais representantes do turismo no litoral norte estiveram reunidos na videoteca de São Sebastião para discutir como representar a região na feira.
A idéia é criar uma identidade para a região que a destaque das demais cidades turísticas brasileiras.
Organização - O evento está sendo organizado com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que irá pagar 70% do custo dos estandes montados na feira. O restante será bancado pelas prefeituras e associações ligadas ao turismo no litoral norte. (Fonte: Folha Vale)

Rede Gospel visita Caraguá para fazer filmagens

Caraguatatuba - A Rede Gospel  visitou Caraguatatuba nesta segunda-feira 6. O objetivo da visita foi a gravação de imagens da cidade para o programa “De bem com a vida”, transmitido pela emissora. Vale lembrar que nesta quarta-feira 8, o prefeito Antonio Carlos estará nos estúdios da Rede Gospel, falando sobre a implantação da Casa Renascer em Caraguatatuba, que cuidará da recuperação de dependentes químicos.
Trata-se de uma parceria entre a Fundação Renascer e a Prefeitura Municipal, que estará cedendo o terreno para a construção do instituto, ficando a mão-de-obra e materiais a cargo da Fundação, que pretende construir nos próximos 5 anos, aproximadamente 25 centros de recuperação em todo o Brasil. (Fonte: PMC)

Contribuintes podem quitar dívidas de IPTU até 30 de setembro

Caraguatatuba - Os contribuintes de Caraguatatuba terão a oportunidade de quitar suas dívidas de IPTU sem cobrança de multas e juros até o dia 30 de setembro.
A proposta de isenção dos encargos surgiu através da lei complementar sancionada pelo prefeito Antonio Carlos em meados de junho deste ano.
Os moradores e veranistas que estiverem em dívida com a Prefeitura Municipal podem quitar seus encargos tributários à vista e sem acréscimo até a data prevista, mesmo que suas multas já estão inscritas em dívida ativa, ajuizada ou não.
Outro ponto importante da negociação diz respeito aos valores de imóveis localizados em áreas de preservação ambiental. Com relação a esta questão, a Administração Municipal estará revendo valores dos locais que apresentem restrição de uso com o objetivo de proteger a qualidade do meio ambiente, e as coberturas florestais. Desta forma, imóveis situados nestas regiões podem ter até mesmo uma redução de valores em futuros lançamentos de IPTU.
De acordo com a procuradora jurídica da Prefeitura Municipal, Dra. Eliane Inês Santos Pereira Dias, os contribuintes ainda não começaram a quitar suas dívidas. “É possível que os moradores comecem a realizar os pagamentos somente na Segunda quinzena de setembro. Não haverá prorrogação no prazo de pagamento dessa dívida, mas pelo que percebemos, há interesse da população em acertar os encargos, visto já temos recebido vários contribuintes em busca de informações sobre o IPTU”, explicou Eliane.
Para saber maiores informações sobre o pagamento de dívidas e benefícios, a Procuradoria Fiscal do Município e a Seção de Dívida Ativa já estão à disposição dos contribuintes. Os interessados devem comparecer ao Paço Municipal, que fica na rua Luiz Passos Jr. , nº 50, no Centro de Caraguá. (Fonte: PMC)

Prefeito de Caraguá vai à Câmara prestar contas

Caraguatatuba - O prefeito municipal de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva (PSDB), estará na noite de hoje, terça-feira, às 19h30 na Câmara Municipal local para a Sessão Especial de Prestação de Contas. A presença do prefeito é obrigatória segundo a LOM (Lei Orgânica Municipal). O presidente da Câmara, Valmir da Colônia (PSDB), quer alterar artigo que obriga visita do prefeito.
A Sessão Especial de Prestação de Contas está baseada na Lei Orgânica Municipal, Seção II (Das Atribuições do Prefeito), artigo 49 inciso 7. Segundo o artigo o prefeito fica obrigado a comparecer no plenário do Parlamento Municipal duas vezes por ano, para falar sobre a situação do município e prestar contas de seus atos, sempre no início de cada semestre Legislativo.
O evento segue uma praxe observada desde a sua instauração, em 1990. O prefeito chega a Câmara, acompanhado de seu Vice, Secretários Municipais, Diretores de Departamento e Correligionários. O prefeito e o vice são acompanhados até o plenário e lá é feita a leitura do Relatório do semestre anterior.
Com o passar dos anos o Relatório deixou de ser lido, sendo entregue apenas uma cópia a cada Vereador. Após a leitura da Bíblia e a execução dos hinos Nacional e do Município, o presidente da Câmara faz um breve preâmbulo e em seguida, fala o chefe do Executivo.
A seguir os Vereadores fazem perguntas, que são endereçadas ao prefeito, que podem ser respondidas, tanto pelo chefe do Executivo como por um dos Secretários Municipais. Cada Vereador tem 5 minutos para fazer a pergunta, com o Secretário ou Prefeito Municipal tendo o mesmo tempo de resposta. Ao Vereador ainda resta a réplica, de 3 minutos.
O presidente da Câmara, Vereador Valmir da Colônia quer alterar esse inciso da LOM. Para o Legislador o ideal seria que no primeiro semestre da administração o prefeito tenha essa obrigação facultada. "Quando se inicia uma gestão o prefeito não tem como falar do semestre anterior. Por causa disso ele somente falará de seus planos futuros, o que todos já terão conhecimento. Ainda sim o início de gestão é problemático e o prefeito precisa de tempo para organizar a casa", finalizou. (Fonte: Câmara Municial de Caraguatatuba)

Caraguá cria central de queixas da saúde
Ouvidoria recebe reclamações de moradores sobre atendimento em UBS; comissão da Câmara aponta falhas na rede pública

Caraguatatuba - Pressionada pelas reclamações de falta de médicos e equipamentos na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba vai criar uma ouvidoria para receber sugestões e apurar denúncias de moradores no setor.
Os responsáveis pelo novo serviço se encarregarão de providenciar respostas e eventuais soluções para os problemas em um prazo máximo de 15 dias.
A ouvidoria também concentrará as ações e o planejamento de uma nova campanha de combate e prevenção à dengue na cidade durante a temporada de verão.
A ofensiva incluirá palestras, reuniões e a instalação de faixas informativas na Rodovia dos Tamoios.
A cidade registrou apenas um caso suspeito de dengue autóctone (quando a contaminação se dá no local em que o paciente reside), que ainda está sendo averiguado.
As duas medidas foram anunciadas pela primeira-dama e secretária de saúde, Myrlene Veneziani da Silva, em reunião com vereadores da bancada governista.
Os vereadores estão percorrendo as unidades da rede de saúde do município para ouvir as reclamações de moradores e checar as condições de atendimento.
O relator da Comissão de Assuntos Relevantes, responsável pela fiscalização da saúde no município, José Benedito Gonçalves Pinto (PDT), disse que os vereadores estão mapeando os principais problemas da rede.
Segundo ele, a falta de médicos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) seria a principal dificuldade do setor.
"Temos esperança de que a situação melhore com a contratação de novos profissionais", disse.
Segundo o vereador Valmir da Colônia (PSDB), que participa do trabalho, há falta de remédios e ambulâncias e lentidão no agendamento de consultas.
REAÇÃO- Os moradores aprovaram a criação da ouvidoria e dizem acreditar na melhoria do atendimento.
Segundo a dona-de-casa Evânia Maria Breda Ramos, 45 anos, que mora no Morro do Algodão, o bairro tem só um médico e os moradores não têm para quem reclamar.
O cabeleireiro Odilon de Almeida Carvalhaes, 36 anos, mora no Jardim Gaivota e disse que a ouvidoria será importante. "Mas será preciso, além de ouvir, resolver os problemas", afirmou.
O desempregado Rogério Rangel de Oliveira, 28 anos, mora no Jardim Primavera e também afirmou que a falta de médicos é o principal problema do serviço de saúde municipal. "Precisamos de uma ouvidoria que realmente resolva", disse.
A secretária Myrlene Veneziani e o prefeito Antonio Carlos da Silva (PSDB) foram procurados ontem para comentar o assunto, mas ambos não retornaram as ligações da reportagem até as 23h. (Fonte: ValeParaibano)

Comunidade dos “Tourinhos” recebe visita da Assistência Social

Caraguatatuba - A secretária de Assistência Social da Prefeitura de Caraguá, Maria do Carmo Ferreira, juntamente com sua equipe, formada pelas assistentes sociais Deise e Vicentina, o psicólogo Marcos e a auxiliar administrativo Ana Lúcia estiveram nesta Quinta-feira visitando a comunidade do bairro Sertão dos Tourinhos, na creche profª “Ester Nunes de Souza”.
Este encontro faz parte do projeto “Social visita seu bairro”, que tem como principal objetivo esclarecer à população sobre seus direitos no que diz respeito à Assistência Social, além de envolver os participantes em palestras sócio-educativas.
Além de explicar os pontos importantes do projeto, a equipe da Assistência Social pôde realizar um levantamento sobre os assuntos mais interessantes a serem abordados nas próximas visitas.
Estiveram presentes cerca de 94 famílias, totalizando 318 pessoas, as quais participaram efetivamente da reunião, debatendo o tema com interesse e se comprometendo a retornar em futuros encontros.
Além do esclarecimento prestado pela secretária Maria do Carmo e sua equipe, as famílias participantes receberam no fim do encontro uma cesta básica.
De acordo com a Assistência Social, o projeto terá continuidade e prova disso é que a próxima visita já está agendada e acontecerá na próxima semana no bairro Poço das Antas. (Fonte: PMC)

Festa de Nossa Senhora da Glória começa no dia 10

Caraguatatuba - Toda a comunidade da Região Sul de Caraguatatuba está se organizando para realizar uma das mais tradicionais e movimentadas festas da cidade, este ano com o tema: Amor e verdade se encontra. Justiça e Paz se abraçam. A festa da padroeira da paróquia tem sua programação litúrgica marcada pela presença de quase todas as demais paróquias da diocese. No último dia, a presença do bispo diocesano, Dom Fernando Mason, encerra a programação religiosa abordando o tema em sua homilia, “Maria: Ontem, Hoje e Sempre Rainha”.
A Festa vai até o dia 19 de agosto, sempre com início ás 19 horas. Após a novena, a comunidade está convidada a participar da festa social que prevê grande participação durante os 10 dias, na Praça Jorge de Castro.

Comunidade doa história para resgate da memória da cidade

Caraguatatuba - A Campanha realizada pela Fundacc visando montar o acervo para a inauguração do MAAC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, está movimentando as famílias antigas da cidade.Envolvidas pela questão de ajudar a contar a história do município, e das pessoas, os moradores estão doando muitas fotografias e objetos que por décadas, fizeram parte de sua vida, e de suas famílias, e que agora vão compor o acervo público do Museu.
São castiçais, candeias, imagens religiosas, telefone, panelas de ferro, e uma jóia de ouro, encontrada na ocasião de naufrágio de navio na Costa de Ilhabela, retirada dos corpos que apareciam nas praias de Caraguá, entre tantas outras doações.
Para compor todo o pro­jeto, a cidade está recebendo apoio da Secretaria de Esta­do da Cultura na implantação do museu, através de Diná Jobst, Diretora do DEMA - Depar­tamento de Museus e Arqui­vos, direcionando os novos passos do espaço cultural e histórico de Caraguatatuba, e de Gilson Alcân­tara, de São Paulo, é autor de vários projetos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. São seus também os projetos do Museu Histórico Pedagógico Rodrigues Alves, e da Exposição Arte Sacra “Frei Galvão”, ambos em Guaratinguetá. Alcântara está responsável pelo acompanhamento do projeto museográfico para indicação e produção dos equipamentos necessários para instalar e expor os documen­tos de valor histórico, fotos, textos, mapas e objetos adquiridos através das doações e no Arquivo Público da Fundacc.
A Fundacc, através do APMC - Arquivo Público do Município de Caraguatatuba - já vem resgatando muita do­cumentação da cidade, e tra­tando todo o material com muito profissionalismo, den­tro dos procedimentos para a manutenção, com registro no livro de inventário e catalogação.
Através da Campanha, a Fundacc está montando um grande e importante acervo, através de doações de objetos, fotografias, cartões postais, documentos antigos, e outros registros que relatem sobre o passado de Caraguatatuba.
As pessoas que quiserem participar dessa campanha e doar algum material deve entrar em contato com a Fundacc - rua Santa Cruz, 396, centro ou pelos telefones (12) 4225231 ou 38839770. (Fonte: PMC)

S.E.R. de Caraguá abre inscrições para Futebol e Handebol

Caraguatatuba - A S.E.R (Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba) está abrindo inscrições para pessoas que queiram participar de torneio de futebol feminino, handebol masculino e feminino, que serão realizados nos centros esportivos da cidade.
As inscrições para o futebol feminino começaram nesta Segunda-feira 6, a partir das 14h, e terminam no dia 10 (sexta-feira). O requisito básico para participar da atividade é ter mais de 12 anos de idade.
Na categoria handebol masculino, o cadastro poderá ser feito a partir das 7h30, na quadra do bairro do Jetuba, com limite mínimo de idade de 16 anos. No handebol feminino, os interessados poderão se inscrever a partir da próxima terça-feira, às 18h, no CEMUG (Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves); a idade mínima exigida é 18 anos. (Fonte: PMC)

Atletismo se destaca na Fase Regional e Pindamonhangaba

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação de Caraguatatuba se destacou na etapa regional do Pró-Atletismo, realizada na cidade de Pindamonhangaba, neste Sábado 4.
Sob a coordenação do professor Nilson Santiago, os atletas obtiveram bons resultados, trazendo para casa medalhas em várias categorias.
A atleta Janaína dos Santos Fernandes conquistou medalha de ouro nos 800 metros rasos e foi classificada para a Fase Final Estadual. Na categoria Salto em distância, a medalha de ouro ficou para a caraguatatubense Thaís Martins dos Santos Luz, também classificada para a etapa Estadual.
Nos 1500 metros, o atleta Wellington Nelis dos Santos, da equipe de Caraguá conquistou medalha de prata garantiu sua vaga nas finais. Nos 800 metros rasos e também no salto em altura, o destaque ficou para a esportista Vanessa Hadagani Rodrigues Castanheira, que trouxe para casa duas medalhas de bronze. No Arremesso de Peso Caraguatatuba também foi destaque, através do atleta José Kiriatiarbes da Silva de Souza, que garantiu uma medalha de bronze para a cidade. (Fonte: PMC)

S.E.R divulga resultados dos Jogos SUCENO

Caraguatatuba - Neste sábado 4, foi realizada a primeira rodada dos Jogos SUCENO que visam a integração entre as escolas infantis da região norte, sul e central de Caraguatatuba.
Na primeira fase da competição foram realizados jogos com os seguintes resultados: CIEF do Massazul 02 x 02 Nova Era e Juventude 0 x 6 Ponte Seca, estes pela categoria “Fraldinha”.
As equipes Trombini/Fortaleza x Contabilidade se enfrentaram pela categoria pré-mirim, além do time Força Jovem 10 x 01 CIEF Real do Massa. O CIEF do Massaguaçú 01 x 00 Força Jovem e GELAF 04 x 04 Praia Soccer, na categoria mirim.
Os jogos terão continuidade, com rodadas previstas para os dias 18 e 25de agosto, e 1º e 2 de setembro. (Fonte: PMC)



BIL - Bolsa de Imóveis do Litoral Orquídeas - Coleção e Cultivo


Receba as Últimas Notícias do Litoral via e-mail!
e-mail:
Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

Leia também as colunas:
Para Refletir
Para Refletir
Margareth Bravo

Opinião

Ronaldo Dias

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:
Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br


©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor